Fluxos e Riscos : Revista de Estudos Sociais vol. 2 nº 01 (2017)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Fluxos e Riscos : Revista de Estudos Sociais vol. 2 nº 01 (2017) por data de Publicação
A mostrar 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A literature review about acculturation on the American Anthropologist : reduced version(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Castro, Joaquim Filipe; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoThe research accomplished a literature review about acculturation on the earlier American Anthropologist journal. Acculturation research appeared on the North American Anthropology; later came to Sociology and Psychology. The main models to approach acculturation followed the historical evolution of the North American culture, and the earlier research barely considered the main dimensions of the acculturation concept. Assimilation and, in a lesser degree, fusion were the preferred models during colonial and imperial times, and American Indigenous were the main researched cultural group. Acculturation was approached as type of cultural influences, and Indigenous cultural change was the main concern. Yet, interaction and learning were not the main concerns. The multicultural model appeared already in the earlier literature, yet it was related to fusion. A investigação realizou uma revisão da literatura acerca da aculturação na revista American Anthropologist. A investigação acerca da aculturação surgiu nos primórdios da Antropologia norte-americana e, mais tarde, na Sociologia e na Psicologia. Os principais modelos da abordagem da aculturação seguiram a evolução histórica da cultura norte-americana e a investigação inicial quase que não considerou as dimensões fundamentais do conceito da aculturação. Assimilação e, num grau menor, a fusão foram os modelos preferidos durante as épocas coloniais e imperiais, e os indígenas americanos foram o grupo cultural mais investigado. A aculturação foi abordada como tendo apenas uma direção de influências culturais, e as mudanças culturais nos indígenas constituíram-se como a problemática fundamental. Contudo, a interação e a aprendizagem não se constituíram como problemáticas fundamentais. O modelo multicultural já tinha surgido na literatura inicial. Contudo, nos artigos iniciais relacionava-se com a fusão.Item D. Inácio de Santa Teresa e o movimento jacobeu(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Mendes, José Maria; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEnquanto arcebispo de Goa, D. Inácio de Santa Teresa foi acusado de jansenista e jacobeu pelos Jesuítas. E, com base na afirmação de que "as boas obras em pecado são abominação para Deus", proferida num sermão da semana santa, foi denunciado ao Tribunal do Santo Ofício. Considerou-se inocente da acusação que lhe foi feita e acabou por ver a sua inocência reconhecida pelo Papa. O que foi afinal o Jansenismo? Na sequência da Reforma de Lutero, assistiu-se ao surgimento de movimentos que, de uma ou de outra forma, advogavam o retorno da Igreja à sua pureza original. Um deles foi justamente o Jansenismo que em Portugal se confundiu com a Jacobeia. Procurou-se no texto, assinalar as origens deste movimento religioso de modo a contextualizar-se a sua presença em Portugal. D. Inácio de Santa Teresa foi um dos pilares desse movimento, que integrou um grupo de figuras gradas da Igreja e que acabou por enredar-se num conflito de consequências demolidoras. Esse conflito teve duas vertentes distintas: A primeira parte, que vai até 1748, tem como motivo essencial, uma disputa teológica, que se desvanece com uma intervenção papal; a segunda assume características políticas em que se destacam as figuras do Marquês de Pombal e de D. Miguel da Anunciação, bispo de Coimbra, e que teve consequências trágicas.Item Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Bracons, Helia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO principal objetivo deste trabalho visa percecionar o papel e o trabalho do supervisor pedagógico, bem como do supervisor institucional no processo de formação dos estudantes de Serviço Social. Procurámos indagar as conceções dos estudantes finalistas da licenciatura em serviço social. Os estudantes foram sujeitos a um guião de entrevista sobre supervisão pedagógica, a importância do estágio no processo de formação, as principais competências do orientador tutorial e institucional e o papel do supervisor pedagógico numa pedagogia para a autonomia. As conclusões permitem verificar que a orientação tutorial adquire um papel ativo de interação, partilha e mediação entre o professor e o aluno e a relação e interação partilhada com o orientador institucional é a via privilegiada de conhecimento e de aperfeiçoamento na formação em serviço social.Item Integração regional da Guiné-Bissau na CDEAO e adesão à UEMOA(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Costa, António Augusto Teixeira da; Silva, Ana Lorga da; Sambú, Malam; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO principal problema com que se deparam as economias de muitos países em desenvolvimento, em particular da Guiné-Bissau, é a forte dependência de endividamento para financiar o seu orçamento, nomeadamente os investimentos. A Guiné-Bissau ocupava em 2013 a 15ª posição no ranking de 178 países, elaborado pelo Fragile Sates Index, podendo assim afirmar-se que se trata de um Estado com inúmeras fragilidades. O golpe de Estado ocorrido em abril de 2012 acentuou estas fragilidades e provocou um retrocesso dos progressos realizados nos anos anteriores e que tinham em vista a melhoria das politicas macroeconómicas e das suas perspetivas. Tendo a crise política, associada a este acontecimento, afetado negativamente os desenvolvimentos económicos do país. Neste texto faz-se uma reflexão sobre a contribuição da integração da Guiné-Bissau na CEDEAO e adesão à UEMOA neste contexto.Item Feminilidade e preconceito de gênero no futsal : a perspectiva de atletas brasileiras(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Mascarin, Rafaela Bevilaqua; Oliveira, Flávia Volta Cortes de; Marques, Renato Francisco Rodrigues; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA participação feminina no esporte é, historicamente, permeada por manifestações de discriminação e preconceito. O futsal, assim como o futebol, caracteriza-se como um espaço de reserva masculina no Brasil. O objetivo deste estudo foi investigar as percepções de jogadoras de alto rendimento de futsal sobre a participação feminina nesta modalidade esportiva. Foram realizadas entrevistas com 13 jogadoras de uma equipe do interior do Estado de São Paulo, Brasil, e os dados produzidos e analisados através do método Teoria Fundamentada. O estudo aponta que ainda há preconceito com a mulher que joga futsal, tanto da família e da escola, como do público feminino. O patrocínio destacou-se como importante modo de diferenciação, além da luta contra um estereótipo masculinizante diretamente ligada à busca por uma imagem positiva da equipe. Mesmo que esses valores estejam em processo de mudança, barreiras sociais ainda precisam ser derrubadas para que haja maior legitimação do esporte feminino.Item O estudo das práticas financeiras na época moderna: exigência de uma cultura convergente(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Cruz, Maria Leonor García da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAo abordar o tema das práticas financeiras na Época Moderna, pode perspectivar-se a análise sob o ângulo da história económica ou da sociologia fiscal. Não faltarão, contudo, factores condicionantes sob o ângulo da contabilidade, do direito, da política e mentalidades, da história da arte e da espiritualidade. As fontes de informação da época (textuais/pictóricas) obrigam a metodologias de inquérito e a comentários próprios cujos resultados contribuirão, numa conjugação de esforços interdisciplinares, para um estudo mais aprofundado do tema. Demonstra-se neste artigo como o investigador, face a extensa bibliografia e fontes de tipologia variada, se deve colocar na encruzilhada de vários saberes para pesquisar e esclarecer o estudo do dinheiro e das suas representações, do crédito, dos mercadores e dos mercados, dos agentes de cobrança de impostos, dos poderes políticos e das avaliações sociais, inventariando, enfim, e percorrendo uma série de tópicos de reflexão necessários ao esclarecimento das matérias a analisar.Item Espiritualidade e ciências sociais: um olhar do serviço social(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Duarte, Cristina Paula Pereira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA reflexão em torno das Ciências Socias e a construção do pensamento em volta desta temática vem já de longo tempo. Numa análise isolada, sem reduzir o social ao individual, verificamos que, se as Ciências Sociais estão ao serviço da condição humana, o mesmo acontece com o Serviço Social. Sedas Nunes refere que a realidade por elas estudada é uma só: a condição humana (cf. Nunes 1987). Nesse sentido, as atividades humanas estão condicionadas ao facto dos homens viverem juntos (cf. Arendt, 2009), num processo de interação e interdependência onde os aspetos históricos, sociais, antropológicos, psicológicos, físicos, espirituais podem congregar ou afastar os indivíduos. O Serviço Social bebe de diferentes saberes das Ciências Sociais e a sua atuação é com e no sujeito holístico. Nesse sentido, qual poderá ser hoje o contributo do Serviço Social no quadro das Ciências Sociais, partindo de um modelo de intervenção holístico, onde se atende a integralidade da pessoa, incluindo a espiritualidade?Item Algumas intersecções disciplinares na recuperação da geografia da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Canosa Rodrigues, Afonso Xavier; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA geografia da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto tem sido abordada desde aproximações interdisciplinares com a intenção de reconstruir itinerários e cenários. Nenhuma obra conseguiu, de momento, referenciar toda a geografia da Peregrinação para todas as áreas. Neste artigo descreve-se mais um contributo que combina técnicas do Processamento da Linguagem Natural (PLN) com Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para elaborar um novo índice de entidades geográficas mencionadas. A partir da análise comparada de obras especializadas, principalmente no domínio da história e da geografia histórica, o índice oferece uma georreferência exata para todas as localidades que, sendo conhecidas previamente, não apresentam contradição com a descrição dada por Pinto. Configuramos um modelo em que cada entidade é classificada segundo um tipo geográfico físico ou administrativo e ligada com um holónimo na relação Parte_de à qual pertence. A taxonomia resultante é processada numa ontologia e guardada junto de dados adicionais do corpus numa base de dados relacional. Ilustram-se os métodos e resultados com exemplos, descrevem-se os produtos finais e conclui-se ser necessária uma maior análise interdisciplinar para mais desenvolver as georreferências relativas.