Biblioteca - Teses de Doutoramento
URI permanente para esta coleção:
Teses apresentadas para a obtenção do Grau de Doutor, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Navegar
Percorrer Biblioteca - Teses de Doutoramento por assunto "ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Liderança na escola de hoje competências essenciais à liderança do diretor de escola(2018) Pessoa, Cristina Maria Paulo; Sousa, Óscar Conceição de, orient.Assegurar uma melhoria na qualidade da liderança constitui um dos grandes desafios no campo educativo com vista à melhoria da qualidade da escola do século XXI. Neste sentido, a OCDE tem vindo a dinamizar um conjunto de ações internacionais que visam a melhoria da atividade de liderança escolar. Assim, uma das principais preocupações dos países da comunidade europeia reside no melhoramento do recrutamento de Diretores escolares e, consequentemente, no estabelecimento de normas profissionais de competências de liderança. Neste contexto, o presente estudo visou identificar as competências que um conjunto de docentes do ensino básico e secundário, de diferentes zonas geográficas do país, julga essenciais à tarefa de liderança por parte do Diretor, bem como a construção de um quadro de referência de liderança para o atual papel de Diretor, em Portugal. A presente investigação baseou-se sobretudo num leque de relatórios elaborados pela OCDE, onde constam quadros de referência de liderança para as escolas de diversos países e no referencial teórico de vários autores, tais como Harris, Leithwood, Day, Woods, Hallinger e Elmore, entre outros, que serviu de base para a construção do questionário. Os resultados do estudo evidenciaram que os docentes consideram que o Diretor de escola deve responsabilizar-se por toda a comunidade escolar, com base nos valores principais de liderança, mantendo um clima de trabalho seguro e saudável, desenvolvendo uma cultura de aprendizagem bem-sucedida, assim como deverá implementar de forma colaborativa uma visão partilhada de gestão. Confirmou-se, ainda, que os professores reconhecem as dimensões Orientação estratégica, visão e missão, Processo de ensino e aprendizagem, Relações interpessoais e desenvolvimento, Organização e gestão de recursos, Prestação de contas e responsabilização, e Relações com a comunidade e contextos, como os referenciais padrão de liderança essenciais às atuais tarefas do Diretor Escolar.Item Novos paradigmas organizacionais. O diretor de turma : um vetor de mudança no puzzle da organização escolar(2018) Boavista, Maria Clara Lopes Ferreira; Sousa, Óscar Conceição de, orient.Esta investigação tem como objetivo procurar alternativas ao atual modelo organizativo das escolas públicas, quanto à coordenação e orientação educativa, que facilite a organização e a gestão da instituição Escola. É pertinente refletir sobre os docentes responsáveis pela dinâmica do grupo de alunos da turma, sobre o sistema organizacional no qual o exercício do cargo de diretor de turma se insere e estudar um novo desenho organizacional de escola que permita a este docente atuar de forma assumida no processo de ensino-aprendizagem e na formação de cidadãos. A metodologia a aplicar integra-se numa abordagem qualitativa, do tipo descritivo e interpretativo. Assim, procedeu-se à seleção de oito escolas privadas, selecionadas de acordo com o seu bom posicionamento no ranking de escolas a nível nacional, para construirmos um modelo alternativo de gestão. Recolheram-se as opiniões de vinte e dois diretores de escolas/agrupamento de escolas públicas e de vinte e dois diretores de turma sobre o modelo atual de gestão e o modelo alternativo. Para ter acesso às informações dos diretores das escolas privadas foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e para recolher as opiniões dos inquiridos das escolas públicas foram elaborados questionários. Neste enquadramento, pretendeu-se saber qual o paradigma organizacional escolar que, na opinião dos inquiridos, faculta o aumento da taxa de sucesso educativo dos alunos e o sucesso da instituição.