IMULP - Artigos de Revistas Internacionais com Arbitragem Científica
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer IMULP - Artigos de Revistas Internacionais com Arbitragem Científica por assunto "CONFLICT MEDIATION"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Avaliação da satisfação dos jovens sobre as sessões de mediação de conflitos(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Costa, Elisabete Pinto da; Melo, Márcia; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaAtualmente vivenciam-se comportamentos violentos cada vez mais graves, chegando mesmo a considerarem-se criminosos. Para uns, é o resultado da mudança das estruturas sociais, para outros, de razões socioeconómicas várias e, por fim, há quem procure analisar esta situação pela ausência de habilidades que possibilitem lidar com situações de conflito de forma positiva/colaborativa. Focalizando-se neste terceiro grupo de razões, advoga-se uma intervenção direta e incisiva nos sujeitos, especialmente nos jovens. Punir apenas não é suficiente, importa perceber os indivíduos criando condições de aprendizagem no âmbito das habilidades relacionais. Para o efeito, conseguiu-se conceber estruturas e procedimentos de mediação que permitissem preencher este vazio, em concreto nas escolas. Mas, se na literatura encontramos referências a estas estruturas e procedimentos de mediação, deparamo-nos, contudo, com uma quase total ausência de dados sobre a avaliação das mediações pelos seus destinatários. Assim, porque a nossa experiência foi-nos permitindo reconhecer os efeitos das mediações no incremento de habilidades pessoais e relacionais em prol de melhores contextos de convivência interpessoal, interessa compreender como os jovens avaliam as mediações realizadas. O presente estudo pretende analisar esta realidade sob a perspetiva de 36 jovens que preencheram o questionário de avaliação da satisfação na participação em sessões de mediação.Item De la diversidad praxeológica a la unidad identitaria de los mediadores(Revista La Trama, 2014) Costa, Elisabete Pinto da; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaEl mediador se asume como un artífice de la (re)construcción pacífica y positiva de las lógicas comunicacionales, de empoderamiento de los individuos y de resolución de conflictos. Y, a pesar de la variedad de titulaciones, su acción intervencionista está señalada por su naturaleza identitaria, siendo en sus aptitudes, estructuradas en los principios éticos y deontológicos, que se encuentra la confianza del potencial de la mediación. Algunos mediadores disponen de leyes y/o códigos, en los cuales se definen los principios y normas de la ética teológica (de la responsabilidad social) y de la ética deontológica (de la convicción del deber), garantes de la calidad de su acción. Todavía, no todas las especialidades de la mediación disponen de diplomas específicos. Sin embargo, se reconoce el carácter transversal de tales principios, entendiéndose, por ello, que deben ser específicos, y, sobre todo, comunes, configurando una dimensión unitaria y global de esta forma de intervenir.Item Desafios colocados pela avaliação de um projeto de mediação escolar(Revista Eixo, 2016) Costa, Elisabete Pinto da; Torrego, Juan; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Carrington, Margarida; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaAs vantagens e os constrangimentos que se colocam à mediação de conflitos são apontados em várias pesquisas. Este artigo tem por finalidade divulgar a avaliação de um projeto de mediação concretizado numa escola portuguesa. Tendo por base o modelo CIPP, focalizado na tomada de decisão, procedeu-se à avaliação das principais dimensões do projeto. Neste estudo foi aplicada uma análise qualitativa, através do Software WebQDA. Apesar de a avaliação, nas dimensões selecionadas, ser positiva, são evidentes alguns constrangimentos culturais e outros que resultam da implementação do projeto num contexto escolar específico. A avaliação efetuada foi decisiva para a reformulação da estratégia adotada e a sua otimização na comunidade educativa.Item Um projeto de mediação de uma escola TEIP (condicionantes, facilitadores e melhorias)(Publications Service of the University of A Coruna - Elvina Campus, 2017) Costa, Elisabete Pinto da; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaOs Projetos de Mediação de Conflitos na Escola (PMCE) afiguram-se como uma tecnologia social de melhoria socioedutiva. Os PMCE de alcance amplo propõem uma mudança (inter)pessoal, cultural e organizacional. Com este artigo pretende-se evidenciar os fatores promotores e bloqueadores da implementação de um PMCE, tendo por base um estudo em profundidade e longitudinal, de cariz qualitativo, realizado numa Escola de 2º e 3º ciclos, Território Educativo de Intervenção Prioritária, na qual o projeto funciona desde 2009. Os resultados perimitiram identificar aspetos positivos e negativos e apontaram ainda a necessidade de uma intervenção sistemática, coletiva e participada.