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Item Boniteza de um sonho : ensinar-e-aprender com sentido(University of Lusophone Humanities and Technology, 2003) Gadotti, Moacir; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoNeste artigo o autor retoma o conceito freiriano de "boniteza", entendendo-o como uma nova lógica, uma nova visão do trabalho pedagógico. Para mudar o mundo é preciso primeiro pensá-lo de outra forma; para mudar a educação é preciso enxergá-la de outra forma. O autor procura enxergar a educação pelo seu lado "belo", pela ótica da "boniteza". Para isso ele precisou colocar a questão do sentido da educação e do papel do educador, do professor. Ser professor hoje não é nem mais difícil nem mais fácil do que era há algumas décadas atrás. É diferente. Diante da velocidade com que a informação se desloca, envelhece e morre, diante de um mundo em constante mudança, seu papel vem mudando, senão na essencial tarefa de educar, pelo menos na tarefa de ensinar, de conduzir a aprendizagem e na sua própria formação que se tornou permanentemente necessária.Item Ser professor : um ofício em vias de extinção : reflexões sobre práticas educativas face à diversidade, no limiar do século XXI [de] Luiza Cortesão(University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Lopes, Filomena; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoRecensão crítica da obra de Luíza Cortesão Ser Professor: um ofício em vias de extinção. O questionamento das funções do professor; o confronto de paradigmas.Item Problemática sobre a possível plasticidade do tempo(2010) Santos, Sara Rocio Rodrigues; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; VIVEIROS, PAULO RENATO DA SILVA GILItem A Morfologia Urbana da Cidade do Funchal e os seus espaços públicos estruturantes(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Bettencourt, Luísa Catarina Freitas Andrade; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoA cidade ...Todos a conhecem. Amada por uns e odiada por outros. Lugar de encontros e de desencontros; de memórias e de história; do conhecimento e de divertimento; de escolhas e de trocas. Palco de transformações e interacções.Gosto da cidade, sobretudo de a observar. Ela transforma-se, cria-se e recria-se a cada dia. Em cada esquina há uma descoberta, uma forma, uma memória, um “olhar” indiscreto, uma história de vida. Enfim, na cidade há vidas, de ontem e de hoje, que se cruzam e misturam, acabando por se renovar e recriar.A cidade é um teatro com múltiplos actores e espectadores.Enquanto espectadora da cidade observo-a incessantemente para a conhecer e interpretar. Procuro compreender as suas formas, os seus lugares, os seus espaços. Comparo-a com o seu passado e com o seu semelhante. Analiso-a para actuar.O estudo que aqui se apresenta é sobre a cidade do Funchal, os seus lugares e espaços, os seus actores, os cantos e recantos onde se escondem e guardam as memórias e os testemunhos da “cidade do açúcar”, da “cidade do vinho” e de todas as que lhes sucederam e que se transformaram na actual Cidade do Funchal. (...)Item Digital terrestrial TV switchover process in Portugal : viewers between a rock and a hard place(University of Minho, Communication and Society Research Centre, 2012) Quico, Célia; Damásio, Manuel; Veríssimo, Iolanda; VAQUINHAS, SARA HENRIQUES FONSECA AZEVEDO; Denicoli, Sergio; Sousa, Helena; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoTo understand what are the most significant factors for the Portuguese population to either adopt or reject digital TV, was the main goal of the project “ADOPT-DTV: Barriers to digital television adoption in the context of the digital switchover (PTDC/CCI-COM/102576/2008)”, conducted by Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. This project focused on the people who receive free-to- air analogue terrestrial TV exclusively, particularly those who have no intention of or are doubtful about adopting digital TV.Item Influência de duas técnicas diferentes no tamanho e potencial zeta de nanopartículas de poli(D.L-láctico-co-glicólico)(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Martinho, Nuno; Rosado, Catarina; Reis, Catarina Pinto; Escola de Ciências e Tecnologias Saúde; CBIOS (FCT) - Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da SaúdeO objectivo deste estudo consistiu na análise de diferentes parâmetros de formulação e processo e a sua influência no tamanho e potencial zeta de nanopartículas de poli(D,L-láctico-co-glicólico) (PLGA) preparadas por dois métodos diferentes, especificamente, emulsificação espontânea com difusão de solvente (m-SESD) e deslocamento de solventes (SD). As nanopartículas foram produzidas com um tamanho entre um intervalo de 200-300 nm para os dois métodos. O processo de liofilização causou o aumento do tamanho das nanopartículas para 300-500 nm. A presença de agente emulsivo aumentou a estabilidade das nanopartículas. Por outro lado, o tamanho de partículas dependeu do tipo de fármaco utilizado (ibuprofeno ou ácido azelaico). O rendimento de produção das nanopartículas foi de 96,0% para as nanopartículas produzidas com poloxamer 188 e de 94,0% para as partículas produzidas com laurilsulfato de sódio. Este estudo demonstrou esta formulação poderá ser considerada muito promissora sendo que o método m-SESD reveou-se mais eficaz para os parâmetros analisados.Item Moov(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Louro, António; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoItem C-Braille : representação das cores CMYK para Braille: estudo para a criação de uma norma para aplicação na deficiência visual(2014) Silva, Mariana Grilo Caetano da; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; LEITE, MANUEL DA COSTAA cor é uma propriedade das coisas que resulta da percepção da luz na retina e processada depois pelo cérebro. O CMYK é um sistema de cores subtrativo definido por Cyan, Magenta, Yellow e Black, as cores que não são absorvidas pela luz. A presente dissertação de Mestrado propõe um código de cores CMYK em Braille – C-Braille – para a deficiência visual e apresenta um primeiro estudo da sua adequação e necessidade na comunidade dos cegos e dos deficientes visuais. Em particular, analisam-se várias possibilidades de códigos até encontrar-se uma, preferencial, que é mais abrangente e simples para a sua própria aprendizagem. Procurou-se também, através de inquéritos a adultos com deficiência visual, avaliar a importância do código escolhido e quais seriam as suas potenciais aplicações práticas. Palavras-chave: Braille, Cores, Código de Cores, CMYK, Deficiência VisualItem Hacia una interversidad de saberes : Universidad e interculturalidad(University of Lusophone Humanities and Technology, 2015) Estermann, Josef; Tavares, Manuel; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoThe university has affirmed itself throughout history as one of the poles of the spread of Western values and European and Western civilization. The construction of the university model in Latin America followed the fundamentals, principles and objectives of European universities, working, historically, as the cornerstone of Western Christian civilization. Mental and intellectual decolonization process manifests an monocultural and Eurocentric conception of the university, either in their structure or on the knowledge model that transmits. In this sense, cultural diversity existing in Latin America requires the construction of another University model which gives an account this epistemological diversity and contributes to the fulfillment of historical justice and the inclusion of cognitive cultures and peoples who have been silenced and oppressed by the various processes of colonization. Should be, not a university but a “interversity” which exceeds the academic monoculturalism.Item The Relationship Between Different Parenting Typologies in Fathers and Mothers and Children’s Anxiety(Springer New York, 2015-11-28) Beato, Ana; Pereira, Ana Isabel; Barros, Luísa; Muris, Peter; Escola de Psicologia e Ciências da VidaResearch on the role of parental rearing behaviors in the development of children’s anxiety problems has predominantly adopted a dimensional approach studying the effects of isolated parenting behaviors such as overprotection and rejection, while mainly focusing on the mother. Our study was set up to identify parenting typologies of both mothers and fathers, and to explore their relationship with children’s anxiety symptoms. Three-hundred-and-ninety non-clinical Portuguese children aged 8–12 years completed a self-report questionnaire on anxiety disorder symptoms, while their fathers (27–64 years of age) and mothers (24–65 years of age) filled in two scales on parental rearing behaviors as well as an index of parental anxiety. Cluster analysis revealed three parenting typologies that were similar for mothers and fathers, and were labeled as overinvolved, disengaged, and supportive parenting. Only the disengaged typology of mothers was associated with higher levels of anxiety symptoms on children. Disengaged parents and Overinvolved fathers were associated with higher levels of parental anxiety whereas overinvolved parents evidenced more anxiety/worry about the child. These results suggest that the study of parenting typologies, contextualized within a cultural background, are an invaluable approach because it can be used to explore the effects that different combinations of various parenting behaviors may have on childhood anxiety.Item A voz das arquitetas angolanas : Ângela Mingas uma arquiteta luandense(2017) Sebastião, Manuel da Silva; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; PEDROSA, PATRICIA ALEXANDRA DIAS SANTOSA referente dissertação de mestrado tem como tema: A Voz das Arquitetas Angolanas: Ângela Mingas uma arquiteta luandense. Trata-se de elaborar um estudo centrado no discurso de algumas figuras relevantes da arquitetura feita em Angola. Portanto, do ponto de vista deste trabalho, é importante compreender o papel das arquitetas africanas, mais propriamente angolanas de forma a entendermos metodologias e pensamentos das mesmas em relação à arquitetura angolana. No entanto, a par de uma breve passagem acerca da história da arquitetura angolana, a referente dissertação, possui como tema contextual Arquitetura e Género, e por esta razão, esta investigação debruçar-se sobre as questões do feminismo africano, ou seja, de maneira a compreender a presença das mulheres africanas, e arquitetas em torno das questões de género, pois são longos os tempos em que as mulheres eram impossibilitadas de atuar no palco social, económico, político e mais especificamente o arquitetónico. Não obstante, devido ao facto de sentir uma ausência no âmbito da investigação e académico, de pensamentos e posicionamentos das arquitetas africanas e angolanas, o objetivo desta dissertação passa por redigir uma monografia acerca da arquiteta angolana conceituada denominada Ângela Mingas sob a perspetiva do estudo de género. Mingas, porque aparece como um elemento crucial da arquitetura angolana, fundadora e coordenadora da Escola de Arquitetura e do Núcleo de Estudo de Arte, Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Lusíada de Angola. E também, por ser uma impulsionadora da cultura de valorização do património angolano, que na sua maioria concentra na mãe capital (Luanda), vestígios de toda uma história. No entanto, são apresentados também discursos consolidados acerca da arquitetura e do ensino em Angola. Tais discursos proferidos pelas arquitetas Isabel Martins, Cristina Câmara, e Paula Nascimento, arquitetas que enquadram-se no contexto angolano, e são um contributo para maior visibilidade da arquitetura em Angola. É esperado que este trabalho possa servir como um fio condutor e investigativo de forma a possibilitar debates cuidados em torno das questões de género no continente africano e em Angola, contribuindo assim, para a divulgação e valorização da mulher arquiteta africana. Palavras-Chave: Estudo de Género, Arquitetura, Estudos Coloniais, Ângela MingasItem A Cumulative Risk Model of Child Physical Maltreatment Potential : Findings From a Community-Based Study(SAGE Publications Inc., 2018-04-01) Lamela, Diogo; Figueiredo, Bárbara; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human InteractionsPrevious studies have identified the predictive risk factors of child physical maltreatment (CPM). However, a significant number of these studies assessed risk factors in isolation. The cumulative risk hypothesis postulates that health problems are caused by the accumulation of risk factors, independently of the presence or absence of specific risk indicators. Few studies examined the effect of cumulative risk on CPM potential. This study aimed to test two concurrent models of cumulative risk of CPM potential by investigating whether CPM potential was better predicted by a threshold cumulative risk model or a linear cumulative risk model. Data from the National Representative Study of Psychosocial Context of Child Abuse and Neglect in Portugal were used. Parents of school-age children (N = 796) answered to self-report measures regarding sociodemographic variables, history of child maltreatment, psychological distress, and CPM potential. A cumulative risk index was computed, comprising 10 dichotomized risk factors. Evidence for a threshold cumulative effect was found. Additional bivariate logistic regressions revealed that the odds for high-potential CPM were dramatically higher for those parents with six or more risk factors when compared with parents with any one risk factor. By testing and confirming a threshold cumulative effect on CPM potential, it was possible to find a “trigger point” from which a dramatic increase in child physical maltreatment potential occurs.Item Indisciplina em Sala de Aula : aspectos culturais, organizacionais e dos professores(Climepsi, 2019) Lopes, João Arménio Lamego; Oliveira, Célia Regina Gomes; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human InteractionsA indisciplina em sala de aula constitui uma preocupação sistemática de professores, directores de escolas, funcionários, pais e dos próprios alunos. A literatura especializada tem avançado com múltiplas explicações e modelos interpretativos do fenómeno, bem como com projectos e modelos de intervenção. Dados de diversos estudos nacionais e internacionais sugerem, porém, que tais projectos e modelos poderão não estar a surtir os efeitos desejados. Neste artigo são revistos alguns dos aspectos da indisciplina em sala de aula que, apesar de muito relevantes, têm recebido uma menor atenção quer da literatura quer dos profissionais (professores, directores). São apresentados alguns resultados de um estudo sobre indisciplina que contou com a participação de 3000 professores do Ensino Básico. São ainda avançadas algumas implicações deste estudo para a prática e são apresentadas algumas sugestões específicas sobre a forma de lidar com a indisciplina em contexto de sala de aula.Item Proposta de musealização do Convento de Chelas(2020) Borges, Marcelo Hernâni de Teves; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; ANTUNES, MANUEL DE AZEVEDOÉ nos lugares de memória que mais nos encontramos connosco próprios, porque se entendem como sendo espaços que convidam as pessoas à reflexão, e onde a memória assume o seu carácter pedagógico, pois temos a capacidade de aprender com os erros do passado para que eles não sejam reproduzidos no futuro. São lugares em que cada geração procura o conhecimento; e, é neles que se adicionam os progressos obtidos. Por esta razão, cada monumento é um património cultural, insubstituível e único, cuja preservação e gestão garantem que as memórias individuais e colectivas não se perdem, antes se mantêm disponíveis de geração em geração, desempenhando um papel de sedimento da cultura e de comunhão de gerações que não pode ser menorizado na evolução da sociedade. Perante qualquer monumento, como este antigo convento de Chelas, o que nos vem à cabeça não é tanto saber o uso social que agora existe ou venha a ter, mas sim qual foi e o que teve ao longo da sua antiga existência. É a história que estas paredes testemunharam que nos encanta e nos dá uma sensação de paz e de conforto, de pertença a uma comunidade que já cá estava antes de nós. Hoje pisamos as mesmas lajes do claustro e, amanhã, forçosamente, continuarse- á a acrescentar história à história deste lugar e desta cidade, pelo que é indispensável sustentar sempre um compromisso com os valores sociais, que são o suporte de toda a cultura e de toda a identidade. Neste sentido, a museologia permitirá, então, o uso de instrumentos que permitem compreender o social como objecto museológico, numa relação com as pessoas onde se conjugam o património, a identidade e a memória cultural. A elaboração da presente tese, “Proposta de Musealização do Convento de Chelas”, é fruto de um antigo desejo: o de se dotar com mais e com melhores elementos informativos este espaço antiquíssimo, um património ignorado, principalmente durante o último século, e criar parcerias com outras instituições de cultura, com o estabelecimento de estratégias de trabalho que permitam disseminar o conhecimento produzido. Assim, importa finalmente propor a musealização do espaço do Convento de Chelas, garantindo, deste modo, a preservação e a continuidade do devir histórico e cultural do monumento. Palavras-chave: Convento de Chelas, Memória, Museologia, Musealização, Património, Simbólico.Item Encounters of cultures in doctoral supervision : productive or problematic?(University of Lusophone Humanities and Technology, 2020) Pinto, Susana; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoNo âmbito da internacionalização do ensino superior, as universidades portuguesas têm vindo a receber um número crescente de estudantes de países de língua oficial portuguesa (CPLP), nomeadamente ao nível do doutoramento, o que coloca questões relacionadas com a dimensão intercultural da supervisão. A investigação em Portugal sobre esta questão é escassa e este artigo, centrado em doutorandos da CPLP e seus supervisores no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, pretende responder às seguintes questões: na situação de supervisão doutoral intercultural, na qual estudantes e supervisores estão envolvidos, que culturas se encontram? Este encontro é produtivo ou problemático? Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze estudantes e oito supervisores. Os resultados da análise temática indicam que diferentes culturas se encontram: culturas pedagógicas/académicas; backgrounds linguísticos; culturas de investigação e conhecimento e culturas de comunicação. Estudantes e supervisores reconhecem que o encontro dessas diferentes culturas traz potencialidades (visão produtiva) e constrangimentos (visão problemática) que serão discutidos. Palavras-chave: supervisão doutoral intercultural; ensino superior português; estudantes da CPLP.Item Generative art with swarm landscapes(Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI), 2020) Fachada, Nuno; Fernandes, Carlos M.; Rosa, Agostinho C.; Andrade, Diogo Nuno Dias Mesquita Gomes de; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human Interactions; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoWe present a generative swarm art project that creates 3D animations by running a Particle Swarm Optimization algorithm over synthetic landscapes produced by an objective function. Different kinds of functions are explored, including mathematical expressions, Perlin noise-based terrain, and several image-based procedures. A method for displaying the particle swarm exploring the search space in aesthetically pleasing ways is described. Several experiments are detailed and analyzed and a number of interesting visual artifacts are highlighted.Item Top-down Design of a CS Curriculum for a Computer Games BA(25th ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, ITiCSE 2020, 2020-06-15) Fachada, Nuno; Códices, Nélio; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human InteractionsComputer games are complex products incorporating software, design and art. Consequently, their development is a multidisciplinary effort, requiring professionals from several fields, who should nonetheless be knowledgeable across disciplines. Due to the variety of skills required, and in order to train these professionals, computer game development (GD) degrees have been appearing in North America and Europe since the late 1990s. Following this trend, several GD degrees have emerged in Portugal. Given the lack of specialized academic staff, not uncommon in younger scientific areas, some of these degrees "borrowed" computer science (CS) programs and faculty within the same institution, leading in some cases to a disconnect between CS theory and practice and the requirements of GD classes. In this paper, we discuss our experience in adapting the CS curriculum of a three-year computer games BA in accordance with GD requirements. We used a top-down approach, where the game engine used for GD informs the choice of CS topics and programming languages lectured in the CS curriculum. The discussion is centered around the choices taken and the theoretical and empirical rationale behind our decisions. Preliminary empirical results indicate a substantial increase in GD project quality and a clear improvement in the students' technical skills, as well as in their experimentation and adaptation capabilities.Item A aplicabilidade da educação inclusiva nas aulas de educação física do município de Ananindeua-Pará : um estudo das dificuldades, entendimentos e atitudes dos professores de educação física e educação especial, frente aos desafios do processo de inclusão de alunos com deficiência física(2021) Caldas, Reinaldo Dias; Faculdade de Educação Física e Desporto; Palmeira, AntónioA deficiência é parte da condição humana, provavelmente todos estaremos temorária ou permanentemente incapacitados em algum momento da vida. E a medida que cresce o aumento de matrículas de pessoas com deficiências (PCD`S) na escola, cresce a responsabilidade das instituições educacionais. A Educação Inclusiva escolar para de fato vir a se efetivar, é necessário independer de características de cunho social, intelectual, físico, cultural, religioso ou racial; o respeito a essa gama de diversidades encontradas no seio escolar é o grande propulsor, para que as instituições escolares eduquem alunos com necessidades educacionais especiais de forma eficiente e com igualdade de oportunidades. O objetivo deste estudo científico investigou como vem sendo realizado o processo de inclusão de alunos com deficiência física nas escolas públicas do Município de Ananindeua – Pará, coletando informações via questionário semiestruturado, e servindo de amostra: Professores de Educação Física e Professores de Educação Especial, que atendem diretamente esses alunos em suas respectivas escolas, todos vinculados a Secretaria Municipal de Educação (SEMED); percebendo quais as dificuldades, entendimentos e atitudes os educadores tem sobre o tema. O estudo foi realizado com uma amostra de 53 professores (N= 54,7% do género feminino e N= 45,3% do género masculino). Foi aplicado questionário semiestruturado adaptado, construído em colaboração com este autor e validado por Júri de Experts. A análise dos resultados obtidos permitiu-nos concluir que 81,1% dos docentes já tiveram a oportunidade de trabalhar nas escolas de Ananindeua com alunos com deficiência física. Onde 77,4% estão atendendendo atualmente esse público em sua aulas. A forma de participação mais utilizada pelos professores: é a participação adaptada a todas as atividades físicas durante as aulas: 45,3%. Ao se deparar com a informação que possui aluno com deficiência física, a atitude dos professores em 75,5% é a Inclusão do aluno as atividades, enquanto 17% dizem que é a Integração, e 0% dispensam o aluno das aulas. Em termos de preparação para atende-los: 45,3% dizem que estão 70 a 90% preparados, mas necessitam de formações continuadas sobre o tema, e absolutamente nenhum deles se diz 100% preparado. No entendimento de 54,7% das respostas, a acessibilidade precisa de melhoria tanto no ambiente externo, como dentro do ambiente escolar. E 0% deles entedem que a acessibilidade está perfeita.Item An international study on psychological coping during COVID-19 : towards a meaning-centered coping style(Elsevier B.V., 2021) Eisenbeck, Nikolett; Carreno, David F.; Wong, Paul T.P.; Hicks, Joshua A.; María, Ruíz Ruano García; Puga, Jorge L.; Greville, James; Testoni, Ines; Biancalani, Gianmarco; López, Ana Carla Cepeda; Villareal, Sofía; Enea, Violeta; Schulz-Quach, Christian; Jansen, Jonas; Sanchez-Ruiz, Maria Jose; Yıldırım, Murat; Arslan, Gökmen; Cruz, José Fernando A.; Sofia, Rui Manuel; Ferreira, Maria José; Ashraf, Farzana; Wąsowicz, Grażyna; Shalaby, Shahinaz M.; Amer, Reham A.; Yousfi, Hadda; Chukwuorji, John Bosco Chika; Guerra, Valeschka M.; Singh, Sandeep; Heintzelman, Samantha; Hutapea, Bonar; Béjaoui, Bouchara; Dash, Arobindu; Schlosser, Karoly Kornel; Anniko, Malin K.; Rossa, Martin; Wongcharee, Hattaphan; Avsec, Andreja; Kocjan, Gaja Zager; Kavčič, Tina; Leontiev, Dmitry A.; Taranenko, Olga; Rasskazova, Elena; Maher, Elizabeth; García-Montes, José Manuel; Centro Universitário Lusófona - PortoBackground/Objective: This study examined the role of different psychological coping mechanisms in mental and physical health during the initial phases of the COVID-19 crisis with an emphasis on meaning-centered coping. Method: A total of 11,227 people from 30 countries across all continents participated in the study and completed measures of psychological distress (depression, stress, and anxiety), loneliness, well-being, and physical health, together with measures of problem-focused and emotion-focused coping, and a measure called the Meaning-centered Coping Scale (MCCS) that was developed in the present study. Validation analyses of the MCCS were performed in all countries, and data were assessed by multilevel modeling (MLM). Results: The MCCS showed a robust one-factor structure in 30 countries with good test-retest, concurrent and divergent validity results. MLM analyses showed mixed results regarding emotion and problem-focused coping strategies. However, the MCCS was the strongest positive predictor of physical and mental health among all coping strategies, independently of demographic characteristics and country-level variables. Conclusions: The findings suggest that the MCCS is a valid measure to assess meaning-centered coping. The results also call for policies promoting effective coping to mitigate collective suffering during the pandemic.Item Research in serious games for people with intellectual disability : a meta-analysis study(Universidade Lusófona, 2021-09-09) SOUSA, CARLA; Neves, José Carlos; Damásio, Manuel; Gamito, Pedro; Brown, David; Koenig, Sebastian; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasCurrently, the potential of games as an intervention tool in a broad range of areas has been increasingly explored by researchers. Notwithstanding, and when considering individuals with Intellectual Disability (ID), the need for more data emerges, as well as the need to systematize and summarize such data, allowing evidence-based decisions to all the stakeholders in this field. The present study aimed to systematize the existing evidence regarding the effectiveness of serious games in the promotion of life skills in people with ID. Several scientific databases were consulted, as well as researchers' social networks to obtain a sample as wide as possible. Through a process composed of different phases, several inclusion and exclusion criteria were applied to the initial search results. The obtained sample of studies (N = 8) was then systematically analyzed, including a meta-analysis procedure, to summarize the quantitative data on the effectiveness of serious game based interventions for people with ID. Results from the meta-analysis study emphasize larger effect-sizes than conventional methods (non game-based) interventions with people with ID (fixed-effects, g = 0.417; 95% CI [0.169, 0.666]; Z = 3.293, SE = 0.127, p = .001) , in the promotion of a broad range of variables associated with well-being, from cognitive abilities to psychotherapy related skills. Such results can frame the discussion regarding serious games as a relevant and feasible strategy to promote skills in people with ID, allowing evidence-based decisions in this field, aimed at supporting an increasing and enhanced inclusion of games in their daily lives.