Mestrado em Turismo
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Turismo por assunto "AUTHENTICITY"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Uma análise das motivações determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência(2018) Damous, Amaranta Aldora da Cruz; Dias, Álvaro Lopes, orient.O presente trabalho teve como objetivo analisar os motivos determinantes da procura no âmbito do turismo de experiência por turistas brasileiros, através de um estudo embasado nas teorias das motivações e os fatores ‘push’ e ‘pull’, na influência das experiências proporcionadas e como a autenticidade das atividades turísticas é percebida e pode contribuir na motivação e decisão de compra do consumidor viajante. Para esta dissertação foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório baseada na revisão da literatura e diversos estudos que pudessem auxiliar na abordagem aos conceitos das variáveis Motivação, Experiência e Autenticidade, suas dimensões e vinculações ao turismo. Numa segunda etapa, fez-se necessário uma análise quantitativa, através de um questionário online elaborado com questões relacionadas aos motivos de viajar, aos atributos do destino, a importância das experiências e como a autenticidade é percebida pelos viajantes. Os resultados apontam que as experiências vividas em um destino turístico possuem uma grande influência na decisão de compra, pois estas experiências estão ligadas ao desejo interno do indivíduo e devem proporcionar lembranças boas e inesquecíveis daquele local, e indicam que a experiência autêntica é importante porque proporciona novos conhecimentos e pode estimular a curiosidade para aprender coisas novas, e a busca por novidade é uma das principias motivações quando a questão é viajar para turismo.