Percorrer por autor "Rodrigues, Bruno Alexandre dos Santos"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relatório de estágio pedagógico de educação física no AE Madeira Torres(2023) Rodrigues, Bruno Alexandre dos Santos; Henriques, João Jorge Comédias, orient.O ano de estágio pedagógico relativo ao 2º ano de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizou-se no ano letivo 2020/21, em que realizámos a profissionalização no Agrupamento de Escolas Madeira Torres à prática enquanto professor, em contexto profissional distribuindo-se por 4 áreas de estágio, a Lecionação, a Direção de Turma, o Desporto Escolar e os Seminários. Na lecionação foi essencial criar um planeamento para cada um dos jovens alunos tendo em conta a avaliação realizada inicialmente e ao longo do processo de ensino-aprendizagem, com um foco especial sobre as estratégias a implementar para a promoção de um clima motivacional mais adequado face aos comportamentos registados no início do ano letivo. A direção de turma teve por base a criação de relações com os outros professores da turma e com os encarregados de educação, à medida que realizámos as várias tarefas desta área. A realização da Saída de Campo por parte do grupo de estágio foi o aspeto mais positivo, na relação que permitiu criar entre toda a Comunidade Escolar. No desporto escolar integrei a modalidade de natação para a oferta de uma experiência de competição na escola a todos os praticantes tendo a oportunidade de focar a minha atividade nos processos de adaptação ao meio aquático enquanto forma de integração face às dificuldades e receios de uma das crianças presentes. O seminário orientou-se sobre a dinâmica de avaliação da matéria de futebol entre os professores do departamento promovendo um espírito autocrítico e reflexivo sobre as suas formas de atuar e procurando conhecer as razões para as diferentes formas de seguir as referências avaliativas que influenciam o processo de ensino-aprendizagem. Um ano atípico influenciado e condicionado pela pandemia global de Covid-19, em que a instabilidade e incerteza tornaram esta experiência, mais envolvente e mais desafiante, onde a aprendizagem foi muito mais enriquecida face às oportunidades que surgiram.