Percorrer por autor "Lima, Jacqueline Evani dos Santos Souza"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Percepção discente em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação na sua formação em fisioterapia(2016) Lima, Jacqueline Evani dos Santos Souza; Franco, Dulce Maria, orient.O processo educativo formal passa por mudanças devido à inserção de tecnologias associadas ao processo de aprendizagem, tornando-o cada vez mais interativo e construtivista. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto do ensino superior é uma estratégia que possibilita articular e aperfeiçoar a formação de profissionais de Fisioterapia através das possibilidades de uso de diferentes ferramentas facilitadoras ao aprendizado sob a visão dos discentes. O presente estudo tem como objetivo identificar as percepções dos discentes do curso de Fisioterapia, de uma Faculdade de Campina Grande, em relação à utilização das TIC na formação acadêmica. Trata-se de um estudo de caso, classificado como Quali-Quantitativa, do tipo exploratória e descritiva. A população foi composta por alunos dos 1º ao 5º período do curso de Bacharelado em Fisioterapia dos turnos matutino e noturno. O instrumento utilizado foi um questionário de perguntas fechadas e uma aberta. A análise dos dados obtidos da questão aberta foi a técnica de análise de conteúdo e as questões fechadas foram avaliadas através de uma estatística descritiva, ou seja, foram armazenados e analisados no Software Excel. Os resultados apontaram que 80% dos sujeitos investigados são mulheres solteiras com idades entre 18 e 23 anos, que possuem computador, acessam a internet por smartphones e o seu uso é para pesquisa acadêmica e profissional, entretenimento e comunicação. No presente trabalho, foram apresentados aspectos positivos e negativos que, na ótica dos participantes, devem ser considerados para o uso das TIC na formação do fisioterapeuta.