ESEAG - Revistas Científicas
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Item Notas sobre as reformas de Wilhelm von Humboldt(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Loureiro, ManuelItem Acerca dos exames para progressão na carreira escolar(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Humboldt, Wilhelm vonItem Os Ministros da Instrução Pública em tempos de Ditadura Militar (1926-1933)(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Braga, Paulo DrumondEste artigo pretende estudar os perfis dos homens que, entre 1926 e 1933, ou seja, durante a ditadura militar, desempenharam as funções de Ministros da Instrução Pública, assim como descortinar políticas educativas.Item O ideal Humboldtiano de ensino e os desafios da sociedade do conhecimento : uma reflexão crítica(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Belyaev, DemyanItem Representação sócio-psicológica dos estilos comportamentais nas actividades educativas e da docência(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Pereira, Fernando OliveiraItem Telecracia : a sedução da televisão(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Ferreira, Fátima CamposConferência proferida a 15 de Março de 2007 no âmbito do ciclo de conferências “Encontros de Sta. Helena”.Item “Aqui, diante de mim” : Tempos de aprendizagem na vida e na obra de Miguel Torga(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Carranca, CarlosItem Ensino experimental das ciências : uma proposta de actividades para educadores e professores do 1º Ciclo(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Silva, Maria Manuela Abreu daA Educação para a Ciência e o Ensino Experimental das Ciências podem começar no Pré-escolar e desenvolver-se no 1º Ciclo do Ensino Básico.Item Nem só de semelhanças vive o mundo lusófono. «Rosita até morrer» de Bernardo Honwana: contributos para a abordagem do ensino do Português em contexto de sala de aula(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Carvalho, Arcângela M. N.Item O darwinismo nos manuais escolares portugueses de Zoologia (1859-1909)(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Cavadas, BentoA obra de Darwin influenciou paulatinamente os autores portugueses de manuais escolares de Zoologia. Contudo, há fortes lacunas na investigação dessa relação. Com vista a colmatar algumas dessas omissões, nesta investigação mostra-se a influência do darwinismo nos manuais de Zoologia destinados ao ensino liceal, através do estudo dos mecanismos e das provas do evolucionismo que apresentam. Constatou-se que de curtas referências aos pressupostos desse naturalista, equiparadas em extensão e valoração aos argumentos criacionistas, os autores de manuais foram se acercando da complexidade argumentativa do evolucionismo e dos pressupostos apresentados por Darwin e seus seguidores, transmitindo com crescente ênfase os fundamentos da evolução das espécies.Item Aprendendo na prática : a importância do estágio para a formação de futuros professores(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Chaves, Fabiana Maria RoqueItem Didática da Geografia : recurso à Literatura como proposta interdisciplinar(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Rodrigues, Manuel AlbertoItem A Sociedade do Conhecimento e a Cultura : Belyaev, D. & Roca, Z. (Eds.) (2010). Portugal in the Era of the Knowledge Society. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 419 págs.(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Loureiro, ManuelItem O higienismo nas escolas do ensino primário (1900-1930)(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Cavadas, BentoItem Interações de culturas(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Sousa, Luís Manuel Manana deItem O exame como fator de stresse, gerador de tensão psiconervosa e de alterações organizativo-funcionais no sistema, aos níveis psicológico e comportamental(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Pereira, Fernando OliveiraItem O Estado Novo e a Educação Pré-escolar : os debates parlamentares de 1938(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Braga, Paulo DrumondA 9 de outubro de 1937, pela mão do ministro da Educação Nacional, Carneiro Pacheco, o Estado Novo extinguiu, na prática, a educação pré-escolar pública. Cerca de um mês depois, o mesmo ministro, ao propor à Assembleia Nacional uma ampla reforma do ensino primário, manteve a sua intenção de não a restabelecer. Entre março e abril de 1938, com base na proposta de lei e num parecer da Câmara Corporativa, a Assembleia Nacional debateu o assunto. Apesar de ser visível, quer no referido parecer quer nas intervenções de alguns deputados, que nem todos os notáveis do Estado Novo eram insensíveis à necessidade de se restabelecer a educação pré-escolar pública, acabou por prevalecer a conceção dominante do regime, a de que tais cuidados deveriam ser da competência das mães, e a proposta de Carneiro Pacheco foi aprovada.Item Especificidades psicológicas e comportamentais da violência, em particular entre pares na escola : bullying(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Pereira, Fernando OliveiraNo estudo da violência, em geral, e da violência escolar, em particular, têm sido predominantes as perspectivas da epidemiologia e da fenomenologia sociais. O presente artigo dá maior ênfase à perspetiva psicológica, estrutural e funcional, dos comportamentos de violência. Após breve exposição histórica das abordagens à violência são especificados os princípios e os critérios utilizados na avaliação e no diagnóstico, geral e diferencial, da violência. De seguida são caraterizados as modalidades, as formas instrumentais, a natureza dos canais de execução e materialização, as motivações e as causas prováveis da violência escolar entre pares, também conhecida por bullying. O artigo expõe os dados sobre a incidência dos tipos de agressão mais praticados na escola, revelando em que género e faixas etárias são mais requentes, e os locais onde ocorrem com mais frequência os atos de violência entre pares.Os atores envolvidos nos atos de agressão e violência – os agressores, as vítimas e os espetadores – são descritos e caraterizados. Finalmente são apresentados modelos psicológicos explicativos da formação, desenvolvimento e estrutura da violência, em especial da violência juvenil entre pares na escola.Item A geografia social urbana na licenciatura em educação social(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Rodrigues, Manuel AlbertoPretende-se fundamentar a importância da geografia social urbana na composição curricular das licenciaturas em educação social, ao mesmo tempo que se sugerem temas passíveis de serem estudados. As cidades são os espaços geográficos onde vive a maior parte da população e onde o fenómeno da ecologia urbana se faz sentir com mais incidência. Os educadores sociais intervêm sobretudo nas grandes cidades, lugares onde se manifestam os maiores e mais graves problemas consequentes de desajustamentos e de exclusão. A estrutura habitacional das cidades, a propriedade do solo urbano, as exclusões e a imigração, conduzem, necessariamente, a segregações e a agregações, em função do status sociais, refletindo-se em qualidades de vida diferenciadas. O conhecimento dos fenómenos estudados na geografia social urbana pelo educador social, contribui para a concretização de projetos de intervenção social mais adequados e ajustados às diferentes realidades e fenómenos urbanos sintetizados através de blocos temáticos.