ECEO - Dissertações de Mestrado
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ECEO - Dissertações de Mestrado por assunto "ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Gestão Pública : Avaliação da gestão de Projetos/programas educacionais, um Estudo no Município de Portel - Pará(2015) Gomes, Danielle Pereira; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.A administração pública vem buscando ao logo dos anos aprimorar a qualidade dos serviços, visando alcançar sua missão precípua de melhor atender as necessidades demandadas da sociedade. A metodologia adotada consiste na pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa através da aplicação de questionários com perguntas fechadas e abertas. A coleta dos dados deu-se pela consulta bibliográfica e de campo do tipo exploratório descritivo, tendo como amostra o universo da população sendo 12 coordenadores e dois diretores de programas educacionais desenvolvidos no município. Identificou-se nos resultados obtidos que não existem avaliadores específicos para o sistema em geral e os avaliadores existentes não se sentem preparados e nem sempre são encorajados a construírem, em conjunto, tanto o instrumento de avaliação, como sua respectiva periodicidade. Uma das propostas apresentadas seria a criação de cargo direcionado especificamente para avaliação dos programas/projetos, seja a nível federal, estadual ou municipal, com o objetivo de diagnosticar os déficits apresentados durante a execução do mesmo, para posteriormente apresentar proposta para alcançar os superávits no município. Conclui-se que as proposta apresentadas no final do trabalho provavelmente contribuirão para futuros pesquisadores que tiverem interesse na mesma área e assim apresentar novas propostas ao serviço público pesquisado.Item Outsourcing e a perceção da satisfação do consumidor nos serviços alimentares : estudo de caso da Escola de Dança e da Escola de Música do Conservatório Nacional(2016) Dias, Sónia Cristina Goes; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos, orient.Cada vez há mais empresas que procuram a satisfação do seu consumidor, por esse motivo centram os seus recursos no core-business da produção e descentralizam os restantes serviços através de um processo de subcontratação – o outsourcing. Neste estudo pretende-se averiguar o nível de satisfação dos consumidores públicos com um dos setores abrangido pela ferramenta estratégica do “outsourcing”, os serviços de cantinas escolares. Ou seja, apurar a satisfação dos alunos com a empresa que serve refeições diariamente; assim como os principais motivos da sua satisfação/insatisfação. Para este efeito, procedeu-se a uma revisão de literatura que passa pelos temas: “outsourcing”, satisfação do consumidor e serviços alimentares. Posteriormente os alunos utentes de um refeitório foram submetidos a um inquérito de satisfação, constituindo uma amostra de 193 alunos. Este estudo revela que a maioria dos alunos não está satisfeito com o serviço alimentar. As principais fontes de descontentamento vêm do sabor e da aparência da refeição que lhes é servida. A direção da escola que gere o refeitório também está descontente com o tipo de alimentação a que os seus alunos (atletas) estão sujeitos. Além disso, as reclamações que chegam a esta direção são solucionadas a longo-prazo, verificando-se um certo desmazelo da empresa.Item Responsabilidade social na contratação pública um estudo aplicado à administração pública local(2019) Silva, Ana Filipa Dias da; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.Ética e Responsabilidade Social são dois princípios que se aliam na melhoria da qualidade de vida das populações. Particularmente ao nível da plataforma administrativa pública municipal. Estes dois fatores são completamente inúteis se não existirem políticos locais de forte seriedade e carater solidário com os valores íntegros da República principalmente na contratação pública e adjudicação de contratos, serviços e obras públicas. Todos os processos relacionados com a contratação pública são fundamentais não só para os interesses locais mas sobretudo para o evoluir da economia nacional. Esta área ocupa um tal nível de relevância na vida pública europeia que podemos constatar que a própria União Europeia (UE) dedica grande interesse e pendor legislativo na resolução dos seus problemas inerentes. A Europa exige especialmente que os critérios ambientais e a gestão dos recursos naturais representem uma componente essencial da solução, por forma a garantir o futuro das gerações vindouras. É nesta perspetiva que a responsabilidade se afirma como um forte contributo para o bem-estar e melhoria das condições de vida das populações, ao garantir a estas o usufruir de equipamentos, serviços e circunstâncias que noutra conjuntura não lhes seria certamente possível pelo que o ser socialmente responsável representa o compromisso estratégico da mudança nos nossos dias. A presente dissertação é um estudo exploratório de investigação que revela toda a extensão e esforço despendido pela Administração Pública, e sobretudo Local, no seu papel de agentes de Responsabilidade Social. Pretensão que cumpre o seu objetivo de progresso coletivo ao garantir a promoção de critérios de desenvolvimento sustentável, transparência municipal e contratação pública. Referindo-se ainda a legislação nacional aplicável e também a legislação comunitária. A tese está dividida em duas partes. A primeira apresenta os conceitos e as perspetivas que modelam toda a ação de índole ética e responsabilidade social desenvolvida em particular pelo enfase do Estado e dos Municípios no apoio que prestam aos cidadãos e aos munícipes neste domínio. Na segunda parte exibe-se o estudo e caraterização dos Municípios selecionados tendo por base diversos indicadores, nomeadamente a População, o Indicador do Poder de Compra per capita (IpC), Ambiente, Energia e Território, Finanças Autárquicas, Proteção Social e Turismo.