Percorrer por autor "Torres, Teodora"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O dito e o não dito na educação: políticas públicas educacionais de gênero no Brasil à luz do curso gênero e diversidade na escola_GDE(2020) Torres, Teodora; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Esta pesquisa, intitulada O DITO E O NÃO DITO NA EDUCAÇÃO: políticas públicas educacionais de gênero no Brasil, à luz do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE), objetivou conhecer a evolução processual das práticas dos/as professores/as participantes do curso de formação GDE, numa perspectiva de gênero. No seu percurso, emergiram questões sobre o processo de difusão de gênero na Contemporaneidade, sem perder de vista, especialmente, as particularidades predominantes nas teorias políticas feministas desde o século XX. Delimitamos os processos históricos nos anos de 1990 até aos dias atuais, que tratam da questão de gênero no campo da educação, destacando as novas exigências colocadas ao Estado e as respostas aos problemas emergentes, com foco na educação de qualidade, intrinsecamente associada à busca por equidade e a valorização da diversidade. No aspecto metodológico, a pesquisa é de abordagem qualitativa de um estudo de caso, conjugando instrumentos e técnicas qualitativas e quantitativas. Assim, selecionamos procedimentos sistemáticos de análise de conteúdo, privilegiando as técnicas de entrevista junto a 12 professores/as egressos/as do curso GDE e aplicação de questionários junto a 59 alunos/as de três professoras, no município de Codó/MA, no período de julho a novembro de 2016. Destacamos a motivação e iniciativa dos/as professores/as entrevistados/as para participação do curso GDE, as suas concepções e aprendizagens antes e depois do GDE, as suas percepções sobre as políticas de gênero na Educação, analisando os paradigmas de gênero e diversidade predominantes no contexto escolar, articulados com as suas práticas e os documentos normativos oficiais da Educação. Concluímos que o curso GDE representou uma iniciativa inovadora, no campo da formação docente, pelo seu aporte teórico e metodológico. Contudo, as práticas pedagógicas revelaram limitações, pelas barreiras culturais, religiosas, sociais e políticas presentes no ambiente escolar. Quaisquer que sejam as evidências, ou até os impactos que permeiam a subjetividade, o curso GDE, no decurso de nove anos da sua implementação, revelou-se desafiador no enfretamento de dimensões fundamentais do quadro de desigualdade de gênero, raça/etnia e diversidade sexual no país. Atualmente, a conjuntura política brasileira retrata o retrocesso das ações do Estado, no que diz respeito ao enfrentamento dessas demandas, pressionadas, inclusive, por instâncias governamentais formadas por religiosos e fundamentalistas, que pretendem derrubar o que denominam de “ideologia de gênero”, em prol da heteronormatividade e do conceito de família tradicional, em detrimento das agendas de direitos humanos. Logo, o que deve ser dito e o que não deve ser dito na Educação brasileira, retoma sua agenda de consolidação dos significados culturais hegemônicos, estruturados e reproduzidos pelo conservadorismo e religiosidade.Item A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Teodoro, António; Afonso, Almerindo Janela; Prestes, Emília Maria da Trindade; Marques, Fátima; Jezine, Edineide; Beltrán Llavador, José; Montané, Alejandra; Gabaldón Estevan, Daniel; Schneider, Marilda Pasqual; Amiguinho, Abílio; García Prieto, Francisco Javier; Dantas, Vanessa; Pinheiro, Claudiana; Ribeiro, Susana da Fonseca; Oliveira, Maria Crisneilândia Bandeira de; Luís, Marco; Pratas, Maria Helena Guerra; Horta, Inês Vasconcelos; Amado, Nuno; Medeiros, Francisca Valkiria Gomes de; Rodrigues, Maria José Afonso Magalhães; Celeri, Márcio José; Cavalcante, Cícero Antônio Maia; Martins, Susana I. Bártolo; Chistolini, Sandra; Wolodzko, Elzbieta; García Carreño, Ingrid del Valle; Carmo, Judite Azevedo do; Valle de Lacerda, Leo Lynce; Isaksen, Lasse Skogvold; Sérgio, Maria Cândida; Morgado, José Carlos; Ramos, Luiza Olívia Lacerda; Prado, Edna Cristina do; Reis, Daniela Santana; Leiro, Augusto César Rios; Roberton, José Almeida; Zaleska, Klara; Copf, Pavel; Santos, Filipe; Santos, Nilton Cesar dos; Brandão, Andre Augusto Pereira; Glazar, Ormi Cristina Guimarães; Batista, José Inácio Fava; Pimenta, Claudia Oliveira; Neto, João Luiz Horta; Sousa, Sandra Zákia Lian; Schippling, Anne; Amorim, Maria Isabel Bettencourt; Cosme, Ariana; Nascimento, Maria do Socorro do; Nogueira, Isabel Cláudia; Campos, Artur André Martinez; Freitas, João Correia de; Silva, Carla Rocha da; Bracons, Hélia; Gonçalves, Daniela; Lehmann, Lúcia; Parreira, Artur; Silva, Ana Lorga da; França, Eliacir Neves; Aguilar, Luís Enrique; Vieira, Sofia Lerche; Nogueira, Jaana Flávia Fernandes; Santos, Antônio Luís Parlandin dos; Silva, Erbio dos Santos; Pozuelos Estrada, Francisco J.; Sousa, Joana; Costa, Natália; Pacheco, José Augusto; Vilarinho, Emília; Sarmento, Teresa; Cunha, Jacqueline Bezerra; Brás, José Gregório Viegas; Gonçalves, Maria Neves L.; Martins, Ernesto Candeias; Silva, Luciana Leandro da; Espejo Villar, L. Belén; Herrero, Luján Lázaro; Calvo Alvárez, Maria Isabel; Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga; Brzezinski, Iria; Carvalho, Elisabete; Ferreira, Elisabete; Correia, José Alberto; Lopes, Geny Alexandre dos Santos; Sanches, Isabel Rodrigues; Silva, Polliana Barboza da; Torres, Teodora; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Tavares, Danieli; Marçal. Monica Teresinha; Ribeiro, Sandra A. Canário C.; Alves, Rosilda Maria; Feitosa, Evelyn Seligmann; Corrêa, Francinete Massulo; Gonçalves, Miguel; Ribeiro, Susana da Fonseca; Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Pinto, António Bernardo M.; Machado, Jane do Carmo; Rangel, Mary; Cunha, Claudia Madruga; Barata, Clarinda; Reis, Susana; Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida; Silva, Elizabeth Cristina Rosendo Tomé da; Ramos, Kátia Maria da Cruz; Rosa, Maria Geralda Oliver; Ramón Ruiz, Guillermo; Paiva, Luís Roberto Beserra de; Bauer, Carlos; Macedo, Ana; Püschel, Vilanice Alves; Padilha, Kátia Grillo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação (SPCE-SEC) organizou em Lisboa, de 25 a 27 de janeiro de 2016, a sua 1ª Conferência Internacional, sob o tema A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais. A Conferência contou com o apoio do World Council for Comparative Education Societies (WCCES) e da nóvel Sociedade Ibero-Americana de Educação Comparada (SIBEC), tendo como núcleo organizador o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. A Conferência contou com 312 participantes, oriundos da Europa (137), da América Latina (129), da Ásia (3) e de África (3). Desses participantes, 214 apresentaram uma comunicação, inserida no vasto programa que incluía, para além das sessões plenárias, sessões temáticas, grupos de trabalho e comunicações livres. Nem todos os autores disponibilizaram à Comissão Organizadora os textos das suas comunicações. Mas, um número muito significativo, disponibilizou o seu trabalho para publicação, que constitui o livro de atas agora editado. Não foi fácil reunir tantos e tão diversificados contributos, para além das limitações de uma comissão organizadora constituída por professores assoberbados com outras responsabilidades profissionais (e pessoais). Com o pedido de desculpa pelo atraso, aqui se deixa este contributo para a afirmação da SPCE-SEC, uma secção da SPCE que pretende representar nacional e internacionalmente a comunidade que, em Portugal, se identifica com o campo da Educação Comparada. Lisboa, Novembro de 2017