Biblioteca - Dissertações de Mestrado
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Dissertações apresentadas para a obtenção do Grau de Mestre, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
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Percorrer Biblioteca - Dissertações de Mestrado por assunto "21ST CENTURY"
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Item A estrutura de capital e as crises do século XXI(2014) Esteves, Joana Avelino Mendes; Alves, Paulo Fernando de Sousa Pereira, orient.A presente dissertação tem como principal objectivo avaliar as alterações na estrutura de capital das empresas não financeiras durante as três principais crises financeiras que ocorreram durante a primeira década do século XXI. Para um conjunto de 43 países concluiu-se que a presença de uma crise tende a aumentar alavancagem das empresas. Estimou-se que este efeito foi mais pronunciado em 2008, no contexto da subprime crisis, com o peso da dívida no balanço, a valores de mercado, a aumentar 5,5 pontos percentuais. Outro efeito relevante foi o maior recurso a dívida de curto prazo, o que reflecte a dificuldade de angariar dívida com uma maior maturidade num contexto de crise. Também este efeito foi mais significativo durante a subprime crisis, e praticamente ausente na sovereign debt crisis, sugerindo que durante a última crise o ajustamento em favor de dívida de curto prazo não fosse necessário, uma vez que a subprime crisis se deu pouco antes.Item O flagelo humanitário do século XXI : a crise de refugiados do Médio Oriente e o papel da diplomacia internacional(2017) Campos, Lucien Vilhalva de; Campos, Fernando Rui de Sousa, orient.A presente dissertação trata sobre o papel da diplomacia na decorrente crise de refugiados do Médio Oriente. Baseando-se na evolução das normas de proteção humana conferidas na ordem internacional humanitária, são analisadas as técnicas diplomáticas que interferem na problemática dos refugiados. Também são identificados os principais eventos e motivações geopolíticas que possivelmente ajudaram a estimular o estalar da violência humana no mundo árabe. Enquadrando os refugiados nas relações internacionais, a dissertação pretende oferecer argumentos para que a comunidade internacional renove um compromisso global assente em valores humanitários a fim de garantir a paz e proteção aos grupos vulneráveis aos atos de beligerância humana. Fenômeno milenar e resultante da guerra, a migração forçada é procedida de más decisões propulsoras de instabilidades e desordens em nome dos interesses de atores internacionais ou grupos sociais. Referente ao Médio Oriente, requer-se um empenho mais efetivo da comunidade internacional face a gravidade das crises humanitárias, bem como se observa uma viragem no quadro geopolítico por efeito de dois fatores: o declínio do poder hegemômico dos Estados Unidos e a nova doutrina militar russa. Estes fatores, por fim, produzem um cenário de imprevisibilidade e impunidade, cujas relações de poder estão deixando de ser claras.Item A new approach to the y generation. Visual and narrative representations of millennials in the spanish cinema of the 21st century(2019) Bullón Moreno, Ana Luz; Álvares, Cláudia, orient.The Y generation, also known as millennials, are the next workforce who are entering the financial market and the labour world. Diverse studies have been developed to understand, tag and anticipate the consumption patterns of this generation, as well as their behaviours towards the labour world. However, not many studies contemplate their cultural background, and there is a gap regarding their frustrations, aspirations and values. Through this research, we compare the image of millennials described in these articles with the one offered by the Spanish press and diverse magazines. We have also performed an analysis of cinematographic objects of a selection of films in which they appear represented. This has helped us get a clear definition of millennials from: the academic atmosphere, the main newspapers and magazines, films whose main characters are millennials, and the documentary project The nineties made me do it, that contains the interviews of eleven Spanish millennials who were asked about all the topics brought up in articles and films. Through a thematic analysis of this material all the representations are compared and divided in topics to clarify some of the stereotypes that are attributed to this generation and to define millennials in all aspects of their life, including the psychological impacts of the world they were raised in.Item Reflexão sobre o estado da educação Física no 1º ciclo na perspectiva da Educação no século XXI(2016) Gonçalves, Luís Miguel Pinto; Proença, Jorge, orient.O objectivo deste trabalho foi perceber o estado da Educação Física no 1ºCEB nas escolas públicas em Portugal, e de que forma os paradigmas da educação do século XXI poderão estar presentes nesta realidade. As leis e o programa elaborados pelo estado Português evidenciam uma Educação Física no 1° Ciclo consistente e fundamentada, mas diversos autores demonstram uma realidade diferente, um vazio, uma utopia, um baldio, um “apenas no papel”, um fantasma, uma total inconsistência. Os organismos mundiais recomendam que seja na escola, como local privilegiado, que as crianças dos 3 aos 17 anos realizem actividade física diária. Os paradigmas da educação do século XXI requerem um pensamento crítico e uma capacidade de resolver problemas complexos. Potenciar a criatividade requer um pensamento diverso, distinto e dinâmico. Explorar, potenciar e avaliar diferentes tipos de inteligência. A Escola Americana Internacional de Mocambique persegue uma Educação Física para o aluno do século XXI. A transdisciplinaridade é o «core» do programa onde estão inclusas as atitudes e os valores. A Educação Física no 1ºCEB nas escolas públicas Portugal necessita de ser real, efectiva, consistente e inclusiva em primeiro lugar, para depois, em grupo e com a comunidade educativa, iniciar uma reflexão profunda sobre os paradigmas da educação do século XXI.Item O Supervisor como mediador no processo do desenvolvimento pessoal e profissional do professor : do ideal ao real na escola do séc. XXI em Portugal(2012) Pereira, Paula Fernanda Ferreira Pinto; Pinto, Isabel Maria Pereira, orient.O presente estudo de investigação visa percepcionar o papel e o trabalho de um supervisor pedagógico na escola portuguesa que possibilite compreender os equívocos e deturpação ligados ao papel do supervisor, quer por quem exerce a função quer por aqueles que são supervisionados. A revisão da literatura foi orientada no sentido de definir a acção e competências do supervisor e os efeitos no desenvolvimento pessoal e profissional do professor avaliado num contexto de uma escola aprendente ou reflexiva, segundo algumas abordagens mais modernas, que gera um trabalho colaborativo entre pares e leva a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Analisaram-se desta forma quais os aspectos mais relevantes para nomeação do supervisor, competências e trabalho a desenvolver por este e efeitos no desenvolvimento pessoal e profissional do professor supervisionado e ainda as dificuldades sentidas na concretização da supervisão pedagógica. A investigação decorreu numa Escola do concelho de Matosinhos, recorreu-se a procedimentos metodológicos quantitativos através de inquéritos por questionário aplicados aos professores Relatores/Supervisores e aos professores Avaliados/Supervisionados. Desta investigação ressalta um desfasamento entre os subgrupos inquiridos, sobretudo em relação aos aspectos a ter em conta para sua nomeação, perfil e competências inerentes à função, e no trabalho a desenvolver e desenvolvido pelo Relator/Supervisor.