Percorrer por autor "Souza, Maria Isabel Braga"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Application test for betterment in the self-care of diabetic patients : a study in virtual messages under the NPT perspective(2024-04-30) Nogueira, Adinan; Murback, Fábio Guilherme Ronzelli; Oliveira, Luciel Henrique de; Souza, Maria Isabel Braga; Mendes, Sandra Soares; Deus, Diego de; Damásio, Manuel José Carvalho Almeida; ECATI - School of Communication, Architecture, Arts and Information TechnologiesCom o aumento das doenças crônicas que podem estar ligadas a maus hábitos, as tecnologias da comunicação melhoram a qualidade de vida e o estado de saúde dos pacientes. Buscamos entender como um aplicativo de TV digital e Smartphones podem melhorar o atendimento para pacientes com intervenção em saúde eletrônica através de conteúdo persuasivo, aumentando os níveis de alfabetização em saúde em pessoas com diabetes através de elementos da Teoria do Processo de Normalização (TNP). Realizou-se estudo experimental exploratório, por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa, em três grupos de pacientes com diabetes (28 no total -10 no Grupo Controle, 9 no Grupo Smartphone e 9 no Grupo TV Digital), em Poços de Caldas, MG, Brasil, incluindo 7 profissionais de saúde (4 dentistas e 3 enfermeiros) que lidam com esses pacientes no município. O aplicativo foi aceito em ambos os grupos por usuários e profissionais, ao mesmo tempo mostrando uma tendência de aumentar a alfabetização e persuasão entre os usuários. Do ponto de vista do TNP, as questões da implementação de uma intervenção complexa, sua incorporação e otimização de sistemas mostraram-se eficientes para a melhoria do autocuidado através do usoda tecnologia. Observou-se que a autogestão da doença e do comportamento por parte dos usuários melhorou; entretanto, foi apontado que a ajuda e a participação dos profissionais de saúde necessitaram de maior credibilidade, persuasão, eficácia e eficácia das mensagens. Note-se que se trata de ajustamentos de conteúdo para melhorar os indicadores de alfabetização.