Revista Lusófona de Educação n.º 31 (2016)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 31 (2016) por assunto "ENSINO SUPERIOR"
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Item Da práxis de-colonial e intercultural no ensino superior indígena : andante ma non troppo : Andante ma non troppo(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Guilherme, Manuela; Lourenço, Filipa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoThis article starts with a theoretical discussion about the local, national and global demands towards higher education institutions in current times as a backdrop for the introduction of the epistemological and ontological challenges undertaken by the recently created indigenous intercultural universities in Latin America. The calls for internationalization and transnationalization addressed to higher education institutions by national governments, transnational organizations and above all by the global academic context itself does not allow them to ignore intercultural experiments and innovations being carried out anywhere in the globe. As a result of the paradox between hegemonic globalization and the increasing visibility of outcast groups in higher education, university management needs to tackle enormous challenges, both with regard to curriculum development and to the coordination of extension/research activities, in order to meet the expectations of an increasingly diverse and mobile societies. The text also focuses on disregarded ontological and epistemological perspectives that university knowledge must consider, translate and compare/contrast in order to endorse the search for an “ecology of knowledges” which we believe may come to inspire the future of the academic world. Finally, this article provides some examples selected both from a political foundational document, the Constitution of the Plurinational State of Bolivia, and from an account of an academic experiential praxis carried out by a higher education institution there, with the involvement of a local indigenous community.Item Do comprometimento organizacional, à satisfação com o trabalho e às estratégias comportamentais : inferências sobre os dois subsistemas do ensino superior público em Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Sabino, Ana Nascimento; Lopes, Albino; Nogueira, Fernanda; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO sistema educativo superior português, caracterizado pela sua natureza binária, tem sofrido inúmeras alterações, nomeadamente em 2009, quer ao nível da sua natureza, como da organização das carreiras docentes e funções associadas. O sentido das reformas é o da aproximação entre o ensino universitário público (EUP) e o ensino politécnico público (EPP). Não basta, porém, acentuar as mudanças por decreto. Importa ter igualmente em conta factores determinantes para a sua competitividade. Destaca-se, a emergência do comprometimento organizacional, da satisfação com o trabalho e das estratégias comportamentais. Objetivo: Foi nosso objetivo verificar se existem diferenças entre dos dois subsistemas de ensino nos três constructos em análise. Métodos: Com recurso a uma metodologia quantitativa foram utilizadas diferentes abordagens estatísticas, tais como testes de hipóteses e a análise multigrupos. Resultados: Numa amostra composta por 756 profissionais, docentes e não docentes, do ensino superior público português, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas nos três constructos em análise, por parte dos colaboradores EUP e EPP. Conclusão: Os resultados revelaram uma tendência de aproximação entre os dois subsistemas emergindo, assim, um conjunto de desafios a vários níveis a estas instituições nomeadamente em relação ao seu posicionamento societal bem como aos deveres, responsabilidades e direitos dos profissionais que as compõem.Item Educação superior indígena no Brasil : releituras e perspectivas(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Fernandes, Manuel José Pina; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoCom este texto procuramos fazer uma releitura do percurso da educação superior indígena no Brasil e perspectivar ações necessárias ao seu desenvolvimento a partir das propostas que têm orientado as políticas e as práticas desse nível de educação. O principal objetivo, contudo, é contribuir afirmativamente para discussão da ampliação da oferta de Educação Superior a uma parcela da população brasileira que por muito tempo ficou alijada desse direito. A metodologia utilizada teve como embasamento a pesquisa documental e a revisão bibliográfica. Esta metodologia permite uma leitura contextualizada da situação vivenciada, considerado o dinamismo que a área educacional protagoniza. Para uma maior compreensão da atualidade educacional em nível superior proporcionada às populações autóctones, este estudo buscou estabelecer ligações entre aquilo que denominamos de “educação indígena” – incluída por nós na categoria de educação informal e por imitação – e a prática de educação superior inicialmente estruturada para atender a um extrato reduzido da população nacional, produtor de práticas e conceitos assaz diferentes daquela população indígena. Ao final do texto as nossas considerações sublinham os pequenos resultados obtidos com estas atividades educativas dirigidas para a educação superior dos povos indígenas, apesar de ações afirmativas que são produzidos.Item European and Latin American Higher Education Between Mirrors : Designing possible futures(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Teodoro, António; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo discute algumas das análises e propostas apresentadas por uma vasta rede de investigadores europeus e latino-americanos, que desenvolveram um amplo programa de I&D sobre equidade e coesão social nas instituições de educação superior, entre 2011 e 2013. O impacto da expansão e diversificação do ensino superior foi sentido e questionado de modo diferente nos vários países, em função da sua história e lugar no sistema mundial, da organização dos seus sistemas de educação, ou da sua capacidade para reagir e mobilizar recursos para implementar políticas relevantes. O artigo tem a Europa e a América Latina como locus privilegiado de análise, mas reconhece-se que muitos dos problemas e análises descritas fazem parte de uma agenda global. Assume-se que o neoliberalismo falhou como modelo de desenvolvimento económico, mas reconhece-se que, como política de cultura, está (ainda) em franca afirmação, derivado de se ter transformado num senso comum que molda as ações dos governos e dos policy makers. A Universidade, assim como as políticas de ensino superior, pode ter um outro sentido e dar um importante contributo para a construção de sociedades justas, capazes de unir a luta pela igualdade e o respeito pela diferença. Esse é o sentido das nove propostas para uma universidade cidadã radicalmente democrática com que o artigo termina.Item Hacia una interversidad de saberes : Universidad e interculturalidad(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Estermann, Josef; Tavares, Manuel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA instituição universitária afirmou-se, ao longo da história, como um dos polos de propagação dos valores ocidentais e da ivilização europeia e ocidental. A construção do modelo universitário na América Latina seguiu os fundamentos, principios e objetivos das universidades europeias, funcionando, históricamente como o sustentáculo da civilização occidental-cristã. O proceso de descolonização mental e intelectual manifestauma concepção monocultural e eurocêntrica da universidade, quer na sua estrutura quer no modelo de saber que transmite. Neste sentido, a diversidade cultural existente nos países da América Latina exige a construção de um outro modelo de Universidade que dê conta dessa diversidade epistemológica e contribua para a concretização de uma justiça histórica e cognitiva pela inclusão das culturas e povos que foram silenciados e oprimidos pelos diversos procesos de colonização. Deverá ser, não uma universidade, mas uma “interversidade” que supere o monoculturalismo académico.Item Universidades interculturales e indígenas en México : desafíos académicos e institucionales(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Navarrete Cazales, Zaira; Alcántara Santuario, Armando; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste artigo, discutem-se as normas legais estabelecidas para que a educação seja inclusiva e includente no Estado mexicano, especialmente, no que diz respeito às políticas voltadas para a educação superior. Posteriormente, abordamos a questão das universidades indígenas e interculturais no México, que foram criadas como uma forma de considerar a comunidade indígena como sujeito de intervenção. O Programa Nacional de Desenvolvimento dos Povos Indígenas 2001-2006 foi estabelecido como uma ação estratégica para transformar instituições, realocar funções, aperfeiçoar o seu desempenho e criar espaços institucionais para tornar o atendimento aos povos indígenas mais efetivo. Até este momento, existem nove instituições de ensino superior com orientação intercultural. A base empírica deste trabalho é constituído por um conjunto de documentos que regulamentam e instituem diretrizes para ações de inclusão e equidade visando a coesão social no México. Este texto é o resultado de uma pesquisa mais ampla que faz parte do “Programa-Marco Interuniversitário de Política de Igualdade e Coesão Social na Educação Superior”, como parte do trabalho da Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE).