ESEAG - Revistas Científicas
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ESEAG - Revistas Científicas por data de Publicação
A mostrar 1 - 20 de 28
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Notas sobre as reformas de Wilhelm von Humboldt(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Loureiro, ManuelItem Nem só de semelhanças vive o mundo lusófono. «Rosita até morrer» de Bernardo Honwana: contributos para a abordagem do ensino do Português em contexto de sala de aula(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Carvalho, Arcângela M. N.Item Telecracia : a sedução da televisão(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Ferreira, Fátima CamposConferência proferida a 15 de Março de 2007 no âmbito do ciclo de conferências “Encontros de Sta. Helena”.Item “Aqui, diante de mim” : Tempos de aprendizagem na vida e na obra de Miguel Torga(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Carranca, CarlosItem Ensino experimental das ciências : uma proposta de actividades para educadores e professores do 1º Ciclo(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Silva, Maria Manuela Abreu daA Educação para a Ciência e o Ensino Experimental das Ciências podem começar no Pré-escolar e desenvolver-se no 1º Ciclo do Ensino Básico.Item Acerca dos exames para progressão na carreira escolar(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Humboldt, Wilhelm vonItem Os Ministros da Instrução Pública em tempos de Ditadura Militar (1926-1933)(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Braga, Paulo DrumondEste artigo pretende estudar os perfis dos homens que, entre 1926 e 1933, ou seja, durante a ditadura militar, desempenharam as funções de Ministros da Instrução Pública, assim como descortinar políticas educativas.Item O ideal Humboldtiano de ensino e os desafios da sociedade do conhecimento : uma reflexão crítica(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Belyaev, DemyanItem Representação sócio-psicológica dos estilos comportamentais nas actividades educativas e da docência(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Pereira, Fernando OliveiraItem O darwinismo nos manuais escolares portugueses de Zoologia (1859-1909)(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Cavadas, BentoA obra de Darwin influenciou paulatinamente os autores portugueses de manuais escolares de Zoologia. Contudo, há fortes lacunas na investigação dessa relação. Com vista a colmatar algumas dessas omissões, nesta investigação mostra-se a influência do darwinismo nos manuais de Zoologia destinados ao ensino liceal, através do estudo dos mecanismos e das provas do evolucionismo que apresentam. Constatou-se que de curtas referências aos pressupostos desse naturalista, equiparadas em extensão e valoração aos argumentos criacionistas, os autores de manuais foram se acercando da complexidade argumentativa do evolucionismo e dos pressupostos apresentados por Darwin e seus seguidores, transmitindo com crescente ênfase os fundamentos da evolução das espécies.Item Aprendendo na prática : a importância do estágio para a formação de futuros professores(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Chaves, Fabiana Maria RoqueItem Interações de culturas(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Sousa, Luís Manuel Manana deItem O exame como fator de stresse, gerador de tensão psiconervosa e de alterações organizativo-funcionais no sistema, aos níveis psicológico e comportamental(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Pereira, Fernando OliveiraItem O Estado Novo e a Educação Pré-escolar : os debates parlamentares de 1938(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Braga, Paulo DrumondA 9 de outubro de 1937, pela mão do ministro da Educação Nacional, Carneiro Pacheco, o Estado Novo extinguiu, na prática, a educação pré-escolar pública. Cerca de um mês depois, o mesmo ministro, ao propor à Assembleia Nacional uma ampla reforma do ensino primário, manteve a sua intenção de não a restabelecer. Entre março e abril de 1938, com base na proposta de lei e num parecer da Câmara Corporativa, a Assembleia Nacional debateu o assunto. Apesar de ser visível, quer no referido parecer quer nas intervenções de alguns deputados, que nem todos os notáveis do Estado Novo eram insensíveis à necessidade de se restabelecer a educação pré-escolar pública, acabou por prevalecer a conceção dominante do regime, a de que tais cuidados deveriam ser da competência das mães, e a proposta de Carneiro Pacheco foi aprovada.Item Didática da Geografia : recurso à Literatura como proposta interdisciplinar(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Rodrigues, Manuel AlbertoItem A Sociedade do Conhecimento e a Cultura : Belyaev, D. & Roca, Z. (Eds.) (2010). Portugal in the Era of the Knowledge Society. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 419 págs.(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Loureiro, ManuelItem O higienismo nas escolas do ensino primário (1900-1930)(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Cavadas, BentoItem Ensino experimental das ciências e educação em ciência no 1º ciclo do ensino básico e no pré-escolar : um projeto de supervisão pedagógica de atividades laboratoriais e da utilização de Quadros Interativos e Moodle(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Albino, Jocélia da Silva Ferreira; Silva, Maria Manuela Abreu da; Silva, Ana Paula Lopes daEste artigo apresenta os resultados de um estudo que incidiu sobre um projeto de supervisão clínica, realizado num ambiente de formação contínua e de trabalho colaborativo entre docentes de vários níveis de ensino. Esse projeto visava simultaneamente promover o domínio das atividades laboratoriais, com recurso às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), aplicadas ao Ensino Experimental das Ciências e à Educação em Ciência por parte de docentes do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico em exercício, e o desenvolvimento de diversas competências por parte das crianças envolvidas. Os resultados obtidos revelam que o projeto produziu alguns dos efeitos visados.Item Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Pinto, FernandaPretende-se com esta reflexão acrescentar um olhar sobre o conceito de diferenciação pedagógica enquanto instrumento que pode permitir uma maior equidade no âmbito das aprendizagens. Assim se procura achar e fundamentar pontos de vista enriquecedores e estruturantes para a compreensão deste conceito. O recurso à diferenciação pedagógica permite repensar as desigualdades educativas e tentar ultrapassá-las, obviamente com a consciência de que existe um conjunto de variáveis externas à escola as quais geram profundas desigualdades sociais que tornam mais difícil a simetria do sucesso educativo.Sabemos hoje que a escola não pode resolver, só por si, a problemática das desigualdades (Relatório Mundial da Educação, 1998). Pode no entanto, no âmbito das suas funções, trabalhar para que estas sejam cada vez menos acentuadas (Delors,1996).Item Especificidades psicológicas e comportamentais da violência, em particular entre pares na escola : bullying(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Pereira, Fernando OliveiraNo estudo da violência, em geral, e da violência escolar, em particular, têm sido predominantes as perspectivas da epidemiologia e da fenomenologia sociais. O presente artigo dá maior ênfase à perspetiva psicológica, estrutural e funcional, dos comportamentos de violência. Após breve exposição histórica das abordagens à violência são especificados os princípios e os critérios utilizados na avaliação e no diagnóstico, geral e diferencial, da violência. De seguida são caraterizados as modalidades, as formas instrumentais, a natureza dos canais de execução e materialização, as motivações e as causas prováveis da violência escolar entre pares, também conhecida por bullying. O artigo expõe os dados sobre a incidência dos tipos de agressão mais praticados na escola, revelando em que género e faixas etárias são mais requentes, e os locais onde ocorrem com mais frequência os atos de violência entre pares.Os atores envolvidos nos atos de agressão e violência – os agressores, as vítimas e os espetadores – são descritos e caraterizados. Finalmente são apresentados modelos psicológicos explicativos da formação, desenvolvimento e estrutura da violência, em especial da violência juvenil entre pares na escola.