Revista Lusófona de Educação
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação por assunto "ACCOUNTING"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Competências de auto-desenvolvimento metodologias PBL num curso de contabilidade : Perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadores(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Pinheiro, Margarida M.; Sarrico, Cláudia S.; Santiago, Rui A.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste trabalho pretendemos indagar sobre qual o papel que uma metodologia do tipo PBL tem no desenvolvimento de competências pessoais dos alunos, saber se a metodologia melhora as competências pessoais dos diplomados PBL quando comparados com outros graduados, e perspectivar o papel da metodologia ao nível das competências pessoais na construção do perfil de um graduado para o terceiro milénio. Partindo de um estudo de caso de uma IES profissionalizante, recorremos à técnica da entrevista junto dos docentes e entidades empregadoras, e à técnica do questionário junto dos restantes participantes. Os resultados conseguidos com os alunos, diplomados e docentes conduzemnos a sustentar que as metodologias PBL contribuem para o desenvolvimento de competências pessoais, essencialmente ao nível da utilização de recursos e da construção do conhecimento. Mais ainda, parece-nos possível sustentar a possibilidade de inserir nas teorias existentes, a lógica do empreendedorismo, como motivada pelas metodologias PBL. Nos empregadores, detectámos uma persistente tendência em não reconhecerem a metodologia como directamente responsável por uma melhoria de competências pessoais dos diplomados, exceptuando-se uma valorização de fundamentações mais consistentes e de atitudes mais confiantes. O trabalho reflecte ainda sobre o problema da identificação de competências que assegurem as necessidades de um mercado de trabalho multifacetado baseado em estudos e resultados concretos.