Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Animação Sociocultural e Inclusão
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Animação Sociocultural e Inclusão por assunto "ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Animação socio cultural e desportiva na 3ª idade(2014) Parreiras, Bruno Filipe Pedro; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.O projeto “Animação Socio Cultural e Desportiva na 3ª Idade” apresenta um conjunto de visitas exteriores, com o objetivo de desenvolver o exercício físico, o convívio, as relações interpessoais e o lazer aos vários participantes em cada visita. Estas visitas destinaram-se as pessoas de 3ª Idade, com idades superiores a 59 anos. No entanto participaram também pessoas de uma faixa etária inferior, com idade compreendida entre os 5 e os 18 anos idade. Este projeto pretendeu ilustrar e compreender melhor como a vertente física, aliada a várias outras componentes como o lazer e as relações inter pessoais podem contribuir para o bem-estar das pessoas na 3ª Idade. Dai que o presente projeto apresente duas partes, uma teórica e outra pratica, em que a teórica sustenta as atividades realizadas e a avaliação que delas foi feita, isto é como Animação Socio Cultural e a Inclusão Social se podem aliar à atividade física de forma positiva.Item “O Outro Lado do Espelho” : Promoção de Competências Socias e Pessoais em jovens internados no Centro Educativo da Bela Vista(2013) Abreu, Laura Luisa Grave de; Cardoso, Carlos, orient.O presente Relatório de Estagio com o título: “O outro lado do espelho”, faz parte da avaliação final do Mestrado em Animação Sociocultural e Inclusão, ministrado na Escola Superior de Educação Almeida Garrett. O estágio foi realizado no Centro Educativo da Bela Vista, com uma metodologia de investigação-ação, tendo como objetivos gerais, gerar um novo modo de pensar: “pensar positivo” e favorecer as relações pessoais, permitindo o desenvolvimento social do individuo. É um projeto desenvolvido no local de trabalho, onde foi encontrada a oportunidade de desenvolver com os jovens em cumprimento de medidas de internamento, um projeto lúdico-pedagógico, com a finalidade de encontrar os aspetos positivos em 4 dimensões presentes na vida destes, sendo estas: o “Self”, a “Família”, o “Centro Educativo” e o “Bairro”. Foi desenvolvido com uma vertente maioritariamente lúdica, de forma a permitir uma maior envolvência por parte destes jovens com poucas capacidades de retenção, visando também a elaboração de um trabalho plástico para ser, após a sua conclusão entre a família do jovem, de forma a poder-se integrar de uma forma participante os familiares do mesmo e apresentar o trabalho realizado. Neste relatório, existe uma caracterização do CEBV e dos jovens em cumprimento de medidas de internamento, bem como um enquadramento teórico sobre a delinquência juvenil e uma sustentação teórica ao desenvolvimento do projeto, com base na Teoria Ecológica de Bronfenbrenner.