EDUScience : Revista do Centro de Estudos em Educação e Formação vol. 1 (2011)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer EDUScience : Revista do Centro de Estudos em Educação e Formação vol. 1 (2011) por assunto "DESENVOLVIMENTO MORAL"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O discurso supervisivo : a relação entre o desenvolvimento moral e o desejo de auto-atualização(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Correia, Maria José de Sá; Centro Universitário Lusófona - PortoO objetivo desta apresentação é tentar ligar o desenvolvimento moral ao desejo de autoatualização no âmbito do discurso supervisivo. Assim, pretendemos revelar que as relações, nomeadamente as relações de poder, nas interações supervisor (es) – docente (s) não são simétricas, pois são moldadas pelas ideologias, que são sistemas de cognição social (Van Dijk, 1997) específicas de cada grupo envolvido nessa interação, e que podem promover ou limitar o desenvolvimento moral e o desejo de auto–atualização dos elementos do grupo mais fraco em termos de poder. O enquadramento teórico terá como base o Modelo de Desenvolvimento Moral de Kohlberg (1973, 1976), a Hierarquia de Necessidades Básicas de Maslow (1970) e o postulado pela Análise Crítica do Discurso (ACD). Um extrato de uma interação supervisiva será apresentado, analisado e interpretado segundo o esquema proposto por Fairclough (1989), no seu livro intitulado Language and Power.