Revista Lusófona de Educação n.º 49 (2020)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 49 (2020) por assunto "BRASIL"
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Item Desajuste de trayectorias estudiantiles : caso comparativo de la Universidad Federal de Paraíba y la Universidad de València(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Diniz, Adriana Valéria Santos; Villar, Alícia; Hernández, Francesc; Castelo Branco, Uyguaciara; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo aborda a questão do ajuste acadêmico nas trajetórias das universidades, entendendo-o com base no ritmo de renovação estudantil e adequação de seu desempenho acadêmico. O objetivo é calibrar o ajuste entre os dois indicadores de desempenho, ou seja, renovação e adequação para poder propor uma medida de ajuste integral. Propomos uma metodologia para ponderar o grau de ajuste nas trajetórias das universidades com base nos indicadores de renovação e adequação por meio da proposta de um novo indicador que chamamos de taxa de ajuste. O procedimento de seu cálculo é através da adaptação do índice de Gini usual e tem a característica que permite que seja aplicado a diferentes unidades de análise (graduação, áreas de conhecimento, universidade). A aplicação apresentada neste artigo descreve a comparação feita entre a Universidade Federal de Paraíba (Brasil) e a Universidade de València (Espanha). Os resultados deste estudo nos permitem responder ao objetivo declarado e fornecer uma dimensão do ajuste das trajetórias acadêmicas em cursos de graduação de ambas instituições universitárias. Essa proposta permite observar as instituições universitárias de acordo com seu grau de ajustamento de acordo com as taxas de desempenho acadêmico esperadas no nível institucional.Item Desigualdade e juventude: reflexões acerca de critérios adotados pelo plano nacional de assistência estudantil no Brasil(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Oliveira, Mariana; Soares, Swamy; Deus, Ruy de; Neto, Mello; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoCriado pela Portaria Normativa do Ministério da Educação nº 39, de 12 de dezembro de 2007, o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) surge no contexto de expansão e democratização da educação superior no Brasil. O público atendido pelo plano deve ser composto por discentes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial, oriundos da rede pública da educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Esses critérios tendem a classificar como iguais os jovens que, embora delimitados por um recorte de renda comum, possivelmente sejam originários das mais diferentes matrizes familiares e, mais importante, pertencentes a substratos socioeconômicos diferenciados no interior do recorte adotado. Baseado nas contradições acima apresentadas, o esforço do presente artigo concentra-se em refletir sobre como o plano emerge no contexto da expansão do ensino superior, discutindo possíveis discrepâncias em decorrência de uma concepção de público alvo sem uma maior preocupação com suas diferenças internas. Para tanto, por meio da discussão conceitual e da análise de dados do Exame Nacional de Desempenho nos anos de 2015 a 2017, procura-se demonstrar não haver um padrão entre os alunos do Sistema Federal de Ensino Superior enquadrados no perfil adotado pelo plano.Item Ensino técnico-profissional como alternativa para as limitações de acesso ao ensino superior Coimbra – Portugal (1948–1974)(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Morais, José Jassuipe; Albuquerque, Pascoal; Ferreira, António Gomes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo aborda a problemática da formação técnico-profissionalizante portuguesa nas décadas de 1940 e 1970 do século XX como alternativa para a formação profissional de indivíduos que financeiramente não tinham acesso ao ensino superior. O objetivo foi compreender o ensino técnico-profissional a partir da experiência educacional da Escola Secundária de Avelar Brotero (ESAB) no tocante ao atendimento dos anseios de empregabilidade, emancipação socioeconômica no movimento escola, trabalho, cidade e dificuldades de acesso ao ensino superior. Optou-se por pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa, utilizando manuais escolares e documentos da escola. Os dados foram coletados nos arquivos do objeto de estudo. Os resultados indicam que a formação profissionalizante promovida pela ESAB de Coimbra trouxe empregabilidade para os alunos que concluíam seus estudos. As conclusões indicam que nas décadas aqui estudadas, este tipo de ensino proporcionava ascensão social para jovens que buscavam uma profissão e queriam se inserir no mundo do trabalho. Verificou-se que alguns alunos já eram contratados por grandes empresas, enquanto ainda estavam em sala de aula. Percebe-se assim, tamanho era o prestígio dos diplomados pela Brotero. Enfim, nota-se neste estudo que a formação técnico profissional direcionava jovens de classes sociais pouco abastadas para o mundo trabalho, enquanto isso os estudantes de classes sociais mais privilegiadas tinham acesso ao ensino superior.Item Internacionalização da educação superior: tensões, cenários e estratégias nos casos Brasil e Espanha(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Farias, Maria da Salete de; Oliveira, João de; Lorente, Luis; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo apresenta reflexões decorrentes da realização de estágio pós doutoral que objetivou conhecer experiências sobre o processo de internacionalização da educação superior no Brasil e Espanha, considerando objetivos, estratégias e tensões. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica e analisados documentos relevantes sobre o tema, a exemplo da proposta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) através do Edital nº 41/2017, disponível na WEB Capes (2017) e o documento Estrategia para La Internacionalización de las Universidades Españolas 2015-2020. A teoria de campo científico de Bourdieu nos possibilitou ver que as estratégias utilizadas para a internacionalização da educação superior, mais acentuadas nos tempos atuais, se inserem também no jogo de lutas pelo poder e pelo monopólio da autoridade científica entre instituições acadêmicas nacionais e internacionais.Item Mestrados e doutorados profissionais como espaços de formação docente(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Junior, Luiz de Sousa; Verhine, Robert Evan; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo aborda o papel dos programas profissionais de pós-graduação em Educação no Brasil como lócus de formação docente. Parte-se do pressuposto de que tais programas, considerando sua missão precípua de formar pesquisadores de alto nível e de, em seu trabalho final, apresentar produtos e serviços inovadores que contribuam para o aprimoramento do fazer pedagógico, possam suprir uma lacuna, existente no Brasil, de maior interação do ensino superior com a educação básica. A identidade dos programas profissionais, todavia, encontra-se, ainda, em construção. Com apoio na abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, o presente artigo contextualiza o surgimento dos programas profissionais e analisa experiências de intervenção. Concluindo, afirma que a introdução de programas profissionais de educação, ainda recente, pode se constituir em um movimento importante para a redução de assimetrias presentes na oferta de pós-graduação no país e para o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e técnicos necessários à solução de problemas concretos enfrentados pelos docentes e demais profissionais da educação básica em seu cotidiano escolar.