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Item Novos Desafios para a Museologia Social(MINOM, 01/06/2016) Leite, Pedro PereiraA pergunta “para que servem os museus?” pode parecer irrelevante. Afinal todos sabemos o que é um museu. Para uns a resposta mais simples é que o museu é um edifício, onde há certos objetos de valor, e que pode ser visitado em certas condições; para outros, o museu já será equipamento de natureza cultural, onde se apresentam colecções de objetos raros e importantes para a história, e que devem ser visitados para fins de lazer ou aprendizagem. De qualquer modo museus são em regra edifícios bem definidos num local, seguro e vigiado, onde encontramos uma história ilustrada através de certos objetos, e que deve ser conhecida por quem o visita o museu. Será isso para que serve um museu? Sim, um museu pode ser isso, mas também pode ser muito mais. E esta questão do “pode ser” é a dimensão poética que a Museologia Social tem vindo a defender e que agora faz parte das Recomendações da UNESCO sobre a “Proteção e Promoção dos Museus, Colecções, da sua Diversidade e da sua função na sociedade”Item Museologia e Inovação Social(01/12/2014) Leite, Pedro PereiraThe article aims to analyze the relationship between social museology and social innovation. From the question of what is the museology should propose to read the major transformations taking place in contemporary societies, we seek to articulate the challenges of building an innovative museology. From the social museology as proposed meeting, we analyze the possibility of building social inclusion, the production of inclusive narratives and creation opportunity emancipatory initiatives in the field of social entrepreneurship.Item A Árvore da Palavra(MPPM, 02/06/2012) Leite, Pedro PereiraA Museologia e os Processos de Resolução de Conflitos. Proposta metodológica da museologiaItem The Economic and Racial Implications of the Globalization of Knowledge by Catholic Missionaries in Portuguese India, 16th-18th Centuries(03/10/2012) Souza, Teotónio R. deThe European Missionaries benefitted from the native Asian sources and knowledge providers much more than it is honestly acknowledged.Item Goa: A history of many liberations(Herald, Goa, 12/07/2011) Souza, Teotónio R. deThe Portuguese will not to be the last in the series of foreigners who sought to make Goa their home. The developments of the past fifty years need to be observed and analysed to understand the trend that will make the so-called «post-liberation» history of Goa. Goa’s history should be more dispassionately viewed as made up of many «liberations», and more may follow.Item “The Voiceless in Goan Historiography”(Oxford University Press, Bombay, 1981) Souza, Teotónio R. deThis essay was presented at the first Seminar on Indo-Portuguese History (ISIPH-I) organized in Goa by Rev. Dr. John Correia-Afonso, S.J. in November 1978. It represented a call for a critical revision of Goan historiography in the post-colonial era, following Goa's liberation and the 25th April 1974 change in Portugal. The essay was a sort of manifesto and definition of research plan for the newly established Xavier Centre of Historical Research. The article surveys critically the documentary sources little tapped until recently. Includes the first ever analysis of the records relating to the Pastoral Visits in Goa, a prized source of information for the socio-economic history of Goa in the 19th century.Item Sem sonho não há museologia(Edições Universitárias Lusófonas, 1994) Chagas, Mário de SouzaSem energia e luta renovadoras não há sonho. Sem sonho não há museologia. Os textos aqui apresentados reúnem sonhos, energia e luta, e não se furtam do confrontamento com o real. Com velocidade aproximada da velocidade do sonho Mário Moutinho (arco de surpresas) surpreendeu-me com a proposta de publicação dos textos utilizados no Seminário "Novos rumos da Museologia", promovido pelo Centro de Estudos de Sócio- Museologia Da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa). Proposta feita, aceita e concretizada. O que, no entanto, para além de uma mesma autoria, para além do fato de terem sido utilizados num mesmo seminário, liga estes textos? Com segurança todos eles são fruto de militância museológica. Alguns a meu ver, têm pose teórica, mas são apenas poesia; outros têm pose poética, ligeira e circunstancial e são teoria e são prática.Item Processo museológico e educação : construindo um museu didático-comunitário(Edições Universitárias Lusófonas, 1996) Santos, Maria Célia Teixeira MouraTextos de maria Célia Moura Santos dedicados à relação Museologia e Educação: As ações que temos desenvolvido nos diversos programas que vimos executando com professores e estudantes de 1o e 2o graus e com os estudantes do Curso de Museologia da UFBA têm-nos conduzido a várias reflexões sobre a preservação do nosso patrimônio cultural e seu relacionamento com o processo educacional. Constatamos de perto que não tem havido uma integração entre educação e cultura no sentido de realizar, através da prática pedagógica no cotidiano da escola, ações efetivas objetivando utilizar o patrimônio cultural como um referencial capaz de suscitar a criatividade, o questionamento, a reflexão e a busca de um novo fazer. Vários são os fatores que têm contribuído para essa desintegração, tanto na área cultural como na área educacional.Item O objeto museal, sua historicidade : implicações na acção documental e na dimensão pedagógica do museu(Edições Universitárias Lusófonas, 1998) Nascimento, RosanaNa literatura consultada, verifica-se que, nos últimos anos, a grande parte das experiências e investigações desenvolvidas na área da Museologia refere-se ao papel do museu centrado na questão da sua dimensão pedagógica, sendo que, em geral, concebe-se essa dimensão, como a mera reprodução dos conteúdos transmitidos em sala de aula, utilizando o espaço do museu e as suas coleções. Salienta-se que, na maioria das vezes, os programas educativos desenvolvidos pelos museus com a rede escolar, não passam de atividades eventuais, ao mesmo tempo em que as ações museológicas de pesquisa, conservação, exposição e documentação, têm sido ineficazes no sentido de fornecer o suporte necessário para a construção de uma nova prática pedagógica. Neste sentido, objetiva-se com a presente pesquisa, analisar e sugerir a possibilidade de realização de uma nova prática pedagógica no museu, através de uma análise de historicidade do objeto museal, que deverá embasar todo o processo documental, entendido como suporte básico para a realização da comunicação no museu. No presente trabalho, considera-se a historicidade a partir das teias de relações que são estabelecidas, através de uma manifestação cultural, isto é, o processo de produção do homem em determinado momento histórico, dando significado ao espaço-tempo do contexto primário e museológico no qual o objeto museal está inserido. (Dissertação de Mestrado defendida no Departamento de Museologia da UFBA).Item Há uma gota de sangue em cada museu : a ótica museológica de Mário de Andrade(Edições Universitárias Lusófonas, 1999) Chagas, Mário de SouzaHá uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário Andrade (M.A.) é uma dissertação de mestrado que aborda o pensamento museológico do autor de Macunaíma através da análise de seus escritos, de sua coleção particular e de suas práticas à frente do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo e do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Três questões orientam a presente dissertação: 1a. Até que ponto as propostas museológicas de M.A. representam consolidação ou rompimento com o pensamento modernista? 2a. Como se colocam na obra de M.A. as questões referentes à identidade nacional e cultura popular? 3a. Sendo o museu um lugar privilegiado de construção de memória, não seria também um baluarte da tradição? Em que sentido um museu pode ser ruptura? Como são tratadas as idéias de coleção e museu pelo poeta modernista? O enfrentamento destas questões, aliado ao entendimento de que a gota de sangue é gota de humanidade e sinal de historicidade presente nos museus, constitui a base desse estudo.Item Musealização da arqueologia : um estudo de modelos para o projeto paranapanema(Edições Universitárias Lusófonas, 1999) Bruno, Maria Cristina OliveiraHá dez mil anos, as áreas correspondentes ao Vale do Paranapanema, São Paulo, têm sustentado diferentes formas de apropriação, transformação e interpretação dos recursos naturais, pelos mais distintos grupos humanos. Inicialmente, os caçadores-coletores ocuparam os terraços marginais e as regiões próximas aos afloramentos rochosos e, nestes locais, deixaram as marcas dos seus acampamentos e de suas oficinas líticas. Marcas que sobreviveram ao tempo e, portanto, testemunham uma vivência cotidiana de homens e mulheres que construíram um universo cultural sabidamente mais complexo. (Tese de Doutoramento de defendida na Universidade de São Paulo)Item Educação e Democracia: Paulo Freire, movimentos sociais e reforma educativa(Edições Universitárias Lusófonas, 2002-05) Torres, Carlos Alberto; O'Cadiz, Maria del Pilar; Wong, Pia LindquistComo todas as obras, também edição portuguesa de Educação e Democracia. Paulo Freire, movimentos sociais e a reforma educativa, de Carlos Alberto Torres, Maria del Pilar O’Cadiz e Pia Lindquist Wong, tem uma história. Seguindo uma boa prática existente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, a nóvel área das Ciências de Educação decidiu proceder a organização periódica de um colóquio científico que permitisse aos seus estudantes, docentes e investigadores o contacto com os trabalhos e as interrogações de investigadores e académicos de outras universidades, portuguesas e estrangeiras, sob uma temática específica. Para o primeiro Colóquio, realizado em Março de 2000, decidiu-se associar os nomes e a obra de dois dos maiores pedagogos da língua portuguesa, Paulo Freire e Rui Grácio, para uma reflexão sobre os caminhos da educação e sobre a possibilidade de uma acção emancipatória no campo educativo.Item Programas museológicos e museologia aplicada : o centro de memória do samba de São Paulo como estudo de caso(Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Neves, Kátia Regina FelipiniFoi com muita satisfação que recebemos o convite para a publicação nos Cadernos de Sociomuseologia, tanto pelo fato de considerá-lo uma importante publicação na área da Museologia em língua portuguesa como, também, pela razão de termo-nos amparado, inúmeras vezes, nas reflexões de profissionais de Portugal no que diz respeito à temática abordada, ou seja, a programação museológica. Embora este trabalho tenha sido inicialmente apresentado como monografia de conclusão das actividades académicas no âmbito do Curso de Especialização em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, realizadas entre os anos de 2001 e 2002, sofreu mínimas alterações. A escolha pelo tema deu-se em virtude das inquietações e reflexões profissionais e discentes no sentido de buscar a experimentação de metodologias passíveis de contribuição às necessidades no campo da Museologia dentro da realidade brasileira. Tem, como estudo de caso, um trabalho de consultoria realizado para a Divisão de Iconografia e Museus do Departamento do Património Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, que consistia em diagnosticar o acervo pertencente à Anhembi visando à implantação do Centro de Memória do Samba de São Paulo. (Monografia apresentada para conclusão do CEAM do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo)Item Ondas do pensamento museológico brasileiro(Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Cândido, Manuelina Maria Duarteste trabalho teve origem a partir da observação da limitada representação da Museologia brasileira na obra “Vagues: une anthologie de la nouvelle muséologie”, organizada por André Desvallées (1992-1994). É uma revisão do pensamento museológico brasileiro com o objetivo de localizar a produção ausente naquela antologia. Como universo para análise, destacamos a obra de seis autores, selecionados pela relevância de sua produção acadêmica e bibliográfica, de suas experiências na aplicação da Museologia e de sua participação na formação profissional em Museologia: Waldisa Russio, Cristina Bruno e Heloisa Barbuy (São Paulo); Maria Célia Santos (Bahia); Mário Chagas e Teresa Scheiner (Rio de Janeiro). (Monografia apresentada Para conclusão do CEAM do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo).Item Os museus escolares nas escolas secundárias portuguesas(Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Santos, Maria Paula Branco Marcelino dosO trabalho de investigação cujos resultados aqui se apresentam, foi realizado como objectivo de caracterizar as escolas secundarias portuguesas relativamente ao seu envolvimento, real ou potencial, em actividades do domínio da museologia. A populacao-alvo inicial era constituída por 472 escolas, das quais foram seleccionadas 86, após contactos telefónicos especificamente estruturados. Esta populacao-alvo final foi então objecto de visitas programadas, acompanhadas por entrevistas a que serviu de orientação um modelo de inquérito especificamente elaborado. O tratamento dos dados assim obtidos conduziu a distribuição dos 86 perfis analisados por 16 categorias. Procedeu-se então a análise comparativa das escolas incluídas em cada categoria, dando ênfase a identificação dos principais factores que condicionam, actualmente, o desenvolvimento da museologia em meio escolar em Portugal.Item Appraisal of urban rehabilitation literature and projects, including a glossary of terms and a preliminary set of indicators characterising LUDA(www.luda-project.net/, 2003-07) Mateus, DiogoItem Report about the scope and distribution of large urban distressed areas in European cities(www.luda-project.net/, 2003-07) Mateus, DiogoItem Appraisal of planning regulations regarding large urban distressed areas in European countries(www.luda-project.net/, 2003-11) Mateus, DiogoItem Preliminary Overview over Requirements Regarding Tools and Methods Derived from LUDA Cases(www.luda-project.net/, 2003-11) Mateus, DiogoItem Relatório do Centro de Estudos do Género : da relação ao trabalho, do trabalho ao contrato social, projecto 36474/POCTI, Fundação para a Ciência e Tecnologia(Edições Universitárias Lusófonas, 2004) Santana, Vera; Centro de Estudos do GéneroWith the Project “From Relation to Work and from Work to the Re-Invention of Social Contract” the CEG – Centro de Estudos do Género (Gender Studies Center) aims at developing in Portugal an area of “Gender Sociology” in the University. In order to achieve this goal, the CEG promotes research on the question of the construction of a new social contract based on categories that emphasize the social “relation” in opposition to the male and other modern economic categories. The role of women is considered fundamental for this reconstruction which moves the CEG to investigate about Social Gender Relations, taking up the following three issues: “The Love Discourse”, “Gender and Structures of Decision” and “Conciliation Work/ Family”. They represent aspects that are intimately related. The results of each aspect empower the other two, and should permit in due course of time a comparison of the results and theoretical framework.