Percorrer por autor "Soares, Carla Pereira"
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Item Reabilitação cognitiva em idosos institucionalizados com deterioração cognitiva(2013) Soares, Carla Pereira; Leite, Ângela, orient.O presente estudo tem como questão de partida: “Será que a reabilitação cognitiva em idosos institucionalizados melhora o seu desempenho em testes psicológicos de avaliação cognitiva?”. Assim, o objetivo consiste em avaliar se a reabilitação cognitiva influencia o desempenho cognitivo nos indivíduos, sobretudo, nos indivíduos com deterioração cognitiva. A amostra deste estudo é composta por 15 idosos de ambos os sexos, com média de idades de 84,13 anos, que se encontram institucionalizados numa residência geriátrica em Salvatierra do Miño, Espanha. Estes idosos foram divididos de acordo com o nível de deterioração cognitiva (segundo o Mini-Examen Cognoscitivo (MEC)): 5 idosos com deterioração cognitiva leve; 5 idosos com deterioração cognitiva moderada; e 5 com deterioração cognitiva grave. As escalas aplicadas foram o Mini-Examen Cognoscitivo (MEC) e o Test de Pfeiffer (SPMSQ) em dois momentos, o primeiro no início para a seleção da amostra (optando-se aqui só pelo MEC) e para a obtenção do estádio de deterioração de cada doente; e o segundo, passados 80 dias, ou seja, no final da aplicação do programa de reabilitação de modo a averiguar se a intervenção ajudou ou não a reabilitar as áreas cognitivas em diferentes estádios de deterioração. Nas intervenções entreviu-se em sete áreas (atenção/concentração, linguagem, orientação, memória, funções executivas, gnosias e praxias) utilizando-se três níveis de estratégias da reabilitação cognitiva (a restauração, a compensação e a substituição) e três técnicas: a técnica de terapia de orientação para a realidade; a técnica de terapia de reminiscências; e a técnica de estimulação cognitiva. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que a maioria dos elementos do grupo revelou um desempenho mais elevado a nível cognitivo no segundo momento de avaliação, comprovando-se assim, em 80 dias, uma diminuição do nível de deterioração em funções cognitivas e consequentemente nas suas funcionalidades. O presente estudo permitiu também reforçar a ideia de que os estudos longitudinais são importantes para perceber e explicar o processo de envelhecimento.