Biblioteca - Teses de Doutoramento
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Teses apresentadas para a obtenção do Grau de Doutor, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
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Percorrer Biblioteca - Teses de Doutoramento por assunto "ABANDONO ESCOLAR"
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Item Abandono escolar em Moçambique : políticas educativas, cultura local e práticas escolares(2016) Mucopela, Virgílio Mairosse; Sousa, Óscar Conceição de, orient.O presente estudo tem como objetivo entender o fenómeno do abandono escolar na sociedade makua no distrito de Malema - Moçambique, em locais não urbanizados e com cultura local marcante. O estudo é de âmbito provincial, com destaque para o caso do distrito de Malema, teve uma perspectiva de pesquisa qualitativa e interpretativa, embora tenha incorporado alguma análise quantitativa a partir das estatísticas oficiais do sector de educação e dos dados do questionário aplicado aos alunos. A questão de partida foi formulada nos seguintes termos: Quais as causas do Abandono Escolar dos alunos e das alunas do EP2 no distrito de Malema - província de Nampula? O estudo inquiriu um total de 143 sujeitos, entre os entrevistados e os que reponderam o questionário, sendo de diferentes categorias socioprofissionais. Figuram entre os sujeitos - diretores e funcionários de educação de níveis provincial, distrital e escolar; professores, pais e encarregados de educação, líderes comunitários e alunos do EP2 das escolas abrangidas pelo território palco do estudo. Do ponto de vista teórico-conceitual, o abandono escolar no Ensino Primário foi analisado com fundamento nas teorias Socioinstitucional, do Handicap sociocultural e dos Dotes individuais entendido por nós como adequadas para a compreensão do fenómeno em estudo. Em geral, as principais conclusões do estudo consideram que a falta de escolas do EPC em muitas localidades do distrito de Malema é a causa principal da não conclusão do ensino obrigatório nas zonas rurais, mencionada pelos pais encarregados de educação e líderes comunitários entrevistados. No que diz respeito às práticas escolares, concluiu-se que o método do ensino centrado no aluno é praticado de forma deficiente. No capítulo da cultura local da sociedade macua, concluiu-se que a questão do abandono escolar nas zonas rurais do distrito de Malema não tem nada a ver com o sistema matrilinear dessa sociedade. O fenómeno dos casamentos prematuros apresenta-se inscrito na sociedade moçambicana de forma profunda e deveras generalizada, cuja mitigação e eliminação exige do Estado uma intervenção forte e generalizada, tendo em consideração os fatores que propiciam a sua efetivação.