Revista Lusófona de Educação n.º 55 (2022)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 55 (2022) por assunto "CIDADANIA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A educação para a cidadania pleniférica : um desafio premente da contemporaneidade(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Valente, Isabel Maria Freitas; Furlin, Marcelo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA semântica, em desdobramentos de sentido e de significado, favorece novos olhares sobre a contemporaneidade, com suas características emblemáticas, desafios iminentes e horizontes (im)previsíveis. Essa moldura ilustra a construção de um conceito regional, utópico, na perspectiva de que as Comunidades Europeias deveriam considerar, substancialmente, as regiões insulares mais afastadas do continente europeu. Nesse viés, a ultraperiferia passa a representar um estatuto específico para as regiões da União Europeia, com características particulares comuns. É assim que as Regiões Ultraperiféricas e os seus cerca de 4,8 milhões de habitantes expressam o desejo de que a União Europeia e suas instituições reconheçam esses territórios como espaços europeus de pleno direito, com limites e aberturas para a constituição da História. Com tal cenário instigante, o artigo pretende apresentar o conceito inovador de cidadania pleniférica, que promove o movimento semântico, político, ideológico etc. das periferias ao centro. Nesse vértice, a educação para a cidadania pleniférica é imperiosa, com vistas ao desenvolvimento do espírito crítico do indivíduo e de sua capacidade para a compreensão do pluralismo e de suas diversas manifestações no mundo contemporâneo.