Mestrado em Treino Desportivo
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Item Futebol: gestão do plantel: análise realizada em equipas inseridas em quadros competitivos de elevada densidade competitiva(2011) Mourato, Rui Miguel da Silva; Castelo, Jorge, orient.Uma das primeiras inquietações do treinador de Futebol prende-se fundamentalmente com a criação de uma equipa e de uma estrutura de comunicação entre eles, para que, em qualquer momento da competição, possam responder de forma concertada às exigências do contexto. Esta investigação teve como objectivo saber de que forma os treinadores de Futebol conceptualizam, (re)formulam e operacionalizam a problemática relacionada com a gestão do plantel. Por isso, procurou-se perceber como efectuam as mudanças de jogadores durante os jogos e entre jogos. Para além disso, procurou-se identificar quais são, os diversos estatutos dentro de um plantel, bem como identificar se há factores que o influenciam e o alteram ao longo da época. Por fim, pretendeu-se verificar de que forma os treinadores concretizam o modelo de gestão da sua equipa, se os mesmos têm em conta estatutos dentro do plantel (titular, suplente, não convocado), posições (sectores e corredores) quando efectuam mudanças, ou se são condicionados pela competição ou pela dificuldade do jogo para efectuar as trocas de jogadores durante e entre jogos. Neste âmbito, estabelecemos um desenho experimental, onde 10 equipas de Futebol com participação activa nas competições da UEFA (Liga dos Campeões e Liga Europa), de 5 campeonatos diferentes (Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra e Alemanha) com uma média de 54,7 jogos por época, foram analisadas de forma a responderem às diferentes questões constantes de uma tabela de nove ocorrências, previamente validada. Os resultados sugerem-nos que os treinadores de Futebol utilizavam um modelo de gestão onde há pouco espaço para mudanças, apesar de terem à sua disposição plantéis grandes jogam constantemente os jogadores considerados “imprescindíveis” com estatuto de titular. A gestão é feita consoante a dificuldade dos jogos, as trocas de jogadores seguem a lógia de sectores e corredores não existindo variabilidade nos mesmos. Assim sendo são aproveitados os jogos da Taça e Taça da Liga dos respectivos países com equipas de escalões inferiores para dar oportunidades aos mais novos. Por fim, estes dados indicam-nos que o modelo de gestão está condicionado aos resultados das equipas, as vitórias e as derrotas definem a gestão do jogo seguinte.Item Relatório de Estágio - Andebol(2011) Pereira, Bruno Filipe Marques; Silva, José António, orient.A elaboração deste Dossier de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do 2º ano do Mestrado em Treino Desportivo na área de Treino de Alto rendimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Esse estágio consistiu numa primeira fase no acompanhamento da equipa do escalão de Seniores Masculinos do Sport Lisboa e Benfica, que se encontra a disputar o Campeonato Nacional de Andebol da 1ª Divisão - Andebol 1, da qual foi realizada uma caracterização e o relatório das observações. Fui integrado na equipa técnica como observador, ou seja, com a função de observar os jogos e seleccionar as jogadas importantes para visionamento e análise da restante equipa técnica. Numa segunda fase, complementando o que estava a realizar na equipa sénior, foi-me dada a oportunidade de fazer parte da equipa técnica do escalão de juniores, como treinador adjunto.Item Organização e planeamento do treino de hóquei em patins em equipa de alto rendimento : desenvolvimento do modelo de jogo(2011) Sénica, Luís António Leandro; Proença, Jorge, orient.Item Organização e planeamento do treino de hóquei em patins em equipa de alto rendimento: desenvolvimento das capacidades motoras(2011) Ferrão, Nuno Miguel Cordeiro; Proença, Jorge, orient.Item Meio-fundo e fundo em Portugal: um estudo de caso(2011) Correia, Pedro Miguel Braz; Proença, Jorge, orient.No âmbito do 2º ano do Mestrado em Treino Desportivo da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias foi proposta a realização de um estágio curricular na secção de atletismo do Sport Lisboa e Benfica, instituição desportiva de reconhecido mérito no nosso país, sob supervisão do Professor Doutor Jorge Proença.Neste contexto, importa salientar que apesar de ter tido a oportunidade de colaborar no treino de atletas de várias disciplinas, o que me permitiu melhorar as minhas competências globais como treinador de atletismo, o objectivo fundamental do estágio prendeu-se com a realização de um estudo de caso sobre um atleta de 800m, considerado por muitos especialistas do treino desportivo a grande promessa do meio-fundo e fundo em Portugal, pelo que acompanhei todo o seu processo de treino até 27 de Junho de 2010, dia em que o jovem prodígio tomou a decisão de abandonar a modalidade. Com base neste entendimento, não podemos deixar de referir que ao longo do trabalho é notória a intenção de compreender porque razão o atleta falhou a concretização do seu enorme potencial, pelo que acreditamos que este estudo poderá contribuir para o conhecimento na área do treino desportivo, assim como para sensibilizar os treinadores que o êxito no alto rendimento exige um processo de treino estruturado a longo prazo, com objectivos e conteúdos claramente definidos. Neste sentido, após elaboração de uma revisão da literatura que documenta a fonte das nossas ideias, analisamos e discutimos todos os dados obtidos sobre o jovem oitocentista durante o período de estágio, apresentando, posteriormente, as nossas considerações finais.Item Planeamento e orientação de uma equipa de Basquetbol do escalão de juniores "B" ao longo da época 2010/2011(2011) Oliveira, Rui Diogo Fernandes; Barreto, Hermínio, orient.O Basquetebol como desporto global, sendo visualizado e praticado em variados contextos e realidades, deve igualmente perceber-se que existem diferentes formas de vê-lo e treiná-lo. Não existe assim uma forma correta ou incorreta, mas sim várias maneiras de entender o jogo. Neste relatório, no âmbito do Mestrado em Treino Desportivo, expomos a nossa maneira de pensar o jogo bem como as decisões e ações tomadas no processo de treino dos jovens jogadores da equipa de Basquetebol de Juniores “B” Masculinos dos Salesianos Oficinas de São José (OSJ) durante a época desportiva de 2010/2011. A Escola de Basquetebol dos Salesianos OSJ surgiu há cerca de vinte anos, e é um clube integrante e sólido da formação em basquetebol na região de Lisboa. O planeamento foi estruturado num macrociclo, dividido em dois mesociclos, apresentando cada os seus pressupostos e objetivos. O primeiro mesociclo constituído por doze microciclos e o segundo mesociclo por oito microciclos, num total de cento e cinco unidades de treino. A equipa era constituída por treze atletas, com idades compreendidas entre os quinze e os dezanove anos. Relativamente aos jogadores e à equipa consideramos que os objetivos traçados foram alcançados com sucesso, sendo que os jogadores evoluíram significativamente como jogadores e pessoas, e que a equipa atingiu as classificações ambicionadas. Como Treinador considero que foi uma época enriquecedora, que proporcionou vários momentos de reflexão, sendo que estes deverão fazer parte da nossa maneira de estar no desporto, pois só através deles poderemos enriquecer a condução do processo de treino.Item Estágio no escalão de iniciados (sub-15) no clube atlético e cultural 2010-2011(2011) Prates, André Brito Silva; Castelo, Jorge, orient.O Clube Atlético e Cultural (C.A.C.), apesar de ser relativamente recente, é reconhecido como um Clube Desportivo de formação de atletas de referência na zona de Lisboa. O seu pico de reconhecimento e a sua maior “montra” de formação é sem dúvida o Torneio Internacional da Pontinha (escalão Sub-13), onde é palco de jogos durante 4 dias entre os maiores clubes nacionais, bem como, alguns clubes mundialmente conhecidos. Como prova desse facto, se analisarmos alguns jogadores de elite profissional, têm no seu percurso de formação o C.A.C. como instituição representada. O relatório que de seguida se apresenta, surge no âmbito do estágio de Mestrado em Treino Desportivo e pretende divulgar todas as decisões, acções e reflexões subjacentes ao Treino Desportivo de jovens jogadores. O contexto onde foi realizado foi na equipa de Iniciados “A” (Sub-15), que disputou o Campeonato da Divisão de Honra da Associação Futebol de Lisboa. O relatório encontra-se estruturado do geral para o particular, estando dividido em três tipos de planificação: (1) Planificação Conceptual – na qual abrange uma análise ao Clube em questão, o seu contexto, os seus recursos e os vários constrangimentos. Compreende ainda um estudo prévio de situações anteriores, leia-se, épocas anteriores, bem como, a formação da equipa e dos seus jogadores, em função dos objectivos traçados e assumidos no inicio da época desportiva. Integra também a preparação de todo o período Pré-Competitivo e o recurso a meios de observação e análise visando a melhoria de todo o processo de planeamento do treino. (2) Planificação Estratégica – Esta prevê todas as acções que dizem respeito ao Período Competitivo da equipa, como por exemplo a recolha de dados tanto da nossa equipa como dos adversários, a antecipação dos graus de dificuldade dos nossos adversários, o planeamento mais operacional (Microciclos) e a escolha de estratégias consoante os diferentes adversários e por fim, as reflexões necessárias entre os vários intervenientes no processo. (3) Planificação Táctica – Por fim este tipo de planificação abarca todas as acções, decisões e reacções nos momentos que antecedem o jogo, no momento em que este decorre e ainda após este terminar. Em suma, o relatório pretende expor toda a preparação de uma equipa ao longo de uma época desportiva, visto de uma perspectiva das funções de um treinador principal.Item Motivação e percepção do envolvimento parental na prática desportiva de jovens nadadores(2011) Aroni, André Luís; Sousa, Catarina, orient.O envolvimento parental no desporto é determinante no processo de formação desportiva dos jovens desportistas. Pelo facto de existirem poucos instrumentos de avaliação neste assunto, a adaptação e validação do Parental Involvement Sport Questionnaire (PISQ) para o idioma Português, tornou-se fundamental para colmatar esta lacuna. Assim, o presente estudo pretende alcançar dois objectivos principais: a) traduzir e adaptar o PISQ ao idioma Português do Brasil e, deste modo, iniciar o processo de validação do referido instrumento; b) analisar a relação entre a percepção dos jovens sobre o envolvimento parental na sua prática de natação e a motivação destes jovens nadadores. Um total de 114 nadadores participaram deste estudo, com idades compreendidas entre os 12 e 20 anos [ M = 14.67; DP = 8.29], para aferir utilizamos a versão Portuguesa do PISQ e do Sport Motivation Scale (SMS). Como principais resultados, a versão portuguesa do PISQ apresentou um Alpha de Cronbach deos comportamentos directivos dos pais mostraram reduzir a motivação intrínsica – saber, a motivação intrínsica pela prática e a motivação extrínsica – introjectada, e aumentar a amotivação dos jovens desportistas.Item Zambujeira e Serra do Calvo: uma equipa júnior de futsal em evolução(2011) Morais, António Pedro Caeiro de; Castelo, Jorge, orient.O Futsal é uma modalidade em plena ascensão e com crescente popularidade em Portugal e no Mundo, com a particularidade de ser a modalidade com mais praticantes femininos em Portugal. Neste relatório pretendo apresentar a forma como interpreto o jogo e o treino de Futsal, aplicando os conhecimentos alcançados ao longo de dois anos de estudo da modalidade, no meu percurso académico e nos seis anos como treinador principal. Ao longo do relatório irei evidenciar os aspectos fundamentais da minha visão sobre o processo de treino através da elaboração de um Modelo de Jogo coerente e adequado à realidade do Grupo Desportivo Cultural e Recreativo Zambujeira e Serra do Calvo, no escalão de Júnior “A”. Cabe ao treinador a criação de um Modelo de Jogo a atingir, em que este irá direccionar todo o processo de treino através de intervenções ajustadas à jogadora de acordo com situação em que está inserida. Ao longo do processo de treino, o treinador tem que saber observar e analisar os contextos em que o clube, equipa e competição se inserem, de modo a que consiga elaborar e dotar o planeamento de uma flexibilidade desejável.Item A ansiedade, o coping e a motivação: um estudo na modalidade de canoagem, disciplina de Slalom e velocidade(2011) Benedito, Nuno Miguel Costa; Palmeira, António Labisa, orient.O presente estudo tem como objectivo analisar os valores da ansiedade, do coping e da motivação, em atletas da modalidade de canoagem, em função do estilo de canoagem, do género e da idade. Nesse sentido, foram inquiridos um conjunto de atletas de canoagem (n=112) em dois estilos diferentes, Slalom e Velocidade. Este estudo recorreu aos instrumentos em versões portuguesas da Sport Anxiety Scale (SAS) (R. E. Smith et al., 1990), Athletic Coping Skill Inventory (ACSI-28) (Smith, Smoll, Ptacek e Schutz, 1995) e o The Sport Motivation Scale (SMS) (Deci e Ryan, 1991). Nos resultados obtidos para o estilo de canoagem praticado, não existem diferenças significativas entre os atletas no estudo da ansiedade. Nas estratégias de coping existe um valor marginalmente significativo, em que os atletas de Slalom apresentam uma melhor definição de objectivos (T=1,86, p=,066). De referir uma diferença significativa de resultados para os seguintes tipos de motivação: os atletas de Slalom apresentam maiores níveis de Motivação Intrínseca do Saber (T=2,47, p=,015), Motivação Intrínseca para Realizar (T=2,21, p=,029) e Motivação Intrínseca para Experimentar Estimulação (T=2,38, p=,019). Nos resultados obtidos na comparação entre géneros, o género feminino apresentou níveis significativamente superiores aos apresentados pelo género masculino na Ansiedade Somática (T=5,16, p<,001) e Preocupação (T=4,35, p<,001). De referir as diferenças significativas observadas no estudo das estratégias de coping, em que o género masculino se destaca nas seguintes dimensões do ACSI-28, Confronto com a Adversidade (T=5,74, p<,001), Treinabilidade (T=2,44, p=,016), Concentração (T=3,72, p<,001), Confiança e Motivação para a Realização (T=2,74, p=,008), Formulação de Objectivos (T=2,95, p=,004), Rendimento Máximo sobre Pressão (T=3,50, p<,001). Nos resultados obtidos para a idade e da análise da ansiedade, os atletas com -18 anos apresentam maiores índices de Preocupação (T=2,15, p=,034) e Desconcentração (marginalmente significativo, T=1,98, p=,051). Nas estratégias de coping os atletas com +18 anos apresentam resultados significativamente inferiores na Treinabilidade (T=2,86, p=,005), no Rendimento Máximo sobre Pressão (T=1,99, p=,049) e na Ausência de Preocupação (T=3,28, p=,001). Para a motivação não observámos diferenças significativas, à excepção da Motivação Extrínseca de Identificação (T=2,52, p=.013) e a Amotivação (T=2,82, p=,006), com níveis consideravelmente superiores para os atletas com -18 anos.Item Um ano a crescer: os Belenenses SAD(2012) Rodrigues, Wilson Ricardo Fernandes; Castelo, Jorge, orient.O presente relatório tem por objectivo relatar, de forma reflexiva, o meu estágio referente ao 2º ano do Mestrado em Treino Desportivo na vertente de Alto Rendimento da Universidade Lusófona Humanidades e Tecnologias. Ao longo do estágio profissional, aprendi conteúdos relacionados com o treino e competição que me vão permitir uma melhor intervenção na minha carreira como profissional de Desporto. Numa primeira fase, foi feita uma adaptação da minha parte ao clube conhecendo toda a equipa técnica assim como toda a estrutura organizativa do clube. Em seguida, foi feita a constituição da equipa bem como a adaptação a todos os jogadores. A fase de maior importância foi em competição, onde foi realizada a maior parte da recolha de dados que nos permitiu saber se o planeamento inicial estava ajustado ou não às reais capacidades da equipa. Por fim, foi realizado um relatório descrevendo as principais características de cada jogador e, ao mesmo tempo, alguns aspectos da equipa técnica, com o objectivo de ser este o ponto de partida para a próxima época desportiva.Item Organização e planeamento do treino de voleibol em equipa de alto rendimento: desenvolvimento do modelo de jogo(2012) Santos, João Miguel da Silva; Proença, Jorge, orient.O presente trabalho visa a elaboração do relatório final de estágio, realizado como parte integrante e conclusiva do Mestrado de Treino Desportivo- Vertente Alto Rendimento - pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O voleibol é uma modalidade inserida nos chamados jogos desportivos coletivos com uma forte componente estratégico – tática. Os diferentes momentos de jogos, resultam de combinações mais ou menos complexas de variados gestos motores e cognitivos imprescindíveis, à solução de todos os problemas que surgem no decorrer de cada momento do jogo. Este relatório pretende descrever todo o processo de treino da equipa Sénior Feminina da Universidade Lusófona durante uma época desportiva (2011-2012), tendo como principal preocupação escalpelizar o desenvolvimento do modelo de jogo da equipa, que se baseia em dois sistemas, o defensivo e o ofensivo. O processo de defesa, baseia-se em três sistemas dinâmicos: Defesa vermelha; Defesa verde; Defesa branca; O processo de ataque baseia-se num sistema divido em: Seis zonas de rede; Três zonas atrás dos 3m, Três tempos de Ataque.Item Deteção e seleção de talentos em andebol : diferentes perspetivas(2012) Araújo, Sónia Patrícia Cerdeira; Proença, Jorge, orient.In seeking to maximize athletic performance, optimizing the improvement of players, we find a line of study that focuses on the detection, selection and talent development. The talent is one of the fundamental constraints to access to excellence in competitive sport. Its identification is the first step to select individuals with the characteristics required to achieve the improvement sports through a complex process of expertise. The aim of this work is essentially to realize how it is made detection and selection of talent in Handball and understand how countries reference to the sport develop their work. In this sense, we choose in addition to Portugal, France, Spain and Denmark. We want to see how these four countries invest and develop detection and talent selection, taking into account the different characteristics of countries in many different contexts. So we can see that each country invests in talent selection and detection taking into account the financial capacity, the development and popularity of the sport. In all three countries, with the exception of Portugal, the Handball is a sport with great impact not only through their championships as well as the level of selections. All invest in detection and selection of talents initially by direct observation and collection of anthropometric data, and organize their structure depending on the size of your country. With the exception of France all other countries after detecting the taletos, fits us in selection schemes open. France chooses to create training centers where these young people will develop their skills. These centers are autonomous although the supervision and guidance of the technical staff of the federation. All countries except Portugal, opt to develop regional selections, thereby widening the recruitment base within a competitive framework extra club.Item Planeamento e operacionalização de uma época desportiva: Juniores(A) femininos Leões Porto Salvo(2012) Santos, António José Antunes dos; Castelo, Jorge, orient.O relatório que de seguida se apresenta, surge no âmbito do ano de estágio do Mestrado em Treino Desportivo da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e pretende divulgar todas as decisões, ações e reflexões subjacentes ao Treino Desportivo de jovens jogadoras. O contexto onde foi realizado foi na equipa de juniores femininos do CR Leões de Porto Salvo, que disputou o Campeonato da primeira divisão da Associação de Futebol de Lisboa. Ao longo da minha carreira de treinador de jovens, deparei-me com a complexa tarefa de planear uma época desportiva, necessitando de conhecimentos vários para a execução da mesma, desde a organização dos treinos, à escolha dos exercícios culminando na sua operacionalização. Houve desde sempre a preocupação em não cometer erros graves na conceção e aplicação das cargas, de modo a não prejudicar as jovens atletas. Desde 2005 que pesquiso e evoluo, procurando aplicar as mais recentes descobertas no âmbito das ciências do desporto. Chegado a este ponto, percebi que não existem respostas certas ou erradas, mas sim, orientações pedagógicas, que não podemos ignorar. O estágio teve a duração de dez meses, com início no dia 3 de Setembro de 2010 e culminou na conquista do título distrital de Futsal do escalão júnior feminino. O relatório procura esquematizar a planificação de uma época desportiva, através da análise da situação, enquadramento competitivo, avaliação do processo e definição de objetivos. Foi proposto um modelo de jogo adaptado, para culminar no modo de jogar particular e específico. Está estruturado do geral para o particular, estando dividido em três tipos de planificação: Planificação Conceptual, que inclui uma ampla reflexão do jogo de Futsal no quadro do grupo etário em que o estágio foi realizado, bem como a relação com as exigências que se irão colocar no futuro imediato, como a longo prazo; análise do clube relativamente aos seus propósitos e objetivos no passado e no presente; uma detalhada referencia ao grupo de trabalho, bem como da equipa que suportou a sua preparação para a competição; e a definição do modelo de adotar pela equipa. Planificação Estratégica, onde se insere o desenvolvimento de um modelo de jogo a aplicar, bem como os pressupostos para a sua aquisição e aperfeiçoamento no tempo, isto é, no desenvolvimento de um planeamento de treino; a congruência de um modelo de treino relativamente ao modelo de jogo a aplicar e a desenvolver; e os meios de observação e análise para a otimização do treino. Planificação Tática, que refere a aplicação de um modelo de análise do treino e da competição, bem como a utilização deste instrumento para o melhoramento das capacidades individuais e coletivas da equipa; uma reflexão de uma prática vivencial de um ciclo que começou pela escolha dos jogadores, da aferição de um modelo de jogo tendo em conta os pressupostos estratégico/táticos do clube e as capacidades dos jogadores; da aplicação de uma metodologia específica de treino; e, por último, de um período competitivo cujos resultados devem ser analisados à luz dos objetivos e planos estabelecidos.Item Relatório Final de Estágio no Escalão de Juvenis A (Sub-17) no Clube de Futebol Os Belenenses 2011-2012(2012) Barros, Manuel Augusto Rodrigues Alves Antas de; Castelo, Jorge, orient.Este relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do Mestrado em Treino Desportivo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, realizado na equipa de Juvenis A do Clube de Futebol “os Belenenses”, que disputou o Campeonato Nacional – Série C, na época de 2011/12. O relatório focar-se-á na descrição, fundamentação e reflexão das decisões e acções subjacentes ao treino desportivo da equipa, contextualizando o jogo de futebol no grupo etário sub-17, bem como a relação com as exigências que se irão colocar no escalão etário subsequente e no percurso até sénior. O relatório encontra-se dividido em três tipos de planificação: (1) Planificação Conceptual, que inclui uma reflexão do jogo de futebol no quadro do grupo etário em que o estágio foi realizado bem como e a relação com as exigências que se irão colocar no futuro imediato e a longo prazo; a análise do clube relativamente à sua história, constrangimentos, organização e objectivos gerais; uma detalhada referência aos jogadores e à equipa que suportou a sua preparação para a competição; a definição do modelo de jogo a adoptar e o planeamento anual. (2) Planificação Estratégica, que inclui os pressupostos para a preparação da equipa, e da aquisição e aperfeiçoamento no tempo do modelo de jogo a adoptar, isto é, no desenvolvimento de um planeamento de treino; (3) Planificação Táctica, que refere a aplicação de um modelo de análise do treino, bem como a utilização deste instrumento para o melhoramento das capacidades individuais e colectivas da equipa, aferindo a congruência com o modelo de jogo idealizado pelo Treinador.Item Futebol : análise do resultado final : estudo de quatro ligas profissionais europeias(2012) Gil, André Filipe Pereira; Castelo, Jorge, orient.O resultado final de um jogo de futebol é o culminar de uma sucessão de ações ou comportamentos compostos por decisões e execuções, individuais e interações coletivas, suportadas por um substrato denominado de modelo de jogo de equipa. Deste modo, o resultado de um jogo suporta-se numa lógica complexa de acontecimentos de certa forma previsíveis e imprevisíveis que, na maioria dos casos, a sua justificação se torna difícil de realizar (Castelo, 2011). Nesta lógica, sendo o futebol de alto nível um desporto que apresenta um baixo resultado, expressando na maioria das vezes, no seu final, valores equilibrados, certas situações e/ou fatores podem adquirir um papel fundamental, influenciando não só a performance dos jogadores, mas também o próprio desfecho final do jogo. Assim, partindo deste pressuposto, foram definidos para o presente estudo os seguintes objetivos: 1) analisar o resultado final do jogo de acordo com um conjunto de fatores (número de golos por jogo, temporal, missão tática, contextual, casa, liderança e alternância do marcador, temporal crítico e momento crítico); 2) analisar os dados totais da amostra e por ligas europeias (portuguesa, espanhola, inglesa e italiana); 3) verificar se existem diferenças significativas nos fatores analisados, entre as diferentes ligas; 4) identificar os fatores que apresentam maior influência no resultado final do jogo. A amostra foi constituída pelo registo de dados recolhidos na internet de mil trezentos e oitenta jogos, disputados em quatro das principais ligas europeias (portuguesa, espanhola, inglesa e italiana), referentes à época desportiva 2010/ 2011, tendo em conta dez variáveis. De forma a enquadrar todos os dados necessários, foi elaborado um instrumento ad hoc, constituído por um sistema de categorias, para cada uma das variáveis analisadas. Para o tratamento e análise de dados utilizou-se o programa SPSS v.20.0, com recurso à análise descritiva (média, desvio padrão e moda), análise de variância (teste Anova oneway e Post hoc tests) e análise discriminante stepwise com o método do Λ de Wilks. Os resultados obtidos sugerem que existem diferenças significativas entre pelo menos três ligas, em todas as variáveis apresentadas, excetuando a variável fator temporal (i.e., minutos dos golos). Foi verificado igualmente que, existem fatores que assumem um papel fundamental/ decisivo no desfecho final dos jogos e que, se forem relacionadas entre si,apresentam um maior poder discriminante. Assim, os fatores casa, momento crítico e missão tática foram os que apresentaram uma maior preponderância, em termos globais da amostra, sobre os resultados finais dos jogos. Nas ligas analisadas, os fatores que apresentaram maior poder discriminante nos resultados foram: casa, momento crítico, alternância e missão tática, na liga portuguesa; casa, momento crítico e missão tática, na liga espanhola; e casa, momento crítico e alternância, nas ligas, inglesa e italiana.Item Meio-fundo curto : análise de uma época desportiva(2012) Menino, Hugo Miguel Vieira; Proença, Jorge, orient.Item As rotinas de um treinador : Operacionalização de uma época desportiva de uma equipa de futebol Portimonense Sporting Clube (sub-19)(2013) Arroja, Pedro Dias; Castelo, Jorge, orient.O treinador de futebol tem uma imensidão de complexas exigências que o obriga a um entendimento do fenómeno em causa como sendo um sistema de interações. O trabalho pretende unir dois tipos de conhecimento, o teórico e o prático. Este relatório de estágio constitui-se como um caso particular de um documento elaborado com o objetivo de contribuir para a reflexão na área do treino de futebol. O treinador tem de planear, intervir e avaliar o processo de treino como um todo. Neste relatório, no âmbito do Mestrado em Treino Desportivo, apresentamos a nossa maneira de pensar o jogo, assim como, as decisões e ações tomadas no processo de treino. O trabalho aqui reportado foi realizado na equipa de Juniores A do Portimonense Sporting Clube a competir no Campeonato Nacional de Juniores A da 1ª Divisão na época desportiva de 2011/2012. O relatório representa uma experiência bastante exigente dado o alto nível competitivo existente na competição. Os objetivos da equipa passaram pela manutenção no principal escalão nacional. O principal objetivo da época foi a formação de atletas com capacidade de integrar a equipa profissional do clube. Experienciar as funções diferentes de treinador adjunto, e sobretudo de treinador principal como líder do processo, nem sempre foi fácil reagir às condicionantes do contexto. A reflexão deverá continuar a fazer parte da nossa forma de estar no futebol, porque só associando a reflexão ao processo de treino é que poderemos enriquecer a nossa condução na função de treinador.Item Planificação e execução de uma época desportiva(2013) Martins, Sérgio Manuel de Freitas; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.Este trabalho teve por objetivo a obtenção de um dossier que pode servir de base a qualquer época que queira começar futuramente. Para tal, realizei um estágio, ao longo da época 2011/2012, na secção de Voleibol do Vitória Sport Clube, mais concretamente, integrando a equipa Sénior feminina, como treinador adjunto da mesma. Os principais objetivos para este estágio foram adquirir mais conhecimentos da modalidade, de planeamento, organização e gestão de treinos, de gestão de equipas e atletas, assim como capacidades apropriadas para esta profissão. No meu entender foi uma época relativamente boa ao nível pessoal, em que deu para aprender e desenvolver as minhas capacidades, ao estar presente no planeamento dos treinos, dos micro, meso e macrociclos e na avaliação das atletas e dos adversários. Apesar da minha aprendizagem, coletivamente não foi alcançado tanto sucesso quanto o desejado, não tendo sido alcançados os objetivos a curto prazo. Foi no entanto conseguida uma evolução de todas as atletas e de qualidade de jogo, que poderão possibilitar o alcançar dos objetivos estabelecidos pela direção a médio prazo.Item Educação física na educação de jovens e adultos: desafios e perspectivas nas escolas estaduais do Amapá-Brasil(2013) Pedrosa, Raimunda Conceição Rosa; Proença, Jorge, orient.A pesquisa objetivou o conhecimento das práticas pedagógicas vivenciadas, identificando os desafios encontrados pelos professores de Educação Física no desenvolvimentos da componente curricular da Educação Física, na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), e ainda suas perspectivas de contribuições na formação desses alunos nas escolas da rede estadual do Amapá, sendo documental e de campo, em que foram analisados documentos que regulamentam a Educação Física enquanto componente curricular da EJA na matriz curricular da educação básica no estado do Amapá. A pesquisa de campo foi desenvolvida em 50% (cinqüenta) dos maiores municípios do estado, e em cada município 50% (cinqüenta) das escolas que possuem turmas das séries finais do ensino fundamental e/ou ensino médio EJA na zona urbana; com aplicação de questionário aos professores de Educação Física e pedagogos que atendem a modalidade de EJA nas escolas. A Educação Física enquanto componente curricular da EJA oportuniza vivência de práticas que podem contribuir de maneira significativa na formação dos alunos, pois muitos não têm acesso a informações sobre atividade física, saúde, qualidade de vida, que são temas tão debatidos no contexto social de hoje, assim como as conseqüências que a falta de atividade física trás para as pessoas e sociedade em geral. Foram visitadas 30 (trinta) escolas em todo o estado, com a participação de 35 (trinta e cinco) profissionais da educação, sendo 30 (trinta) professores de educação física e 05 (cinco) pedagogos. Na pesquisa se constatou que a prática da Educação Física na EJA está presente nas escolas da rede estadual há aproximadamente 10 (dez) anos, embora apresentando lacunas em seu desenvolvimento; os professores encontram desafios diversos no desenvolvimento da componente curricular, como falta de estrutura física, faixa etária muito diversa na mesma turma, cansaço dos alunos, dentre outros; mas também se percebe que a partir das vivências na escola é possível estimular mudanças de hábitos saudáveis diários que podem favorecer na qualidade de vida dos alunos. A aplicabilidade na vida dos alunos é em longo prazo, mas os profissionais percebem em pequenas atitudes diárias que estão no caminho certo.