Mestrado em Turismo
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Percorrer Mestrado em Turismo por assunto "ALENTEJO"
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Item Contributo do enoturismo para o desenvolvimento de regiões do interior: o caso da rota dos vinhos do alentejo(2009) Pina, António José da Silva; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A actividade vitivinícola e a sua relação com o turismo, as motivações, as características e os comportamentos dos consumidores do enoturismo são relevantes para a criação de valor. Alguns investigadores determinaram segmentos de mercado do enoturismo através de estudos efectuados a partir da oferta. Estes segmentos mostraram-se também válidos para a Rota de Vinhos do Alentejo, tendo sido determinados pela análise de “Clusters”. A dimensão e a importância económica do enoturismo nesta região tem uma expressão significativa, pelo que se considera determinante fazer introduzir uma outra dinâmica à actividade assente em processos e critérios de planeamento e de imagem de marca. Estes processos colocarão a Região de Vinhos do Alentejo ao nível das principais regiões vitivinícolas mundiais.Item Evolução e perspectivas das necessidades de formação turística e hoteleira na Região do Alentejo(2011) Revés, Paulo Fernando Nobre da Costa Vargas; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Num mundo cada vez mais global, com alterações constantes nos comportamentos dos consumidores, de novos e emergentes destinos e criativas formas de exploração turística, a diferenciação turística irá fazer-se cada vez mais pela qualidade dos serviços prestados. Essa qualidade terá que passar inevitavelmente pelos seus recursos humanos, e neste domínio o papel da formação profissional na sua qualificação será preponderante. As empresas necessitam ao nível das profissões operacionais, que as pessoas possuam mais competências de adaptação à constante mudança, mais capacidade prospetiva, mais comportamento inovador. Contudo estas não se revelam muito atrativas para as novas gerações, não permitindo uma relação perfeita entre trabalho e usufruto da vida, reconhecimento social e retorno salarial. A recente expansão da formação no turismo e na hotelaria, leva a questionar a sustentabilidade desta progressão em termos de empregabilidade no país ou na região, existindo opiniões quanto à necessidade de ocorrerem mudanças profundas na lógica do sistema de formação profissional. Os vários organismos oficiais que tutelam esta matéria, têm funcionado com notória descoordenação, duplicando atividades e consumindo recursos tão escassos na atual conjuntura. Neste contexto, pretende-se compreender a atual situação da oferta formativa em turismo e hotelaria na histórica região do Alentejo, quer no ensino superior quer no ensino técnico-profissional e aferir a sua adequação ao objetivo de formar os futuros profissionais para o mercado de trabalho na região e no país analisando o desenvolvimento das diversas políticas de formação do sector. A partir desta análise e tendo em consideração as perspetivas de crescimento turístico regional e as necessidades das empresas perspetivam-se as necessidades de oferta e de procura de formação de recursos humanos na região.Item A organização de eventos : definição de estratégias para a atenuação da sazonalidade no Algarve e na Sub-região do Litoral Alentejano(2011) Cardeira, Maria Inês de Jesus; Nunes, Paulo Alexandre Correia, orient.O Turismo de Eventos está a assumir um papel cada vez mais importante como produto complementar ou como um núcleo de atracção principal, originando uma nova forma de lazer turístico em que os visitantes estão mais interessados na autenticidade e evasão do quotidiano. O Turismo de Eventos pode funcionar como uma alavanca para o desenvolvimento de destinos competitivos, atractivos e genuínos e deve ser associado a experiências/ organização de eventos que incluam elementos típicos do destino. O desenvolvimento da região em análise, Algarve e Sub-região do Litoral Alentejano, como destino de Turismo de Eventos deve estar extremamente interligado com eventos específicos dos Concelhos dado o respectivo potencial de estímulo do marketing e marca dos destinos turísticos. O Turismo de Eventos também pode ser extremamente relevante na promoção e desenvolvimento sustentável das culturas locais, conservação dos recursos naturais e contribuição para as economias regionais dando origem a soluções vantajosas para todos os intervenientes no processo e demonstrando a capacidade dos destinos turísticos em se diferenciarem de outros destinos concorrentes. Além disso, potencia a atractividade turística da região em análise através da organização de eventos, na perspectiva do aumento e diversificação da oferta turística e da atenuação da sazonalidade.