ECATI - Dissertações de Mestrado
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ECATI - Dissertações de Mestrado por data de Publicação
A mostrar 1 - 20 de 594
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Urbanismo e Pobreza - Caso prático da Ameixoeira(2007) Rodrigues, António Filipe Monteiro dos Santos Vieira; Moutinho, Mário, orient.Neste trabalho, após um relembrar de conceitos e da descrição das dimensões da pobreza e suas várias concepções, procurou-se retratar a zona da amostra, fazendo-se ainda um levantamento da qualidade urbanística e dos equipamentos mais significativos e aferindo-se do êxito, ou não, das políticas de habitação introduzidas, para se concluir pela proposta de soluções adequadas à situação.Item Proposta para um indicador global de avaliação da sustentabilidade ambiental de empreendimentos (IGSA)(2008) Coelho, Adoniran Martins; Levy, João Torres de Quinhones, orient.O desenvolvimento urbano desordenado é, actualmente, considerado um problema grave para a sustentabilidade ambiental global em Portugal. Alguns dos efeitos mais frequentes deste crescimento, traduzem-se em perturbações ou alterações ambientais, muitas vezes, irreversíveis. Em Portugal, o crescimento imobiliário tem gerado milhões de euros em investimentos, e criado milhares de postos de trabalho. Prendendo-se nesta questão, vê-se que este crescimento tem trazido a vista várias questões quanto à sustentabilidade deste crescimento imobiliário. Desta forma, têm surgido vários empreendimentos com o conceito de empreendimentos sustentáveis, sem haver uma metodologia clara quanto à avaliação desta sustentabilidade. Neste sentido colocam-se em causa algumas questões: será que estes empreendimentos são sustentáveis? E se são, como medir essa sustentabilidade? E por último, como podem ser avaliados? Um bom exemplo, desta questão, têm sido os vários projectos aprovado recentemente, muitos destes abrigados pelo sistema PIN, que têm suscitado inúmeras questões quanto seu impacte ambiental. Destes projectos aprovados, 29 projectos afectam áreas classificadas com estatuto de protecção ambiental, gerando várias incertezas por parte da sociedade civil. Diante desta problemática, é proposto neste trabalho o Índice Global de Sustentabilidade Ambiental, apoiado no modelo Força Motriz – Pressão – Estado – Impacto – Resposta, que poderá ser uma ferramenta de grande valia no apoio ao licenciamento de empreendimentos imobiliários. Este indicador tem como objectivo avaliar globalmente desempenho ambiental do empreendimento, a ser licenciado, em termos das medidas e das políticas ambientais.Item O Imobiliário, a qualidade Urbanística e o sector financeiro(2008) Araújo, Luísa Manuela Soares; André, Isabel Margarida, orient.A consciencialização dos problemas existentes no espaço urbano, levou ao aparecimento de novos paradigmas de actuação, materializando-se em novos modos de concepção e intervenção no território urbano, como forma de se alcançar um desenvolvimento e crescimento urbano mais sustentável e equilibrado. Permitindo, igualmente, gerar e reforçar sociabilidades de proximidade e humanizar a cidade. O papel da governança urbana associado à criação de parcerias privilegia o contributo dos cidadãos e das suas formas de organização colectiva, em aliança estratégica com os sectores públicos e privado, na construção de respostas inovadoras e mais eficazes no processo de gestão e de desenvolvimento urbano. A participação forte de entidades financeiras nas parcerias público-privadas, aumenta a necessidade de sensibilizar este sector para a preocupação urbanística que deve existir na avaliação de projectos de cariz imobiliário. Apesar da grande diversidade de significados ligados ao conceito de qualidade urbana, é importante, contudo, identificar alguns dos factores que a podem promover, bem como, o modo de os poder avaliar/medir.Item Os talentos nas organizações(2010) Falagueira, Laura; Jesuíno, Jorge Correia, orient.O estudo sobre o conceito do talento revela-se pertinente no enquadramento competitivo socioeconómico actual, com o objectivo de elucidar e orientar os profissionais que estejam interessados a entender quais as exigências do mundo laboral e da utilidade na sociedade, bem como de minimizar os obstáculos dos caminhos que não se vêm as metas; o rio chega ao mar a contornar os obstáculos e não a forçá-los. Foi efectuada pesquisa bibliográfica sobre principais conceitos de talento, as características genéticas e quais os factores impulsionadores que geram sentimento para ter vontade de seguir determinado caminho. Foram realizadas entrevistas a profissionais sobre o conceito de talento e os seus comportamentos e foram referidas as características dos seus percursos profissionais e as suas aptidões. Como suporte, o estudo refere a técnica da entrevista semi estruturada, optando pela análise de conteúdo de Laurence Bardin. Como conclusões principais, é necessário, o sentimento, o grande impulsionador para percorrer um caminho que aos olhos dos outros se torna um sacrifício, os atributos genéticos são também características que sustentam a mais valia face ao talento. Não é suficiente descobrir qual a chave da porta para poder entrar no caminho certo, porque o caminho faz-se caminhando. É necessário fluir, caminhar sempre. A este percurso chama-se talento.Item Morfologia dos espaços públicos dos centros comerciais(2010) Cláudio, Sara do Nascimento; Moutinho, Mário, orient.O trabalho de investigação baseia-se numa análise morfológica dos espaços privados de uso colectivo, dos elementos que compõem a paisagem urbana e contribuem para a sua distinção. Os casos de estudos são os centros comerciais e a metodologia baseia-se no estudo Desenho Urbano – elementos de análise morfológica presente no número 5, ano III de 2007, da Revista da Universidade Lusófona Malha Urbana. Pretende-se que este trabalho possa servir para alertar para a necessidade de actualização do espaço público às novas realidades, que possa acompanhar as mudanças sociais e culturais, servindo de referência na elaboração do projecto de espaço público; que motive não só posteriores investigações do tema, como influencie uma mudança na percepção dos espaços urbanosItem Desenvolvimento, testes e qualidade de software(2010) Ferreira, Ricardo Sequeira; Santos, Nuno Manuel Garcia dos, orient.Hoje em dia o software tornou-se num elemento útil na vida das pessoas e das empresas. Existe cada vez mais a necessidade de utilização de aplicações de qualidade, com o objectivo das empresas se diferenciarem no mercado. As empresas produtoras de software procuram aumentar a qualidade nos seus processos de desenvolvimento, com o objectivo de garantir a qualidade do produto final. A dimensão e complexidade do software aumentam a probabilidade do aparecimento de não-conformidades nestes produtos, resultando daí o interesse pela actividade de testes de software ao longo de todo o seu processo de concepção, desenvolvimento e manutenção. Muitos projectos de desenvolvimento de software são entregues com atraso por se verificar que na data prevista para a sua conclusão não têm um desempenho satisfatório ou por não serem confiáveis, ou ainda por serem difíceis de manter. Um bom planeamento das actividades de produção de software significa usualmente um aumento da eficiência de todo o processo produtivo, pois poderá diminuir a quantidade de defeitos e os custos que decorrem da sua correcção, aumentando a confiança na utilização do software e a facilidade da sua operação e manutenção. Assim se reconhece a importância da adopção de boas práticas no desenvolvimento do software. Para isso deve-se utilizar uma abordagem sistemática e organizada com o intuito de produzir software de qualidade. Esta tese descreve os principais modelos de desenvolvimento de software, a importância da engenharia dos requisitos, os processos de testes e principais validações da qualidade de software e como algumas empresas utilizam estes princípios no seu dia-a-dia, com o intuito de produzir um produto final mais fiável. Descreve ainda alguns exemplos como complemento ao contexto da tese.Item Aplicações do marketing na cultura: estratégias de captação e fidelização de públicos: o caso do cinema-Teatro Joaquim d'Almeida (Montijo)(2010) Póvoas, Sara Cristina Coelho; Flores, Victor, orient.O presente trabalho salienta a importância da aplicação do Marketing às instituições culturais, nomeadamente como veículo de captação e fidelização de públicos. Nesse sentido, foi estudado o Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, no Montijo, tendo sido realizada uma análise mais geral da programação, comunicação e públicos desde a sua reabertura em 2005 como equipamento cultural municipal e uma análise mais aprofundada da última temporada do mesmo, correspondente ao ano de 2009-2010. Pretende-se assim com este trabalho salientar a importância da aplicação do marketing à cultura através da investigação do objecto de estudo supracitado e consequente análise e sugestão de estratégias para melhoria da relação entre a referida instituição e os seus públicos. O marketing revela-se assim essencial para a construção desse relacionamento, satisfazendo cada vez mais os consumidores e simultaneamente beneficiando a instituição.Item O conceito de valor para o consumidor : uma análise sob a óptica da metodologia Laddering(2010) Monteiro, Duarte Nuno Pereira; Jesuíno, Jorge Correia, orient.O constructo de customer value é aquele que melhor explica o comportamento do consumidor, uma vez que o seu objectivo é o de entender como os consumidores traduzem os atributos e consequências do uso de um produto em valores pessoais relevantes. A metodologia laddering, que tem como base a teoria das cadeias meios-fim, é um elemento teórico que se considera consistente para estabelecer a relação entre os atributos e os valores do consumidor. Esta dissertação pretende demonstrar a exequibilidade da metodologia laddering em estudos sobre o valor para o consumidor, percebendo quais são as vantagens e limitações do seu uso. É conclusivo que este método, através da construção de cadeias A-C-V, proporciona elementos de estudo que permitem a visualização de hierarquia de valores produzida pelos consumidores, função dos critérios de escolha destes durante e após um processo de compra. A aplicabilidade desta metodologia na perspectiva do valor para o cliente, permite a utilização dos seus resultados num conjunto de áreas específicas do marketing, das quais destacamos a segmentação e análise de mercado, a avaliação do posicionamento de produtos e marcas, a avaliação da publicidade e o desenvolvimento de estratégias de comunicação.Item Aplicação do modelo SYMLOG : estudo de caso num serviço de imagiologia(2010) Afonso, Cecília Patrícia Amaral; Jesuíno, Jorge Correia, orient.O presente estudo incidiu na observação sistemática duma equipa profissional em contexto hospitalar com vista a identificar as dinâmicas relacionais intra-grupo, e em particular as relações entre chefe e colaboradores. Da população que constitui o serviço de imagiologia do hospital estudado, foi seleccionada , por conveniência , uma amostra de 11 técnicos de radiologia. Como instrumentos de recolha de dados, utilizámos a escala de comportamentos SYMLOG, com o objectivo de classificar a frequência com que os vários tipos de comportamentos são demonstrados ou executados pelos indivíduos que constituem o grupo observado , e a escala LMX-7 afim de percepcionar de que forma os resultados obtidos poderão estar implicados na dimensão de Orientação para a Tarefa, observado no Diagrama de Campo do Grupo. Os resultados obtidos sugerem que o grupo de técnicos de radiologia é moderadamente coeso, observando-se contudo algumas tensões na relação com o chefe formal. Ainda neste contexto, foi possível identificar no grupo em estudo, os principais tipos de liderança exercida pelos chamados 'líderes emergentes'Item Aspectos documentais da mise en scène do filme – Aguarde! Por Favor(2010) Cravidão, Tiago Delgado; Cordeiro, Edmundo, orient.Este trabalho reflecte sobre a definição de cinema documental a partir da experiência de montagem do filme – Aguarde! Por favor. Parte assim do ponto de vista do montador para, com as suas ferramentas discursivas, reactualizar aquela discussão em torno das ideias de homeostasia, escala e resistência.Item Reposicionamento da marca Portugal(2010) Lopes, Eugénia Maria Gama das Neves Silva; Estrela, Rui, orient.A Marca de um País também vende. A imagem de um País é nos dias de hoje um activo muito importante para a sua economia. Uma marca é uma promessa feita ao consumidor, é o ponto de referência de todas as impressões, positivas e negativas adquiridas ao longo do tempo. O Marketing é a ferramenta que deverá percepcionar, estudar e apresentar factores de diferenciação, mostrar e convencer os consumidores das qualidades de um produto ou serviço. A realidade impõe uma atenção especial ao tema e a Marca Portugal teve um boom de programas de desenvolvimento e de promoção a partir dos anos 90 do séc. XX. O responsável pela gestão da Marca Portugal é o Governo, através da AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que tem como missão aumentar a notoriedade de Portugal, dinamizando o investimento estruturante e a internacionalização das empresas, criando condições competitivas e estimulando a exportação no Mercado Global, diversificando a oferta dos produtos e os Países de Destino. A falta de estratégia e os planos mal sucedidos, são alguns dos erros apontados à gestão da Marca Portugal, mas é determinante assumir claramente que a assumpção da Marca e o seu Reposicionamento é um vector estratégico para o desenvolvimento do País. Portugal tem boas referências, na indústria, nos serviços, tem produto, que podem ajudar a promover a imagem global de Portugal e contribuir para o aumento das receitas, seja das exportações, do Turismo ou do Investimento Estrangeiro. Portugal precisa de um Plano de Marketing e de uma entidade gestora de Marca, que garanta uma gestão eficaz da Marca Portugal, integrada e articulada com todos os produtos e serviços estratégicos para a exportação ou para o consumo interno. Esta dissertação apresenta um Modelo de Reposicionamento da Marca Portugal que agrega todos os pontos positivos que Portugal possui, como, a sua capacidade de vendas, o seu potencial para se investir, o que há para ser visitado, e desenvolve um programa sério e transversal que promova Portugal no estrangeiro e que atraia investidores e visitantes.Item Turismo em São Tomé e Príncipe: realidade ou utopia?(2010) Afonso, Amândio da Gama; Loureiro, Sandra Maria Correia, orient.O turismo em São Tomé e Príncipe foi eleito como objecto de estudo desta investigação que tem como intenção principal explorar como este sector tem vindo a responder aos actuais desafios propostos pela Organização Mundial do Turismo – OMT, no que respeita à melhoria da qualidade de vida da população. Os resultados demonstram que os sectores implicados, quer públicos, quer privados, têm a concepção da importância do turismo, mas apresentam dificuldades na operacionalização do mesmo, muito particularmente o Estado. Além da falta de informação e de apoio, o Estado não possui instrumentos de gestão que incentivem o desenvolvimento harmonioso do turismo no país, apesar de esta questão estar presente nas suas directrizes estratégicas. Sendo assim, a pesquisa demonstrou uma grande distância entre o discurso e a prática na procura pelo turismo. Percebe-se que os sectores públicos têm vindo a praticar acções pontuais que resultam em pouco ou nenhum desenvolvimento do turismo e em pouca visibilidade na mudança das condições de bem-estar das comunidades são-tomenses. Pode dizer-se que o país ainda não conta com o turismo para alcançar o desenvolvimento, não apresenta uma actuação que possa ser caracterizada como bem sucedida no que se refere às dimensões social, cultural e económica.Item O videoclipe victimless crime e as imagens nos videoclipes(2010) Carvalho, Flávia Bastos de; Viveiros, Paulo, orient.No âmbito do Mestrado em Estudos Cinematográficos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, propôs-se a concretização de um Projecto-Tese na área do videoclipe. O projecto consiste na produção, realização e edição de um videoclipe. Victimless Crime é o nome da música, criada durante o ano de 2009 e lançada em Maio de 2010, da banda pop lisboeta Soulbizness. O resultado é um videoclipe com a duração de três minutos e vinte e seis segundos, que entende a possibilidade de uma utilização real. Na componente teórica procede-se ao estudo do videoclipe enquanto formato audiovisual e suas especificidades. Segue-se a análise de Victimless Crime, através do Modelo de Análise proposto por Francisco J. G. Tarín, assente em três vectores essenciais: Análise Textual; Análise de Recursos Expressivos e Narrativos; e Interpretação.Item Contributos para um modelo de maturidade em sistemas de gestão de conteúdos audiovisuais(2011) Faria, Eduardo Jorge Beça; Rogado, José, orient.A convergência das Tecnologias de Informação, das Telecomunicações e dos Media tem criado novas oportunidades de Negócio, mas também proporciona desafios. A digitalização dos sinais, que permite a integração destas tecnologias num ambiente comum, implica mudanças drásticas nos equipamentos e também nos métodos de funcionamento. A substituição das ferramentas tradicionalmente utilizadas na indústria dos Audiovisuais, por sucedâneos baseados em Tecnologias de Informação e Redes de Dados, definiram arquitecturas para suportar conteúdos com diferentes características e modos de acesso, que requerem enormes mudanças nos processos de produção e difusão. Para a implementação desta estratégia, torna-se necessária uma avaliação global da situação das Tecnologias e dos Sistemas de Informação nas organizações. Os Modelos de Maturidade constituem um valioso instrumento para determinar a situação das organizações num dado momento e, antecipando as mudanças originadas pela introdução de novas tecnologias, para o estabelecimento dos procedimentos necessários na progressão para estágios mais avançados. Assim, este trabalho pretende ser uma contribuição para um Modelo de Maturidade dos Sistemas de Gestão de Conteúdos Audiovisuais no contexto do ciclo de vida dos objectos destes sistemas.Item A letra e o gesto : estruturas linguísticas em Língua Gestual Portuguesa e Língua Portuguesa(2011) Martins, Tânia Margarida Marques de Mendonça; Guerreiro, Augusto Deodato, orient.A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é desde 1997, ano em que foi reconhecida na Constituição da Republica Portuguesa, a língua oficial da comunidade surda em Portugal. Esta língua manifesta-se como língua natural da pessoa surda sendo utilizada como forma de expressão e comunicação e produzida através de um canal espácio-visual. O contato entre a LGP e a Língua Portuguesa (LP), duas línguas supõe, necessariamente influências e contaminações linguísticas. Apesar de a Língua Gestual Portuguesa ser um idioma de modalidade espácio-visual e a Língua Portuguesa se codificar na oralidade, é frequente encontrar-se em produções escritas de pessoas Surdas, utilizadora da LGP, erros que resultam da interferência linguística. O objetivo deste trabalho é reflectir e aprofundar o conhecimento explícito e reflexivo da LGP, através de uma abordagem comparatista, aprofundando e investigando as competências metalinguísticas que os utilizadores têm como ferramenta de acesso ao conhecimento da sociedade alargada. Para isso, vamos procurar aferir as competências literácitas da pessoa surda, através da interpretação de um texto escrito e, num segundo momento, reflectimos sobre a estrutura linguística da LGP, sobretudo, na sua componente sintática e morfológica.Item Gestão e trabalhadores do conhecimento em Tecnologias da informação (UML)(2011) Borges, Luís Miguel Freire Machado; Rogado, José, orient.O conhecimento existe desde sempre, mesmo num estado latente condicionado algures e apenas à espera de um meio (de uma oportunidade) de se poder manifestar. O conhecimento é duplamente um fenómeno da consciência: porque dela procede num dado momento da sua vida e da sua história e porque só nela termina, aperfeiçoando-a e enriquecendo-a. O conhecimento está assim em constante mudança. À relativamente pouco tempo começou-se a falar de Gestão do Conhecimento e na altura foi muito associada às Tecnologias da Informação, como meio de colectar, processar e armazenar cada vez mais, maiores quantidades de informação. As Tecnologias da Informação têm tido, desde alguns anos para cá, um papel extremamente importante nas organizações, inicialmente foram adoptadas com o propósito de automatizar os processos operacionais das organizações, que suportam as suas actividades quotidianas e nestes últimos tempos as Tecnologias da Informação dentro das organizações têm evoluído rapidamente. Todo o conhecimento, mesmo até o menos relevante de uma determinada área de negócio, é fundamental para apoiar o processo de tomada de decisão. As organizações para atingirem melhores «performances» e conseguirem transcender as metas a que se propuseram inicialmente, tendem a munir-se de mais e melhores Sistemas de Informação, assim como, à utilização de várias metodologias e tecnologias hoje em dia disponíveis. Por conseguinte, nestes últimos anos, muitas organizações têm vindo a demonstrar uma necessidade crucial de integração de toda a sua informação, a qual está dispersa pelos diversos departamentos constituintes. Para que os gestores de topo (mas também para outros funcionários) possam ter disponível em tempo útil, informação pertinente, verdadeira e fiável dos negócios da organização que eles representam, precisam de ter acesso a bons Sistemas de Tecnologias de Informação. Numa acção de poderem agir mais eficazmente e eficientemente nas tomadas de decisão, por terem conseguido tirar por esses meios o máximo de proveito possível da informação, e assim, apresentarem melhores níveis de sucesso organizacionais. Também, os Sistemas de «Business Intelligence» e as Tecnologias da Informação a ele associadas, utilizam os dados existentes nas organizações para disponibilizar informação relevante para as tomadas de decisão. Mas, para poderem alcançar esses níveis tão satisfatórios, as organizações necessitam de recursos humanos, pois como podem elas serem competitivas sem Luís Miguel Borges – Gestão e Trabalhadores do Conhecimento em Tecnologias da Informação (UML) ULHT – ECATI 6 trabalhadores qualificados. Assim, surge a necessidade das organizações em recrutar os chamados hoje em dia “Trabalhadores do Conhecimento”, que são os indivíduos habilitados para interpretar as informações dentro de um domínio específico. Eles detectam problemas e identificam alternativas, com os seus conhecimentos e discernimento, eles trabalham para solucionar esses problemas, ajudando consideravelmente as organizações que representam. E, usando metodologias e tecnologias da Engenharia do Conhecimento como a modelação, criarem e gerirem um histórico de conhecimento, incluindo conhecimento tácito, sobre várias áreas de negócios da organização, que podem estar explícitos em modelos abstractos, que possam ser compreendidos e interpretados facilmente, por outros trabalhadores com níveis de competência equivalentes.Item Argumento e dossier de produção “KM 27”(2011) Saloio, Ana Rita Antas; Gil, Inês, orient.Márcia, Vasco, Débora e Rui vão passar férias a uma quinta alentejana. Movidos pelos ciúmes e pela curiosidade, os quatro amigos vêem-se presos nas mãos de uma família psicopata. Um segredo bem guardado por décadas é desvendado, transformando as férias numa luta pela sobrevivência.Item O conceito ecológico no futuro da arquitectura(2011) Nobre, Filipa Andreia Sousa; Santa-Rita, António José de, orient.O Planeta tem sofrido com as consequências provocadas pelas acções do ser humano e actualmente as preocupações ecológicas são uma inquietação para todos. Existe a necessidade de se manter o meio ambiente saudável e tentar reverter os impactos ambientais, tornando claro, que a arquitectura tem um papel fundamental. É indispensável a prática de uma boa arquitectura, mas uma arquitectura que seja verde e que pense essencialmente no Homem e no meio ambiente como principal prioridade. Esta investigação procurou entender e perceber a evolução da sustentabilidade ao longo dos tempos, o que foi feito e acima de tudo em que estado a arquitectura se encontra no que refere ao conceito ecológico, o estados das cidades, as novas e as antigas, o que se poderá fazer para as tornar mais ecológicas, delineando assim, qual será o melhor caminho para um futuro mais saudável.Item Dispositivos de iluminação natural: a sua evolução na arquitectura(2011) Caio, Filipa Félix da Silva; Santa-Rita, António José de, orient.Este estudo apresenta uma perspectiva da ‘janela’, como o dispositivo mais frequente de iluminação, na sua evolução e significado na arquitectura. A sua capacidade de caracterizar tendências e estilos arquitectónicos, permanece desde as primeiras referências históricas até aos elementos desenvolvidos e associados à iluminação natural dos dias de hoje. O interesse por este tema surgiu, principalmente, por ser o elemento arquitectónico que desde sempre permitiu a entrada de luz natural nas construções. Foi sempre um dos pontos de ligação e relação do interior com o exterior. Em determinadas situações tornou-se num elemento tão discreto, que nos passou despercebido, além de ter sido ocasionalmente desvalorizado. A janela ou dispositivo de iluminação natural, quando utilizado correctamente pode trazer muitos benefícios à arquitectura, assim como proporcionar conforto térmico sem necessidade de gastos energéticos excessivos.Item Qual a importância do Marketing no ponto de venda no lançamento da sidra Somersby na região de Lisboa?(2011) Silva, Tiago Miguel Costa da; Fonseca, Célia Gamboa da, orient.A dissertação que se apresenta enquadra-se na problemática da identificação da importância do Marketing no Ponto de Venda no lançamento de um produto, em concreto da sidra Somersby, com enfoque no canal on-trade. A utilização dos pontos de venda para divulgar a marca, assume um papel importante como factor explicativo do volume atingido, sendo dada relevância à sua influência ao longo de toda a investigação. Relativamente à metodologia adoptada no estudo do lançamento do produto e da importância do ponto de venda para o mesmo, recorreu-se à fixação de objectivos, à escolha das opções estratégicas, à formulação do Marketing Mix, com especial ênfase na comunicação, usando informação da empresa e do respectivo mercado. Como principal conclusão do estudo de mercado realizado destacam-se as acções de degustação feitas pela marca como sendo fundamentais para dar a conhecer a marca ao consumidor, assim como para dar um impulso ao volume de vendas da marca.