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Percorrer ISS - Instituto de Serviço Social por assunto "ABANDONO ESCOLAR"
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Item A escola de segunda oportunidade - educar e formar para inserir - Lisboa : uma análise sobre a intervenção socieducativa(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Pereira, Inês; Bracons, Hélia; Carichas, Ana Isabel; Instituto de Serviço SocialAtualmente, existem em Portugal sete Escolas de Segunda Oportunidade (E2O), surgindo a primeira em Lisboa em 2021, onde recai um estudo inicial sobre o perfil dos jovens e um estudo posterior sobre o impacto que esta valência teve nos mesmos, tendo como intuito a análise da caracterização dos jovens da Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir – Lisboa. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com recurso à técnica de análise de processos e de entrevistas estruturadas. Evidenciou-se que, no arranque do ano letivo, dos 25 jovens, todos eles se encontravam desmotivados com a escola, sendo que 14 já se encontravam em situação absentista e 6 em abandono escolar. No final do ano letivo, a maioria dos jovens relatou que esta resposta socioeducativa, será uma mais-valia para o futuro e que pretendem continuar a estudar. É de salientar o grande contributo dos técnicos de intervenção social que acompanham sistematicamente os jovens e que através da resiliência adotam sempre estratégias diferentes, de forma a cativar os jovens no seu percurso educativo.Item Percursos escolares : o envolvimento parental na reintegração no sistema educativo dos jovens, no âmbito da formação profissional(2012) Coelho, Célia Maria Caetano; Rodrigues, Marlene Braz, orient.Com as transformações no sistema de ensino, nomeadamente com a massificação do ensino é cada vez mais exigida uma participação da comunidade na escolarização dos jovens e essencialmente o envolvimento da família na mesma, tendo em conta os novos desafios que se colocam à educação. Crê-se contudo que o papel de cuidador e educador das famílias é imprescindível no desenvolvimento e crescimento de qualquer individuo, nomeadamente o seu envolvimento no sistema educativo, com vista à promoção de um projeto de vida com sucesso. No presente estudo procurámos analisar qual o envolvimento das famílias na reintegração escolar do sistema educativo de jovens, que já vivenciaram percursos de abandono escolar e reintegraram o sistema de ensino no âmbito da formação profissional. Enveredou-se por um estudo qualitativo, que visou captar as preocupações das famílias e jovens sobre o seu percurso escolar/formativo e para tal foram entrevistados dez jovens e respetivas famílias. Considera-se fulcral a colaboração das famílias de forma a promover o sucesso escolar, considerando ainda que a qualificação escolar pode despoletar grandes alterações na vida dos jovens e da própria família.