Mestrado em Turismo
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Percorrer Mestrado em Turismo por assunto "AGÊNCIAS DE VIAGENS"
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Item Condicionantes da performance do comércio eletrónico : uma aplicação na área das agências de viagens(2017) Cardoso, Edulany de Carvalho; Dias, Álvaro Lopes, orient.Cada vez mais, a Internet tem vindo a revolucionar o mundo, transformando a distância em algo quase que inexistente, permitindo que se desenvolvam várias formas de comercializar diferente do que até então se conhecia. Esta meio de comunicação tem impulsionado a sociedade atual a se tornar mais informada e mais exigente, desenvolvendo assim o marketing digital e o comércio eletrónico. Nos últimos anos a sociedade sofreu transformações nunca antes imaginada. A explosão das novas tecnologias, o aparecimento das redes sociais em grande escala, obrigaram as empresas a repensar a sua maneira de fazer negócio. Para sobreviverem, as empresas tiveram de ver a Internet como uma oportunidade de negócio, tentando manter-se mais perto dos seus consumidores e dando mais conforto e rapidez com os serviços online. As empresas turísticas têm de estar diariamente presente no mundo digital, uma vez que este meio veio criar para o consumidor uma fonte de informação muito grande, facilitando a escolha do seu destino turístico e possibilitando ao mesmo a compra da sua viagem e a criação do seu próprio pacote turístico de uma forma muito independente, exigindo sempre o produto ideal. O consumidor por estar mais informado, tende a procurar sempre o melhor produto/serviço ao custo mais baixo possível. Para conseguirem manter-se, estas empresas tiveram de apostar no marketing, criando estratégias com o objetivo de satisfazer as necessidades dos seus consumidores. Atualmente a Internet constituí a maior plataforma comercial. A presente dissertação demonstra quais os fatores que condicionam o comércio eletrónico nos nossos dias, sendo que muitas vezes, a presença no mundo virtual não é sinónimo de vendas.Item Impacto da internet na intermediação das agências viagens emissoras a operar em Portugal(2014) Magalhães, Carlos Alberto Lourênço; Sarmento, Eduardo Morais, orient.O objeto desta dissertação é perceber qual o impacto que a internet tem atualmente na intermediação das agências de viagens a operar em Portugal, dando principal relevo às agências de viagens emissoras. Este estudo numa primeira parte aborda do ponto de vista teórico conceitos relacionado com o tema tais como, turismo, internet e a atividade turística, caraterização da distribuição turística, desintermediação, re-intermediação e os novos sistemas de gestão integrados para agências de viagens. Na segunda parte da dissertação, a investigação empírica, procedeu-se ao envio de um questionário para um universo de agências de viagens emissoras. O trabalho efectuado, com base em 125 questionários dos 726 enviados, evidenciou que as agências de viagens estão apostar num novo tipo de intermediação baseado nas novas tecnologias, utilizando novas plataformas tecnologias para distribuir os seus produtos e serviços turísticos e novos modelos de gestão, permitindo assim crescerem e serem sustentáveis.Item Villa dos Capuchos : projeto para a criação de um empreendimento de turismo no espaço rural no nordeste, Açores(2022) Raposo, Rita Valério; Palrão, Teresa Sequeira Ribeiro Rodrigues, orient.Nos anos de 2020 e 2021, a indústria do turismo foi altamente afetada pelos efeitos da pandemia da COVID-19. A procura de áreas onde o turista pudesse ter um maior contacto com a natureza, que transmitem calma e tranquilidade, e com a oportunidade de realizar atividades caraterísticas destes locais aumentou significativamente, como consequência da necessidade do distanciamento social, medida recomendada para mitigar a propagação do vírus. Desta forma, a indústria teve de adaptar as suas infraestruturas e adotar normas de higiene mais rigorosas para aumentar a confiança e segurança dos seus hóspedes. Para responder à procura de espaços em contacto com a natureza, o projeto da Villa dos Capuchos nasceu com a intenção de aumentar a procura na Vila do Nordeste, concelho da costa nordeste da ilha de São Miguel, Açores, Portugal, criando um alojamento turístico que proporcione experiências e atividades relacionadas com Turismo em Espaço Rural (TER). Até recentemente, o Nordeste era conhecido pelo seu isolamento, e também pela sua distinta beleza natural intocada, o que torna este projeto relevante. Atualmente, este município dispõe apenas de um hotel e as restantes estruturas de alojamento são de alojamento local TER. A criação de um alojamento atrativo aumenta a possibilidade de trazer movimento turístico à pequena freguesia do Nordeste, que carece de uma oferta turística diferenciada. Para isso foram feitas entrevistas às agências de viagem, no sentido de avaliar a sua perceção sobre o potencial desenvolvimento do TER. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, através da análise line by line coding das entrevistas. Com este estudo é objetivo analisar o mercado e estudar a viabilidade de rentabilizar uma propriedade de 4181m2, remodelar e construir casas de campo, enquanto se tem uma abordagem ambientalmente sustentável, utilizando os restantes espaços vazios para cultivar hortícolas e frutas biológicas e acolher animais de quinta. Será feito através da análise dos dados estatísticos e da literatura disponível para melhor compreender o ambiente que envolve a propriedade, principalmente a dinâmica da indústria do turismo na Região Autónoma dos Açores e a sua influência na economia da região. Esta análise será seguida da definição de estratégias para dar vida ao projeto. Este projeto visa assim contribuir para a melhoria do turismo do Nordeste e ainda analisar o mercado através da perceção das agências de viagem sobre o desenvolvimento do turismo rural.