ULusófona - Centro Universitário de Lisboa
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Percorrer ULusófona - Centro Universitário de Lisboa por assunto "3D MODELING"
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Item Anatomy Primitives(Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação, 2021-10) Araújo, António; Silva, Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoWe propose an installation that investigates the notion of the anatomical canon and its conceptual and practical role in the artistic modeling of human anatomy. This installation guides the visitor through the synthesis of a digital canon built from standard 3D primitives. Through a model that can be interactively constructed or deconstructed step-by-step, using simple controls, the visitoris invited to study, and draw, the human surface anatomy and its main features as interpreted through the natural tools of digital modeling.Item A apropriação nos novos media e a (I)maturidade dos videojogos(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Luz, Filipe Costa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO potencial criativo de determinados suportes analógicos e digitais é frequentemente subjugado no processo de desenvolvimento artístico de jogos, sendo ignorado em muitos cursos de formação que frequentemente se orientam para a estratégia comercial de apresentarem ofertas no contexto de novas tecnologias ou produtos. Este trabalho é então uma análise de como alguns exemplos de jogos procuram referências noutros medias para se posicionarem de uma forma disruptiva, procurando uma elegância visual, novas mecânicas de jogo e não apenas uma apropriação de processos de produção já mais consolidados na industria de entretenimento. Propomos nas referências dos jogos Framed (Loveshack, 2014), Old Man Journey (Broken Rules, 2017), Serial Cleaner (Curve Digital Games) ou Monument Valley (Ustwo Games, 2014), procurar relações com outros medias mais reconhecidos no universo das artes, como a banda desenhada ou a animação, para evidenciar uma estratégia criativa que pretende ser alternativa no enquadramento actual do desenvolvimento de jogos.Item Current and future opportunities for 3D printing in modern board games(Lusofona University, 2023) Simões, Ricardo; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoAdditive manufacturing (3D printing) is a set of disruptive technologies where parts are no longer produced by removing material until the desired form is achieved, but rather build the intended product layer by layer. With significant benefits in the efficient use of resources, optimizing performance, and allowing individual customization of each print, 3D printing techniques have been more widely adopted worldwide, and modern board games are no exception. However, until now its use is mostly hobbyists creating and sharing 3D models for improving player experience in two aspects: customization (upgrade) of game components, and solutions for organization/setup/logistics. Nevertheless, 3D printing opens opportunities also for game designers/developers and publishers. This paper presents a glimpse of the current use of 3D printing in modern board games and discusses opportunities for the future, highlighting how both players and professionals can take advantage of this technology.Item Desenho de superfícies planetárias em 3D(2011) Varela, Filipe Costeira; Rogado, José, orient.Esta dissertação pretende cobrir o desenvolvimento de um motor gráfico baseado em OpenGL para desenho de superfícies de dimensão planetária com topografia real. A quantidade de informação necessária para cobrir toda a superfície de um planeta torna necessária a utilização de mecanismos de representação multiresolução, compressão e organização da topografia para permitir a recuperação eficaz, possibilitando o seu desenho sem pausas perceptíveis para o utilizador. Neste contexto, esta dissertaçãoo descreve a concepção e desenvolvimento de um motor gráfico para desenho de superfícies contínuas, de dimensão planetária, utilizando topografia real. Os objectivos deste motor são: _ Desenho de superfícies planetárias com topografia real _ Apresentar baixa complexidade tecnológica para adaptação simples a cada cenário de utilização _ Garantir performance satisfatória para vários cenários de utilização sem atrasos perceptíveis _ Ser disponibilizado em modo Open Source e de forma gratuita _ Utilizar apenas fontes de informação gratuitas e publicamente acessíveis Apresentarei os métodos desenvolvidos para este efeito nas diferentes fases de pré-processamento, desenho e processamento vectorial no processador gráfico, assim como os resultados obtidos e comparação com métodos alternativos. Posteriormente, para ilustrar a possibilidade de extensão de funcionalidades do motor desenvolvido, apresentarei métodos e implementações de codificação de regras de física e visualização de dados reais dentro do motor. O título do motor gráfico desenvolvido para este projecto é Terrain Rendering Engine, doravante referenciado pelo acrónimo T.R.E.Item Towards a Canon for Digital Human Anatomy 3D Modeling(Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação, 2020-11) Araújo, António; Silva, Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoWe argue that the notion of an anatomical canon is still useful in the current artistic environment and it must be updated to deal with new digital requirements and possibilities. We propose a canon with a view towards accurate digital human anatomy 3D modeling.