Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor por assunto "ADAPTIVE BEHAVIOUR"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item No passo da bailarina : aquisição de comportamentos adaptativos, através da terapia com cavalos numa criança com perturbações do espectro do autismo(2014) Guarda, Tina Maria Filipe; Duarte, Rosa Serradas, orient.Com o presente trabalho pretendeu-se conhecer de que forma a terapia com cavalos influência a funcionalidade de crianças com perturbações do espectro do autismo (PEA), nomeadamente para facilitar o desenvolvimento e aquisição de comportamentos adaptativos (CA). Entende-se como CA a capacidade do indivíduo de responder de modo funcional tal como é esperado para a sua idade, aos desafios do seu quotidiano. A maioria dos indivíduos com PEA apresenta défices consideráveis ao nível da CA, revelando um perfil caracterizado por atrasos significativos na socialização, comunicação e competências da vida diária. A terapia com cavalos surge como um método terapêutico baseado em princípios técnicos e pedagógicos, utilizando uma abordagem multidisciplinar nas áreas da saúde, educação e integração social na procura da recuperação e desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades educativas especiais (NEE). Assim, neste trabalho, serão abordados os fundamentos inerentes aos conceitos de hipoterapia, equitação terapêutica e atrelagem adaptada (HEA), perturbações do espectro do autismo (PEA) e comportamentos adaptativos (CA). Para responder à problemática em questão, desenvolveu-se um estudo exploratório, metodologia mais adequada em investigações de temas pouco divulgados. Pretendemos assim, contribuir, embora de maneira muito limitada, para um melhor conhecimento deste assunto. Utilizamos uma abordagem descritiva e interpretativa, num paradigma de carácter essencialmente qualitativo. A conclusão deste trabalho evidenciou a relação positiva entre a criança e o cavalo no que concerne à aquisição de CA.