Mestrado em Turismo
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Turismo por assunto "ÁREAS PROTEGIDAS"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A gestão turística face às novas tendências com aplicação nas áreas protegidas : estudo de caso no âmbito do Turismo de Natureza(2012) Pedroso, Raquel Ferreira; Nunes, Paulo Alexandre Correia, orient.Actividade multidisciplinar, o Turismo não é alheio às mudanças constantes da sociedade, da política, da tecnologia, da cultura e da economia e finança, assistindo-se ao surgimento de novas tendências quer ao nível da Procura, quer ao nível da Oferta Turística. Entre as tendências mais significativas está a maior consciencialização ambiental e o novo paradigma da Sustentabilidade, verificando-se no Turismo a crescente relevância ou importância do «Turismo de Natureza» e o uso das Áreas Protegidas para o seu desenvolvimento, obrigando imperativamente uma nova forma de estar e agir por parte da Gestão Turística. Consciente que ambas as ciências – Turismo e Gestão – evoluíram a par da própria História das sociedades, assistiu-se ao aparecimento de modelos emergentes de gestão assentes, sobretudo, no conhecimento expresso na melhoria do desempenho, na criatividade, aprendizagem e transparência. Deste modo, a presente dissertação procura contribuir para um melhor conhecimento das tendências e da gestão turística face às mesmas por parte das organizações de Turismo de Natureza a operar em Áreas Protegidas. Para o efeito, foram consideradas, enquanto População-Alvo, as organizações que de acordo com a legislação portuguesa se inserem nas tipologias de Turismo no Espaço Rural, Casas da Natureza e Animação Ambiental a funcionar nos Departamentos de Gestão de Áreas Classificadas do Norte e Sul. Os resultados obtidos reflectem uma homogeneidade de respostas, concluindo-se que na sua generalidade, as organizações de Turismo de Natureza a operarem em Áreas Classificadas reconhecem a necessidade de adoptar ou adaptar-se a modelos emergentes de gestão, sobretudo na base da criação de «Experiências» e «Percepções», reconhecendo para isso o papel fundamental das Dimensões de Desempenho defendidas e apresentadas na presente dissertação como súmula das tendências e da evolução da gestão no Turismo: a Inovação, a Autenticidade, o Marketing e os Agentes de Mudança.Item O turismo e desenvolvimento sustentável : contributos do Turismo de Natureza no desenvolvimento do Parque Nacional da Gorongosa(2012) Leví, Margarida José André; Nunes, Paulo Alexandre Correia, orient.O Parque Nacional da Gorongosa situado em Moçambique é uma referência em termos de turismo e conservação a nível nacional e internacional, devido à variedade de recursos que possui e dos esforços que têm vindo a ser empreendidos de forma a restaurar e preservar a biodiversidade característica do território. Gorongosa possui uma diversidade de ecossistemas, planícies, maciços rochosos, florestas e falésias que constituem uma forte atracção turística natural capaz de potenciar o desenvolvimento do território, por via do turismo. Por outro lado, o ecoturismo e o turismo de natureza usufruem do património ecológico e paisagístico e ao mesmo tempo contribuem para a manutenção, conservação e melhoria da envolvente territorial, pelo seu valor atractivo e pelo lucro daí resultante. Neste sentido, afigura-se importante efectuar um estudo com vista a alcançar os seguintes objectivos: perceber em que medida o turismo de natureza pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do Parque Nacional da Gorongosa; efectuar um diagnóstico do potencial turístico, analisando as forças e fraquezas bem como as oportunidades e ameaças do território, com importância ou influência na actividade turística do Parque; analisar as acções que podem ser levadas a cabo no sentido de melhorar os serviços prestados e aumentar a satisfação dos visitantes. Com a concretização da presente investigação pretende-se reunir um conjunto de elementos que justifiquem, em jeito de recomendações aumentar a atractividade turística do Parque Nacional da Gorongosa, por via da identificação da melhor oferta turística. Para tal, a metodologia de investigação utilizada consiste na abordagem qualitativa com recurso a análise de fontes documentais e a aplicação de inquérito por questionário ao Doutor Vasco Galante, Diretor de Comunicação do Parque Nacional da Gorongosa.