Percorrer por autor "Vita, Emanuel Ventura"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Análise da literacia financeira no setor bancário angolano(2017) Vita, Emanuel Ventura; Alves, Paulo Fernando de Sousa Pereira, orient.A ANZ Bank (2011), definiu a Literacia Financeira como a capacidade de fazer julgamentos informados e tomar decisões eficazes em relação à utilização e gestão do dinheiro. Este é um conceito amplo que incorpora uma compreensão da economia e como as decisões dos clientes são afetadas pelas condições económico-financeiras circunstanciais. Este tema tem ganho cada vez mais enfâse no mundo face a sua importância e é um imput que nos ajuda a modelar a necessidade de sermos educados financeiramente para fazer face a variações dos resultados nas tomadas de decisões. Sendo assim, a escolha deste tema deve-se à escassez sobre a matéria de Literacia Financeira no setor bancário angolano, visto que até aos dias de hoje, apenas houve um guia de Literacia Financeira criado pelo Banco Privado Atlântico e um programa de educação financeira criado pelo Banco Nacional de Angola. E tendo em conta o crescimento do setor bancário em Angola, verifica-se cada vez mais a necessidade de ajudar os consumidores a tomarem decisões financeiras mais sensatas e promover assim a transparência e a eficácia dos mercados financeiros, visto que a realização deste estudo poderá assim contribuir para o preenchimento da lacuna de Literacia Financeira na banca angolana. Deste modo, a pergunta de partida para esse estudo prende-se em saber qual o nível de Literacia Financeira dos clientes do setor bancário Angolano? E para responder a essa questão, elaborou-se um questionário com 47 questões destinadas a todos os possíveis clientes do setor bancário angolano, a qual foi possível recolher 206 amostras para analisar os seus níveis de Literacia Financeira com base nos produtos e serviços detidos e os disponibilizados pela banca, bem como nos seus conhecimentos sobre todas as outras componentes de Literacia Financeira. Os resultados obtidos indicam que o índice de Literacia Financeira dos clientes do setor bancário angolano é fraco, havendo assim um longo caminho a percorrer para que essa situação seja revertida.