Percorrer por autor "Martins, Ernesto Candeias"
A mostrar 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Beyond Mirrors: research pathways (CeiED 2013-2017)(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Costa, Carlos Smaniotto; Bovelet, Jan; Dolata, Kai; Menezes, Marluci; Moutinho, Mário Caneva; Primo, Judite Santos; Rechena, Aida; Brás, José Gregório Viegas; Gonçalves, Maria Neves L.; Robert, André; Martins, Ernesto Candeias; Teodoro, António; Carita, Ana; Cau, Moisés Manuel; Mofate, Óscar; Duarte, Rosa Serradas; Figueira, Eduardo Álvaro do Carmo; Jesus, Teresa de; Martins, Jorge; Vale, Ana; Mouraz, Ana; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Coimbra, Nazaré Trigo; Cavadas, Bento; Correia, Ana Maria; Fernandes, Clara; Maia, João Sampaio; Alves, Carla Dimitre Dias; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEvery book has a story. This collective work has its own, as is only to be expected. It was born out of the criticism levelled by Carlos Alberto Torres, who, as member of the External Monitoring and Advisory Committee of the Centre for Interdisciplinary Studies on Education and Development (CeiED), called our attention to the limited knowledge each of us has on the work, scientific concerns, theoretical frameworks used by everyone else in the unit. Accepting this critical observation, it was then decided, along with other options, to edit two collections of a selection of papers, both in Portuguese and English, published by the CeiED researchers in the period between 2013 and 2017. The present volume represents the collection of papers originally published in English.Item A (des)construção do saber educativo nos laços da teoria da educação(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Martins, Ernesto Candeias; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO artigo insere-se no âmbito da teoria da educação, entendida esta no plano epistemológico (que tipo de saber é o ‘saber educativo’), como uma teoria materialista na relação educativa (educador / educando), como teoria da tecnologia educativa (‘saber fazer’) e hipertextual nas formas educativas formais e não formais da transmissão de informação (‘teoria sistémica’). Trata-se de uma reflexão sobre as dinâmicas provenientes do universo da educação (práticas educativas, instituições escolares, factos, realidade, etc.), sobre a teoria educativa (conceitos, discursos, ciências, sistematização dos saberes, etc.) que inclui a nível conceptual outros sectores de saberes educativos (educação não formal, informal), que são periféricos ou fronteiriços ao universo educativo. O autor argumenta a racionalidade sustentada na própria teoria da educação, já que questionar o ‘saber educativo’ é uma questão essencial em qualquer teoria. Este objectivo, que não é trivial, aproxima-se da forma como explicamos ou narramos o(s) fenómeno(s) educativo(s). Estamos perante uma proposta que nos faz embrenhar nos caminhos da epistemologia e/ou dos fundamentos do saber/conhecimento educativo (racionalidade) e das concepções sobre a teoria da educação.Item A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Teodoro, António; Afonso, Almerindo Janela; Prestes, Emília Maria da Trindade; Marques, Fátima; Jezine, Edineide; Beltrán Llavador, José; Montané, Alejandra; Gabaldón Estevan, Daniel; Schneider, Marilda Pasqual; Amiguinho, Abílio; García Prieto, Francisco Javier; Dantas, Vanessa; Pinheiro, Claudiana; Ribeiro, Susana da Fonseca; Oliveira, Maria Crisneilândia Bandeira de; Luís, Marco; Pratas, Maria Helena Guerra; Horta, Inês Vasconcelos; Amado, Nuno; Medeiros, Francisca Valkiria Gomes de; Rodrigues, Maria José Afonso Magalhães; Celeri, Márcio José; Cavalcante, Cícero Antônio Maia; Martins, Susana I. Bártolo; Chistolini, Sandra; Wolodzko, Elzbieta; García Carreño, Ingrid del Valle; Carmo, Judite Azevedo do; Valle de Lacerda, Leo Lynce; Isaksen, Lasse Skogvold; Sérgio, Maria Cândida; Morgado, José Carlos; Ramos, Luiza Olívia Lacerda; Prado, Edna Cristina do; Reis, Daniela Santana; Leiro, Augusto César Rios; Roberton, José Almeida; Zaleska, Klara; Copf, Pavel; Santos, Filipe; Santos, Nilton Cesar dos; Brandão, Andre Augusto Pereira; Glazar, Ormi Cristina Guimarães; Batista, José Inácio Fava; Pimenta, Claudia Oliveira; Neto, João Luiz Horta; Sousa, Sandra Zákia Lian; Schippling, Anne; Amorim, Maria Isabel Bettencourt; Cosme, Ariana; Nascimento, Maria do Socorro do; Nogueira, Isabel Cláudia; Campos, Artur André Martinez; Freitas, João Correia de; Silva, Carla Rocha da; Bracons, Hélia; Gonçalves, Daniela; Lehmann, Lúcia; Parreira, Artur; Silva, Ana Lorga da; França, Eliacir Neves; Aguilar, Luís Enrique; Vieira, Sofia Lerche; Nogueira, Jaana Flávia Fernandes; Santos, Antônio Luís Parlandin dos; Silva, Erbio dos Santos; Pozuelos Estrada, Francisco J.; Sousa, Joana; Costa, Natália; Pacheco, José Augusto; Vilarinho, Emília; Sarmento, Teresa; Cunha, Jacqueline Bezerra; Brás, José Gregório Viegas; Gonçalves, Maria Neves L.; Martins, Ernesto Candeias; Silva, Luciana Leandro da; Espejo Villar, L. Belén; Herrero, Luján Lázaro; Calvo Alvárez, Maria Isabel; Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga; Brzezinski, Iria; Carvalho, Elisabete; Ferreira, Elisabete; Correia, José Alberto; Lopes, Geny Alexandre dos Santos; Sanches, Isabel Rodrigues; Silva, Polliana Barboza da; Torres, Teodora; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Tavares, Danieli; Marçal. Monica Teresinha; Ribeiro, Sandra A. Canário C.; Alves, Rosilda Maria; Feitosa, Evelyn Seligmann; Corrêa, Francinete Massulo; Gonçalves, Miguel; Ribeiro, Susana da Fonseca; Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Pinto, António Bernardo M.; Machado, Jane do Carmo; Rangel, Mary; Cunha, Claudia Madruga; Barata, Clarinda; Reis, Susana; Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida; Silva, Elizabeth Cristina Rosendo Tomé da; Ramos, Kátia Maria da Cruz; Rosa, Maria Geralda Oliver; Ramón Ruiz, Guillermo; Paiva, Luís Roberto Beserra de; Bauer, Carlos; Macedo, Ana; Püschel, Vilanice Alves; Padilha, Kátia Grillo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação (SPCE-SEC) organizou em Lisboa, de 25 a 27 de janeiro de 2016, a sua 1ª Conferência Internacional, sob o tema A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais. A Conferência contou com o apoio do World Council for Comparative Education Societies (WCCES) e da nóvel Sociedade Ibero-Americana de Educação Comparada (SIBEC), tendo como núcleo organizador o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. A Conferência contou com 312 participantes, oriundos da Europa (137), da América Latina (129), da Ásia (3) e de África (3). Desses participantes, 214 apresentaram uma comunicação, inserida no vasto programa que incluía, para além das sessões plenárias, sessões temáticas, grupos de trabalho e comunicações livres. Nem todos os autores disponibilizaram à Comissão Organizadora os textos das suas comunicações. Mas, um número muito significativo, disponibilizou o seu trabalho para publicação, que constitui o livro de atas agora editado. Não foi fácil reunir tantos e tão diversificados contributos, para além das limitações de uma comissão organizadora constituída por professores assoberbados com outras responsabilidades profissionais (e pessoais). Com o pedido de desculpa pelo atraso, aqui se deixa este contributo para a afirmação da SPCE-SEC, uma secção da SPCE que pretende representar nacional e internacionalmente a comunidade que, em Portugal, se identifica com o campo da Educação Comparada. Lisboa, Novembro de 2017Item Ideias e tendências educativas no cenário escolar : onde estamos, para onde vamos?(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Martins, Ernesto Candeias; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo pretende reflectir sobre as tendências educativas no cenário escolar actual. O autor interroga-se sobre a existência dessas tendências e/ou movimentos pedagógicos e do seu significado, intentando responder à pergunta; para onde caminha a educação/formação? Este questionamento leva-o a analisar as repercussões pedagógicas nos novos tempos e nos diversos espaços educativos. A emergência das tendências educativas intercepta-se com o novo sujeito histórico-pedagógico em três vectores: o primeiro vector constitui a conexão dos professores dinâmicos e preocupados com as necessidades e problemáticas das novas gerações, o que supõe a recuperação e o debate dialógico das ‘velhas e novas ideias’ e das propostas educativas; o segundo vector refere-se aos discursos e à sensibilidade pelo educar, pelo ensino, pela formação ou pela aprendizagem, isto é, pelas mudanças, contributos e investigações; e o último vector abrange a inovação e o desenvolvimento, a renovação dos movimentos pedagógicos, com expressões organizativas que geram debates à volta das alternativas democráticas do ensino, da missão e função social da escola, da gestão curricular e dos conteúdos pedagógicos, modos de ensinar e aprender nos novos públicos e novas profissões, novos cenários de aprendizagem, novos saberes e culturas, etc.Item Intervenção social em prol das famílias vulneráveis e do papel da mulher trabalhadora no Estado Novo : a beirã Mª Leonor Sampaio Botelho (1915-1996)(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Martins, Ernesto Candeias; Instituto de Serviço SocialAbordamos a figura Mª Leonor Sampaio Botelho (1915-1996), como assistente social, formada no Instituto de Serviço Social, que percorreu 4 regimes políticos distintos: finais da 1.ª República e Ditadura Militar; período salazarista; período marcelista; e no Pós 25 de Abril. O propósito é analisar hermenêuticamente, na base fontes documentais e contextualizadas no tempo e na época história, a sua ação social, Foi docente em várias instituições, no âmbito assistencial e social, parlamentária (1949-57) e exerceu várias funções de assistente social em muitas instituições e organismos. Todo o seu percurso de intervenção, numa época em que o acesso da mulher, na sociedade era impedida pelas normas do regime, lutou pela proteção da mulher no trabalho e outras medidas assistenciais moderna, em especial, aquando deputada. Foi uma voz incómoda no quadro do regime salazarista, mas, naturalmente, nunca o pôs em causa, apesar de algumas desilusões em termos de política social no período salazarismo.Item O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017)(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Benavente, Ana; Teodoro, António; Serrão, Jacinto; Brás, José Gregório Viegas; Gonçalves, Maria Neves L.; Martins, Jorge; Figueira, Eduardo Álvaro do Carmo; Sanches, Isabel Rodrigues; Silva, Maria Odete Emygdio da; Rechena, Aida; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Galego, Carla; Ricardo, Maria Manuel Calvet; Duarte, Rosa Serradas; Costa, Carlos Smaniotto; Craveiro, Clara; Gomes, Miguel Prata; Neves, Ivone; Silva, Brigite; Martins, Ernesto Candeias; Mascarenhas, Daniela; Maia, João Sampaio da; Sola Martinez, Tomás; Hinojo Lucena, Francisco Javier; Carita, Ana; Macedo, Ana Cristina; Vale, Ana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoTodos os livros têm uma história. Esta obra coletiva tem a sua, como não podia deixar de ser. Nasceu de uma crítica de Carlos Alberto Torres que, enquanto mem bro da Comissão Externa de Acompanhamento e Aconselhamento do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), nos chamava a atenção para o limitado conhecimento mútuo que possuíamos sobre o trabalho, as preocupações científicas, os quadros teóricos utilizados de cada um de nós. Aceitando essa observação critica, foi então decidido, entre outras ações, publicar duas coletâneas com uma seleção de textos, em Português e Inglês, publicados por investigadores do CeiED no período compreendido entre 2013 e 2017. O presente livro corresponde à edição de trabalhos publicados originalmente em Português.Item A pedagogia do encontro como uma pedagogia de baixa densidade: contextos (socio) educativos e relacionais(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Martins, Ernesto Candeias; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO texto valoriza a pedagogia do encontro na formação humana e convivência. A realidade quotidiana exige uma (nova) perspetiva de encontro(s), não só de tempos, mas entre pessoas/grupos, culturas e gerações, em que o ‘entre’ apresenta interação comunicacional/dialó gica, na diversidade de temporalidades coexistentes na sociedade. O encontro é, no âmbito antropológico, ético e pedagógico, um espaço de convergência na relação do ser humano com o ‘outro(s), para ge rar o ‘Nós’. A nossa argumentação, de índole hermenêutica analítica, aprofunda o sentido do encontro norteado pelos seguintes objetivos: entender o encontro em termos pedagógicos tendo em conta a rece tividade dos seres humanos para que a sua mesmidade seja aberta à alteridade e outras formalidades humanas; (re)atualizar a pedagogia do encontro no marco das pedagogias de baixa densidade; potencializar a pedagogia do encontro, na congeneridade entre formalidade-conteúdo de apreensão real na base da vertente dialógica e convivencial. O marco teórico-conceptual oscila entre um conjunto de referências filosóficas, sociológicas, pedagógicas e éticas que permitiram estruturar o texto em dois pontos: 1º ‘evidência’ do cenário atual da sociedade, geradora de metamorfoses e emergências; 2º ‘desafio’ na base da pedagogia do ‘en contro’, explicitando a sua conceptualização no âmbito das pedagogias de baixa densidade. Pretendemos que a(s) pessoa(s) sejam geradoras do ‘Nós’, já que somos ‘Nós’ cada vez mais na realidade. Palavras chave: pedagogia do encontro; pedagogias baixa densidade; ética alteridade; rede sistémica; convivência; cidadão global.