Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor por assunto "APRENDIZAGEM MUSICAL"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O treino da performance musical de uma criança com dispraxia psicomotora : desafios e benefícios(2018) Amado, Vanessa Antunes Lopes; Sanches, Isabel Rodrigues, orient.Este projeto de intervenção surgiu da necessidade de melhorar o comportamento e, consequentemente, do processo de aprendizagem, de uma criança com dispraxia psicomotora, aluno do atelier de piano aqui retratado. Neste sentido, propusemo-nos a elaborar um programa de treino de performance musical e pianístico adequado ao perfil desta criança. Este programa foi desenvolvido em três momentos. No primeiro, pretendemos estabelecer uma relação pedagógica com a criança e delinear o seu perfil, com a colaboração da família, analisando documentos, e promovendo a informação, a reflexão e a consciencialização da situação-problema. No segundo, planificámos um programa de preparação para o treino da performance, para promover o desenvolvimento de algumas habilidades, capacidades e atitudes, necessárias a um desempenho performativo minimamente satisfatório. Num terceiro momento, fizemos o treino da performance, musical e pianística, não alterando os procedimentos metodológicos utilizados para as crianças com o mesmo nível de conhecimentos musicais e pianísticos. Este trabalho culminou na apresentação do Pedro em dois concertos; um a solo, ao piano, para amigos e família; e outro, de Natal, em que todos tocaram uma peça ao piano, e cantaram o repertório natalício, com todos os colegas e suas famílias como público. Optámos pela metodologia de investigação-ação, que prevê uma intervenção participativa, constituída por ciclos de ação, num processo continuamente reflexivo. Utilizámos técnicas de pedagogia positiva e da cooperação, com o objetivo de estabelecer e de reforçar relações de confiança. Para além de privilegiarmos metodologias colaborativas, também utilizámos técnicas de condicionamento operante, sobretudo de reforço positivo. As mudanças observadas no comportamento e desempenho do Pedro são resultantes de um conjunto de atividades: do trabalho dos pais, das atividades extracurriculares como a natação, o taekwondo e a equitação que, à semelhança do ensino musical e pianístico, também implementam programas de treino da performance. Em conjunto, todos contribuíram para um melhor desempenho do Pedro, fornecendo-lhe oportunidades para a aquisição de destrezas físicas, emocionais e mentais. Um fator determinante na transformação do Pedro foi a mudança de uma escola privada para uma pública, tendo a criança transitado para o 1º ciclo do ensino regular. Ao ter perceção do seu progresso e das suas novas destrezas, o Pedro melhorou a sua autoconfiança e autoestima, investindo mais no estudo individual em casa. O conjunto destas condições teve impacto na melhoria da sua autoimagem, contribuindo para a progressiva transformação do Pedro, observada no final da intervenção, demonstrando no final um comportamento tranquilo, de satisfação e concretização de trabalho, tendo melhorado o seu processo de aprendizagem. Este estudo quer transmitir que é fundamental que a pessoa tenha consciência de si, aceitando-se como é, acreditando no seu potencial, não desistindo nos revezes, insistindo e investindo na sua progressão.