Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores por assunto "ALUNOS"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Supervisão e formação de professores e a valorização do currículo(2016) Sousa, Maria do Socorro Gomes de; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.O presente estudo tem como objetivo avaliar como é trabalhado o currículo oculto pelos docentes da escola de Ensino Fundamental “Professora Maria Luzia de Oliveira”. Os objetivos específicos tem como intuito verificar de que maneira é valorizado o currículo oculto dos educandos; verificar se a matriz curricular da escola contribui para uma prática pedagógica mais próxima da realidade dos educandos; identificar de que maneira é feita a sequência didática de atividades curriculares que tenham como ponto de partida temas do cotidiano dos educandos e docentes, e identificar as dificuldades encontradas pelos docentes para valorizar o curricular o currículo oculto dos educandos em sala de aula. O procedimento metodológico foi desenvolvido por meio de observação e investigação, onde professores foram entrevistados por meio de um questionário com quatro perguntas com propostas de quatro alternativas de respostas e uma aberta. Sendo que cada resposta contém requisitos para justificativa. Nesse sentido foi discorrido no presente trabalho as concepções sobre o currículo e o currículo e a avaliação. Nas considerações finais destaca-se que de acordo com a pesquisa alguns professores almejam trabalhar a realidade dos educandos, porém ainda se prendem ao currículo prescrito. Em contrapartida outros se desprendem dos laços padronizados adotando ações pedagógicas baseadas nos estudos do cotidiano. Asseguramos então que a luta pela autonomia é uma constante, e somente ações-reflexões-ações poderão trazer mudanças ás práticas tradicionais ainda dominantes no meio educacional.