Revista Lusófona de Educação n.º 55 (2022)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 55 (2022) por assunto "EDUCAÇÃO FAMILIAR"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Éducation familiale et soutien à la parentalité: politiques publiques, dispositifs et pratiques à l’île de La Réunion(Edições Universitárias Lusófonas, 2022-10-15) Malbert, Thierry; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA questão das relações mantidas pelos vários atores da educação, incluindo os professores com os pais das crianças ao seu cuidado, continua a ser uma questão complexa que não evita controvérsias entre as posições por vezes bem definidas de uns e de outros, em particular quando lhes surge a questão da ligação e da coeducação. No contexto da sociedade reunionesa, não será importante ter em linha de conta a dimensão cultural dos papéis e funções dos pais no que respeita às práticas educativas profissionais? E as dificuldades da relação pais-profissionais de educação na implementação de uma verdadeira abordagem coeducativa? A fim de abrir alguns caminhos de reflexão epistemológica em relação a essas questões, este artigo apresenta vários resumos dos resultados das nossas pesquisas realizadas sobre os sistemas de apoio parental implementados na Ilha da Reunião. Importa compreender a abordagem intercultural entre os órgãos educativos: família-escola, no que diz respeito às políticas públicas no contexto sóciohistórico das necessidades da população da Ilha da Reunião.