Percorrer por autor "Miranda, Paulo Alexandre Paiva dos Santos"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire – Pontinha(2023) Miranda, Paulo Alexandre Paiva dos Santos; Faculdade de Educação Física e DesportoO estágio pedagógico foi realizado com uma turma de 12º ano de ciências e tecnologias. Neste relatório é possível entender a importância das quatro etapas de lecionação no processo ensino-aprendizagem, quer pela necessidade de conhecer e avaliar formativamente os alunos a fim de poder ajudar o professor a formar um plano anual tendo em conta o contexto presente, quer por ajudá-los a superar as maiores dificuldades nas matérias consideradas prioritárias na etapa anterior com progressões pedagógicas adequadas e tendo em conta a diferenciação de ensino, quer por dar continuidade a essas mesmas matérias, inserindo também outras e aumentado o nível de complexidade das mesmas, quer por consolidar por fim essas matérias e fazer um apuramento de resultados representativos do desenvolvimento das aprendizagens ao longo do ano letivo. Dentro de cada etapa foram desenvolvidos diferentes atividades e projetos, tendo como foco essencialmente o aluno e os grupos disciplinares de educação física. Na lecionação, o projeto acerca da perceção subjetiva de esfoço permitiu aos alunos aprimorar asua interpretação fisiológica e com isso facilitar o planeamento dos seus próprios planos de treino. Na atividade de professor a tempo inteiro consegui realmente perceber no terreno o que é ser um professor, com tantas turmas, tantas caras, tantos nomes, tantas diferenças, mas também com tanto em comum e ainda dar o meu contributo aos professores que permitiram que isto acontecesse. Na direção de turma realçar no projeto o uso da educação física para um trabalho inclusivo e de integração inter-turmas. Quanto à atividade saída de campo, as matérias referentes à área de Atividades de Exploração da Natureza, foram desenvolvidas com o objetivo de complemento curricular, interdisciplinar, inter-turmas, bem como a preocupação pela preservação e respeito pelo ambiente. No projeto desporto escolar a melhoria da aptidão física nas principais capacidades motoras da força, resistência e agilidade no badminton, revelou ser bastante importante no entender das dinâmicas e na qualidade de jogo, pois a partir do momento que estavam fisicamente mais bem preparados, permitia também naturalmente cumprir com as exigênciasatacantes e defensivas do jogo. Já no seminário foi evidente a importância do relevo da regularidade e frequência na lecionação da área disciplinar da ginástica nas aulas de educação física, propondo soluções para a viabilidade da mesma em todos os espaços escolares. Palavras-chave: Lecionação por etapas. Diferenciação de ensino. Perceção subjetiva de esforço. Integração e inclusão inter-turmas. Capacidades motoras e a melhoria no badminton. Regularidade e frequência na área disciplinar da ginástica