Percorrer por autor "Santana, Gianni Silva"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O trabalho cooperativo entre terapeutas da fala e docentes de educação especial: contributos para a inclusão de crianças e jovens com necessidades educativas especiais(2015) Santana, Gianni Silva; Serrano, Jorge Manuel de Melo, orient.Partindo do pressuposto de que a Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), vem inserir um novo conceito de educação para todos, reconhecendo a lacuna educacional de assistência das pessoas com qualquer tipo de deficiência visto que estas tem o direito de expressar seus desejos com relação a educação apropriada as necessidades, aspirações e circunstâncias. O presente estudo foi realizado através de um questionário por meio de vinte e três perguntas fechadas e uma pergunta aberta direcionados a Professores de Educação Especial e Terapeutas da Fala, com uma amostra de 100 profissionais que trabalham conjuntamente com crianças portadoras de Necessidades Educativas Especiais. Esta pesquisa tem como objetivo perceber a atuação do professor de Educação Especial e do Terapeuta da Fala no ambiente escolar frente a uma criança portadora de NEE, visando os seus respetivos papéis na qualidade de cooperantes no desenvolvimento da aprendizagem com uma perspetiva de inclusão escolar, ou seja, permitir com que as crianças com Necessidades Educativas Especiais possam estar inseridas dentro de uma turma de ensino regular. No primeiro capítulo iremos abordar uma pesquisa bibliográfica, na produção científica de muitos autores que têm vindo a trabalhar nesta área, partilhando cada vez mais informações acerca da Educação Especial e a Escola Inclusiva. Definiremos também as funções do Terapeuta da Fala e do Docente de Educação Especial como também o trabalho de colaboração desenvolvido entre eles. No segundo capítulo, mostraremos todos os procedimentos metodológicos que se recorreu, para se recolher a informação necessária. Para além da descrição daqueles procedimentos, este capítulo engloba ainda, entre outros aspetos, informação relativa ao estudo propriamente dito como também os métodos de Análise de Dados e Resultados e apresentação e Interpretação dos Resultados. No terceiro capítulo é feita a apresentação sistematizada dos dados recolhidos e, num segundo momento, a consequente discussão de resultados. Em seguida apresenta-se a conclusão, limitação do estudo e sugestões para continuidade do estudo. E na sequência são apresentadas as referências bibliográficas, apêndices, anexos, gráficos, tabelas e quadros contidos nesta investigação. O instrumento de investigação foi um inquérito por questionário de forma a agregar perguntas de resposta fechada e resposta aberta, permitindo este questionar os docentes e terapeutas da fala sobre suas experiências. Os resultados mostram que há alguns aspetos que o trabalho colaborativo entre terapeutas da fala e docentes de EE é de suma importância. Na sua globalidade, os resultados obtidos revelam indicadores de qualidade, na linha das principais teorias defendidas na conspeção de literatura: no trabalho de cooperação entre profissionais de educação especial e os terapeutas da fala, no apoio a alunos com NEE. É premissa do processo de inclusão efetiva que seja baseado no trabalho multidisciplinar, desenvolvido em equipa com todos os técnicos intervenientes no processo educativo. Pois somente um trabalho que tenha como finalidade a mudança de atitudes da sociedade em geral face à diferença poderá orientar a uma escola para todos.