Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade
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Item Aplicações do marketing na cultura: estratégias de captação e fidelização de públicos: o caso do cinema-Teatro Joaquim d'Almeida (Montijo)(2010) Póvoas, Sara Cristina Coelho; Flores, Victor, orient.O presente trabalho salienta a importância da aplicação do Marketing às instituições culturais, nomeadamente como veículo de captação e fidelização de públicos. Nesse sentido, foi estudado o Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, no Montijo, tendo sido realizada uma análise mais geral da programação, comunicação e públicos desde a sua reabertura em 2005 como equipamento cultural municipal e uma análise mais aprofundada da última temporada do mesmo, correspondente ao ano de 2009-2010. Pretende-se assim com este trabalho salientar a importância da aplicação do marketing à cultura através da investigação do objecto de estudo supracitado e consequente análise e sugestão de estratégias para melhoria da relação entre a referida instituição e os seus públicos. O marketing revela-se assim essencial para a construção desse relacionamento, satisfazendo cada vez mais os consumidores e simultaneamente beneficiando a instituição.Item O conceito de valor para o consumidor : uma análise sob a óptica da metodologia Laddering(2010) Monteiro, Duarte Nuno Pereira; Jesuíno, Jorge Correia, orient.O constructo de customer value é aquele que melhor explica o comportamento do consumidor, uma vez que o seu objectivo é o de entender como os consumidores traduzem os atributos e consequências do uso de um produto em valores pessoais relevantes. A metodologia laddering, que tem como base a teoria das cadeias meios-fim, é um elemento teórico que se considera consistente para estabelecer a relação entre os atributos e os valores do consumidor. Esta dissertação pretende demonstrar a exequibilidade da metodologia laddering em estudos sobre o valor para o consumidor, percebendo quais são as vantagens e limitações do seu uso. É conclusivo que este método, através da construção de cadeias A-C-V, proporciona elementos de estudo que permitem a visualização de hierarquia de valores produzida pelos consumidores, função dos critérios de escolha destes durante e após um processo de compra. A aplicabilidade desta metodologia na perspectiva do valor para o cliente, permite a utilização dos seus resultados num conjunto de áreas específicas do marketing, das quais destacamos a segmentação e análise de mercado, a avaliação do posicionamento de produtos e marcas, a avaliação da publicidade e o desenvolvimento de estratégias de comunicação.Item Reposicionamento da marca Portugal(2010) Lopes, Eugénia Maria Gama das Neves Silva; Estrela, Rui, orient.A Marca de um País também vende. A imagem de um País é nos dias de hoje um activo muito importante para a sua economia. Uma marca é uma promessa feita ao consumidor, é o ponto de referência de todas as impressões, positivas e negativas adquiridas ao longo do tempo. O Marketing é a ferramenta que deverá percepcionar, estudar e apresentar factores de diferenciação, mostrar e convencer os consumidores das qualidades de um produto ou serviço. A realidade impõe uma atenção especial ao tema e a Marca Portugal teve um boom de programas de desenvolvimento e de promoção a partir dos anos 90 do séc. XX. O responsável pela gestão da Marca Portugal é o Governo, através da AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que tem como missão aumentar a notoriedade de Portugal, dinamizando o investimento estruturante e a internacionalização das empresas, criando condições competitivas e estimulando a exportação no Mercado Global, diversificando a oferta dos produtos e os Países de Destino. A falta de estratégia e os planos mal sucedidos, são alguns dos erros apontados à gestão da Marca Portugal, mas é determinante assumir claramente que a assumpção da Marca e o seu Reposicionamento é um vector estratégico para o desenvolvimento do País. Portugal tem boas referências, na indústria, nos serviços, tem produto, que podem ajudar a promover a imagem global de Portugal e contribuir para o aumento das receitas, seja das exportações, do Turismo ou do Investimento Estrangeiro. Portugal precisa de um Plano de Marketing e de uma entidade gestora de Marca, que garanta uma gestão eficaz da Marca Portugal, integrada e articulada com todos os produtos e serviços estratégicos para a exportação ou para o consumo interno. Esta dissertação apresenta um Modelo de Reposicionamento da Marca Portugal que agrega todos os pontos positivos que Portugal possui, como, a sua capacidade de vendas, o seu potencial para se investir, o que há para ser visitado, e desenvolve um programa sério e transversal que promova Portugal no estrangeiro e que atraia investidores e visitantes.Item Turismo em São Tomé e Príncipe: realidade ou utopia?(2010) Afonso, Amândio da Gama; Loureiro, Sandra Maria Correia, orient.O turismo em São Tomé e Príncipe foi eleito como objecto de estudo desta investigação que tem como intenção principal explorar como este sector tem vindo a responder aos actuais desafios propostos pela Organização Mundial do Turismo – OMT, no que respeita à melhoria da qualidade de vida da população. Os resultados demonstram que os sectores implicados, quer públicos, quer privados, têm a concepção da importância do turismo, mas apresentam dificuldades na operacionalização do mesmo, muito particularmente o Estado. Além da falta de informação e de apoio, o Estado não possui instrumentos de gestão que incentivem o desenvolvimento harmonioso do turismo no país, apesar de esta questão estar presente nas suas directrizes estratégicas. Sendo assim, a pesquisa demonstrou uma grande distância entre o discurso e a prática na procura pelo turismo. Percebe-se que os sectores públicos têm vindo a praticar acções pontuais que resultam em pouco ou nenhum desenvolvimento do turismo e em pouca visibilidade na mudança das condições de bem-estar das comunidades são-tomenses. Pode dizer-se que o país ainda não conta com o turismo para alcançar o desenvolvimento, não apresenta uma actuação que possa ser caracterizada como bem sucedida no que se refere às dimensões social, cultural e económica.Item Qual a importância do Marketing no ponto de venda no lançamento da sidra Somersby na região de Lisboa?(2011) Silva, Tiago Miguel Costa da; Fonseca, Célia Gamboa da, orient.A dissertação que se apresenta enquadra-se na problemática da identificação da importância do Marketing no Ponto de Venda no lançamento de um produto, em concreto da sidra Somersby, com enfoque no canal on-trade. A utilização dos pontos de venda para divulgar a marca, assume um papel importante como factor explicativo do volume atingido, sendo dada relevância à sua influência ao longo de toda a investigação. Relativamente à metodologia adoptada no estudo do lançamento do produto e da importância do ponto de venda para o mesmo, recorreu-se à fixação de objectivos, à escolha das opções estratégicas, à formulação do Marketing Mix, com especial ênfase na comunicação, usando informação da empresa e do respectivo mercado. Como principal conclusão do estudo de mercado realizado destacam-se as acções de degustação feitas pela marca como sendo fundamentais para dar a conhecer a marca ao consumidor, assim como para dar um impulso ao volume de vendas da marca.Item Imagem de São Tomé e Principe do ponto de vista do Turismo(2011) Viana, Osvaldo Fernandes GomesRESUMO: Esta dissertação visa dar uma contribuição para o desenvolvimento do turismo de STP (São Tomé e Príncipe). Foram consideradas variáveis como a experiência turística, satisfação turística, imagem turística e a intenção de recomendar a região/país, de modo a aferir as percepções dos turistas estrangeiros relativamente à avaliação da imagem turística, atendendo que o país possui um conjunto de características naturais para a prática do turismo. Neste contexto, foi aplicado um inquérito aos turistas na capital de S.Tomé (nomeadamente em, hotéis, residenciais, restaurantes, bares e no Aeroporto Internacional de São Tomé) entre os meses de Março a Maio de 2010. O estudo desenvolvido tem duas vertentes, a exploratório/descritivo e conclusiva, com ênfase na análise do tipo qualitativo e quantitativo. Utilizou-se igualmente a análise de regressão, a qual permitiu perceber a relação entre as variáveis identificadas, constatando-se que a percepção de imagem global, o passa-palavra positiva e a intenção de voltar depende da identidade do local e dos alimentos e bebidas. ABSTRACT: This dissertation aims to make a contribution to the development of tourism STP (Sao Tome and Principe). Several variables were regarded, such as the tourism experience, tourist satisfaction, tourism image and intention to recommend the region / country in order to gauge the perceptions of foreign tourists with regards to the evaluation of the tourism image, given that the country has a set of natural features for practice tourism. In this context, a survey was administered to tourists in the capital of São Tome and Principe, including hotels, guesthouses, restaurants, bars and the international airport of São Tomé during the months of March to May 2010. The developed study has two components, exploratory / descriptive and conclusive, with emphasis on qualitative and quantitative analysis. It is also used regression analysis, which allowed us to perceive the relationship between the variables identified, noting that the perception of global image, the positive word of mouth and intention to return depends on the identity of the place and food and beverages.Item A importância da marca na Indústria Portuguesa de Moldes(2011) Medina, Catarina João Fernandes; Estrela, Rui, orient.A recente criação de uma marca colectiva para promover o cluster de tooling português nos mercados internacionais, como meio de apropriação de valor evidencia a necessidade de compreender qual a importância da marca para as empresas portuguesas. Isto implica aferir qual o posicionamento que a marca está a assumir na mente dos clientes, assim como o seu grau de notoriedade e reconhecimento. O presente estudo pretende analisar a importância da marca segundo os vários stakeholders do cluster, nomeadamente empresas, instituições de ensino e investigação e desenvolvimento, fornecedores, associações e clientes. Sendo este estudo realizado numa fase precoce da implementação da marca «Engineering & Tooling from Portugal» verifica-se que esta é vista como um factor importante para a competitividade das empresas portuguesas, pese embora o nível de reconhecimento da marca seja ainda redutor. Este trabalho procura também sugerir orientações que permitam ao cluster maximizar o valor da marca, sendo proposto um reforço do plano de promoção e a focalização dos atributos-chave da marca.Item De que forma a introdução de sistemas de leitura digital influencia a atitude dos consumidores face ao consumo desses mesmos conteúdos em papel(2012) Oliveira, Frederico Valério Antunes Durão de; Damásio, Manuel José, orient.Este projecto foi delineado como um caso de estudo em torno das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente no que se refere à eventual conflitualidade entre dois modos de distribuição de informação: o modo impresso e o modo digital. O nosso principal objectivo é compreender de que forma esta alteração nos processos de distribuição da informação afecta a relação entre os consumidores e os serviços informativos, em particular os jornalísticos, resultando assim em novos padrões de uso e consumo dos benefícios associados a esses mesmos conteúdos. Expomos a evolução dos suportes de informação partindo do manuscrito até ao livro electrónico e-book, tentando caracterizar esses novos hábitos de leitura do ponto de vista do consumo digital. O serviço do quiosque digital permite o armazenamento de revistas, jornais e artigos numa biblioteca, actualizando automaticamente os assuntos que pretendemos visionar, tendo em conta algo que se transforma e que neste contexto particular desejamos identificar como variável dependente com o intuito de descobrir até que ponto as tecnologias de leitura mudam os hábitos de leitura. Estas soluções permitem controlar e propagar as novas formas interactivas de leitura digital – particularmente os conteúdos informativos e jornalísticos, num mundo, onde as tecnologias digitais cada vez mais imperam.Item Marketing de moda : a percepção da marca Zara(2012) Lourenço, Luciana Cruz; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias, orient.No contexto complexo dos mercados de consumo, entender e dominar todas as bases e práticas de marketing tornou-se essencial para a sobrevivência de qualquer marca/empresa. No mercado global da moda, a transformação ainda é mais acelerada em resultado da evolução das necessidades e desejos dos consumidores e do fácil acesso à informação. A partir da pesquisa bibliográfica especificamos e analisamos complexo mundo da moda, o conceito de marketing de moda e os factores estratégicos necessários para compreender a sobrevivência e crescimento de uma marca de moda no mercado actual, compreendendo a capacidade do sector da moda em adaptar-se às constantes mudanças do mercado e da sociedade, sem deixar de corresponder às expectativas e necessidades dos consumidores. Aprofundaremos esta problemática explorando o caso da marca de moda Zara, reconhecida e aplaudida pelo seu êxito global, realizando um estudo de caso, com o objectivo de compreender a percepção dos diferentes consumidores em resultado das estratégias de comunicação e de marketing da marca. O do nosso estudo empírico é compreender se a marca age correctamente ou não ao aplicar as mesmas estratégias em dois países distintos, Portugal e Espanha, que considera como domésticos. Em resultado do estudo realizado, constatámos que apesar da percepção da marca ser algo semelhante, as divergências no que toca no factor preço e influência dele, misturado com as diferenças socioeconómicas e de disponibilidade económica de ambos os países, provocam uma discrepância de opiniões e percepções.Concluímos a nossa dissertação com a apresentação de sugestões relativas ao marketing mix que visam um melhor ajustamento entre a percepção da imagem de marca da Zara e a estratégia de marketing seguida por esta marca de moda.Item Patrocínios no Desporto Como Meio de Comunicação : caso Sporting Clube de Portugal(2012) Brito, Hugo Filipe Fujaco de; Estrela, Rui, orient.Este trabalho tem como objectivo perceber se o patrocínio começa cada vez mais a ser visto como um meio de comunicação viável para as empresas inseridas no mundo do desporto. Foi feita uma revisão de literatura em que abordaremos os tópicos de marketing, desporto em Portugal, marketing desportivo e patrocínio, e faremos a associação devida entre eles para que possamos perceber como estes temas se relacionam e quais os resultados finais. Iremos também abordar as visões sobre o patrocínio, tanto do patrocinado como do patrocinador, e quais os seus objectivos e diferenças, com um exemplo prático do Sporting Clube de Portugal e de três dos seus patrocinadores: Puma, Portugal Telecom e a Caixa Geral de Depósitos.Item Fatores críticos de sucesso para a criação da marca Beja(2012) Louro, Cláudia Cristina da Luz; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Num mundo cada vez mais global e competitivo é imperativo que os lugares assumam o seu papel como criadores de valor que satisfaça as necessidades e desejos dos seus consumidores. É necessária uma perspetiva real sobre como as pequenas cidades podem não só adaptar-se às mudanças globais, mas também aumentar a sua competitividade no mercado. Nesta dissertação são exploradas as particularidades e potencialidades do marketing territorial e do processo de branding, de forma a compreender quais os fatores que contribuem para uma boa gestão do território, e como estes fatores podem construir uma marca de sucesso para a cidade de Beja. De acordo com este objetivo, e com base numa pesquisa bibliográfica, é conduzida uma pesquisa primária, como forma de analisar a cidade, os seus recursos e potencialidades, e principalmente os seus consumidores. Esta dissertação propõe uma abordagem empresarial ao problema de desenvolvimento das pequenas cidades, e cidades do interior, através da criação de uma marca turística para a cidade de Beja, que reflete os atributos do território e cria uma imagem mais atrativa para o seu público alvo.Item Comportamento de compra face à obsolescência planificada(2012) Reis, Marta dos; Estrela, Rui, orient.No século XXI as fábricas produzem mais do que necessário, os fabricantes competem entre eles pelo mercado de consumo e são pressionados para vender. Para não ficarem com produtos em stock, recorrem a diversas técnicas de marketing, entre elas a inserção de obsolescência planificada nos seus produtos no ato da criação. A presente dissertação pretende estudar o comportamento de compra face à obsolescência planificada. O conceito de obsolescência planificada divide-se em três (3) tipologias: tecnológica, por qualidade, e psicológica. Quando um modelo mais recente do mesmo produto é colocado no mercado, este pode ser colocado com base em inovações tecnológicas reais ou melhoramentos superficiais fictícios. Em ambos os casos é considerado obsolescência tecnológica. Se um produto avaria antes do tempo ou é utilizada matéria-prima de qualidade inferior ou defeituosa, o fabricante introduziu obsolescência por qualidade no produto. Por fim, existe a obsolescência psicológica. Neste caso o problema não é do produto, pois continua funcional, mas sim do consumidor. Este está psicologicamente cansado do produto e opta pela sua substituição. O que se pretende estudar é o comportamento humano adotado face ao conceito. Terá a sociedade consumidora conhecimento deste assunto tabu? Este e outros fatores serão questionados e estudados nos capítulos seguintes.Item Adoção de Customer Relationship Management (CRM) e as competências dos colaboradores: um estudo de caso numa organização do setor hoteleiro(2013) Neto, Pedro Miguel de Almeida; Estrela, Rui, orient.Customer Relationship Management (CRM) é um tema relevante que tem recebido atenção nas investigações académicas e nas iniciativas empresariais. Nesta dissertação, o CRM é compreendido como um conceito complexo que envolve tecnologias, processos e, o mais importante para este estudo, o fator pessoas. Este conceito, com suporte no Marketing Relacional, permite às empresas terem uma posição diferenciadora. Este estudo responde às seguintes questões de investigação: “Quais são as competências dos colaboradores de um hotel que possui uma estratégia de CRM implementada? Como se podem gerir essas competências?”. O método utilizado foi o estudo de caso, realizado numa empresa do setor hoteleiro. A recolha de dados deu-se por meio de entrevistas e inquéritos. Os resultados obtidos permitiram identificar as competências dos colaboradores do hotel, bem como fazer uma reflexão de como estas competências podem ser geridas. Percebeu-se que uma estratégia de CRM definida juntamente com os colaboradores do hotel, fazem com que se possa atingir melhores resultados com a iniciativa de CRM. Isso mostra-se a nível dos relacionamentos entre colaboradores e clientes, tratando cada cliente de forma única e diferenciada, mediante as suas escolhas e preferências, beneficiando de diferentes experiências provenientes do cartão de fidelização.Item O marketing social como ferramenta da responsabilidade social(2013) Cruz, Susana Dias da; Estrela, Rui, orient.O aumento dos problemas sociais e ambientais, e o incentivo à participação das empresas como protagonistas nas mudanças sociais, fazem com que surjam necessidades de soluções eficientes e eficazes para comunicar com estas. As empresas privadas começaram, nas últimas décadas, a sofrer pressões dos consumidores para não só agirem em prol do lucro, no curto prazo, mas também em benefício da sociedade e do meio ambiente a longo prazo. Com isto, as ferramentas de gestão utilizadas na área social, além de serem utilizadas pelo primeiro e terceiro sector, também passaram a ser consideradas por organizações do segundo sector. Alinhado a este contexto, surge a proposta do marketing social que, não deve ser reduzido a uma mera divulgação das ações sociais de uma organização, mas deve ser de agregar valor à marca e à imagem de uma empresa. A sua prática nos dias de hoje surge como ferramenta estratégica, cujo foco é a transformação social. Cada vez mais esta técnica tem vindo a conquistar seu espaço estabelecendo fronteiras e limites teóricos e práticos em relação a estes conflitos sociais, que acabam por esbarrar nos princípios que sustentam o marketing tradicional. Este trabalho descreve um estágio efetuado na Solvay e como é que o marketing social foi uma estratégia viável para responder a um problema real de uma multinacional como a Solvay.Item O marketing político e a influência dos media(2013) Cabita, Lucas dos Anjos; Varela, Miguel Nuno Abreu, orient.Neste trabalho o meu objetivo principal foi o de pretender realçar o verdadeiro valor do marketing político em qualquer campanha política para a escolha de um eventual candidato. Foi feita uma análise baseada numa pesquisa sobre a importãncia dos media, o seu papel preponderante e, também como os media são uma ferramenta essencial para o marketing político. De facto, presentemente, seria muito difícil separar o marketing político dos media, que são essenciais e exercem um papel primordial quer na vida política quer junto dos eleitores. A escolha de um candidato depende, em grande parte, do modo como os media apresentam os seus temas e estratégias com informações relevantes, as quais podem ter um papel privilegiado na seleção de decisão numa campanha eleitoral.Item Desenvolvimento e implementação de estratégias de comunicação: o caso da Fnac Portugal(2013) Garcia, Cíntia Sofia Martins de Sanches Ferreira; Estrela, Rui, orient.Este relatório de estágio incide na experiência tida no decorrer de um estágio de seis meses, realizado no departamento de marketing & comunicação da sede da Fnac Portugal. É feita uma detalhada abordagem aos processos e práticas de comunicação levadas a cabo por esta organização, sendo também descrito o contributo que dei com as tarefas que foram por mim desenvolvidas ao longo do período em que colaborei com esta instituição. Para enquadrar o tema e se perceber a importância que a área da comunicação tem nos dias de hoje para as empresas, está também presente no relatório uma parte teórica em que se analisa o conceito da comunicação em geral, partindo depois para o caso específico da comunicação nas organizações. Alia-se deste modo a teoria do que é a comunicação e seu papel nas estruturas organizacionais, àquilo que são as práticas desenvolvidas e aplicadas pela Fnac, sendo no final do relatório feita uma reflexão e análise crítica, onde constará uma avaliação pessoal do estágio e do modo como a Fnac trabalha ao nível da comunicação.Item Marketing digital nos museus contemporâneos: os casos de estudo do Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches(2013) Figueirinha, Andreia Leonor Sequeira; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Nos últimos 20 anos, a Web ajudou a transformar o mundo em que vivemos numa aldeia, encurtando as distâncias, acelerando os processos e facilitando as relações culturais, sociais e económicas. Para responder às pressões da indústria cultural, os museus contemporâneos utilizam cada vez mais as novas tecnologias de informação. A presença dos museus na Internet faz-se principalmente através dos websites. Estes representam uma oportunidade de divulgação e diferenciação, de proximidade com os públicos e um complemento à experiência da visita ao museu. Esta investigação teve como propósito perceber qual a importância do marketing digital para os museus contemporâneos, nomeadamente para o Museu Nacional dos Coches e o Museu Nacional de Arte Antiga. Os resultados da investigação revelam que os websites dos museus referidos devem ser melhorados, de modo a tornarem-se num elemento de divulgação complementar chave no cumprimento da sua missão de serviço público.Item O mecenato cultural como estratégia de marketing empresarial : os casos Banco Espírito Santo, Banco Português de Investimento e Caixa Geral de Depósitos(2013) Aleixo, Joana Tomé de Almeida; Flores, Victor, orient.O objetivo deste estudo consiste em investigar a aplicação do marketing na atividade de mecenato cultural no contexto empresarial. Nesse sentido, foi estudado o caso de três instituições financeiras, através de uma análise aprofundada às suas ações de mecenato, de forma a compreender melhor as suas motivações. Numa primeira fase, foi elaborada uma investigação teórica não só sobre o panorama cultural e políticas de mecenato na Europa e, em particular, em Portugal, mas também a relevância da responsabilidade social no âmbito empresarial. Esta investigação pretende assim salientar o mecenato cultural enquadrado numa estratégia de marketing empresarial, num cenário em que as instituições usam o apoio financeiro à cultura como veículo para destacar o seu papel ativo na sociedade e no mercado, promovendo a sua imagem.Item A influência da publicidade na obesidade infantil(2013) Rocha, Diana Isabel Bandeira Moreira da; Pereira, Francisco Costa, orient.A obesidade infantil apresenta-se como uma epidemia que afeta milhares de crianças em todo o Mundo, e a publicidade tem sido apontada por inúmeros autores como sendo a principal causa por este problema global. Ao longo deste estudo, tivemos como objetivo analisar se existe algum efeito da publicidade na obesidade infantil, tendo em conta o estímulo ao consumo de grande variedade de alimentos com alta intensidade calórica, por via das estratégias de marketing. Para enquadrar este estudo, procuramos identificar o papel da publicidade na vida das crianças, nas atividades desenvolvidas nos tempos livres, a influência do estilo de vida nas atividades físicas, e por fim tentar perceber o papel que a publicidade, os tempos livres e o estilo de vida têm na obesidade infantil. A investigação apresenta-se como um estudo de caso exploratório qualitativo, onde foram utilizadas entrevistas estruturadas e não estruturadas individuais, bem como de grupo utilizando a técnica de Focus Grupo num infantário privado no concelho de Cascais. A amostra analisada contou com 12 crianças com idades compreendidas entre os 2 anos e os 5 anos, 10 encarregados de educação, entre eles 3 homens e 7 mulheres com idades compreendidas entre os 27 anos e os 45 anos. Foram incluídas ainda na amostra uma educadora de infância e a directora do infantário, o que permitiu estabelecer uma relação entre as diversas variáveis em estudo. Desta forma, foi possível chegar a resultados que nos indicaram em primeiro lugar, que as crianças nesta faixa etária estão expostas a um número muito elevado de mensagens publicitárias, e que a publicidade já faz parte integrante da sua vida. Percebemos ainda que alguns pais tentam controlar o número de horas de exposição à publicidade, na televisão, bem como os canais visualizados pelos filhos. No entanto não o conseguem, por eles estarem em contato com a publicidade através dos mais variados meios. Verificou-se deste modo que as crianças já conhecem muitas marcas, embalagens e as respectivas mascotes e que por isso solicitam a sua compra. A embalagem reforçou neste estudo a sua importância, uma vez que se apresenta em alguns casos como a grande atração no ponto de venda independentemente do tipo de produto. Relativamente aos tempos livres, existe um padrão de comportamentos onde as crianças praticam mais actividades no verão e aos fins-de-semana devido à disponibilidade dos pais, sendo que no restante período o sedentarismo é muito grande e que a exposição à televisão é muito acentuada. Os factores económicos, sociais e tecnológicos apresentam-se como os principais influenciadores relativamente ao estilo de vida. Como conclusão, consideramos que a obesidade nas crianças é multifacetada e que a publicidade não é o seu principal influenciador, é apenas mais um factor que poderá agravar a situação de muitas crianças quando não têm o devido acompanhamento familiar.Item O valor da marca para os consumidores no setor automóvel em Portugal em 2013(2013) Coelho, Melissa da Silva; Sarmento, Eduardo Morais, orient.O valor da marca tem sido um tema de estudo recorrente pelos pesquisadores da área, que têm vindo a desenvolver teorias para perceber a sua importância. Há uma enorme variedade de marcas que propõem produtos ou serviços similares e que satisfazem as mesmas necessidades, como é o caso do mercado automóvel, onde as marcas redobram de esforços para chegarem a todos os tipos de consumidores. É fundamental perceber o valor de uma marca, do ponto de vista dos consumidores, para poder satisfazer as suas necessidades e criar um relacionamento forte de modo a torná-los leais. Esta dissertação pretende determinar quais os critérios mais importantes para a valorização de uma marca automóvel, do ponto de vista do consumidor e perceber se o perfil do consumidor tem influência na valorização de determinados critérios, na escolha de uma marca automóvel. Em termos metodológicos, a revisão da literatura permitiu-nos recolher informações necessárias para definir o problema de investigação, os objetivos e as hipóteses. Para validar as hipóteses e responder aos objetivos, elaborámos um questionário estruturado, com 44 perguntas com escala de Likert em 5 pontos e 6 perguntas sociodemográficas. O questionário foi aplicado na zona da Grande Lisboa e Setúbal a pessoas com idade superior a 18 anos, que têm ou já tiveram um carro próprio. Obtivemos um total de 359 questionários devidamente preenchidos, que serviram para efetuar a análise estatística dos resultados, com a ajuda do software SPSS.