Percorrer por autor "Reis, Sandy Pacheco dos"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Violência entre pares no contexto escolar (bullying) – estudo comparativo(2015) Reis, Sandy Pacheco dos; Gameiro, Fátima, orient.A presente dissertação pretende compreender a violência entre pares no contexto escolar, mais precisamente os comportamentos de bullying por parte de oito agressores, sendo um estudo comparativo, realizado em duas escolas da Região Autónoma da Madeira, uma escola do norte da ilha, zona rural, e uma escola do sul da ilha, zona urbana. A investigação assenta numa metodologia qualitativa, centrada na vivência singular do sujeito e no significado da sua narrativa. Tem como objetivo geral conhecer se existem diferenças na violência/bullying entre pares, por parte dos agressores, entre uma escola no meio rural e uma escola no meio urbano, e como objetivos específicos, identificar os fatores predisponentes da violência/bullying (ao nível individual, contexto escolar e contexto sociofamiliar) entre pares no contexto escolar; conhecer a violência/bullying utilizada entre pares em contexto escolar; identificar as diferenças entre os agressores da escola do meio rural e do meio urbano; e identificar as diferenças de género entre agressores da escola do meio rural e do meio urbano. Os entrevistados são oito alunos agressores, quatro de cada escola, dividindo-se por número igual entre raparigas e rapazes, que frequentam o 3º ciclo do ensino básico. Os alunos da escola rural caracterizam-se por apresentar um maior índice de autoestima, mais comportamentos de risco, um número superior de reprovações, utilizam maioritariamente o bullying verbal e físico em sala de aula, quando estão acompanhados, para com os alunos mais novos ou da mesma idade. Os alunos da escola urbana caracterizam-se por apresentarem conflitos para com os colegas, desentendimentos para com as figuras de autoridade escolar e discussões com as figuras parentais, utilizam maioritariamente o bullying verbal no pátio, quer estejam sós ou acompanhados, para com alunos mais novos e mais velhos.