ULusófona - Centro Universitário de Lisboa
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ULusófona - Centro Universitário de Lisboa por assunto "3D CINEMA"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item 3x3D – a sobreposição de imagens volumétricas como investigação estética do potencial da montagem(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Pereira, Fabiano; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoA sobreposição de imagens é um recurso de montagem utilizado desde os primórdios do cinema, quase sempre pouco reconhecido como efeito de verossimilhança. No filme 3x3D (França/Portugal, 2013), vários tipos de sobreposição que evidenciam esse estilo de montagem são empregues e, mais atipicamente ainda, somados ao efeito 3D. O intuito deste artigo é investigar a eventual originalidade deste procedimento, tanto a sua forma como o conceito, a partir de um levantamento da produção cinematográfica em 3D ficcional filmado – excluindo-se, portanto, as animações –, o pré-cinema e os cinemas experimental e expandido. A análise deve indicar como a montagem do filme acrescenta complexidade tanto à construção perceptível de imagens sobrepostas, quanto à imagem fílmica tridimensional. Assim, pode-se observar a relação do 3D nas imagens audiovisuais contemporâneas e estimar a sua possível evolução.Item The Expansive and Proximate Scales of Immersive Media(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Jones, Nick; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoThe term immersive is often used in relation to contemporary visual media, but the exact parameters of immersion can be ambiguous. In this article, I will explore what immersion means in terms of technological envelopment and, in particular, how this envelopment operates at a range of distances between observer and media surface. As I argue, immersive media can operate in two ways. The first is expansive, with immersion occurring through the creation of an extensive surrounding space into which the user is placed. The second is proximate, with intense closeness allowing for smaller media objects and apparatuses to overtake the visual field. An investigation into these seemingly alternate scales reveals their connections and overlap, and demonstrates the surprising importance of the proximate in immersive visual media.Item Volumetria e montagem como instrumentos de experimentação no expressionismo abstrato do cinema de Ken Jacobs(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Souza, Fabiano Pereira de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoEste artigo tem como objetivo reunir obras, propostas, características de estilo e análises relacionadas ao trabalho do cineasta experimental americano Ken Jacobs com efeito tridimensional, seja por meio de estereoscopia ou outras técnicas que ele tenha adotado. A questão da profundidade de campo e distribuição dos corpos na imagem é central no trabalho de Jacobs, mas ela não se pauta por representações verossímeis, pois a base da sua formação como artista se deu no escopo do Expressionismo Abstrato em meados do século XX. Com a tecnologia digital deste século, a produção do americano ligada à imagem tridimensional se intensificou e diversificou, de modo que falta ainda uma análise especializada mais ampla e aprofundada dessa parte de sua filmografia, propósito para o qual este estudo tem o intuito de contribuir.