Mestrado em Gestão Aeronáutica
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Item O processo de gestão de reclamações dos passageiros : o caso TAAG - Linhas Aéreas de Angola, em Portugal(2013) Dinis, Denilson Patrick dos Santos; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos, orient.O presente trabalho tem por objetivo explorar os dados sobre o grau de satisfação e insatisfação dos passageiros TAAG - Linhas Aéreas de Angola (TAAG), na rota Lisboa - Luanda, a partir do Aeroporto da Portela, em Lisboa, 2013. Dado que, o estudo de caso qualitativo apresenta fundamentos que foram analisados usando a análise documental; as entrevistas; e o questionário de forma a responder às questões de partida e os objetivos traçados ao longo do trabalho. É evidente que, os resultados encontrados estão relacionados com as respostas obtidas quer nas entrevistas efetuadas e quer também nos questionários realizados junto dos passageiros. Note-se que, foi importante saber quais os mecanismos que a TAAG utilizava para gerir as reclamações dos passageiros e como efetuava o tratamento das questões. Efetivamente, muito dos dados não foram fornecidos devido ao facto de se tratar de dados confidenciais da empresa. Significa isto que, o estudo de caso sobre a companhia se consubstanciou em explorar e descrever todos estes métodos e teorias que foram apresentados pelos gestores relativamente aos passageiros. Em nosso entender, de forma a relacionar todos os dados foi preciso efetuar um estudo de caso de forma a permitir interpretar, descrever e analisar as questões de fundo com vista a saber qual o grau de satisfação e insatisfação do passageiro na rota e as políticas em curso da empresa para responder à procura dos passageiros (pax). Em suma, os resultados apresentados indicam que a análise de satisfação e gestão das reclamações dos passageiros TAAG é de todo aceitável, pelo que a companhia continua a levar a cabo uma política de melhoria dos seus serviços.Item O impacto da actividade do Transporte Aéreo e do Turismo para o desenvolvimento de Portugal(2013) Simão, Cátia Salomé Azevedo; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos, orient.A realização desta dissertação de mestrado tem como principal objectivo estudar a relação e inter-dependência existente entre três dos vectores no âmbito da Gestão Aeronáutica – a Economia, o Transporte Aéreo e o Turismo – no contexto nacional. Pretende-se então com a realização deste estudo, através de uma análise de dados de painel referentes ao período de 2000 a 2010, determinar e quantificar a importância e os impactos promovidos pela actividade do sector do transporte aéreo e do turismo para o desenvolvimento económico do País. A redacção deste documento é constituída por duas componentes, tendo a primeira a função de contextualizar a temática relacionada com estes dois sectores, uniformizando a terminologia utilizada e apresentando um conjunto de efeitos positivos e negativos promovidos pelos mesmos na economia nacional. Por outro lado, a segunda componente contém a apresentação e descrição da abordagem metodológica seleccionada para a realização deste estudo, a análise através dos dados de painel e, por fim, a análise dos resultados obtidos através do software econométrico GRETL, confirmando que, apesar de em medidas bastantes diferentes e significativas, os dois sectores em estudo se relacionam directamente com a variação do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional.Item Crew Fadigue Management: análise de estudo empírico numa companhia aérea do Grupo TAP(2013) Nunes, Fernando Cabral da Silva; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos, orient.Item A importância da regulação vigente para a obtenção de faixas horárias/Slots aeroportuários - caso de Portugal(2013) Monteiro, Suzana Mónica Antunes; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos, orient.Este trabalho discute a liberalização do transporte aéreo no mercado Europeu, o sucesso do tráfego aéreo, e a importância da regulação de slots aeroportuários para uma concorrência leal. Presentemente, dado o crescimento e a expectativa que o tráfego aéreo cresça ainda mais, os aeroportos e as companhias aéreas debatem-se com um problema de grande dimensão, que passa pela gestão aeroportuária de slots, uma vez que a capacidade dos aeroportos é limitada, e a procura por estas estruturas tem aumentado drasticamente. Face aos vários aeroportos Europeus, estima-se que essa capacidade seja atingida brevemente, fazendo com que a congestão não se dê só apenas por um curto período diário, mas que aumente não só a sua frequência como também a sua duração. Esta congestão pode ter efeitos sobre a concorrência entre as companhias e entre os aeroportos, o que implica que haja um impacto negativo, tanto no ambiente como na segurança. O estudo terá em atenção a capacidade do Aeroporto de Lisboa, ao pedido de slots aeroportuários, a legislação nacional e internacional, outros meios de afectação de slots aeroportuários, a posição da TAP relativamente à regulamentação existente, e aos meios paralelos.Item O impacto do Aeroporto Francisco Sá Carneiro no desenvolvimento da região norte(2015) Esteves, António Marcos de Sousa; Reis, Filipa Lopes dos, orient.O aeroporto é cada vez mais o elo de ligação entre a região e o resto do mundo, servindo como impulsionador económico, social e cultural. Um aeroporto é tão mais eficiente quanto melhor for a sua inserção no meio que o rodeia. Esta premissa é uma obrigatoriedade nos tempos que decorrem e fruto de uma crise económica mundial que se tende a arrastar. Como é sabido, a Região Norte de Portugal é fortemente povoada por população migratória, que anualmente regressa a Portugal, sendo também cada vez mais um ponto de interesse para os turistas de todo o Globo. A ligação aérea por intermédio do Aeroporto Francisco Sá Carneiro é um fator de sucesso na Região Norte, contribuindo assim para um desenvolvimento mútuo. Desde a liberalização do espaço aéreo no Continente Europeu e com a chegada de companhias Low-Cost a Portugal, se verificou na Região Norte um aumento exponencial a nível turístico e por conseguinte comercial. Este trabalho procurará dar resposta ao real impacto do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, também denominado como Aeroporto do Porto, no desenvolvimento da Região Norte. A Catchment Area do mesmo, vai para além dos limites fronteiriços de Portugal, sendo que cada vez mais, e, fruto da intermodalidade, se alarga ao país vizinho, proporcionando assim novas oportunidades.Item Managing fatigue in a regional aircraft operator : fatigue and workload on multi-segment operations(2015) Alcéu, Pedro Miguel de Matos; Simões, Anabela, orient.Introduction: With the constant increase in air travel every year and the downfalls of the World’s economy, airline managers face the need to optimize resources with the goal of reaching profit and reliability targets. This leads to higher utilization rates in commercial aircrews, with more hours of work and the consequence of less sleep and off time. As such, pilots and cabin crew face an increasing number of sleep disturbances, with the consequent alertness impairments and reduced performance. The concept of fatigue resumes these issues and has recently been addressed by several studies and documents, which prove its hazards and identifies them as risks to a flight’s safety. The main goal of this study is the methodic identification of fatigue in a regional aircraft operator that, although not suffering from night circadian disruption has a major rostering structure of multi-flight operations with flights in the early hours of the day. Methodology: The universe and the sample size of this study are equal and correspond to 52 airline pilots, 27 Captains and 25 First Officers, all males and an average age of 39.2 years old. The methodology used in this research consists of two interconnected principles: objective fatigue measurement, using bio-mathematical modeling through the SAFE model and subjective fatigue measurement through a 3 week daily survey applied to real operations, allowing the measurement of individual fatigue in the beginning of work and at top of descend on the last flight of the day. The survey was complemented by an adapted version of NASA’s TLX workload measurement scale, allowing a more complete analysis of an additional fatigue cause that has impact in multi-segment operations. A questionnaire was also distributed in order to identify any variability factors that could influence the measurements and limit pilot’s capabilities and performance.Results: Results were determined by setting a methodic approach to schedule analysis, with 365 days of planned pilot rosters processed. Areas of high risk were identified, in particular on the early hours of the morning and the evening and on days with more than 4 sectors. With the surveys and when comparing both measurements, SAFE model predictions stay short of 5 in the Samn-Perelli Scale (Moderately tired. Let down.) whilst pilot reported fatigue values represent a 6 on the same scale (Extremely tired. Very difficult to concentrate.). A high relation was also found between the increase of fatigue, the number of sectors and time of day, revealing that workload might be caused by multi-segment operations and a hazard to what can be considered an acceptable level of safety to risk management in flight operations. Conclusion: A new approach to workload in the fatigue and safety settings should be considered, and further research should strive to look at the impact of workload in multi-segment operations. This should all lead to new hazard identification and risk mitigation practices to be in place, joining flight safety and rostering departments in better and more robust schedules, with of course increased safety levels and better overhaul performance.Item O impacto do transporte aéreo no desenvolvimento do sector da hotelaria em Luanda(2016) Silva, Rui Veiga da; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.O sector do transporte aéreo, é reconhecido pelas principais organizações, tem prestado o seu maior contributo no desenvolvimento da actividade turística. A união directa entre o turismo e o transporte aéreo, tem porém sido motivo de investigação de forma individual pelo turismo e o sector do transporte aéreo. São poucas as ocasiões que as duas actividades chegam a investigar em conjunto esta mesma realidade (F. Abrantes, 2012). Na actual economia de mercado, o progresso do transporte aéreo acompanhado das infras estruturas aeroportuárias, estabelecem um importante elo para o sector da actividade turística. A elaboração deste trabalho de dissertação de mestrado, tem como objectivo compreender a utilidade do transporte aéreo e da infraestrutura aeroportuária, no desenvolvimento do sector hoteleiro em Angola particularmente na província de Luanda. Sendo assim, pretende-se contestar com o presente estudo à seguinte questão: Qual o verdadeiro impacto do transporte aéreo e da infraestrutura aeroportuária “ (Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro) ”, na actividade turistica em Angola, em particular no sector da hotelaria na província de Luanda. Para tal é imprescindível obter resposta a diversos objectivos indicados e identificados no trabalho. O actual trabalho de investigação focaliza, o seu estudo no sector do transporte aéreo e na actividade do turismo em especial no sector da hotelaria em Luanda, pretende-se reconhecer os factores determinantes que o sector do transporte aéreo e o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, como a principal infraestrutura aeroportuária do país, possam dinamizar a actividade da hotelaria em Luanda. O principal foco do estudo, estará no processo de evolução do tráfego aéreo na província de Luanda, saber se o mesmo tem influência, no comportamento da taxa de ocupação hoteleira, se está a subir, baixar ou estagnada, ter em conta as razões que levam o procedimento da mesma. Por outro lado, analisaremos o crescimento económico de Angola, com impacto no sector da actividade turística, nomeadamente na região de Luanda.Item Qualidade e satisfação como vantagem de fatores competitivos : o caso TAAG - linhas aéreas de Angola(2016) Serra, José Luis; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.A qualidade percebida nos serviços encontra-se associada ao conhecimento sobre o cliente e o mercado, uma vez que quanto maior for este conhecimento maior a possibilidade de se encontrarem melhores soluções que visem a criação de valor de forma sustentada para o cliente e, consequente aumento da competitividade por parte das empresas. A elaboração desta dissertação tem como objetivo estudar de que forma a Qualidade e a Satisfação constituem fatores competitivos na TAAG – Linhas Aéreas de Angola. Com o presente estudo, pretende-se responder à seguinte questão: A Qualidade e a Satisfação são dois fatores competitivos para a TAAG – Linhas Aéreas de Angola? O percurso metodológico adotado no presente trabalho, centra-se na pesquisa qualitativa, com a utilização do método da entrevista/ questionário e do caso de estudo. A dissertação visa contribuir para uma melhoria a nível de enriquecimento da literatura face ao tema escolhido referente ao panorama nacional, bem como, auxiliar os gestores e todos os demais interessados, na melhoria de tomada de decisão, constituindo deste modo, uma mais-valia. De um modo global, os objetivos foram alcançados na sua plenitude. A Qualidade e a Satisfação constituem fatores de competitividade na TAAG – Linhas Aéreas de Angola. No entanto, parece existir um longo caminho a percorrer de modo a se afirmarem na Estratégia Corporativa e contribuindo para a Excelência, não apenas em meras palavras de retórica, mas com resultados práticos e provas dadas.Item A regulação económica e a tomada de decisão no transporte aéreo : um estudo empírico aplicado à Região Autónoma da Madeira(2016) Reis, Maria Eduarda Brazão; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.No que concerne à Regulação Económica aplicada ao Setor Aeronáutico, face à situação económica mundial, e em específico face à situação europeia, a tendência é para privatizar os aeroportos para garantir uma gestão mais eficiente e possibilitar a atração de investimento. Em Portugal, a principal gestora dos aeroportos foi concessionada ao abrigo do decreto-lei n.º 254/ 2012. A Dissertação tem como objetivos: refletir sobre os principais conceitos base e evolução do transporte aéreo; refletir sobre os principais documentos regulatórios de base à regulação económica no transporte aéreo, desde a Convenção de Chicago até aos dias de hoje; refletir sobre a importância da tomada de decisão no transporte aéreo; e, refletir sobre o processo de tomada de decisão associado ao modelo de regulação económica aplicado ao transporte aéreo, na Região Autónoma da Madeira (R.A.M.). Para tal, foram analisados dados provenientes das mais variadas fontes, bem como entrevistas ao Organismo Regional responsável pela área. Pretendeu-se ainda através da metodologia do estudo de caso analisar o impacto da liberalização do transporte aéreo, decorrente do desenvolvimento da regulação económica na Região Autónoma da Madeira. Os principais impactos da liberalização da rota LIS-FNC para a R.A.M. foram: aumento do número de frequências, maior competitividade de tarifas aéreas oferecidas pelas transportadoras LCC's como também pelas regulares. Com o aumento dos PAX transportados na rota em análise, verificou-se um efeito positivo regional e nacional, contribuindo para uma melhor afirmação nacional e internacional do destino Madeira. Relativamente ao processo de tomada de decisão inerente ao modelo regulatório sobre a gestão aeroportuária na R.A.M., consideramos o modelo regulatório satisfatório.Item Os determinantes responsáveis pelo comportamento das receitas totais numa companhia aérea do tipo tradicional (legacy): um estudo empírico usando a PLSR(2016) Cavaco, Rui Jorge da Trindade Freitas Sampaio Carrilho; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.A liberalização do transporte aéreo originou um ambiente competitivo numa industria altamente regulada no plano operacional, condicionando as estruturas de custos das empresas. O fator competitivo desloca-se assim para a gestão de receitas. O paralelo desenvolvimento das industrias de Informação e Tecnologia cria as condições para o desenvolvimento da “Industrialização da Gestão de Receitas”. Nos últimos 30 anos vários estudos e aplicações desenvolvem modelos de otimização da Receita Total, numa primeira fase por voo e atualmente na rede de transportadora. Estes modelos, na sua maioria utiliza informação estatística para, através de processos diversos, permitir a um analista decidir qual o modelo que melhor se adapta à procura existente. O presente trabalho pretende, determinando os fatores que influenciam a Receita Total, contribuir para o estudo do comportamento desta. Deste modo utilizando o método de Partial Least Squares, pretendeu-se estudar quais os determinantes e comportamento da Receita total numa companhia do tipo Legacy em três tipologias de rotas. Concluímos que é possível a monitorização do comportamento de um sistema de Revenue Management através do observação do comportamento da Receita Total durante o período de disponibilidade das tarifas para um determinado voo.Item A relação entre a atividade do transporte aéreo e o desenvolvimento socioeconómico de Cabo Verde : um estudo empírico usando a PLS-R(2017) Andrade, Emisa de Jesus Almeida; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo de forma simples e concisa, dando assim uma ilustração do desencadeamento do interesse da economia mundial pela atividade do transporte aéreo, os objetivos genéricos e as asserções a serem desenvolvidas, nisto, discernir a cooperação da atividade do transporte aéreo no progresso socioeconómico de Cabo Verde. A importância do tema situa-se na escassez e na deficiência de trabalhos realizados neste domínio em Cabo Verde, o critério de investigação passa pela realização de um estudo descritivo, através de dados de painel compreendidos entre 2000-2014, com o auxílio do software econométrico XLSTAT, recorrendo ao método de modelação Partial Least Squares PLS-R, com o objetivo de estudar a relação e a interdependência entre o desenvolvimento socioeconómico, a atividade do transporte aéreo e o turismo regional. O presente trabalho inicia-se com um capítulo prefacial que descreve e desenvolve sucintamente todos os subpontos respeitantes a matéria retratada nos mesmos. Do segundo ao sexto capítulo é retratada a atividade do transporte aéreo desde o seu surgimento, evolução e a sua inter-relação com o turismo. Para finalizar, a análise empírica dos dados e a sua descrição é adaptada a realidade Cabo-verdiana. No sétimo e último capítulo são projetadas as conclusões e as considerações finais e também apontadas as dificuldades surgidas durante a realização desta dissertação de mestrado.Item Desenvolvimento do programa passageiro frequente como estratégia de fidelização : o caso TAAG - Linhas Aéreas de Angola(2017) Mariano, Belchior das Neves Lino Fragata; Vicente, José Ivo Carvalho, orient.O presente trabalho tem como objetivo apurar a realidade da companhia aérea de Bandeira em relação a sua prestação de serviço para com os clientes, ou seja, o grau de satisfação que os passageiros sentem da companhia aérea. Não tendo nenhuma rota em especial, o presente estudo visa apurar a frequência com que os passageiros voam pela TAAG e apurar também o grau de fidelização e confiança pelos serviços prestados pela mesma. Para melhor esclarecimento e perceção daquilo que é um estudo de caso sobre o passageiro frequente como estratégia de fidelização, achou-se por bem elaborar um survey para aplicação de uma entrevista e aplicação de questionários aos passageiros no sentido de vermos esclarecidas algumas questões pertinentes relacionadas com o grau de satisfação daqueles que utilizam os serviços TAAG. Com este estudo será possível termos uma perceção daquilo que pensam os passageiros sobre os produtos e serviços prestados pela companhia no sentido de no futuro podermos fazer algumas sugestões de melhoria, como por exemplo, muitos clientes provavelmente não sabem que podem acumular milhas, mesmo viajando frequentemente, é uma informação que nem sempre lhes é passada. O presente estudo foi pertinente para a melhoria da tomada da decisão, devido às lacunas identificadas perante a averiguação dos passageiros face à problemática.Item O processo de rebranding em companhias aéreas: proposta de estudo para a TACV(2017) Fernandes, Solange Helena Robalo; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Esta investigação tem como objetivo, tendo por base uma pesquisa bibliográfica, desenvolver um estudo de Rebranding para as Companhias Aéreas, mais especificamente, para os Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV). Este estudo descritivo, tem como objetivo geral reconhecer os elementos intervenientes no setor do transporte aéreo e perceber as suas relações de interdependência através das técnicas e modelos de análise, identificar, classificar e compreender os fatores relevantes para as decisões estratégicas. Como objetivos específicos procura-se responder as seguintes questões: Como se aplica o Rebranding em companhias aéreas de bandeira? Como aplicar o Rebranding na TACV? Como é encarado o Rebranding na TACV? É fundamental perceber qual o tipo de relações que a Companhia estabelece com os seus clientes, com os seus concorrentes e com os seus fornecedores. Para a elaboração deste estudo o processo de investigação será necessário caraterizar o perfil do consumidor da companhia aérea TACV e analisar o valor da marca da mesma na perspetiva do consumidor. Dessa forma, para fazer face a esta investigação será feita: uma revisão da literatura; elaboração de um questionário aos passageiros frequentes da companhia; elaboração de entrevista aos responsáveis da companhia aérea TACV, especificamente na aérea de Gestão Estratégica; criar propostas de melhoria para a gestão da marca TACV. O resultado deste estudo irá indicar a posicionamento da Companhia Aérea, quer a nível da relação emocional com os clientes, quer a nível da concorrência, bem como auxiliar na identificação de novas estratégias futuras.Item A avaliação da satisfação do passageiro sobre a utilização do self check-in no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa : um estudo empírico(2018) Duarte, João Carlos; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.O presente trabalho consiste na Avaliação da Satisfação do Passageiro sobre a utilização do Self check-in, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, tratando-se de um estudo empírico; tendo como objetivo fundamental aferir sobre o grau de satisfação e/ou de insatisfação dos passageiros quanto à utilização do Self Check-in-kiosk no processo de embarque. De modo a dar respostas às questões de investigação, e alcançar os objetivos preconizados deste projeto, foi efetuada uma entrevista ao Gestor de Segurança da ANA –Aeroportos de Portugal, S.A., e foram aplicados inquéritos/questionários junto dos passageiros, para além da análise e observação documental realizado para o estudo de caso qualitativo. Ao constatar-se nos últimos tempos uma crescente evolução em matéria de inovação de novas tecnologias na aviação, é expetável e denota-se que com ela a natureza e tipificação dos aeroportos sofreram alterações. Dos resultados obtidos podemos constatar a satisfação do passageiro e, a real importância do Self check-in para a melhoria da gestão operacional aeroportuária no AHDL. Hoje, já é possível os aeroportos oferecerem aos clientes diversas alternativas para realizar o Check-in, isto é, através de Self Service Check-in: por meio de quiosques de autoatendimento, web check-in, mobil check-in e Self baggage Check-in (bag drop-off). Cada vez mais os passageiros aderem a estes serviços. As companhias aéreas e os aeroportos vêem nas novas tecnologias grandes oportunidades para diminuir as despesas e máximizar os lucros, proporcionando aos clientes serviços de qualidade e eficiência na gestão operacionalItem Processo de licenciamento de operadores aéreos em Portugal: um estudo empírico(2018) Guigá, Calpeche Chandracant; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Este projeto reflete a pesquisa que foi desenvolvida no âmbito de Licenciamento de Operadores Aéreos em Portugal. Com a respetiva pesquisa “limitada” que foi efetuada no ponto de vista geral, pode considerar-se que o processo é muito extenso. Por sua vez, resume-se, que são exigidos vários requisitos pela entidade reguladora e que alguns dos mesmos podiam ser corrigidos e criados de uma forma mais confiante, criando um manual de licenciamento de operadores aéreos de uma forma que seja legal, eficaz e segura. Por isso o autor com este trabalho visa analisar, avaliar os pontos mais essenciais em relação à licença dos operadores aéreos, principalmente, os requisitos obrigatórios para a obtenção do certificado de operador aéreo (COA), como é feito o pedido de licença de exploração, ou seja, resumidamente, qual é o processo e as normas que uma companhia tem de desenvolver e respeitar antes e após de obter o Certificado de Operador Aéreo (COA), incluindo a licença de exploração. Sendo que o principal objetivo é analisar, avaliar e propor as principais ferramentas para a criação de uma companhia aérea. Inicialmente fala-se sobre a introdução do projeto e sobre a revisão da literatura. Dentro desta fala-se sobre a Regulamentação da ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional), da entidade reguladora ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil) e dos regulamentos europeus relativos ao processo de licenciamento de operadores aéreos, ou seja, como obter o COA e como manter o mesmo no mercado aeronáutico, incluindo também a licença de exploração. Por sua vez, foram encontrados pelo autor, vários regulamentos e documentos, que podem ser apresentados e utilizados para a realização deste projeto.Item A segurança do transporte aéreo pós 11 de Setembro e a aplicação do conceito de 'ponto de segurança único'(2018) Coelho, Fernando Manuel Cardoso; Vicente, José Ivo Carvalho, orient.Atualmente quase todos os passageiros que utilizam o transporte aéreo e que tenham de efetuar uma transferência num ou mais aeroportos intermédios antes de chegarem ao destino final são submetidos a um novo controlo de segurança para além daquele que foi efetuado no aeroporto de origem. Tal controlo é igualmente aplicado à sua bagagem de mão e/ou de porão. Apesar de alguns países já aplicarem tal procedimento antes de 2001, a exigência como norma internacional surgiu após os atos ocorridos a 11 de Setembro de 2001. Salvo raras exceções, esta repetição de procedimentos é efetuada porque a maioria dos países não reconhecem entre si as medidas de segurança aplicadas nos aeroportos de origem. Tal duplicação de controlos de segurança provoca ineficiências operacionais com custos elevados para os aeroportos e companhias aéreas assim como a insatisfação dos passageiros afetados. As várias organizações internacionais que regulamentam o setor do transporte aéreo assim como os vários representantes da indústria reconhecem as vantagens do reconhecimento mútuo das medidas de segurança tendo vindo a promover desde há alguns anos a adoção do conceito ponto de segurança único com o objetivo de evitar a repetição de controlos de segurança a passageiros e bagagens em transferência. No entanto a maioria dos Estados pouco têm avançado no sentido de estabelecerem acordos que permitiriam reduzir custos operacionais, aumentar a eficiência dos seus sistemas de transporte aéreo, contribuir para a satisfação do público viajante sem no entanto comprometer a segurança da aviação civil. O objetivo deste trabalho é dar um contributo para que um conceito que vem sendo discutido há mais de duas décadas, faz parte dos objetivos estratégicos do regulador internacional do setor e ter sido apoiado em duas conferências mundiais de alto nível e que seja adotado pelos países que o queiram implementar. Através da análise do sistema técnico-legal da aviação civil internacional tentaremos dar resposta a esta questão e apresentar soluções como é possivel implentar tal princípio mantendo a eficiência e regularidade do transporte aéreo sem comprometer a segurança de pessoas e bens num contexto de ameaça permanente. O trabalho baseou-se numa pesquisa exploratória qualitativa tendo os resultados revelado que o desconhecimento da informação associado ao caratér de confidencialidade condicionam a aplicação do “ponto de segurança único”.Item A importância da TAP AIR Portugal na economia portuguesa : um estudo empírico usando a PLS-R(2018) Ribeiro, Luís Pedro da Cruz Lopes; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.A presente dissertação de mestrado tem como objetivos: com o auxílio da PLS-R analisar o contributo da TAP para o PIB de Portugal e o seu impacto, analisar o comportamento das variáveis do PIB ao longo do período de 2010 a 2016 e identificar o peso que as variáveis independentes têm para o PIB. A TAP foi fundada no dia 14 de Março de 1945 designada como transportes aéreos portugueses. Atualmente, a TAP opera para mais de 80 destinos e possui uma frota de 80 aviões. A TAP contribuiu em cerca de 15,1% para o PIB no período de 2010 a 2016 e tendo uma média de 2,2% ao ano. As variáveis independentes com valores no intervalo de 0,8 a 1,4 contribuem de uma forma positiva e as variáveis explicativas com valores inferiores a 0,8 contribuem de uma forma negativa para o PIBpm.Item Atual percepção da cultura de segurança : um caso de estudo no aeroporto Humberto Delgado(2018) Ribeiro, Joana Rita Gonçalves; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.A globalização e liberalização dos mercados, assim como, a conjuntura económica mundial e as questões de segurança, são as grandes preocupações do transporte aéreo comercial. Deste modo, considera-se pertinente que seja averiguado se no aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, os diferentes intervenientes nas variadas atividades do aeroporto estão sensibilizados para esta problemática e tem presente no seu dia a dia uma cultura de segurança. Ou seja, se os colaboradores das áreas operacionais, restauração e comércio tem conhecimento desta problemática, o que é que ela envolve e se o aeroporto é capaz de dar resposta em situações relacionadas com a segurança da aviação. Para tal foi preciso averiguar se a formação fornecida aos diversos intervenientes encontra-se adequada e se, as perceções comuns e convicções destes e dos colaboradores do nível da gestão superior estão em sintonia. Uma fragilidade num destes parâmetros pode ser um indicador determinante do estado atual deste problema e contribuir para a necessidade de ações de melhoria. Após análise dos resultados obtidos é possível afirmar-se que existe cultura de segurança no aeroporto Humberto Delgado, no entanto, existiram algumas fragilidades na recolha de informação que deveriam futuramente ser analisadas de modo a obter resultados mais consistentes e contribuir para a necessidade de medidas mitigadoras nesta temática.Item A fadiga dos pilotos em voos de longo curso(2019) Leão, Nicolas Ferrero; Ferreira, Pedro Nuno Pacheco, orient.Objectivo: A aviação é um sector em constante evolução e adaptação em que o número de passageiros aumenta a cada ano. Segundo os indicadores da ICAO, em 2018, foram cerca de 4,3 bilhões de passageiros transportados no mundo (mais 6,1% em relação a 2017). O aumento do número de passageiros e das horas de voo, a utilização de aeronaves mais eficientes capazes de percorrer distâncias cada vez maiores, e atravessar vários fusos horários, o que intensifica as perturbações ao nível dos ritmos circadianos, são factores que afetam os níveis de fadiga dos pilotos de longo curso, cujas condições de trabalho nem sempre estão de acordo com as normas de segurança estabelecidas por organizações internacionais como a ICAO. A fadiga dos pilotos é uma realidade e as investigações mostraram que muitas vezes existe uma relação de causa-efeito entre os acidentes e incidentes e a fadiga dos pilotos. Já em 1944 a fadiga era um factor de risco identificado no Anexo 6 da Convenção de Chicago. Os objectivos desta dissertação são a identificação dos níveis, causas e consequências da fadiga dos pilotos de longo curso, e do seu impacto ao nível da segurança das operações de voo, dando seguimento ao trabalho elaborado por Alcéu (2015), sobre a fadiga dos pilotos em voos de médio curso. Metodologia: Foi distribuído a várias associações de pilotos e a pilotos directamente de várias companhias aéreas, um questionário anónimo realizado através do "Google Formulários" para avaliar um conjunto de factores determinantes da fadiga em piloto de longo curso, assim como avaliar os níveis de fadiga percepcionados. O questionário esteve disponível durante o mês de Junho de 2019 e permitiu recolher um total de 41 respostas. Também foram feitas duas entrevistas a pilotos de voos de longo curso. Resultados: Os resultados mostram que as causas de fadiga são muito específicas à profissão, nomeadamente, as longas horas de voo nocturno, diferenças horárias, tempos de voo demasiado longos e períodos de repouso demasiado curtos entre voos. A idade dos pilotos também desempenha um papel importante. Os resultados são edificantes e confirmam os muitos estudos já realizados nos últimos anos; eles demonstram até que ponto, com as regras actuais mais protectoras, a fadiga dos pilotos ainda está muito presente. Conclusões: A fim de aumentar a segurança de voo, é imperativo levar em conta os mais recentes estudos existentes sobre a fadiga dos pilotos de longo curso e incorporar novos padrões aos regulamentos existentes. É necessário valorizar mais a profissão que se sente, por vezes, desvalorizada dando mais descanso entre viagens, organizar melhor a planificação dos dias de trabalho e de descanso, e incentivar as companhias ao diálogo com os pilotos que, muitas vezes, têm receio em falar sobre o tema da fadiga e condições de trabalho.Item A gestão de frota num operador aéreo : um estudo empírico aplicado à TAAG - Linhas Aéreas de Angola(2019) Valente, Jorge Manuel Augusto; Vicente, José Ivo Carvalho, orient.Na aviação comercial a questão da gestão da frota condiciona as decisões estratégicas e obriga as companhias aéreas a pensar e repensar qual é a sua performance. A resposta passa por fazer-se uma identificação correta do mercado em que se atua, alinhada com o core business da companhia aérea e com a Operação. A elaboração desta dissertação tem como objetivo estudar de que forma a gestão de frota na TAAG - Linhas Aéreas de Angola, é eficiente e vai ao encontro das necessidades do Mercado e dos Clientes. O percurso metodológico adotado no presente trabalho, centra-se na pesquisa qualitativa, com a utilização do método da entrevista/ questionário e do caso de estudo. A dissertação visa contribuir para uma melhoria a nível de enriquecimento da literatura face ao tema escolhido referente ao panorama nacional, bem como, auxiliar os gestores e todos os demais interessados, na melhoria de tomada de decisão, constituindo deste modo, uma mais-valia. De um modo global, os objetivos foram alcançados na sua plenitude. A escolha da frota para longo curso, B777 e para o médio curso B737NG foi apropriada pois, em termos de especificações e performance, estas aeronaves apresentavam padrões aceitáveis para a indústria reduzindo custos e contribuindo para melhoria performance/qualidade passageiro da TAAG. No entanto, parece existir um caminho a percorrer, em relação à melhoria da Operação em setores curtos (voos de curta duração, domésticos).