pure-collection
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer pure-collection por data de Publicação
A mostrar 1 - 20 de 218
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Problemática sobre a possível plasticidade do tempo(2010) Santos, Sara Rocio Rodrigues; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoItem Digital terrestrial TV switchover process in Portugal : viewers between a rock and a hard place(University of Minho, Communication and Society Research Centre, 2012) Quico, Célia; Damásio, Manuel; Veríssimo, Iolanda; VAQUINHAS, SARA HENRIQUES FONSECA AZEVEDO; Denicoli, Sergio; Sousa, Helena; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoTo understand what are the most significant factors for the Portuguese population to either adopt or reject digital TV, was the main goal of the project “ADOPT-DTV: Barriers to digital television adoption in the context of the digital switchover (PTDC/CCI-COM/102576/2008)”, conducted by Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. This project focused on the people who receive free-to- air analogue terrestrial TV exclusively, particularly those who have no intention of or are doubtful about adopting digital TV.Item C-Braille : representação das cores CMYK para Braille: estudo para a criação de uma norma para aplicação na deficiência visual(2014) Silva, Mariana Grilo Caetano da; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoA cor é uma propriedade das coisas que resulta da percepção da luz na retina e processada depois pelo cérebro. O CMYK é um sistema de cores subtrativo definido por Cyan, Magenta, Yellow e Black, as cores que não são absorvidas pela luz. A presente dissertação de Mestrado propõe um código de cores CMYK em Braille – C-Braille – para a deficiência visual e apresenta um primeiro estudo da sua adequação e necessidade na comunidade dos cegos e dos deficientes visuais. Em particular, analisam-se várias possibilidades de códigos até encontrar-se uma, preferencial, que é mais abrangente e simples para a sua própria aprendizagem. Procurou-se também, através de inquéritos a adultos com deficiência visual, avaliar a importância do código escolhido e quais seriam as suas potenciais aplicações práticas. Palavras-chave: Braille, Cores, Código de Cores, CMYK, Deficiência VisualItem A voz das arquitetas angolanas : Ângela Mingas uma arquiteta luandense(2017) Sebastião, Manuel da Silva; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoA referente dissertação de mestrado tem como tema: A Voz das Arquitetas Angolanas: Ângela Mingas uma arquiteta luandense. Trata-se de elaborar um estudo centrado no discurso de algumas figuras relevantes da arquitetura feita em Angola. Portanto, do ponto de vista deste trabalho, é importante compreender o papel das arquitetas africanas, mais propriamente angolanas de forma a entendermos metodologias e pensamentos das mesmas em relação à arquitetura angolana. No entanto, a par de uma breve passagem acerca da história da arquitetura angolana, a referente dissertação, possui como tema contextual Arquitetura e Género, e por esta razão, esta investigação debruçar-se sobre as questões do feminismo africano, ou seja, de maneira a compreender a presença das mulheres africanas, e arquitetas em torno das questões de género, pois são longos os tempos em que as mulheres eram impossibilitadas de atuar no palco social, económico, político e mais especificamente o arquitetónico. Não obstante, devido ao facto de sentir uma ausência no âmbito da investigação e académico, de pensamentos e posicionamentos das arquitetas africanas e angolanas, o objetivo desta dissertação passa por redigir uma monografia acerca da arquiteta angolana conceituada denominada Ângela Mingas sob a perspetiva do estudo de género. Mingas, porque aparece como um elemento crucial da arquitetura angolana, fundadora e coordenadora da Escola de Arquitetura e do Núcleo de Estudo de Arte, Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Lusíada de Angola. E também, por ser uma impulsionadora da cultura de valorização do património angolano, que na sua maioria concentra na mãe capital (Luanda), vestígios de toda uma história. No entanto, são apresentados também discursos consolidados acerca da arquitetura e do ensino em Angola. Tais discursos proferidos pelas arquitetas Isabel Martins, Cristina Câmara, e Paula Nascimento, arquitetas que enquadram-se no contexto angolano, e são um contributo para maior visibilidade da arquitetura em Angola. É esperado que este trabalho possa servir como um fio condutor e investigativo de forma a possibilitar debates cuidados em torno das questões de género no continente africano e em Angola, contribuindo assim, para a divulgação e valorização da mulher arquiteta africana. Palavras-Chave: Estudo de Género, Arquitetura, Estudos Coloniais, Ângela MingasItem Proposta de musealização do Convento de Chelas(2020) Borges, Marcelo Hernâni de Teves; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoÉ nos lugares de memória que mais nos encontramos connosco próprios, porque se entendem como sendo espaços que convidam as pessoas à reflexão, e onde a memória assume o seu carácter pedagógico, pois temos a capacidade de aprender com os erros do passado para que eles não sejam reproduzidos no futuro. São lugares em que cada geração procura o conhecimento; e, é neles que se adicionam os progressos obtidos. Por esta razão, cada monumento é um património cultural, insubstituível e único, cuja preservação e gestão garantem que as memórias individuais e colectivas não se perdem, antes se mantêm disponíveis de geração em geração, desempenhando um papel de sedimento da cultura e de comunhão de gerações que não pode ser menorizado na evolução da sociedade. Perante qualquer monumento, como este antigo convento de Chelas, o que nos vem à cabeça não é tanto saber o uso social que agora existe ou venha a ter, mas sim qual foi e o que teve ao longo da sua antiga existência. É a história que estas paredes testemunharam que nos encanta e nos dá uma sensação de paz e de conforto, de pertença a uma comunidade que já cá estava antes de nós. Hoje pisamos as mesmas lajes do claustro e, amanhã, forçosamente, continuarse- á a acrescentar história à história deste lugar e desta cidade, pelo que é indispensável sustentar sempre um compromisso com os valores sociais, que são o suporte de toda a cultura e de toda a identidade. Neste sentido, a museologia permitirá, então, o uso de instrumentos que permitem compreender o social como objecto museológico, numa relação com as pessoas onde se conjugam o património, a identidade e a memória cultural. A elaboração da presente tese, “Proposta de Musealização do Convento de Chelas”, é fruto de um antigo desejo: o de se dotar com mais e com melhores elementos informativos este espaço antiquíssimo, um património ignorado, principalmente durante o último século, e criar parcerias com outras instituições de cultura, com o estabelecimento de estratégias de trabalho que permitam disseminar o conhecimento produzido. Assim, importa finalmente propor a musealização do espaço do Convento de Chelas, garantindo, deste modo, a preservação e a continuidade do devir histórico e cultural do monumento. Palavras-chave: Convento de Chelas, Memória, Museologia, Musealização, Património, Simbólico.Item Top-down Design of a CS Curriculum for a Computer Games BA(25th ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, ITiCSE 2020, 2020-06-15) Fachada, Nuno; Códices, Nélio; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human InteractionsComputer games are complex products incorporating software, design and art. Consequently, their development is a multidisciplinary effort, requiring professionals from several fields, who should nonetheless be knowledgeable across disciplines. Due to the variety of skills required, and in order to train these professionals, computer game development (GD) degrees have been appearing in North America and Europe since the late 1990s. Following this trend, several GD degrees have emerged in Portugal. Given the lack of specialized academic staff, not uncommon in younger scientific areas, some of these degrees "borrowed" computer science (CS) programs and faculty within the same institution, leading in some cases to a disconnect between CS theory and practice and the requirements of GD classes. In this paper, we discuss our experience in adapting the CS curriculum of a three-year computer games BA in accordance with GD requirements. We used a top-down approach, where the game engine used for GD informs the choice of CS topics and programming languages lectured in the CS curriculum. The discussion is centered around the choices taken and the theoretical and empirical rationale behind our decisions. Preliminary empirical results indicate a substantial increase in GD project quality and a clear improvement in the students' technical skills, as well as in their experimentation and adaptation capabilities.Item An international study on psychological coping during COVID-19 : towards a meaning-centered coping style(Elsevier B.V., 2021) Eisenbeck, Nikolett; Carreno, David F.; Wong, Paul T.P.; Hicks, Joshua A.; María, Ruíz Ruano García; Puga, Jorge L.; Greville, James; Testoni, Ines; Biancalani, Gianmarco; López, Ana Carla Cepeda; Villareal, Sofía; Enea, Violeta; Schulz-Quach, Christian; Jansen, Jonas; Sanchez-Ruiz, Maria Jose; Yıldırım, Murat; Arslan, Gökmen; Cruz, José Fernando A.; Sofia, Rui Manuel; Ferreira, Maria José; Ashraf, Farzana; Wąsowicz, Grażyna; Shalaby, Shahinaz M.; Amer, Reham A.; Yousfi, Hadda; Chukwuorji, John Bosco Chika; Guerra, Valeschka M.; Singh, Sandeep; Heintzelman, Samantha; Hutapea, Bonar; Béjaoui, Bouchara; Dash, Arobindu; Schlosser, Karoly Kornel; Anniko, Malin K.; Rossa, Martin; Wongcharee, Hattaphan; Avsec, Andreja; Kocjan, Gaja Zager; Kavčič, Tina; Leontiev, Dmitry A.; Taranenko, Olga; Rasskazova, Elena; Maher, Elizabeth; García-Montes, José Manuel; Centro Universitário Lusófona - PortoBackground/Objective: This study examined the role of different psychological coping mechanisms in mental and physical health during the initial phases of the COVID-19 crisis with an emphasis on meaning-centered coping. Method: A total of 11,227 people from 30 countries across all continents participated in the study and completed measures of psychological distress (depression, stress, and anxiety), loneliness, well-being, and physical health, together with measures of problem-focused and emotion-focused coping, and a measure called the Meaning-centered Coping Scale (MCCS) that was developed in the present study. Validation analyses of the MCCS were performed in all countries, and data were assessed by multilevel modeling (MLM). Results: The MCCS showed a robust one-factor structure in 30 countries with good test-retest, concurrent and divergent validity results. MLM analyses showed mixed results regarding emotion and problem-focused coping strategies. However, the MCCS was the strongest positive predictor of physical and mental health among all coping strategies, independently of demographic characteristics and country-level variables. Conclusions: The findings suggest that the MCCS is a valid measure to assess meaning-centered coping. The results also call for policies promoting effective coping to mitigate collective suffering during the pandemic.Item A CPLP na política externa dos seus estados-membros(2022) Caramelo, Madalena Gambôa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA essência dos Estados é a competição. Porém, num mundo atual tão globalizado, estes foram-se moldando e adaptando à nova realidade, nomeadamente, de interdependência, que faz com que se torne mais vantajoso que os países cooperem entre si, de forma a usufruírem dos benefícios daí decorrentes. Após o fim do império português, foi neste contexto de cooperação que se deu a criação da CPLP. Este projeto foi marcado desde o início pela heterogeneidade, no que concerne à visão que os Estados-Membros têm da comunidade. Mesmo que no plano teórico seja uma comunidade com base cultural, assente na língua portuguesa, posteriormente, outros interesses foram surgindo e tomando lugar na agenda de prioridades de cada um dos países. Com esta pesquisa pretende-se compreender a realidade atual da relação dos Estados-Membros com a CPLP de forma a obter uma resposta fundamentada à questão de partida: qual é o papel da CPLP na política externa dos seus Estados-Membros? Palavras-chave: CPLP; política externa; comunidade lusófona; espaço lusófonoItem Processos de transição em narrativas de banda desenhada(2022) Araújo, João Eugênio Silva de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoAtravés de uma análise relativamente ao cenário cultural das subculturas, utilizando de um pensamento analógico para levantar questões e buscar aprofundar o conhecimento acerca de tal universo, faz-se possível que o conhecimento retirado de tal estudo possa ser aplicado numa área distinta, de modo a transferir conhecimentos externos a fim de propor mudanças a tal área. Partindo do tema inicial, busca-se entender melhor o mesmo, de modo a abordar perspetivas acerca das subculturas, identificando «problemas», «soluções», e formas de «atuação» que permitam a aplicação de tais soluções propostas. Por meio dessa análise, o presente trabalho pretende incorporar tal aprendizagem no âmbito da criação de bandas desenhadas. Atuando por meio de uma implementação em suas ferramentas estruturais de criação, causando mudança tanto em estética, estrutura e teor narrativo; a fim de possibilitar uma forma alternativa às já presentes, através do conceito de transições nas bandas desenhadas. Palavras-chave: Subculturas, Banda Desenhada, Transições, Composição, NarrativaItem História e enredo : efeitos do tempo passado na construção de personagem no argumento "Powerless"(2023) Marques, Inês Isabel Nogueira; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoOs três pilares da construção dramática da história, segundo Alexander Mackendrick, são o enredo, o tema e a personagem (Mackendrick, 2004: 44-45). É através da evolução da personagem que se torna possível encontrar o enredo e até o tema. Utilizando a personagem como intermédio, esta consegue não só ser fundamental para a criação destes, como também consegue atrair os elementos restantes necessários como o desenvolvimento e conclusão do enredo, o sentido da história, o mundo que está em volta e até as outras personagens.Item Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola EB 2,3 António Gedeão(2023) Sousa, Daniela Alexandra Roseiro de; Faculdade de Educação Física e DesportoO presente relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica António Gedeão no ano letivo 2022/2023 teve como finalidade o término do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Neste relatório estão presentes todas as etapas deste percurso ao longo do ano letivo: a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e o seminário. Na área da lecionação, para além de todo o planeamento e concretização das aulas de Educação Física a uma turma de 9º ano, foi ainda realizado um planeamento específico no sentido de incluir na turma duas alunas com deficiências cognitivas. Na área do desporto escolar acompanhei um grupo-equipa de badminton com idades variadas entre os 11 e os 16 anos, no qual constituiu uma dificuldade um aluno com 11 anos que se inscreveu a meio do ano e com dificuldades muito particulares. As dificuldades deste aluno suscitaram o interesse por uma entrevista sobre alunos com dificuldades em desportos de raquetas. Estas foram realizadas aos professores Luís Bom e Paulo Figueiredo. Para a turma em que foram realizadas as tarefas associadas ao cargo de diretor de turma, foi também realizado com sucesso um projeto com o objetivo da redução de comportamentos de bullying entre os alunos. No seminário, utilizando o tema relacionado com a área da lecionação, verificou se que a coadjuvação do professor de Educação Física é de facto um elemento muito importante e que traz grandes vantagens à turma, porém não é suficiente, é necessário um planeamento e avaliação conjunto para elevar as capacidades dos nossos alunos e cumprir com os objetivos pré-definidos. Neste relatório deixo expressas as decisões por mim tomadas em cada área direcionadas especificamente para os alunos com quem estive a trabalhar, as dificuldades sentidas, as melhorias pessoais e o que ainda pode ter ficado por fazer. Palavras-chave: Educação Física, professor, integração, cooperação, badmintonItem Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo(2023) Silva, Gonçalo João Gonçalves Primo da; Faculdade de Educação Física e DesportoO presente documento evidencia todas as práticas e processos inerentes à realização do estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo, no ano letivo de 2022/2023. Este está inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, concedido pela Faculdade de Educação Física e Desporto, da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa. Este estágio configura-se como a etapa final da formação inicial de professores, e está estruturado em quatro áreas, a saber: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. A primeira área, a Lecionação, foi realizada na turma do 7.ºC da Escola Secundária do Pinhal Novo, do ano letivo 2022/2023. Nesta área, está evidenciado todos os processos de planeamento e balanços, relativos às práticas adotadas ao longo das etapas. Além disso, neste capítulo, encontra-se referenciado ainda a aplicação, de duas semanas do Professor a Tempo Inteiro, atividade integrante do estágio pedagógico nesta área. Além disso, evidencia-se ainda toda a prática inerente ao projeto TOP realizado nesta área, relativo à temática das conferências curriculares, contribuindo diretamente para o projeto de Seminário. Na Direção de Turma, está explícito todo o trabalho realizado, no acompanhamento à diretora de turma, da turma do 7.ºC. Neste, é visível o trabalho desenvolvido nas três áreas de ação do estagiário: o apoio aos alunos, comunicação com as famílias e a coordenação pedagógica. Além disso, é visível todo o processo inerente ao projeto TOP desenvolvido nesta área, intitulado “Articulação Curricular – Cooperar no 7.º Ano”, tendo como mote para o mesmo, a nova metodologia de ensino em vigor nos sétimos anos da escola, explanada no PIP da mesma. Por fim, um dos pontos altos deste estágio, a Saída de Campo, está também presente nesta área, sendo explanada toda a preparação e conseguinte realização inerentes ao processo. Na área do Desporto Escolar, a realização do estágio foi realizada no grupo-equipa de ténis da Escola Secundária do Pinhal Novo. Esta tem como objetivo a coadjuvação do professor responsável pela modalidade, inserindo em todas as práticas afetas ao processo de condução de um grupo-equipa do Desporto Escolar. Além de todas as práticas e processos inerentes ao planeamento e balanço de cada etapa desta área, está ainda presente nesta, a realização do projeto TOP, intitulado “Motivações para a prática, ou não, de uma modalidade do Desporto Escolar”. Tal tema deveu-se à pouca afluência dos alunos, à generalidade das ofertas disponíveis, constituindo-se um problema comum a todos os responsáveis por grupos-equipa do Desporto Escolar. Por último, a área do Seminário incidiu sobre a temática das conferências curriculares, tendo sido estabelecido como objetivo final a apresentação de uma proposta de operacionalização destas conferências, na Escola Secundária do Pinhal Novo. Para tal acontecer foi realizada uma revisão bibliográfica do tema, seguida da aplicação de um questionário e realização de entrevistas, com vista à obtenção de conhecimento específico acerca do tema, junto de professores de escolas que manifestam esta prática, recorrentemente. Por fim foi elaborada, apresentada e discutida, com todo o grupo de Educação Física, a proposta realizada por mim, tendo sido esta o produto final do Seminário, contributo deixado por mim, para a Escola Secundária do Pinhal Novo, com vista à melhoria do ensino da Educação Física da escola, bem como ao aproveitamento das condições existentes na mesma. Palavras-Chave: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar, Seminário, Educação Física, Estágio Pedagógico, Atividades Físicas, Aptidão Física.Item Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Básica 2,3 de Telheiras(2023) Pereira, João André Encarnação; Faculdade de Educação Física e DesportoDurante o Estágio Pedagógico em Educação Física, realizado na EBT, pude observar uma evolução significativa nas aprendizagens dos alunos em diversas áreas, aplicando intervenções e reflexões baseadas por referências bibliográficas. Na minha atuação como professor, foquei-me especialmente na melhoria da flexibilidade dos alunos, por meio da implementação do projeto "O desenvolvimento da flexibilidade". Além disso, procurei aprimorar a gestão do tempo e o fornecimento de feedback aos alunos, por meio do projeto "Professor a Tempo Inteiro". Durante o projeto, a colaboração com os professores foi essencial para o seu sucesso. Como Diretor de Turma, centrei-me na melhoria do desempenho académico e comportamental dos alunos. Os procedimentos adotados mostraram-se eficientes nesse sentido. A implementação do projeto "Redução do sedentarismo e aquisição de hábitos saudáveis" permitiu que os alunos aumentassem a sua atividade física e adquirissem hábitos alimentares mais saudáveis. Neste projeto, destaco a interdisciplinaridade com a disciplina de Ciências como um elemento essencial para seu êxito. No âmbito do Desporto Escolar, fui responsável pelo grupo-equipa de Voleibol, na categoria de Infantis, e pude observar melhorias significativas nas aprendizagens das alunas. A criação do projeto "A inclusão das novas alunas no desporto escolar" contribuiu para fortalecer a cooperação entre as alunas mais experientes e desenvolver as habilidades das alunas recém chegadas. Para avaliar o sucesso do processo de inclusão, organizei uma competição interna envolvendo ambos os grupos de alunas. No Seminário, desenvolvi uma reflexão sobre "O problema de espaços em Educação Física", buscando analisar a questão dos espaços e instalações para essa disciplina. Além disso, apresentei sugestões ao departamento de Educação Física, visando a melhoria das condições das salas de aula, considerando diferentes possibilidades de investimento. É importante realçar que todas as informações e propostas mencionadas foram resultado de um processo de pesquisa e reflexão apoiadas em referências bibliográficas adequadas. Palavras-chave: Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar; Flexibilidade; Alimentação SaudávelItem Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária José Gomes Ferreira(2023) Moura, Andreia Sofia Guedes; Faculdade de Educação Física e DesportoEste relatório reflete as abordagens e produto obtido ao longo do processo de estágio pedagógico em quatro áreas de intervenção: lecionação, direção de turma, desporto escolar e seminário. A minha turma de lecionação e direção de turma foi do 9ºano de escolaridade. Na área da Lecionação integrei o projeto de Professor a Tempo Inteiro que ajudou a colmatar as minhas dificuldades na gestão de aula, lecionar uma matéria que não era possível na minha turma, nomeadamente a escalada e permitiu ainda desenvolver um trabalho colaborativo com os outros professores do grupo na preparação deste projeto. Ainda nesta área estudei de forma mais aprofundada o tema da "Heterogeneidade nas Aulas de EF" procurando desenvolver estratégias durante as aulas que contribuíssem para que todos os alunos desenvolvessem as suas capacidades e que os alunos mais aptos colaborassem com os colegas. Nesta área foi possível verificar progressos visíveis por parte de toda a turma no que diz respeito às aprendizagens. Na Direção de Turma destaco o trabalho desenvolvido no projeto "Integração dos Alunos Isolados na Turma" que permitiu intervir sobre um grupo de alunos que se isolava dos restantes colegas, tendo demonstrado diferenças relevantes no fim do ano relativamente a este tema. A Saída de Campo contribuiu consideravalemnte para o culminar deste projeto e na melhoria das relações interpessoais dos alunos. No Desporto Escolar integrei o núcleo de infantis B do Andebol tendo também tido intervenção no núcleo de infantis A sobre o qual foi desenvolvido o projeto "O Apoio dos Infantis B aos Infantis A". O grupo apresentou desenvolvimentos notáveis não só nas suas aprendizagens, como também no desenvolvimento de valores como a cooperação, entreajuda e responsabilidade perante a colaboração com os alunos do escalão inferior e ainda respeito pela arbitragem. Por último, no Seminário foi desenvolvido de forma mais aprofundada o tema da "Formação de Grupos na EF" permitindo estudar estratégias utilizadas pelos professores durante as aulas de forma a manter o trabalho em grupos homogéneos e heterogéneos em simultâneo. Palavras-Chave: Heterogeneidade, homogeneidade, isolamento social, andebolItem Famílias de acolhimento(2023) Caeiro, Íris Alexandra Brito; Instituto de Serviço SocialAo contrário de alguns dos seus congéneres europeus, Portugal tem vindo a adotar uma prática generalizada de institucionalização de crianças e jovens em situações de perigo. A aparente incoerência entre as alterações ao quadro legal e a baixa representatividade do acolhimento familiar em Portugal faz com que a presente investigação seja não apenas pertinente, como oportuna e atempada. A investigação tem como objetivo principal analisar a perceção dos profissionais das entidades de enquadramento relativamente ao acolhimento familiar como medida de colocação. Nesse sentido, foram aplicados inquéritos por questionário a profissionais que trabalham nas entidades de enquadramento do sistema do acolhimento familiar. A amostra é composta por 14 profissionais – uma presidente, duas diretoras, duas coordenadoras, sete psicólogas, uma educadora social, e uma assistente social. As respostas aos inquéritos evidenciam uma perceção positiva sobre a medida de acolhimento familiar, demonstrando diversas potencialidades desta medida de colocação e, em simultâneo, as fragilidades sobre a sua execução. Apesar de não ser possível afirmar que a amostra é representativa da população, as respostas das intervenientes às diferentes questões contribuem com perspetivas úteis para entender quais as medidas necessárias para inverter a tendência de institucionalização, que afeta milhares de crianças e jovens em Portugal. Palavras-chave: Acolhimento Familiar; Crianças e Jovens em perigo; Situações de Perigo; Medida de Colocação; Acolhimento ResidencialItem A porosidade das fronteiras face ao elemento religioso : o caso das crianças talibés(2023) Maleita, Rita Maria Gago; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA presente dissertação visa estudar o movimento ilegal de crianças do sexo masculino, menores de idade, entre dois países da África Ocidental: a Guiné-Bissau e o Senegal, inserido na sua relação fronteiriça bilateral. Trata-se de um fenómeno que será analisado à luz de uma prática com origem na tradição muçulmana corrente nestes estados. Assim sendo, o estudo pressupõe a análise da inter-relação dos territórios, a sua factualidade histórica, económica, política, social, cultural e religiosa. Sendo o tráfico humano considerado crime, esta dissertação procura mostrar que o caso de algumas crianças talibés, enviadas para estudar o Corão num país vizinho se insere nessa tipologia. Para tal, mostra que essas crianças, com demasiada frequência, são obrigadas a mendigar não apenas para pagamento do seu estudo, mas também como forma de auto-sobrevivência e para a manutenção das instituições e dos respetivos líderes. A realidade analisada nesta dissertação é feita apenas num sentido, ou seja, da Guiné-Bissau para o Senegal, embora também se refira o papel da Gâmbia uma vez que este país pode ser usado como meio de passagem. PALAVRAS-CHAVE Guiné-Bissau; Senegal; Islão; Talibés; Tráfico HumanoItem Na rota de Bruxelas : o caminho da Ucrânia na adesão à União Europeia(2023) Marinho, Ana Sofia da Silva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEm conformidade com uma ordem mundial cada vez mais mutável, a procura pelo lugar como principal potência global é competitiva. Este fenómeno é marcado pelas mudanças políticas e conflitos territoriais crescentes. O mais recente é precisamente a invasão da Ucrânia pela Rússia. O principal foco da investigação são as relações entre a União Europeia e a Ucrânia, a partir do momento em que o país se tornou independente e começou a manifestar o seu interesse pelo Ocidente até ao despertar da guerra. O papel da UE como mediador das relações internacionais e promotor da democracia é cada vez mais relevante e tem um grande peso sobre a Europa Oriental, especialmente quando a Ucrânia demonstra uma grande vontade de adesão. Durante o percurso de afirmação como país não pertencente à União Soviética, a Ucrânia acompanhou-se de alguns obstáculos, mais especificamente de duas revoluções e dinâmicas políticas complexas, nas quais a corrupção perdurava. A UE tentou cumprir o seu papel no que diz respeito à Política Europeia de Vizinhança (PEV) englobando a Ucrânia nos mais diversos acordos e parcerias até este obter o estatuto de país candidato. Não obstante e durante esse período ocorreram múltiplos apelos para que a PEV fosse alvo de reformas para mudar a estratégia europeia. Com o pesar da guerra, a UE viu-se obrigada a afirmar-se como um ator geopolítico e redefinir-se geopoliticamente em todas as suas vertentes, sendo que o compromisso da Ucrânia igualmente fundamental para que a adesão seja realizada da forma mais pacífica possível enquanto a Rússia insiste em recuperar o seu território. Palavras-chave: União Europeia; Ucrânia; geopolítica; guerra; Europeização.Item Narrativa confucionista como instrumento diplomático da China para a iniciativa faixa e rota : a disseminação do modelo autoritário chinês?(2023) Neves, João Ricardo Rodrigues; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO intuito da presente investigação consiste em desmistificar a narrativa pacífica confucionista subjacente à diplomacia política, económica e comercial da Iniciativa Faixa e Rota (IFR). As pretensões hegemónicas e ambições estratégicas da China com a IFR, assim como o confucionismo como mecanismo de persuasão dos Estados integrantes, já foram objeto de estudo. O nosso contributo original consiste em demonstrar que a narrativa confucionista não serve apenas como fundamento para o pacifismo da iniciativa chinesa: a narrativa confucionista é, per se, um projeto autoritário, e a IFR, a materialização do mesmo. Acreditamos que a nossa investigação é importante para compreender melhor não só a IFR como um instrumento de diplomacia política, comercial e económica, mas sobretudo como um mecanismo de exportação do modelo autoritário chinês a nível internacional. Recorremos à análise documental qualitativa de artigos científicos, livros e discursos oficiais, para fundamentar o objeto e objetivos da nossa dissertação. Palavras-chave: autoritarismo; Iniciativa Faixa e Rota; confucionismo; TianxiaItem "E a palavra se fez carne" : a influência de Paulo Freire nos museus e na museologia(2023) SOTO, MOANA CAMPOS; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNesta tese iremos abordar um tema que, apesar de ser apontado como central pelos principais atores do campo da Sociomuseologia ainda não recebeu um estudo aprofundado: identificar e sistematizar o papel do educador Paulo Freire nos museus e na Museologia, estabelecendo as influências teóricas diretas e reconhecendo as diretrizes socioeducativas para a construção de uma teoria e prática museológica voltada para o exercício consciente da cidadania. A Pedagogia freireana em grande medida tem sido esteio para a Sociomuseologia, os escritos sobre esta têm vindo a pontuar a relação ou mesmo a influência de Paulo Freire na formulação de seus conceitos e paradigmas, basta um olhar mais atento para perceber as presenças do pensamento freireano na Sociomuseologia, seja no discurso ou na sua práxis. Não apenas em extensão a obra de Paulo Freire irá se integrar, como ainda há espaço para o aprofundamento e a intensificação de sua utilização no campo dos museus e da(s) Museologia(s). Possibilidades que se afirmam e confirmam a cada dia, com a tônica da função educativa dos museus, onde essa é cada vez menos uma atividade exclusiva de uma seção específica, mas está integrada potencialmente em todas as atividades dos museus, sendo não mais apenas um instrumento auxiliar da educação formal, mas um espaço de educação permanente, ao longo da vida, voltada à cidadania e ao respeito da diversidade cultural, uma teoria e prática museológica comprometida com a comunidade, com o exercício consciente da cidadania e de corte freireano. Uma Pedagogia radical, crítica e dialógica agrega uma nova perspectiva à Sociomuseologia no seu campo teórico-aplicado, conduzindo-a ao esperançar num processo de aprendizagem comprometido com a vida. Palavras chaves: Sociomuseologia– Paulo Freire – Educação – Cidadania – EsperançarItem A influência das lideranças neopentecostais e a sua repercussão em Portugal(2023) Oliveira, Carlos Alberto Rodrigues de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEsta dissertação investiga o efeito da influência projetada por algumas lideranças Neopentecostais desde 1974 após a instalação do Neopentecostalismo em Portugal. Contudo, é necessário olhar primeiro para o Pentecostalismo e os seus fluxos essenciais de desenvolvimento, bem como para o Movimento Carismático posterior. É necessário que este estudo se baseie na história dos dois movimentos acima mencionados a nível mundial; isto porque o Neopentecostalismo em Portugal tem a sua base nestes movimentos religiosos internacionais. A importância da Revolução dos Cravos em abril de 1974 e a abertura à liberdade proporcionaram a entrada de novas ideias em Portugal, abrindo assim a possibilidade a novas posições de pensamento e atitude, bem como a várias sensibilidades religiosas que até então eram proibidas no país. Este acontecimento histórico provocou uma mudança de cosmovisão na sociedade portuguesa, a aceitação de outras tendências do pensamento, bem como o estabelecimento de outras correntes religiosas das quais o neopentecostalismo faz parte. Contudo, a recolha de informação relevante para informar esta dissertação tornou-se difícil devido à escassez de dados credíveis disponíveis, bem como à relutância dos líderes neopentecostais em fornecer declarações nas entrevistas necessárias por serem consideradas importantes para a investigação. PALAVRAS-CHAVE: Pentecostal, Carismático, Neopentecostal, Prosperidade, Autoproclamados líderes neopentecostais