AD AETERNUM – Revista de Teologia Vol. 1 N.º 5 (2023)
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Item Publicação da 'Didática magna', uma evidência da mudança do pensamento de Cemenius : substituição da religião pela educação(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Lopes, Edson P.; Lopes, Taila Nívea Costa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoOs estudos do pensamento de Comenius, na atualidade, trazem os seguintes perfis de pesquisadores, de um lado estão, os que à semelhança de Joaquim Hübner entendem ser enfadonhas e supérfluas as questões da religião para as pesquisas comenianas, e assim, retiram tudo de religião das suas reflexões. Por outro lado, existem os que, enxergam o pensamento comeniano somente sob o olhar da religião. Há ainda os que procuram ensinar a inter-relação da educação com a religião para se descobrir a proposta educacional de Comenius. Este artigo, em seu exposto desejo decontribuir com este debate, aponta que no momento em que Comenius publica a Didática magnaem 1657 ele transparece a mudança em seu pensamento ao substituir a religião pela educação. O pressuposto se baseia no princípio de que, conscientemente, Comenius substitui a religião pela educação para poder defini-la como o remédio de Deus para a cura da degeneração do gênero humano.Item O renovamento carismático católico : uma nova dimensão da espiritualidade na igreja rumo à unidade(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Rafael, Vitor Manuel Raposo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO movimento Renovamento Carismático Católico (RCC) é o movimento com o crescimento mais rápido em todo o mundo. Cresceu em menos de cinquenta anos de zero para mais de 150 milhões de católicos romanos. Conforme Matteo Calisi, o RCC é o maior movimento de reavivamento e renovação na história da Igreja Católica Romana. Nunca houve em toda a história da Igreja Católica um evento carismático semelhante a este. Tendo-se iniciado em 1967 nos Estados Unidos através de contactos e influência do pentecostalismo, foi desde logo acompanhado pela Igreja, a qual, com a supervisão do cardeal Suenens, acabaria por integrá-lo plenamente. Uma das caraterísticas do RCC foi as excelentes relações que foram persistindo ao longo do tempo com algumas Igrejas pentecostais devido, obviamente ao substrato pneumatológico comum a ambos os lados. Ultimamente, no pontificado do atual papa Francisco, têm sido feitos contactos ecuménicos bastantes promissores, abrindo-se assim uma nova dimensão da espiritualidade na Igreja rumo à unidade.Item O fenómeno amor(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Lopes, Raúl Guimarães; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEntendamos o termo fenómeno. No uso corrente é algo inusitado, raro, insólito. Nada mais divergente do vulgar conceito de amor. Em nós, tão natural, usual, comum — tido como atração, afeiçoamento, inclinação. Neste âmbito é imanente, sensível. Só pode conceder momentânea “paixão”. Iremos, contudo, falar de outro Amor, só encontrado nas esferas superiores da Existência. E conhecer a essência do Fenómeno Amor.Item Bíblia : singularidade escriturística e função pedagógica(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Lino, José Brissos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs Escrituras incorporam uma função pedagógica geral, não só como livro sagrado, e por isso os rapazes judeus aprendiam a ler na Bíblia hebraica (o Antigo Testamento da Bíblia cristã), mas sobretudo enquanto filosofia de vida. Veja-se a riqueza da literatura sapiencial, em particular da autoria do rei Salomão. Mas não só.Item Os sem igreja, sem religião e os quase-religiosos no Brasil contemporâneo(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Azevedo, Silvio Murilo de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO objetivo deste artigo é discutir os resultados do censo de 2010 e de outras pesquisas mais recentes, referentes aos 'não religiosos', categoria social que vêm crescendo nas últimas 3 décadas. Seguindo a percepção geral de que essa classificação tipológica engloba várias entidades sociais, e não apenas ateus e agnósticos, como se supunha anteriormente. Nossa hipótese fundamental é que o uso de alguns conceitos anteriores ao surgimento da pós-modernidade pode ser responsável por muitas conclusões equívocas, e devem ser substituídos por conceitos e quadros conceituais pós-modernos, tais como epistemologia fraca e ecletismo. Por meio dessa nova forma de olhar para o assim chamado processo de secularização, pode-se concluir que ele não é mais corrente no âmbito sociorreligioso atual.Item O diálogo como mediação das diferenças(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Veras, Marcos Flávio Portela; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste texto apresenta um exercício de reflexão entre os limites e possibilidades de relacionar o cristianismo e os aportes das ciências sociais. Levando em conta o caráter mais dogmático da mensagem cristã e o relativismo inerente do referido campo das ciências, perceber até que podem existir de forma concomitante, com trocas, cruzamento de perspectivas. É utilizado o recurso metodológico autobiográfico enfocando o trânsito do autor, ora como pastor protestante, ora como professor e pesquisador de antropologia social, bem como aportes teórico-metodológicos pertinentes para pensar a temática. Conclui-se que a partir da própria perspectiva dialógica, entendida mais recentemente como caminho de mediação das diferenças, é possível pensar a emergência de novas abordagens e percepções de aplicação teológica em contextos específicos de atuação da igreja.Item A construção da paz por meio do diálogo : lições de uma mulher sábia, respeitosa e destemida(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Santos, Nadir Chagas Ribeiro dos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo apresenta a história de Abigail, uma mulher que, diante de um potencial conflito gerado por Nabal, seu marido, empenha-se por pacificar a situação. Mostra como ela, assumindo uma postura destemida, mas respeitosa, vai ao encontro de Davi, um homem encolerizado e disposto a exterminar Nabal e tudo que lhe pertencia. Destaca sete aspectos da estratégia utilizada por ela no diálogo com o interlocutor.Item A crise da mediação do sagrado na fé cristã(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Lino, José Brissos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs religiões de matriz abraâmica não se fundam apenas numa perspectiva de Revelação, que parte dos livros sagrados – a Tanakh no Judaísmo, a Bíblia no Cristianismo e o Corão no Islão – mas também incluem determinados processos de mediação do sagrado nas relações entre o crente comum e a divindade.Item Joseph de Maistre (1753-1821) : o profeta do cristianismo transcendente(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Rosa, Vítor; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAutor de Considérations sur la France (1797), o Pape (1819) e as Soirées de Saint-Pétersbourg (1822), o pensamento de Joseph de Maistre (1753-1821) continua a ser polémico e controverso. Diplomata, maçom e católico, com caráter firme, foi um dos mais influentes do pensamento contrarevolucionário no período da Revolução Francesa (1789-1799). Em 1792, deixa a sua terra natal (Chambéry) e ruma em direção do exílio. Defende o retorno da Monarquia Absoluta. Com base numa análise documental e de arquivos disponíveis, neste artigo procuramos refletir sobre o seu pensamento de Maistre, sobretudo sobre a oração, o pecado original e a redenção. A sua fidelidade maçónica e sua frequência com os “Iluminados” permitiram-lhe perseguir o seu ideal de renovação religiosa e de unidade eclesiástica.Item A essencialidade da educação em direitos humanos na formação dos/das professores : uma breve perspectiva na análise do desenvolvimento pedagógico na rede pública de ensino(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Schmitt, Flávio; Penteado, Claudete C.; Souza, Pablo Rangel Cardoso da Costa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo visa analisar a essencialidade da formação aos professores em direitos humanos, a política pública de Educação em Direitos Humanos (EDH) na educação básica da rede pública no Brasil e a formação dos professores na prática pedagógica. Assim, indaga-se a respeito do conhecimento dos/as professores/as da educação básica da rede pública acerca do marco legal nacional que define as políticas públicas relacionadas à EDH, e como esse se inserem na prática pedagógica. À vista disso, nosso objetivo consiste em abordar acerca dos conceitos de direitos humanos (DH) e Educação em Direitos Humanos (EDH), bem como sobre a formação dos professores da rede pública de ensino. A metodologia do artigo foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica Marconi e Lakatos (2011), tendo em vista a coleta de informações a partir de textos impressos e virtuais já publicados, a respeito da temática em DH, EDH e a formação dos professores. Igualmente faremos uso de documentos nacionais e internacionais que abordam as áreas que abordaremos. O estudo se justifica em função da necessidade de uma postura mais adequada diante do objeto de estudo e dos aspectos multidimensionais e extensivos do fenômeno social estudado. A abordagem visa contribuir nas discussões acerca do lugar dos DH na sociedade, a EDH na educação, em especial a formação de professores para a Educação Básica.Item 'Autógrafos', 'textos originais' ou 'texto incial : algumas observações sobre a terminologia em crítica textual(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Maertens, Philip; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO objetivo da crítica textual é a restauração de um texto no seu estado pristino. Esta contribuição tem como intuito explorar algumas das dificuldades inerentes aos conceitos de “autógrafos” e “textos originais”. A sua complexidade conduz a descartar a sua utilidade no objetivo da crítica textual, e à adoção do conceito de “texto inicial”.Item A importância das ciências da religião na atualidade(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Mazarem, Paulo; Martins, Orlando; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente texto pretende traçar a história do estudo do fenômeno religioso para daí mostrar a sua importância na atualidade, encontrando nas Ciências da Religião o seu leitmotiv. Pensar a interface Ciências da Religião e Teologia mostrando a distinção entre elas, e consequentemente retornar às suas origens mostrando que as Ciências da Religião têm competência e estatuto epistemológico para superar preconceitos e intolerâncias de natureza religiosa, sendo já reconhecida nas universidades da Europa e do Brasil. Além disso, as Ciências da religião atualmente, além de oferecer alfabetização do fenômeno religioso que emerge da experiência humana como dado antropológico, sociológico e existencial, podem também oferecer leituras para o estabelecimento de um cultivo coerente e permanente na via de uma cidadania integral e cosmopolita, percebendo o outro (alter) através de um olhar compreensível não como um estranho (alius), mas tão humano quanto nós.