Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores por assunto "ACTION RESEARCH"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Investigação ação em turma de formação rumo a uma comunidade aprendente(2014) Lopes, Teresa Filomena de Mendonça Pinto; Santos, Nilza Henriques dos, orient.Os aprimoramentos ditados pela sociedade atual, local e global, nos processos de ensino aprendizagem, implicam uma emergente revisão das duas dimensões que lhe estão associadas. É nas escolas e, em particular, nos conselhos de turma, que ambas se confrontam numa arena de significados múltiplos. É igualmente aí que a sua revisão, compreensão e melhoramento pode ser mais profícua. Apesar da gestão curricular estar assegurada na legislação, refere-se maioritariamente a um nível vertical, deixando a horizontalidade e a transversalidade para um plano secundário ou inexistente. No entanto, estas perspetivas são essenciais numa abordagem de competências imprescindíveis na contemporaneidade e numa comunidade que se pretenda de aprendizagem. Na convicção de que os professores detêm inúmeras capacidades cognitivas, emocionais e relacionais, estes emergem como os agentes fundamentais de mudança. Esta, no entanto, deve ser assumida como a correta, participada e colaborada, proveniente da reflexão que assenta num conhecimento teórico e prático. Decorre das considerações anteriores a formulação da questão: “Como promover a gestão curricular, através do trabalho colaborativo, no Conselho de Turma?” No sentido de responder à questão supracitada, procurou-se um enquadramento teórico alicerçado em documentos escritos por investigadores reconhecidos, nacional e internacionalmente, bem como em testemunhos de muitos outros investigadores académicos, no âmbito da construção de comunidades aprendentes, indissociáveis do desenvolvimento profissional, da supervisão colaborativa e das boas práticas pedagógicas. Em face da análise crítica e da reflexão decorrentes das leituras referidas, considera-se que é exequível e passível de uma polarização positiva, a implementação de uma ação de formação contínua, no modelo de projeto, aqui denominado de Turma de Formação, extensível a um ano letivo. Centralizada num Conselho de Turma, promove o desenvolvimento profissional docente em simultâneo com a qualidade das aprendizagens dos alunos, através da articulação curricular. De acordo com as características exploratórias e investigativas do trabalho que se propõe realizar, o Projeto Turma de Formação será desenvolvido no âmbito da metodologia de investigação ação. Dadas as considerações explanadas ao longo do presente trabalho, considera-se que a proposta apresentada reúne condições para ser um exemplo de boas práticas, de inovação e de colegialidade contagiante. Acredita-se que incentiva à reconceptualização de um novo desenho de identidade docente que se constrói pela colaboração reflexiva e atuante, num sentido de edificação de comunidades de aprendizagens múltiplas.