Doutoramento em Ciências da Comunicação
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Item Amachina: a dimensão paradoxal do interface na obra de arte interativa(2016) Neves, José Carlos Santos; Pinto, José Gomes, orient.Pretendemos com esta dissertação mostrar a dinâmica paradoxal do interface enquanto forma de expressão artística, onde é escolho e fundação para a determinação da obra de arte interativa. Escolho, enquanto enigma para a interatividade; é fundação, pois dele depende uma experiência artística de formato em aberto. Amachina é o objeto de estudo desta hipótese, tendo sido concebida como um interface entre humano e computador com autonomia estética e funcional para com este. Trata-se de fazer do interface a obra em si mesma, trazendo deste modo a atitude contemplativa do todo e a de descoberta do interface para um mesmo patamar. A noção do interface enquanto obstáculo à determinação da obra de arte interativa parte do princípio que aquele assume uma dimensão de desafio desligado do conjunto da obra quando é o foco do spect-acteur, comprometendo dessa forma os factores contemplativo e imersivo. A opção de esvaziar a Amachina de conteúdos mediados por computador visou mitigar a contaminação, por fatores externos ao objeto de interação, do estudo das implicações do interface na experiência artística. Amachina situar-se-á num contraponto à obra interativa que descura as mais valias estéticas e emotivas do interface enquanto máquina tangível, ao mesmo tempo que propõe formatos de interação alternativos ao postulado digital que em geral rege as obras daquele tipo.Item La proporción de la deformación en las obras y los textos del cine(2016) Marino, Iván; Pinto, José Gomes, orient.A tese que prossegue pesquisa, através do conceito de «deformação», as ecléticas noções sobre os princípios essenciais do cinema, a partir dos quais os autores e a crítica delinearam, ao longo do século XX, os critérios de verdade para julgar a pertinência das obras realizadas. Em nossa tese, a «deformação» é um constructo teórico centrado na dinâmica do conceito de negatividade. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que a deformação é o anverso do modelo de perfeição que determinou o desenvolvimento dos relatos consumados do cinema (sua «oficialidade»). O estudo da deformação cumpre, portanto, a função de desviar hipoteticamente o percurso do cinema através do caminho que omitiu o produto do seu contexto, da sua própria torpeza ou, ainda pior, dos seus «êxitos». Em outras palavras, a deformação pode ser vista como um caminho alternativo onde o cinema coabita com os espectros que constituem a imagem fantasmática da sua própria negatividade.Item As tecnologias sociais e a comunicação de crise no setor aéreo(2017) Piedade, Lúcia de Fátima Viveiros Carvalho Silva Amaral da; Damásio, Manuel José, orient.O presente trabalho lida com a compreensão do papel das tecnologias sociais em rede na gestão da comunicação de crise em organizações do sector aéreo. A crise, entendida como uma situação adversa que afeta o normal funcionamento da organização, acarreta ameaças à segurança e integridade da empresa e das suas partes interessadas, das quais podem resultar perdas humanas, financeiras e reputacionais. Com a aplicação das novas tecnologias em rede em contexto organizacional, surgem novos e complexos problemas mas também oportunidades, que afetam todo o processo de gestão da comunicação em situações de crise. Sendo o setor aéreo uma área de estudo muito específica, composto por várias organizações dependentes umas das outras que coabitam mutuamente, as novas tecnologias sociais podem funcionar como potenciais difusores de crises, mas também como instrumentos de gestão e dissuasão dos efeitos das mesmas. Torna-se por isso necessário compreender como as tecnologias sociais são utilizadas numa situação de crise e perceber se são entendidas como uma ameaça ou como uma oportunidade. No que concerne à gestão da comunicação num contexto de crise, pretende-se perceber se existe nas empresas do setor aéreo uma estratégia de comunicação orientada para a gestão de crises; se as tecnologias sociais estão integradas na comunicação de crises e se existe uma política de controlo e monitorização das tecnologias sociais orientada para minimizar os efeitos e as repercussões da crise na reputação e na imagem da organização. Este trabalho situa-se no domínio dos estudos da comunicação em organizações e em particular da comunicação de crise, e recorre no domínio metodológico às abordagens características dos estudos de análise de conteúdo e de estudo de caso. Assim, o trabalho integra um estudo descritivo com recurso a metodologias qualitativas e quantitativas, cujo objeto de estudo são as organizações do sector aéreo, nomeadamente companhias de aviação, operador de aeródromos, empresas de navegação aérea, “handler” e a autoridade reguladora do setor em Portugal. O principal objetivo deste trabalho é o de produzir um modelo explicativo do papel e funções das tecnologias sociais em rede no contexto do processo de gestão de crises. Em particular pretende-se que este modelo tenha aplicabilidade para a comunidade aeronáutica, em contextos organizacionais concretos.Item A produtividade na adaptação cinematográfica o caso Materna doçura(2017) Cachapa, Possidónio; Miranda, José Bragança de, orient.O propósito desta tese é duplo. Parte-se primeiramente de uma problematização da adaptação, sabendo-se que os Estudos em Adaptação estão a passar por forte convulsão. Centrado principalmente no cinema, foi ganhando amplitude dada a crescente importância dos vídeo-jogos, das obras hipertextuais e de hipermédia, para além do teatro, da poesia, etc. Fenómenos como o da passagem dos filmes a novelas ou romances, alterando a direcção da adaptação, são sintoma de que a adaptação, longe de ser um tema menor ou secundário, se coloca no centro da produção cinemática contemporânea. Desenvolveu-se assim uma reflexão sobre a produtividade da actividade de adaptação, levando-nos a questionar as formas clássicas centradas na ideia de origem e de original, para revelar as cargas estética e artística que excedem as técnicas adaptativas. Num segundo momento, inseparável desta problematização, procedeu-se a um trabalho experimental centrado num romance de 1998, Materna Doçura, consubstanciado na construção de um argumento cinematográfico, onde se testam as principais consequências teóricas e estéticas da tese. A construção do referido argumento constitui-se, deste modo, não tanto como objecto de tese, mas como teste da parte teórica acerca da produtividade da adaptação. Neste contexto, procedeu-se em seguida ao levantamento dos trabalhos elaborados sobre as questões da adaptação em sentido lato e restricto, bem como de muitos outros que permitem estabelecer pontes com as questões de tradução e outras áreas de trabalho e pensamento de forma a melhor compreender as problemáticas inerentes ao tema. Finalmente foi desenvolvida a referida comparação entre os dois trabalhos, com natural incidência no argumento cinematográfico. A confrontação com um grande número de obras de referência escritas desde os anos 1950, e o seu cruzamento com conceitos quer do domínio das ciências da comunicação quer dos estudos filosóficos, permite sustentar a tese de que vivemos numa época pós-clássica da adaptação, que reserva a este tipo de estudos um vasto futuro.Item O marketing relacional na hotelaria da costa do Estoril enquanto estratégia de fidelização de clientes(2018) Marques, Mariana Cristina Melo Inácio; Sarmento, Eduardo Morais, orient.O presente trabalho tem como principal objetivo teorizar sobre o marketing relacional no âmbito da hotelaria. Assim, propõe-se tentar perceber qual a importância do marketing relacional enquanto estratégia de fidelização de clientes no setor dos serviços, nomeadamente no sector hoteleiro. De fato, num mercado bastante concorrencial e tendo em conta que o cliente é cada vez mais exigente e menos fiel às marcas, importa perceber se os hotéis têm consciência destas mudanças e o que estão a fazer para fidelizar os seus clientes. Importa compreender, também, que a internet veio alterar a forma como o cliente compra e potenciar um relacionamento com o mesmo. O objeto de estudo são os hotéis da Costa do Estoril, independentemente do número de estrelas que possui, para de certa forma tentar perceber se esse indicador influencia a forma como atuam em termos de estratégias de fidelização de clientes. Desta forma, depois de um estudo aprofundado da literatura existente sobre o tema do marketing relacional, fidelização de clientes e qualidade nos serviços, é feito um estudo quantitativo para perceber em que medida os hotéis da Costa do Estoril utilizam uma adequada estratégia de fidelização dos seus clientes, o que fazem na prática e que resultados conseguem atingir com a mesma. A construção do questionário teve em atenção toda a revisão de literatura sobre os assuntos em apreço e os resultados foram tratados com recurso ao programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences). O presente estudo permitiu concluir que os hotéis da Costa do Estoril reconhecem a importância da gestão do relacionamento com o cliente, compreendem as vantagens de manter o cliente fidelizado e estão a utilizar algumas ferramentas de marketing relacional, nomeadamente através de estudos de satisfação de clientes e utilização de redes sociais e website.Item A construção da democracia em Portugal : análise dos discursos presidenciais de Ramalho Eanes e Mário Soares(2018) Vieira, Marta Regina Silva dos Santos; Álvares, Cláudia, orient.A presente investigação tem como principal objetivo analisar a construção do conceito de democracia nos discursos dos dois presidentes Portugueses, Ramalho Eanes e Mário Soares, entre 1975 e 1996, correspondendo aos primórdios da IIIª República, o qual marca a consolidação da democracia após o período de ditadura autocrática de Salazar e Caetano, com duração de quase cinco décadas. Incorporando o discurso político a história do local onde se inscreve, ele tem por objetivo agir sobre a realidade social e neste sentido constitui um elemento central na construção do conceito de democracia. O nosso corpora é composto por um conjunto de vinte discursos presidenciais, enquadrando dois tipos: os proferidos à nação em datas simbólicas e de significativa relevância histórica (Ano Novo, 25 de abril, Dia de Portugal e Dia da Implantação da República) e os proferidos por ocasião das Tomadas de Posse presidenciais. A partir dos conteúdos transmitidos nos discursos presidenciais, pretendeu-se compreender de que forma os dois Presidentes contribuíram, com as suas especificidades próprias, para o consolidação do projecto democrático e união da identidade nacional. Para esse efeito, recorreu-se a categorias, pensadas a partir dos conceitos de democracia e poder. O estudo do discurso político implica que se atenda quer à estratégia retórica, quer aos temas principais abordados nos discursos de Ramalho Eanes e Mário Soares, de modo a se entender de que modo as suas prioridades políticas convergiram e divergiram neste período de consolidação democrática. Foram assim formuladas categorias adicionais, contemplando estratégias da negação, inclusão (‘ingroup’ Vs. ‘outgroup’) e da linguística mediante a análise dos verbos utilizados. Recorreu-se à metodologia da análise de conteúdo com software de tratamento de dados NVivo, como base para a nossa discussão e reflexão sobre os resultados obtidos. É possível concluir, com base nos dados coligidos, que Ramalho Eanes predomina na maioria das categorias e subcategorias, significando isto que ele contribuiu de forma mais ativa para a construção e consolidação do conceito de democracia em Portugal do que Mário Soares. Mário Soares tem essencialmente um tema principal de pano de fundo, o do processo de democratização: enaltece os órgãos e instituições, o percurso e avanços alcançados para depois, mais tarde, vir a colocar um conjunto de interrogações acerca do caminho que havia já sido percorrido. Concluímos reforçando a ideia de que, apesar das suas particularidades próprias, tanto Ramalho Eanes como Mário Soares contribuíram de modo significativo para um determinado entendimento de democracia através dos seus discursos políticos presidenciais, os quais são indissociáveis dos factores conjunturais que marcaram o seu contexto espácio-temporal.Item O fundamento sónico e a rádio(2018) Ventura, Jorge Bruno da Costa; Ribeiro, Luís Cláudio, orient.A investigação aqui apresentada analisa um conjunto de características e acontecimentos relevantes da história da rádio, capazes de mostrar a evolução do meio ao longo do tempo através da construção de um quadro epistemológico com destaque para o impacto do médium ao longo da sua existência e tendo em conta o seu fundamento enquanto meio sonoro e elemento de construção de comunidades A capacidade de atração que os fundamentos da rádio apresentam tornam forçosa a compreensão de fenómenos associados à construção de uma dinâmica própria de um meio puro que utiliza o som como elemento estrutural e funcional. Ao longo da sua história a rádio foi adicionando funções que não estavam presentes na sua génese e que são sustento da importância que ainda hoje a rádio assume, independentemente da estratificação social, regimes políticos e tecnologia disponível. Demonstra-se que o fundamento sónico da rádio ofereceu ao médium novos espaços agregados a uma valência própria de cada época. No presente trabalho destacamos aspetos relacionados com uma génese da rádio associada a um conjunto de necessidades humanas, funções que foram reforçando o papel da rádio do ponto de vista técnico, social, artístico, político e, também, económico, através da criação de um modelo de negócio capaz de oferecer subsistência à rádio. Por último, interessou-nos analisar a deslocação da rádio para o digital e, sobretudo, para o seu ingresso nas novas plataformas tecnológicas, alterando parte das suas funções de meio puro sonoro e constituindo híbridos associados ao sentido da visão.Item O 18 de janeiro de 1934 na Marinha Grande : a imprensa local na (re)construção do mito(2018) Ferreira, António José Lopes; Ferreira, Nuno Estêvão, orient.Em 18 de janeiro de 1934 eclodiu em várias localidades de Portugal, nomeadamente na então vila da Marinha Grande, hoje cidade com cerca de 40 mil habitantes, um movimento insurrecional que pretendia derrubar o Estado Novo e, dessa forma, abolir a legislação que pretendia condicionar o sindicalismo livre. A ação revolucionária do operariado português, intentada fundamentalmente por anarco-sindicalistas e comunistas, unidos numa Frente Única, foi «esmagada» por Salazar, sem grandes dificuldades. O homem que liderou Portugal com «mão-de-ferro» até 1968 aproveitou a oportunidade para usar habilmente a imprensa escrita e, assim, passar ao povo a mensagem que mais lhe interessava, ou seja, permitiu que os jornais de referência à época publicassem as ações que contribuíram para desestabilizar a ordem pública, designadamente atentados bombistas, cortes de linhas férreas e interrupção de energia elétrica. Se por um lado o novo regime autoritário utilizou engenhosamente a comunicação, em contraponto esta foi uma das falhas dos revoltosos que conceberam e promoveram a ação insurrecional, uma das mais duras derrotas do movimento operário português. Oito décadas após o 18 de Janeiro de 1934 na Marinha Grande, continua muito por esclarecer. Esta tese visa observar as representações do movimento insurrecional na imprensa regional e local do distrito de Leiria (O Mensageiro, A Voz do Domingo, Região de Leiria, Jornal da Marinha Grande, O Correio, Jornal da Marinha Grande e Jornal de Leiria - 1934- 1984), verificando-se de que forma o conteúdo político da ação foi plasmado no papel, desde logo entre a ditadura e a democracia, presumindo-se que existem diferenças significativas, devido à presença permanente do censor durante os anos em que perdurou em Portugal o Estado Novo. Há ainda a ter em conta a dimensão como a efeméride foi comemorada e as apropriações que foram sendo feitas ao longo dos anos, designadamente pelo Partido Comunista Português, ou melhor, pelos seus dirigentes, bem como as controvérsias que daí resultaram.Item O papel da literacia em saúde : compreensão e produção de mensagens de e-saúde para a autogestão da pessoa com diabetes(2019) Nogueira, Adinan Carlos; Damásio, Manuel José, orient.Este trabalho teve como ponto de partida o desenho, desenvolvimento e implementação de um conjunto de intervenções no domínio da literacia em e-saúde vocacionadas para a informação e prevenção em torno da diabetes. Estas intervenções foram desenhadas a partir de conteúdos digitais orientados para a promoção adoção de um estilo de vida mais ativo que melhore a capacidade de autogestão e, consequentemente, os padrões de saúde de pacientes diabéticos. O objetivo deste trabalho foi aferir o potencial dessas intervenções para melhorar as condições gerais do paciente e definir uma metodologia de intervenção que, recorrendo aos princípios da comunicação estratégica, nomeadamente no que concerne ao uso da persuasão, melhore o processo de construção e a eficácia de mensagens em e-saúde. O trabalho pressupõe que a qualidade e o conteúdo da comunicação veiculada através de mensagens tecnologicamente mediadas é essencial para a modificação do comportamento dos indivíduos a longo prazo. A pesquisa realizada envolveu avaliação da eficiência - considerando o nível de compreensão e literacia dos receptores – de mensagens com informações em saúde disponibilizadas através de dispositivos móveis a pacientes de diabetes no Brasil. Os testes foram aplicados em uma amostra composta por adultos a partir de 18 anos, com diabetes e de diversos níveis socioeconômicos na cidade de Poços de Caldas (Minas Gerais). Considerando os objetivos do estudo, foi desenvolvido um desenho misto com componentes qualitativas e quantitativas, destinado a aferir em simultâneo do grau de eficácia das mensagens junto dos pacientes e do grau de envolvimento dos prestadores nas intervenções desenhadas com recurso a essas mesmas mensagens. A pesquisa foi do tipo exploratória e descritiva quanto aos objetivos, com pesquisa qualitativa e quantitativa em grupos de pacientes e qualitativa junto a profissionais de saúde. A fase de análise de resultados recorreu a um desenho quaseexperimental de natureza causal em ordem ao teste das hipóteses. Compreendeu-se de que forma o uso dos recursos audiovisuais suportados por meios de comunicação tão presentes hoje na vida dos cidadãos - como é o caso de TVs digitais e meios móveis como smartphones e tablets - quando associado à veiculação de mensagens em torno de tópicos de saúde desenhadas com base nos princípios de comunicação e persuasão característicos da comunicação publicitária e estratégica, melhora a eficácia de intervenções em e-saúde e pode aumentar os níveis de literacia em saúde.Item Comunicação e desenvolvimento : entre as dimensões teórica e prática do conhecimento(2020) Sousa, Ângelo Paulo Fino de; Álvares, Cláudia, orient.O desenvolvimento dos procedimentos cognitivo-comunicacionais deixa-se apreender no movimento de uma progressiva influência conceptual e metodológica de instrução lógico-formal. A consequência, cada vez mais explícita no nosso quotidiano, surge sob a égide de um distanciamento conceptual entre as parametrizações qualitativas do conhecimento, adquirido no perfil do saber enquanto exemplo, memória ou valor, e as suas parametrizações quantitativas, que o configuram, no perfil da informação, como esquema, registo ou cálculo. Dos juízos de valor para os juízos de facto progredimos no sentido de uma desontologização moral dos fenómenos sociais e humanos, visível na discrepância actual entre as reivindicações normativas das sociedades afirmadas como democráticas e as reivindicações empíricas nelas geradas pelas economias de mercado. Na salvaguarda do imprescindível equilíbrio ética-ciência, não podemos simplesmente preterir a pretensão de validade das perspectivas sócio- -epistemológicas baseadas na concepção intersubjectiva dos valores normativos, em favor da pretensão de veracidade das perspectivas sócio-epistemológicas fundadas na correcção sistémica das relações auto-organizacionais, sem aceitar correr o risco de uma inteira descaracterização do ‘humano’, compreendido, não como inevitabilidade essencial do ser mas, sim, como a realização da mais consensual e participada interacção entre indivíduos livres, atentos e compassivos.Item Teatro e tecnologia : criação, produção, receção do deus ex machina ao teatro virtual(2020) Pimenta, Carlos Manuel; Miranda, José Bragança de, orient.As primeiras formas teatrais conhecidas radicam na ideia de festa, celebração e ritual. Estas deram origem ao teatro grego, fundador do conceito de teatro no ocidente. É no contexto do teatro grego que surge o texto, a fixação do público num lugar determinado (o anfiteatro) e surgem as primeiras tecnologias destinadas a provocar ilusão e encantamento. Com o Barroco e a sua “maravilhosa máquina” esse encantamento e ilusão acentuase até à sua crítica por Wagner com o conceito “Obra de Arte Total”. Com o advento da eletricidade, muitas das máquinas cénicas de natureza mecânica passam a ser substituídas por dispositivos elétricos ou eletromecânicos, tornando o palco cada vez mais tecnologizado. O som e, sobretudo, a imagem invadem a cena alterando a nossa relação com a presença e o espaço. As tecnologias de mediação acentuam a alteração dessas relações, o que nos obriga a debater o conceito de performance e a questionar a própria natureza do teatro. Com as tecnologias digitais, não é só essa natureza que é equacionada, de uma forma acelerada, mas, também, a natureza da relação com os públicos num contexto cada vez mais virtualizado. Por último, colocamos o trabalho que temos desenvolvido no domínio das artes performativas num contexto retrospetivo, procurando equacionar a sua relação com as tecnologias e a forma como estas se apresentam como elementos essenciais à criação artística.Item Cinema e objetos(2020) Alves, Júlio Manuel Lopes; Miranda, José Bragança de, orient.Este trabalho investiga a importância outorgada aos objetos no cinema. A sua metodologia empírica envolveu a realização de três filmes durante o período da investigação, a saber, Objetos entre Nós (2018), Casa Encantada (2018) e Sacavém (2019), os dois primeiros estreados nos festivais DocLisboa 2018 e, o último, no Indie Lisboa 2019. Os três filmes constituem a trave mestra da investigação, na medida em que é a partir deles que se procura testar a hipótese segundo a qual os objetos longe de desempenharem um papel meramente ornamental num filme — embora muitas vezes tenham essa função — surgem como elementos verdadeiramente decisivos na sua construção. A sua aparentemente materialidade, rigidez, inexpressividade, funcionalidade, características lhes são habitualmente atribuídas, podiam dar lugar — organizados de outras formas, construindo outras relações, dispostos de maneiras diferentes — a histórias complexas, profundas e a experiências estéticas audazes. Esta era a hipótese que queríamos testar nos três filmes que realizámos, nos quais os objetos surgem estruturados, em cada um deles, de maneira totalmente diferente. Desse trabalho empírico também faz parte a análise a quatro filmes The Clock (2010), de Christian Maclay, The Rope de Alfred Hitchcock (1948), The Human Voice de Jean Cocteau (1930) e Ladri di Biciclette de Vittorio de Sica (1948), que constituem, a nosso ver, exemplos paradigmáticos da relevância que os objetos podem adquirir nos filmes. Tanto o tema como a hipótese inscreviam-se num quadro mais geral: o tema da relação dos objetos com o humano e a hipótese, que o pensamento contemporâneo se tem forçado por mostrar, segundo a qual, os objetos são, nessa relação, sujeitos ativos na construção do homem e do mundo e que o seu valor depende do tipo de ligações criadas na estrutura onde estão inseridos. Haveria então que discutir esse aspeto. Daí que a parte literária da tese se inicie por propor a análise teórica dessa relação que se debruça sobre quatro momentos históricos: a Antiguidade e a Idade Média, a Modernidade e a contemporaneidade, examinando com maior detalhe este último momento.Item A relação dos media e o poder público em Angola(2021) Candumba, João Félix Pedro; Miranda, José Bragança de, orient.O presente trabalho de investigação subordinado ao tema “A Relação dos Media e o Poder Público em Angola” trata dos aspetos marcantes da comunicação social de forma histórica e prática, realçando os elementos da democracia, opinião pública e da identidade cultural a partir das diversas formas de comunicação. São igualmente discernidos termos como a opinião pública, a esfera pública de modo geral, as diversas formas de democracia (representativa e participativa), o espaço público e o desdobramento dos meios de comunicação social no mundo e em Angola. Atrelamos também o jornalismo na construção da democracia, visto que é um elemento fulcral para a cristalização das sociedades e/ou com o jornalismo de desenvolvimento como fundamental para este processo. Abordamos também da relação entre o jornalismo e a política, as dificuldades encontradas a partir das liberdades de imprensa, expressão e outras que são de índole universal e nacional. Destaca-se também a ética e deontologia no jornalismo angolano, a satisfação dos profissionais que trabalham na área de jornalismo. Por outro lado, apresentamos também o funcionamento dos media audiovisuais sobretudo a rádio e a televisão, sua relevância depois da independência, o surgimentos de novos canais de rádio e televisão, a concentração destes media em Luanda e sua divergência da não extensão em todo o país. Finalizamos a nossa pesquisa com os aspetos ligados à internet, o jornalismo feito pelos cidadãos, o surgimento de novas plataformas de informação, as discussões e a esfera pública digital em Luanda, assim como o posicionamento do poder público.Item Fotografia e construção da experiência cinemática : qual a influência da direção de fotografia na perceção da narrativa cinematográfica? Contributos para o estudo da relação entre a prática da fotografia e a construção da experiência cinemática(2022) Costa, António Afonso; Damásio, Manuel José, orient.Compreender a influência da fotografia cinematográfica na construção da experiência cinemática com enfoque nos aspetos narrativos e estéticos é o principal objetivo deste estudo. O percurso investigativo envolve a análise das variáveis do processo de construção fotográfica que influenciam a narrativa e a estética cinematográfica do ponto de vista da receção da obra. A construção de um filme pressupõe a participação e a colaboração de vários elementos especializados de diferentes departamentos que ocupam posições chave no domínio criativo. O realizador, como responsável principal pela obra artística, conta com a colaboração de outros criadores, como o diretor de fotografia, que concebe a imagem, e com outras participações, nomeadamente do responsável pelo desenho de produção, do criador da música, possivelmente do responsável pelos efeitos especiais, entre outros que, de uma maneira ou de outra, têm um maior ou menor grau de influência na conceção visual da obra. Este estudo concentra-se essencialmente no desempenho do diretor de fotografia na construção da narrativa cinematográfica. Interessa saber qual o grau de influência que a direção de fotografia tem na obra final. Importa explorar se, através de uma interpretação singular em termos da opção estética na utilização da iluminação, de movimentos de câmara, da composição de imagem por parte do diretor de fotografia, independentemente das orientações estabelecidas pelo realizador, a imagem obtida tem ou não um papel relevante no curso da perceção cognitiva do espetador. Este estudo procura obter respostas através de um ensaio empírico que consiste na filmagem de uma mesma cena com três diretores de fotografia diferentes. O mesmo guião é filmado pelo mesmo realizador, com os mesmos atores, a mesma equipa e o mesmo cenário; a única variação entre os filmes reside no diretor de fotografia. Os resultados são apresentados a uma audiência que constitui os grupos de foco, os quais de seguida, por sua vez, respondem a um questionário. O resultados são obtidos através da análise das respostas.Item Uma netnografia da participação da vida na fé, nos terreiros de Candomblé e Umbanda, em Portugal(2022) Lima, Anna Maria Salustiano de Andrade; Álvares, Cláudia, orient.Imersos numa sociedade pautada pelas regras do consumo, todos nós, queiramos ou não, necessitamos de estar predispostos a nos “adequarmos” às exigências de um tempo guiado pelo lucro. Com a religião, os interesses mercantilísticos não são distintos, o que a torna em algo que transcende e legitima o discurso que também é social. Através da prática do culto, esta reaviva o local de origem do imaginário diaspórico, imprime-se um carácter associado à redefinição da pertença cultural e histórica dos indivíduos, construída fora da ligação territorial, fixa e nacional. Para tal, contribuiu a comunicação transnacional que derrubou as barreiras nacionais, dando expressão ao modelo que Gilroy designa de «Black Atlantic» (1993), o qual exprime o sentimento de desterritorialização da cultura, com a diáspora a desempenhar um papel importante nesse desenvolvimento. O processo de construção de diásporas é, assim, um domínio semântico mais vasto e igualmente complexo, congregando sentimentos de ambiguidade entre espaço de origem e destino de estabelecimento. Nessa vastidão, que inevitavelmente perpassa o campo tecnológico, apresentamos a composição do contexto religioso e sociocomunicacional do Candomblé e da Umbanda em Portugal, como um fenómeno de ‘Reforma Digital’ (Drescher, 2011), composto por conexão, participação, criatividade, e colaboração voluntária dos usuários, encorajados pelo uso das redes sociais on-line em diversos aspetos da vida diária, incluindo a vida na fé. Num recorte específico dos sites institucionais e de páginas do Facebook, focamos o ‘engajamento’ dos fieis, na página do Templo de Umbanda Tenda de Oxóssi (TUTO) localizado em Aveiro, Templo de Umbanda Pai Oxala (ATUPO), em Braga, Terreiro Espiritual de Umbanda, Caboclo Nharauê, localizado, em Coimbra, Lisboa e no Algarve, Templo Lendas de Aruanda, em Leiria e Templo de Urubatão, na Malveira, para compreendermos melhor esse universo, em que a audiência será também responsável pela dinâmica das alterações nos espaços on-line e presencial. Procuramos demonstrar a harmonia que existe entre a religião, que utiliza novas tecnologias, e as características da sociedade de consumo da atualidade. Ao longo do percurso, traça-se um caminho na busca pela “terra que mana leite e mel” (Êxodo 33: 3), que neste caso “flui com gostos e compartilhamentos” como metáfora para a abundância digital do lugar que se deseja alcançar.Item Empoderamento, bem-estar e acessibilidade em jogos digitais(2022) Mira, Carla Patrícia Gonçalves e Sousa; Damásio, Manuel José, orient.Devido às suas características únicas, os jogos têm sido cada vez mais estudados como relevantes para a aprendizagem, representação, empoderamento, bem-estar e, em última análise, inclusão social. No entanto, no campo da deficiência em geral e da Deficiência Intelectual (DI) em particular, estas vantagens estão ainda imersas num conjunto de barreiras e obstáculos decorrentes da falta de acessibilidade deste medium e da falta de representação nos processos de investigação e criação. A presente coletânea de artigos científicos propõe uma abordagem conceptual e empírica a estas questões, com o objetivo principal de explorar o papel dos jogos digitais no empoderamento e bem-estar das pessoas com DI. Na abordagem empírica implementámos um processo de Investigação de Ação Participativa, envolvendo adultos com DI (N = 14) e estudantes do ensino superior (N = 17), visando três objetivos principais: (a) explorar a eficácia desta abordagem no empoderamento e bem-estar de adultos com DI institucionalizados; (b) verificar a viabilidade das abordagens participativas para a promoção da acessibilidade em jogos; e (c) explorar o valor pedagógico desta atividade no desenvolvimento profissional de futuros game designers e game developers. Nesta medida, a metodologia adotada incluiu uma abordagem etnográfica ao processo de criação colaborativa de jogos, envolvendo ambas as amostras, alinhada com avaliações pré e pós-processo. Entre Março de 2020 e Fevereiro de 2021 foram realizados: um focus group sobre interesses e hábitos mediáticos, nove sessões de criação participativa com feedback do público alvo, três rondas de playtesting e 162 sessões de jogo com adultos com DI. Deste processo resultaram 10 jogos acessíveis para pessoas com DI — criados considerando os seus interesses, necessidades, características cognitivas e motoras —, e 10 interfaces tangíveis (controlador) concebidos à medida de cada jogo. Os resultados obtidos sublinham a eficácia da abordagem apresentada na promoção do empoderamento e do bem-estar em adultos com DI, registando-se níveis estatísticos significativamente superiores após o processo (p < .05) que foram corroborados pelos dados da observação participante. Quanto aos estudantes, observaram-se níveis estatisticamente mais baixos (p < .05) de atitudes de preconceito em relação a pessoas com DI e um maior conhecimento da implementação de características de acessibilidade em jogos. O referido empoderamento, parece ter sido promovido pela aplicação de um processo criativo participativo de desenvolvimento, do qual resultaram um conjunto de jogos ajustados às narrativas e experiências das pessoas com DI. Embora este trabalho seja um estudo de caso com uma amostra limitada e desenvolvido num contexto específico, é possível identificar as suas potenciais contribuições para uma maior inclusão de pessoas com DI na indústria de jogos e nos estudos dos media. Sendo esta uma questão de direitos, também é estratégia exequível para abordar questões de acessibilidade e representação. Os resultados deste estudo podem ajudar a enquadrar uma discussão mais ampla sobre a inclusão das vozes dos grupos sub-representados por via dos jogos e como estas estratégias podem ser parte da formação dos futuros profissionais daquela área.Item A transformação da telenovela portuguesa na transição do século XX para o século XXI(2022) Costa, Jorge Paixão da; Damásio, Manuel José, orient.A telenovela é o objeto de estudo desta dissertação. Genericamente, explora-se a génese deste formato em Portugal e, em particular, dá-se relevo ao período produtivo que se sucedeu no fim do milénio. O autor deste trabalho esteve ligado à produção de telenovelas, em Portugal, enquanto guionista e realizador - embora não se reduza a isso a sua área de interesse e prática no audiovisual. Esta circunstância influenciou indelevelmente a investigação académica do autor, e esta, por sua vez, está também ligada à actividade enquanto docente universitário, em particular na área da ficção para televisão. Prossegue-se, assim, a investigação lançada anteriormente, no mesmo domínio. Apresenta-se aqui a mudança no modo de produção da telenovela portuguesa, no advento da era digital - o período a considerar vai de 1999 a 2017. Os conceitos decisivos são os de “localização do formato”, “cultura de produção” e “capital social” de ligação. A especificidade do modo de produção português de formatos de ficção serializados de longa duração resultou de uma conjuntura específica de organização da estrutura de produção em que os recursos organizacionais e humanos associados foram decisivos. Entre outros factores, a tese dá destaque à ligação original (portuguesa) entre capital social e modo de produção.Item Social capital for action: “Let’s put the Sequeira in its rightful place”(2023) Torres, Nuno Cintra; Damásio, Manuel José, orient.A tese Social Capital for Action: “Let’s Put the Sequeira in Its Rightful Place” [Capital Social para a Ação: “Vamos Pôr o Sequeira no Lugar Certo”] documenta, analisa e interpreta a comunicação para construção estruturada de capital social para financiamento colaborativo online nas artes (2015-2016). A campanha resultou de decisão estratégica da Direção do MNAA com três objetivos -- museológico, branding e político-administrativo: a compra oportuna de recôndita pintura do século XIX A Adoração dos Magos do inconspícuo Domingos Sequeira; reposicionamento da subvalorizada marca MNAA como o “primeiro museu”; apoio à autonomia financeira e administrativa legislativa no setor de museus. O primeiro objetivo teve sucesso. É analisada a criatividade e a mecânica da comunicação desenvolvida para a campanha, centrada no apelo à ação social coletiva veiculado por um slogan que consubstancia os principais elementos da ação mediada onde Sequeira funciona como o avatar do foco do discurso: o artefacto pintado do mito dos Magos, o mais jovial de todos os mitos cristãos. O efeito de atração de uma pluralidade de construções sociais profundas, significados culturais, práticas discursivas é discutido. São identificadas histórias milenares, atores mitológicos ou expressivos emanados de mitos religiosos que exalam atributos naturalizados, simbólicos. É identificada a aplicação sincrética por Sequeira de processos de comunicação visual estabelecidos na Renascença e de elementos que antecipam o romantismo. Examina-se o poder diagramático mnemónico da imagem, os elementos visuais subjacentes que exerceram poder persuasivo silencioso não expresso. Analisa-se o discurso para persuadir confiança necessária para a construção de capital social e os seus elementos constituintes – transparência e prestação de contas. Liderança e empreendedorismo são destacados. Regras e flexibilidade, instituições estabelecidas e o contexto são identificados. A função de sinalização de atores institucionais, individuais, simbólicos ou de status imbuídos de poder significante acionável e conferentes de prestígio e a transformação da prática social em doar para a cultura é explorada. Elementos de construção de confiança no processo de doação e a garantia da qualidade artística do artefacto são identificados. O design da plataforma online, a proximidade de objetivos e recompensa emocional de doar são investigados. Palavras-chave: financiamento colaborativo; museu; Sequeira; Magos; MNAAItem The interplay of communication and health: the potential of communication technologies to promote health in school-based nutrition interventions with children(2023) Vaquinhas, Sara Henriques Fonseca Azevedo; Damásio, Manuel José, orient.Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito da comunicação em saúde, focando-se no potencial da comunicação e das suas tecnologias para promover a mudança de comportamentos de saúde em intervenções escolares na área da nutrição. A comunicação em saúde é um campo científico relevante que resulta da interseção entre o campo da saúde e da comunicação, destacando o papel fundamental da comunicação nas intervenções em saúde. Esta dissertação progrediu em três fases, incluindo cinco estudos no total, que evoluíram de uma abordagem teórica e exploratória para uma abordagem pragmática e empírica. A primeira fase é teórica e inclui dois estudos – 1) uma perspectiva integrativa dos modelos de mudança de comportamento em saúde e 2) uma revisão sistemática da literatura de intervenções de comunicação em saúde no contexto escolar. A segunda fase do projeto aplica uma abordagem exploratória incluindo dois estudos – 3) um inquérito online a pais sobre hábitos alimentares e intervenções de saúde que fazem uso de tecnologias de comunicação e 4) a análise da cobertura noticiosa nacional sobre alimentação nas escolas. A terceira fase centrou-se numa metodologia empírica e incluiu uma intervenção em saúde em contexto escolar sobre nutrição, com crianças dos 9 aos 12 anos. Os estudos desenvolvios nesta dissertação são complementares e contribuem para a compreensão teórica e empírica aprofundada do papel da comunicação e do potencial das suas technologias em intervenções de promoção da saúde. Palavras-chave: comunicação em saúde, intervenção em saúde, tecnologias da comunicação, mudança de comportamento em saúde, nutrição.Item As estratégias de comunicação dos partidos políticos portugueses nas eleições europeias de 2019(2024) Coutinho, Anna Carolina Nogueira; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoA presente tese de doutoramento desenvolve uma análise sobre as estratégias de comunicação dos partidos políticos portugueses: um enquadramento teórico e recolha empírica desta problemática, num contexto de eleições de segunda ordem. Esta tese tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a comunicação político partidária durante a campanha para as Eleições Europeias de 2019, em Portugal. Num cenário político nacional marcado pela mais baixa afluência às urnas nas últimas Eleições Europeias, pela formação inédita de um governo através de uma coligação pós-eleitoral de esquerda e pela crescente presença de discursos de extrema-direita, torna-se essencial analisar e refletir sobre as temáticas, mensagens políticas e estratégias aplicadas durante este período. Para tal, foi realizado um estudo de caso que envolveu a recolha e análise das mensagens divulgadas pelos 17 partidos políticos candidatos. Como corpus de análise foram considerados 1270 materiais, incluindo 43 cartazes, 64 tempos de antena e 1163 publicações do Facebook. Através da análise de conteúdo, esta tese de doutoramento procurou codificar e examinar os materiais de campanha nos suportes de cartaz/outdoor, publicações do Facebook e tempos de antena. Esta abordagem permitiu uma primeira interpretação da possível estratégia global dos partidos. Elementos gráficos e textuais foram analisados partido a partido e, posteriormente, os resultados foram examinados qualitativamente. Sem tem a pretensão de generalizar resultados, esta tese procurou evidenciar as estratégias utilizadas e funcionar como um arquivo para futuras consultas sobre as Eleições Europeias de 2019 em Portugal. O principal objetivo foi a identificação das técnicas de comunicação utilizadas pelos partidos políticos portugueses. Palavras-Chave: Comunicação Política, Campanha Eleitoral, Eleições Europeias, Transmedia.