Mestrado em Comunicação nas Organizações
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Item Os talentos nas organizações(2010) Falagueira, Laura; Jesuíno, Jorge Correia, orient.O estudo sobre o conceito do talento revela-se pertinente no enquadramento competitivo socioeconómico actual, com o objectivo de elucidar e orientar os profissionais que estejam interessados a entender quais as exigências do mundo laboral e da utilidade na sociedade, bem como de minimizar os obstáculos dos caminhos que não se vêm as metas; o rio chega ao mar a contornar os obstáculos e não a forçá-los. Foi efectuada pesquisa bibliográfica sobre principais conceitos de talento, as características genéticas e quais os factores impulsionadores que geram sentimento para ter vontade de seguir determinado caminho. Foram realizadas entrevistas a profissionais sobre o conceito de talento e os seus comportamentos e foram referidas as características dos seus percursos profissionais e as suas aptidões. Como suporte, o estudo refere a técnica da entrevista semi estruturada, optando pela análise de conteúdo de Laurence Bardin. Como conclusões principais, é necessário, o sentimento, o grande impulsionador para percorrer um caminho que aos olhos dos outros se torna um sacrifício, os atributos genéticos são também características que sustentam a mais valia face ao talento. Não é suficiente descobrir qual a chave da porta para poder entrar no caminho certo, porque o caminho faz-se caminhando. É necessário fluir, caminhar sempre. A este percurso chama-se talento.Item Aplicação do modelo SYMLOG : estudo de caso num serviço de imagiologia(2010) Afonso, Cecília Patrícia Amaral; Jesuíno, Jorge Correia, orient.O presente estudo incidiu na observação sistemática duma equipa profissional em contexto hospitalar com vista a identificar as dinâmicas relacionais intra-grupo, e em particular as relações entre chefe e colaboradores. Da população que constitui o serviço de imagiologia do hospital estudado, foi seleccionada , por conveniência , uma amostra de 11 técnicos de radiologia. Como instrumentos de recolha de dados, utilizámos a escala de comportamentos SYMLOG, com o objectivo de classificar a frequência com que os vários tipos de comportamentos são demonstrados ou executados pelos indivíduos que constituem o grupo observado , e a escala LMX-7 afim de percepcionar de que forma os resultados obtidos poderão estar implicados na dimensão de Orientação para a Tarefa, observado no Diagrama de Campo do Grupo. Os resultados obtidos sugerem que o grupo de técnicos de radiologia é moderadamente coeso, observando-se contudo algumas tensões na relação com o chefe formal. Ainda neste contexto, foi possível identificar no grupo em estudo, os principais tipos de liderança exercida pelos chamados 'líderes emergentes'Item Munícipes e utentes: problemas de comunicação políticos e administrativos: o munícipio de Santiago do Cacém(2011) Gorgulho, David Oliveira; Casqueira, Fernando, orient.Item O papel do operador telemarketing : processo de negociação e conflito via telefone(2012) Abreu, Ana Manuela Soares Bernardo de; Jesuíno, Jorge Correia, orient.A negociação é um processo complexo que ocorre diariamente no quotidiano de todos os actores organizacionais. Enquanto processo de resolução de conflitos, a negociação, implica uma actividade de intersecção social entre diversos actores, quando duas ou mais partes se desentendem e têm comportamentos e atitudes divergentes, a negociação envolve a gestão destes aspectos de modo que ambas as partes resolvam os interesses aceitáveis para ambas. Nesse sentido, em pleno acto de negociação via telefone, a qualidade do atendimento telefónico, num primeiro contacto com o cliente transmite a imagem da empresa é fundamental para o desenrolar da chamada. Actualmente existem milhares de equipas de telemarketing nas empresas, que tem como função divulgar e comercializar produtos e serviços através do contacto telefónico. Na elaboração deste trabalho, é possível verificar que num processo de negociação via telefone os colaboradores devem adoptar os seus comportamentos em função das situações que estão a experienciar, quer as mesmas se revelem positivas ou negativas. Ainda outro conceito que abordamos é o conflito, o mesmo encontra-se presente em diferentes sistemas sociais, desde o individual, o familiar, o grupal, o organizacional ao internacional, entre outros. Os conflitos surgem por diversas razões no dia-a-dia das organizações e até mesmo no quotidiano da nossa vida pessoal, vivemos o conflito de diferentes maneiras. O conflito ocorre, normalmente, mais como um processo contínuo e sequencial do que como um facto isolado. Geralmente, o conflito surge quando uma ou ambas as partes vê ou pressentem ameaçados os seus planos ou escolhas. É ainda mencionado o conceito telemarketing que surgiu nos anos 80 nos EUA, significando vendas por telefone.Item Comunicação nas organizações e tácticas de socialização : o caso dos estagiários de jornalismo televisivo(2012) Sousa, Andreia Maria Justo de; Jesuíno, Jorge Correia, orient.A presente investigação trata um tema muito discutido hoje em dia nos meios da comunicação social em Portugal, mas que se relaciona com uma problemática mais ampla de comunicação nas organizações: a integração dos estagiários de jornalismo nas estruturas redactoriais. Vários autores como Sara Meireles Graça, Paulo Faustino e José Luís Garcia têm-se debruçado sobre o problema do “corrupio” de jornalistas estagiários nas redacções e sobre outro tema muito controverso, directamente relacionado, que é o “trabalho escravo” no jornalismo (Garcia et. al., 2009, p. 147). Pretendemos aprofundar estas questões, averiguando a sua dimensão e qual o interesse das empresas neste e noutros processos de recrutamento e integração organizacional, assim como o que pensam sobre tudo isto os estagiários e outros intervenientes. O estudo terá como objecto as três estações generalistas de televisão em Portugal. A pesquisa empírica desenvolveu-se nestas três estações de televisão que, salvaguardando as suas particularidades, foram tomadas como organizações-exemplo para a análise dos processos de integração e socialização organizacional. Realizámos um estudo longitudinal com base numa metodologia de cariz qualitativo a partir do olhar, nomeadamente, dos responsáveis pelos estágios nas redacções e dos estagiários, que são os principais atores neste processo. Os resultados apontam para a existência em algumas televisões, de estagiários curriculares a desempenhar funções como se de jornalistas profissionais se tratassem. Em relação a este tema, também existem divergências de opinião entre as entidades que regulam a profissão e as que representam as televisões. Quanto às tácticas de socialização, as televisões conseguem formar profissionais autónomos, apesar da existência de alguns casos de insatisfação e desinvestimento por parte de estagiários.Item A implementação da responsabilidade social na empresa otis elevadores, lda(2012) Furtado, Maria Edite Pereira de Oliveira; Oliveira, José G. Grosso de, orient.A importância que as questões sociais conquistaram nos últimos anos, faz com que seja necessária uma participação mais efectiva e uma mudança de atitude de todos os que são parte integrante da sociedade, tendo em vista um contributo positivo nesta matéria. Neste contexto e não substituindo o papel do Estado e das suas políticas, tem-se vindo a observar uma nova concepção de organização imbuída de acção social que, de uma forma voluntária e com um papel mais activo, adopta preocupações em âmbitos tão distintos como o social, o económico e o ambiental e colabora para uma melhoria nessas áreas, nunca esquecendo a criação de riqueza, de serviços e de bens. Sendo as organizações, hoje em dia, agentes com grande relevância e influência, torna-se essencial entender a importância efectiva desta nova forma de estar para a constituição de uma sociedade mais equilibrada. Neste âmbito, com o presente trabalho pretende-se então apresentar uma análise dos efeitos da adopção de uma política de responsabilidade social, a nível ambiental, na Otis Elevadores.Item Delta cafés : prática de Responsabilidade Social ou Estratégia de Marketing Promocional?(2012) Castro, Natacha Maria Wallin; Jesuíno, Jorge Correia, orient.Nesta dissertação será abordada a temática de Responsabilidade Social no ponto de vista teórico, as suas origens, dimensões, desenvolvimento, e a sua importância nos dias de hoje. Será igualmente abordado a importância do Livro Verde, livro este que promove um quadro europeu para a responsabilidade nas empresas. Com algum destaque, os media representam uma parte essencial para que a informação sobre a responsabilidade social chegue às partes interessadas bem como à sociedade. De certa forma, cabe aos media transmitir as suas vertentes, os eventos futuros, o que cada empresa fez ou faz (neste caso a empresa Delta Cafés) para promover as suas práticas de responsabilidade social. Bem como no ponto de vista prático, sendo o caso concreto da empresa Delta Cafés, será feita uma tentativa de articular a parte teórica da responsabilidade social, com o caso prático, que será a junção de ambos, tentando assim perceber se a empresa pratica realmente responsabilidade social ou se não passa de uma estratégia de marketing promocional.Item A avaliação do desempenho na Administração Pública(2012) Graça, Maria Filomena Dias Serra; Jesuíno, Jorge Correia, orient.O SIADAP, Sistema de Avaliação do Desempenho na Administração Pública, surge como um novo paradigma de avaliação do desempenho, estratégico para a gestão das organizações do sector público, porque tem sido um enorme desafio para os serviços que o têm implementado, ou para os que ainda não o conseguiram fazer. Este trabalho pretende avaliar as opiniões de avaliadores e avaliados, relativamente ao sistema e à sua implementação numa autarquia. A abordagem metodológica seguida para a sua realização, foi uma análise qualitativa. O processo seguido foi o de realização de entrevistas gravadas com a finalidade de recolher a informação necessária ao desenvolvimento da dissertação. Foram estabelecidos os seguintes objetivos de trabalho: Apresentar e caracterizar o SIADAP, conhecer e analisar as opiniões dos avaliados e dos avaliadores em relação ao processo SIADAP, no que respeita ao seu conhecimento e experiência dos sistemas de avaliação, à importância atribuída e dificuldades na aplicação do atual processo de Avaliação do Desempenho dos Trabalhadores da Administração Pública, o papel da avaliação do desempenho enquanto ferramenta de gestão de recursos humanos, e instrumento de apoio na promoção de uma cultura de mérito. Para avaliadores e avaliados, o sistema apresenta uma avaliação globalmente positiva e com oportunidades de melhoria, embora existam pontos fracos e constrangimentos que não podem ser ignorados.Item Qual o papel das Media Sociais no Jornalismo?(2013) Calheiros, Vasco Boto Machado e Melo; Jesuíno, Jorge Correia, orient.O Jornalismo foi uma das áreas mais influenciada pelos avanços tecnológicos da ultima década. A "velha" forma de fazer e dar a conhecer noticias foi totalmente alterada e o seu paradigma viu-se para sempre mudado. Ainda hoje (e provavelmente durante a próxima década) se vive um período cinzento onde a "poeira" da inovação não permite vislumbrar um rumo definitivo para a profissão. A convergência das várias novidades tecnológicas tornou impossível a definição de um modelo de negócio que seja viável para os grupos de Media e a rápida propagação de noticias destes sistemas poderá ser prejudicial para a qualidade da informação. Estamos ainda a viver uma fase de adaptação às novas tecnologias que nos permitam ter acesso a informação "sem restrições." Este trabalho procura demonstrar o que foi, o que é e tentar compreender o que será o futuro do jornalismo e dos seus profissionais. e das próprias empresas enquanto organizações do sector.Item A centralidade da Cultura Organizacional num Processo de Fusão : o caso SUMOL+COMPAL como estudo exploratório(2014) Churro, Ana Luís Martins Custódio; Jesuíno, Jorge Correia, orient.O conceito de cultura organizacional destacou-se nos anos 80 e 90 do século XX altura em que vários autores se debruçaram sobre o fenómeno e a sua importância para o sucesso da organização. Existem diversas teorias sobre esta temática, proporcionando várias abordagens, com potencialidades e limitações diferenciadas. Por outro lado, as fusões e aquisições organizacionais são mecanismos muito presente nos nossos dias no mundo empresarial, e potenciam e racionalizam vários aspectos relacionados com o contexto económico-financeiro de duas ou mais determinadas empresas. A presente dissertação pretende analisar em que medidas o primeiro elemento – cultura organizacional – é determinante para o sucesso da fusão entre duas empresas (SUMOL e COMPAL). Para este fim, utilizou-se o método de investigação de estudo de caso, com métodos complementares de recolha de informação: uma entrevista aberta ao Responsável pela Direcção de Comunicação, Pessoas e Responsabilidade Social e a revisão e análise de artigos publicados em vários meios de comunicação social sobre a fusão em causa. O conjunto destes dados foi posteriormente analisado e revisto de forma critica, visando a construção de um estudo de caso exploratório que nos permitisse extrair conclusões. Conclui-se que a cultura organizacional teve forte ênfase no processo comunicacional da fusão e foi incorporado pela organização dela resultante (com dois aspectos negativos que importa sublinhar embora fora do âmbito do presente trabalho, nomeadamente a dificuldade de articulação dos sistemas informáticos das duas empresas, bem como a pesada carga de despedimentos efectuados devido à fusão).Item Relação entre relações públicas e jornalistas: interdependência, colaboração ou conflito?(2015) Matias, Nicole Rodrigues; Martins, Carla Isabel Agostinho, orient.Nesta dissertação pretende-se realizar um estudo sobre a relação existente entre os profissionais de Relações Públicas e os Jornalistas. Nesse estudo que será levado a cabo através do levantamento bibliográfico do tipo de relação existente entre ambas profissões, será realizada uma análise sobre as relações de conflitos existentes entre ambas profissões. Para o efeito, irão ser descritas algumas opiniões de profissionais de Relações Públicas e Jornalistas sobre esta temática. O presente trabalho também irá contar também com o contributo profissional e pessoal da autora da presente dissertação, sobre o estágio realizado na rádio emissora Antena 1, estágio onde exerceu a função de Jornalista e teve contacto com os profissionais de Relações Públicas durante três meses.Item Socialização organizacional: a integração de novos funcionários nas organizações(2015) Dias, Gonçalo Manuel Rodrigues Sebastião; Jesuíno, Jorge Correia, orient.A socialização organizacional refere-se à forma pela qual um novo funcionário é integrado numa determinada organização. O objetivo deste estudo é destacar e analisar as características e dimensões que existem ao longo do processo de socialização. Serão discutidas definições e testemunhos de muitos autores, cujo contributo correspondeu a um grande destaque deste tema, entre eles com maior notoriedade Van Maanen (1979), Schein (1979), Jones (1986), entre outros. Será dado foco aos recém-chegados, às suas limitações e potencialidades, bem como às transições a que estão sujeitos nas vidas profissionais. A socialização organizacional tem testemunhado ao longo dos anos desenvolvimentos muito interessantes, com implicações práticas para gestores de Recursos Humanos, Gestores de Projetos e responsáveis de processos de socialização. Todas estas mudanças aplicam-se não só a novos indivíduos que são recrutados para integrar uma empresa, mas também a todos os restantes que já se encontram numa carreira profissional, cujo estatuto esteja sujeito a progressão na carreira. Todos os processos variam de acordo com as situações vivenciadas por cada um, mas, para que seja possível uma melhor ilustração do panorama, foi também realizado um case study no qual se verificam vários fatores numa empresa nacional, tais como: -Que táticas de socialização são apresentadas pela organização; -Quais são as tarefas que os gestores utilizam para que exista uma transição bem-sucedida; -Como é que estas táticas de socialização são vistas do ponto de vista do individuo recém-chegado. As organizações que pretendem manter a sua competitividade no mercado globalizado devem investir em estratégias de socialização, pois, um indivíduo socializado contribui com seu potencial intelectual, social e de trabalho para o alcance das metas da organização.Item A imagem que seduz: o papel das relações públicas na construção da imagem organizacional(2015) Silva, Élia Alexandra Gonçalves; Jesuíno, Jorge Correia, orient.É impossível não comunicar. E se alguma dúvida restasse, a atualidade, a constante evolução social e a globalização da economia tiveram como consequência o «mundo da comunicação». A nova era da comunicação e todas as suas metamorfoses, incluindo a cultura organizacional e o papel do fator humano nas empresas, criaram a necessidade de questionar o papel dos profissionais de Relações Públicas e da comunicação das organizações e nas organizações. Qualquer que seja a sua índole, esta deve estabelecer-se numa perspetiva de troca e de reciprocidade, entre a organização e os seus públicos através do intercâmbio de informações. Importante ferramenta estratégica e instrumento fundamental destes comunicadores organizacionais, a comunicação integra colaboradores, proporciona uma relação mais estreita com os stakeholders, contribui para o desenvolvimento organizacional e dá credibilidade à empresa. Faz todo o sentido portanto, explorar as características das Relações Públicas e da comunicação enquanto instrumento para a transmissão de valores, cultura, identidade e gestão da imagem corporativa. É interessante apurar a importância destas premissas para a consequente gestão da reputação e sucesso de qualquer organização.Item ''Paixão sempre… fanatismo nunca'' : a imparcialidade no jornalismo desportivo [futebol](2015) Correia, Henrique Pedro Tojo; Leite, Manuel da Costa, orient.A presente Dissertação pretende analisar o problema da Imparcialidade no Jornalismo Desportivo, designadamente no caso do Futebol, através da apresentação de casos e da percepção da imparcialidade jornalística desportiva. Procede-se a uma primeira abordagem do conceito geral de Imparcialidade, numa segunda instância procede-se a uma abordagem do conceito de Imparcialidade no Jornalismo, e numa terceira instância no Jornalismo Desportivo, em particular no Futebol. Procede-se depois, à enunciação e comentário de casos reais ocorridos em Portugal. E procedeu-se finalmente à recolha de opiniões profissionais e opiniões de leitores, sobre Imparcialidade nos Jornais, opiniões tratadas e avaliadas.Item Cultura organizacional: influência da cultura organizacional na moderação dos comentários em websites de jornais diários(2016) Cristovão, Tiago Filipe Fernandes; Jesuíno, Jorge Correia, orient.A Internet e as novas tecnologias da informação influenciam como falamos, trabalhamos e vivemos. O impacto destas tecnologias influenciou indivíduos, organizações, a sociedade em geral. Os jornais e os jornalistas também foram afetados. Estas novas ferramentas da comunicação encontram a sua base na constante globalização e interligação da sociedade. Paralelamente a este desenvolvimento, a cultura organizacional também evoluiu. É vista como uma ferramenta para líderes, para identificar a cultura e influenciá-la. Também as teorias organizacionais evoluíram. Cada organização tem o seu conjunto de valores e normas. A cultura pode ser vista como “a forma como fazemos as coisas aqui”: que desafios um determinado número de pessoas enfrentou, como resolveram os problemas e que ferramentas utilizaram. Os jornais enfrentaram também um conjunto de desafios: restrições do mercado, queda de receitas, menos pessoal. O público pode agora interagir diretamente com os jornalistas através das redes sociais ou outras plataformas: algumas criadas pelos jornais, como as caixas de comentário. Este trabalho resulta desta intersecção: público, novos media, jornalismo e cultura organizacional. Será que os jornais possuem uma cultura organizacional definida? Será que essa cultura organizacional influencia a forma como os jornais e os jornalistas fazem a moderação das suas caixas de comentários?Item O impacto da cultura organizacional nos estilos de gestão de conflito(2016) VALE, Francisca Correia do; Jesuíno, Jorge Correia, orient.O conflito é uma realidade incontornável em qualquer organização e, quando gerido da melhor forma, pode ser benéfico, proporcionando aprendizagem e crescimento organizacional. Os estilos colaborativos de gestão de conflitos e a dimensão integrativa são os que estão mais associados à aprendizagem organizacional e a sua correta aplicação pode melhorar a performance organizacional. Esta investigação tem como principal objetivo perceber se a cultura organizacional tem influência sobre a escolha do estilo de gestão de conflito. Para este efeito estudámos duas variáveis: os estilos de gestão de conflito – variável dependente – e a cultura organizacional – variável independente. Foi aplicado um questionário a uma amostra de 181 indivíduos portugueses. O questionário aplicado consistiu numa adaptação do ROCI-II e do OCAI, medindo respetivamente os estilos de gestão de conflitos e a cultura organizacional. Posteriormente, recorreu-se a uma análise da regressão linear múltipla entre as variáveis, para averiguar a correlação entre cultura organizacional e estilos de gestão de conflitos. Os resultados sugerem que a flexibilidade cultural prevê três estilos de gestão de conflito: colaboração, acomodação e compromisso. Estes três estilos de gestão de conflito contemplam a dimensão integrativa, a única que proporciona aprendizagem organizacional.Item Responsabilidade social das empresas: estudo empírico com base nas melhores empresas para trabalhar em Portugal(2016) Raposo, Nuno Miguel Guerra; Filipe, Rafael Gomes, orient.A investigação sobre a adesão das empresas a práticas de responsabilidade social tem vindo a aumentar nos últimos anos. Contudo, os estudos que procuram caracterizar a adesão a práticas de responsabilidade social por parte das empresas que são distinguidas como as melhores para se trabalhar ainda são escassos. Tendo em vista contribuir para a redução dessa lacuna, a presente investigação visou identificar e caracterizar as práticas de responsabilidade social desenvolvidas por um conjunto de empresas que integraram três rankings de ambientes de trabalho existentes em Portugal. Para esse efeito, foi realizado um estudo descritivo, transversal e quantitativo, baseado num inquérito por questionário, com o objetivo de aferir a importância que estas empresas atribuem às diferentes categorias ou dimensões que constituem o conceito de responsabilidade social das empresas, segundo os modelos conceptuais de Carroll (1979) e de Santos e colaboradores (2006), de acordo com as suas práticas de responsabilidade social. Os resultados sugerem que as empresas não atribuem igual importância às diversas dimensões da responsabilidade social das empresas.Item Liderança no feminino(2016) António, Edna de Fátima Linda; Jesuíno, Jorge Correia, orient.A perceção que os portugueses têm da liderança feminina é diferente da que os angolanos têm, embora as diferenças não sejam tão diametrais. Em comum, têm a resistência de serem liderados por uma mulher. Esta resistência faz com que as mulheres estejam na pirâmide das hierarquias das organizações em posições inferiores e na sua maioria chefiarem equipas maioritariamente formada por mulheres. As mulheres acabam mais por elaborar pareceres que são depois decididos pelos homens. O nosso estudo veio comprovar que as mulheres têm um estilo de liderança diferente dos homens. As mulheres lideram destacando mais a relações interpessoais, enquanto os homens estão focados mais nas tarefas. Entre as diferenças constatadas, quer em Angola, como em Portugal, existem ainda vários estereótipos em relação a liderança da mulher. Em Angola, onde predomina à resistência de serem liderados por mulheres com maior relevância, o homem ainda acha que não pode ser liderado por uma mulher por acharem que o papel da mulher é na família e em Portugal, as mulheres com cargos de chefia ganham menos que os homens que ocupam a mesma posição. O stress criado pelo preconceito é maior nas mulheres do que nos homens. Para várias mulheres, ser líder é meio caminho andado para ser rotulada de “machona” e com isso ter problemas inclusive na vida familiar ou afectiva mesmo. Estes preconceitos não ofuscam as suas competências mas influencia na avaliação que lhe são feitas pelos seus superiores hierárquicos.Item Análise do impacto da implementação de uma estratégia de inbound marketing na geração de leads estudo de caso das empresas Voxtron e Youlead(2016) Oliveira, Marta Borges Caroço Ferreira de; Lopes, Paula, orient.Esta investigação introduz o conceito de Inbound Marketing, que permite às empresas atrair visitantes para o seu website, converter os mesmos em potenciais clientes (leads) e, por fim, converter as leads em clientes fidelizados e promotores da sua marca. Para isso este utiliza técnicas de Blogging, Search Engine Optimization (SEO), Content Marketing, e também as redes sociais. O presente estudo tem como principal objetivo averiguar o impacto da implementação de estratégias de Inbound Marketing na angariação de leads de negócio para as empresas. De modo a averiguar a existência deste impacto, é levado a cabo um estudo de caso das empresas Voxtron e YouLead, que implementaram este tipo de estratégia com o objetivo de angariar um maior número de potenciais clientes (leads), tendo sido comparada em ambas as empresas a quantidade de leads angariadas nos períodos anteriores e posteriores à implementação da estratégia de Inbound Marketing. Foram também especificadas as técnicas utilizadas que conduziram à angariação de um maior número de leads. No caso da empresa YouLead, os resultados parecem apontar para a existência de um impacto da implementação da estratégia de Inbound Marketing na angariação de novas leads de negócio. No caso da empresa Voxtron, os dados fornecidos não permitiram aferir se o aumento no número de leads geradas nos períodos considerados está diretamente relacionado com a implementação da estratégia de Inbound Marketing na empresa.Item A importância do feedback associado à inteligência emocional em contextos organizacionais(2017) Oliveira, Camila Teles de; Dias, Damasceno, orient.Esta investigação consiste em uma análise realizada entre Junho de 2015 e Novembro de 2016 sobre práticas de gestão empresarial com foco na inteligência emocional e no feedback. Os estudos mais recentes sobre a inteligência emocional apontam que líderes de excelência atuam e comunicam-se embasados nas competências da inteligência emocional, competências fundamentais para uma gestão eficaz. A partir desse ponto coloca-se em evidência as características institucionalizadas da comunicação interna, mais especificamente o feedback, como ferramenta para uma gestão eficiente. Tencionou-se, portanto, perceber o impacto da forma como os líderes atuam e se comunicam em relação aos colaboradores e as possibilidades de otimização dos resultados organizacionais a partir do uso do feedback. Para tanto, foram feitas entrevistas com vinte e nove colaboradores e onze lideranças do Hotel InterContinental Lisboa, em Portugal, amostra essa escolhida dento do Universo da Rede IHG InterContinental Hotels Group. As análises possibilitaram o reconhecimento da utilização do feedback como ferramenta de gestão que legitima a influência das emoções no desempenho dos colaboradores e do próprio líder.
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