Biblioteca - Dissertações de Mestrado
URI permanente para esta coleção:
Dissertações apresentadas para a obtenção do Grau de Mestre, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Navegar
Percorrer Biblioteca - Dissertações de Mestrado por assunto "19TH CENTURY"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A contribuição de Rui Barbosa para a educação brasileira (1879-1895)(2015) Oliveira Júnior, Jorge Cardozo de; Gonçalves, Maria Neves L., orient.Na visão de Rui Barbosa, a educação brasileira era importante para o desenvolvimento intelectual da nação, daí ter tomado diversas iniciativas neste domínio, como dar pareceres sobre os projetos das Reformas escolares e escrever artigos sobre a educação em diversos periódicos. No jornal Diário de Notícias, por exemplo, publicou o artigo sobre a Escola Normal. A intenção de Rui Barbosa era a de contribuir para o desenvolvimento cultural e educacional do Brasil, e, por isso, teve um papel preponderante na concepção das reformas do ensino para que o país pudesse ser visto de forma mais positiva pelo mundo. Este projeto tem o objetivo de analisar as propostas educativas e curriculares de Rui Barbosa: (I) identificar o tipo de escola e modelos de ensino defendidos por Rui Barbosa; (II) explicitar os autores que influenciaram Rui Barbosa na concepção do seu ideário educativo; (III) analisar as intervenções parlamentares de Rui Barbosa sobre as questões educativas; (IV) identificar os órgãos da imprensa em que Rui Barbosa colaborou e (V) investigar se a educação e o ensino constituíram temas das suas reflexões e crônicas jornalísticas. O estudo será desenvolvido mediante uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico, que visa buscar respostas por meio de levantamento realizado em livros e fontes diversas com o intuito de identificar, localizar e obter a informação acerca da importância deste autor para educação brasileira no período em estudo. É, assim, uma pesquisa elaborada a partir de material publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos, jornais da época e atualmente com material disponibilizado na Internet (Gil, 1991). Para o estudo proposto, foi utilizada a abordagem qualitativa, que apresenta como características marcantes o conhecimento como algo inacabado, em um refazer constante; a ênfase na interpretação do contexto em que a pesquisa se situa para uma apreensão mais completa do objeto; a revelação da realidade de forma completa e profunda, enfatizando a inter-relação dos seus componentes e a utilização de uma variedade de fontes de informações (Ludke e Andre, 1986). O presente trabalho torna-se relevante, na medida em que pretende redimensionar a figura de Rui Barbosa como legislador militante, buscando orientações de ensino em países europeus, como França, Inglaterra, Alemanha, entre outros, que durante os séculos XVIII e XIX, eram referências na área educacional. Este projeto visa também ampliar debates acerca de questões educacionais e pedagógicas. A análise dos resultados desta pesquisa contribuirá para um maior conhecimento de contribuição de Rui Barbosa para o campo da educação e, principalmente, possibilitará que se repense o sistema educativo na época da transição do Império para a República Velha.Item A farmácia e a cosmética no século XIX em Portugal(2013) Gonçalves, João Pedro Reis Veloso; Neto, João, orient.Os cosméticos sempre estiveram presentes desde os primórdios da Humanidade, existindo actualmente uma enorme panóplia de produtos ao alcance dos consumidores. Desde sempre o homem se preocupou com a sua aparência e para tal utilizou os cosméticos como forma de realçar a sua beleza. Durante o século XIX a área dos cosméticos e da farmácia sofreu uma grande evolução devido à revolução industrial e ao aparecimento de novas tecnologias. No século XIX surgiram pela primeira vez métodos de eliminação de rugas, de embelezamento do rosto e na higiene deu-se importância aos banhos com a criação dos balneários públicos. A crescente procura de beleza levou à criação de produtos cosméticos diversos, alguns dos quais perigosos para a saúde, sendo este um dos pontos a abordar nesta tese. Os cosméticos serão abordados como um bem de luxo num país que vivia em extrema pobreza. Serão abordados outros pontos como a importância de produtos cosméticos estrangeiros e efectuar-se-á uma comparação entre um cosmético actual e um do século XIX. A Farmácia em Portugal sofreu profundas alterações no século XIX. A botica deu lugar à farmácia e a produção de medicamentos que anteriormente era feita artesanalmente, passou a ser feita industrialmente. A extinção das ordens religiosas em Portugal em 1834 foi crucial para o desenvolvimento das farmácias. O encerramento das farmácias dos mosteiros originou uma maior viabilização e abrangência territorial dos estabelecimentos privados. Este foi o momento na história da farmácia em Portugal que levou à formação do associativismo. O avanço da produção científica e da literatura técnico profissional que se verificava por toda a Europa também se repercutiu em Portugal. Como exemplo da Literatura Farmacêutica Portuguesa neste século temos a publicação do Codigo Pharmaceutico lusitano. Com o surgimento da era industrial e consequente aumento dos bens produzidos, aperfeiçoou-se a técnica publicitária que deixou de ser unicamente informativa para ser mais persuasiva e agressiva levando o consumidor a comprar. Com esta tese de mestrado tenta-se demonstrar o impacto da revolução industrial no Farmacêutico em Portugal e avaliar a sua resposta às necessidades de mercado. O profissional de saúde deverá apreender rapidamente conhecimento de modo a não perder a sua identidade.