Percorrer por autor "Serrano, Edna Luna"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Sentido y análisis de la pertinencia social y curricular en los programas de estudio de educación(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Serrano, Edna Luna; Montané López, Alejandra; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste trabalho surge no contexto do projecto TO INN onde participaram 22 instituições de ensino superior dedicadas à formação de professores e áreas de educação afins. Este trabalho pressupõe que pertencer é um conceito polissémico e relacional considerado, basicamente, como o compromisso do ensino superior com as necessidades sociais. O texto apresenta uma proposta para a análise das dimensões curriculares e sociais de relevância, que consideramos mutuamente constitutivas, através dos currículos e programas educativos. O texto está dividido em três partes: uma primeira parte na qual reflectimos sobre o conceito de relevância no ensino superior, uma segunda parte na qual relacionamos o processo de concepção e validação do instrumento criado para acompanhar a análise da relevância social e curricular com especial ênfase na dimensão da investigação e construção do conhecimento, e uma parte final, na qual avaliamos o instrumento utilizado e apresentamos algumas reflexões para discussão. Palavras-chave: relevância; avaliação curricular; concepção de instrumentos