Revista Lusófona de Educação n.º 08 (2006)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 08 (2006) por assunto "ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Quais os contributos da Antropologia para a compreensão das situações de deficiência?(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Gardou, Charles; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEm que é que a Antropologia pode ajudar a pensar a questão da deficiência? Esta é a interrogação, voluntariamente depurada, que orienta aqui o nosso propósito. Perguntar-nos-emos em primeiro lugar em que é que o encontro com o outro, em situação de deficiência, pode contribuir para abrir os nossos olhos e conduzirnos a discernir para além da singularidade, por vezes extrema, os universos da humanidade. Tentaremos em seguida mostrar que todo o pensamento neste domínio é ao mesmo tempo um pensamento sobre a sociedade, porque a deficiência funciona como significante social, incarnando a nossa difícil relação com os outros. Estas questões, enroladas nas profundezas das sociedades humanas, obrigam a “pensar” no que define o homem, para além da multiplicidade dos contextos. A postura antropológica convida a estabelecer o suporte, sem o qual todo o estudo comparativo, tendo em conta o social e o educativo das situações de deficiência, pode parecer desencarnado.