Revista Lusófona de Educação n.º 28 (2014)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 28 (2014) por assunto "CONTINUING EDUCATION"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Ateliês de formação e universidade : a voz dos orientadores pedagógicos(Edições Universitárias Lusófonas, 2014) Neves, Rui; Machado, Jane; Rangel, Mary; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo configura-se como recorte de uma pesquisa mais alargada vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, Brasil, e à Universidade de Aveiro, Portugal, tendo como objetivo identificar as contribuições da universidade nos ateliês de formação continuada e em serviço de professores a partir dos sentidos atribuídos pelos orientadores pedagógicos a essas contribuições. Adotou-se uma investigação qualitativa, apoiada na análise de conteúdo a partir das alocuções dos orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, sobre o tema. Os dados apresentados confirmam o potencial da inserção da universidade nos ateliês de formação segundo uma perspectiva de troca de conhecimentos, saberes e experiências entre a universidade e a escola em que ambas as instituições se fortalecem.