Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores por assunto "AVALIAÇÃO DE PROFESSORES"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Ação de supervisão na melhoria das práticas docentes em turmas CEF(2012) Henriques, Maria Teresa Frazão e Paula de Carvalho; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Este projeto consistiu num plano de supervisão aplicado a um público-alvo muito concreto – os técnicos especializados dos cursos de educação formação. Face a problemas empiricamente experienciados, empreendemos um estudo científico que nos permitisse compreender as questões que, este grupo de professores, nos colocava. Assim, apontámos como questão de partida procurar saber como lidar, supervisionar ou coordenar estes professores. Para a concretização do estudo adotou-se a metodologia de investigação-ação com o intuito de se delinear o plano de intervenção, aplicá-lo e avaliá-lo. Assim, procurámos um referencial teórico que nos elucidasse sobre as principais estratégias de supervisão a utilizar no sentido de ajudar a desenvolver, nos técnicos especializados, competências pessoais e profissionais a fim de dar resposta a um grupo específico de alunos. Recolheram-se ainda dados através da aplicação de um questionário e do registo de observações no diário de bordo. O plano de supervisão foi direcionado em três áreas prioritárias: o “ser professor”, as práticas pedagógicas e a avaliação de alunos, implementando-se várias ações que visassem superar as lacunas encontradas e promover a melhoria da profissionalidade destes docentes. Após a aplicação de todas as ações delineadas esperaríamos algumas modificações a nível da atuação dos professores o que se constatou nuns casos e noutros não. Ao procurarmos compreender estes resultados, verificámos que os docentes não manifestavam reconhecimento de algumas das competências inerentes ao cargo de coordenador de curso. O coordenador só é visto como um mero diretor de turma. Logo, questionámo-nos sobre o impacto disso nos resultados, isto é, se os docentes não reconhecem as nossas funções de supervisão pedagógica, também não nos reconhecem a autoridade para tal, coartando o nosso poder de influência sobre eles.Item Avaliação de professores: dimensões afetivas e éticas(2014) Cardoso, Maria da Graça Montenegro Vieira; Santos, Nilza Henriques dos, orient.Numa sociedade em constante evolução e mutação, a Escola s urge como uma organização cada vez mais exigente, para si própria, para com o contributo que dá a essa sociedade, para com os alunos, para com a comunidade envolvente, que espera dela as respostas que , por vezes , não sabe ou tem, ela própria, dificuldade e m dar. Uma Escola com responsabilidades sistémicas, com obrigações acrescidas, uma Escola que se quer promotora de desenvolvimentos: desenvolvimento dos alunos na sua formação pessoal, ética, moral, científica e que os apetreche de competências que os torn e capazes de responder eficazmente às solicitações e exigênc i as do mundo atual, que podem já não ser as de amanhã. Ora, só se poderá dar resposta a essas exigências se estivermos na presença de uma Escola de qualidade, o que pressupõe também qualidade de ensino. E a qualidade de ensino não será atingida, se não envolver os seus principais agentes: os docentes. É deles que se espera o mais célere contributo, não sendo as lideranças e as práticas menos importantes. A avaliação engloba noções polissémicas e multidimensionais e, quando falamos da avaliação de professores , temos que ter presente o caráter sistémico da avaliação do desempenho e a importância da supervisão como uma prática que visa o desenvolvimento e aprendizagem do s profissionais. A avaliação surge como uma atividade reguladora e promotora de desenvolvimento profissional, ao perspetivar novas práticas de ensino, de reflexão, de colaboração e de investigação ação, que promovam mudanças, no sent ir e no agir dos profes sores. Este trabalho de projeto parte da reflexão autobiográfica, viaja pelo paradigma da educação, com o enquadramento teórico das temáticas envolventes, reflecte sobre a metodologia de investigação, que incluiu a realização de um inquérito por questionár io e consequente análise de dados, a qual encaminhou a proposta de resolução do problema. Como promover práticas de avaliação interpares que permitam o desenvolvimento profissional do professor, visando a melhoria da educação? Foi a nossa questão de partid a. Conceber práticas de avaliação do desempenho docente que contribuam para que a mesma se converta num meio eficaz para melhorar a educação, constituiu o nosso objetivo geral. A proposta de realização de uma ofici n a de formação tem o fim último de promover a qualidade do ensino.Item Avaliação do desempenho docente : observação de aulas no 1.º ciclo do Ensino Básico na região autónoma da Madeira(2014) Freitas, Maria Do Carmo Jesus de; Neves, Rómulo Jesus Rodrigues, orient.O propósito deste projeto foi estudar a Avaliação de Desempenho Docente, mas tendo como enfoque a aplicação de um instrumento para observação de aulas (uma vez que este afigura-se primordial no processo da avaliação externa), no 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Região Autónoma da Madeira. A abordagem desta temática é baseada num referencial normativo que regulamenta a Avaliação Externa do Desempenho Docente nesta localidade e tem a finalidade de contribuir para a melhoria da aplicação da instrumentalização. Assim, de acordo com a realidade com que nos deparamos este estudo foi orientado e conduzido pela seguinte questão: “Como aferir a operacionalização do guião de observação de aulas definido legalmente no âmbito da Avaliação do Desempenho Docente na Região Autónoma da Madeira?” Este sistema de avaliação pretende melhorar a qualidade educativa, diferenciando o desempenho e a observação de aulas tem, entre outros objetivos, o de contribuir para o desenvolvimento e crescimento profissional do professor, pois irá detetar pontos fortes e áreas menos positivas, impulsionando o docente a procurar formas de minorar as mesmas. Para que tal aconteça entendemos que é essencial coexistir a par da avaliação a supervisão pedagógica, uma vez que há assim um acompanhamento ao longo de todo o processo, de forma a construir, com o docente, práticas adequadas na sala de aula. No entanto, tal não se encontra previsto. Este trabalho de investigação desenvolveu-se no ano letivo 2012/2013, numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Câmara de Lobos, e contou com a colaboração de três professores deste nível de ensino e de um avaliador externo. A metodologia de investigação adotada foi o estudo de caso com recolha de dados qualitativos que se centraram na análise de documentos, na observação de aulas não participante e na realização de uma entrevista a um avaliador externo, tendo-se realizado a análise de conteúdo das aulas observadas e da entrevista efetuada. O estudo permitiu concluir que a grelha facultada na legislação aborda as especificações de uma forma generalista e que a mesma poderia ser mais pormenorizada para facilitar o preenchimento por parte do avaliador externo. Finalizamos delineando pistas para eventuais estudos posteriores que acompanhem o evoluir da sua implementação.Item A avaliação do desempenho docente como forma de desenvolvimento profissional, valorização do Professor e melhoria da Qualidade de Ensino no Estado do Espírito Santo – Brasil : um Estudo de Caso(2013) Jorge, Therezinha Teodoro de Paula; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Teaching performance assessment produces an extensive set of theoretical and practical issues, relating to their implementation, making it difficult to understand and to put into practice. It is a complex social construction given the plurality of actors in the process and the different conceptions of education, scholar education and society that are perceived. Although it is foreseen in the Law of Guidelines and Bases for National Education LDEN No. 9394 of 20 December 1996, the assessment of teaching performance in Brazil has not been developed in accordance with the relevant literature touted principles. Today, teachers achieve functional progress through the conclusion of new qualifications and time of service. Some states, more precisely six, have used the results of external evaluations (PISA, IDEB, SAEB) and also bonus payment, as a means of enhancing and improving the quality of scholar education. The State of Espírito Santo (ES) is one of those that, in addition to functional progression of teachers by seniority and by new qualifications, even deliver a Performance Bonus payment, which has as a quality parameter the PAEBES –Basic Education in the State of Espírito Santo Assessment Program. Given this context, an important question arises: can teaching performance assessment provide both the professional development and the improving of teaching quality, as well as support functional progression of teachers? To answer to this question, this research project was drafted which is a multiple case study, both qualitative and descriptive in nature, and that had as actors, two schools of the State Scholar Network of ES. The goal of this research was “to show if teaching performance assessment can, simultaneously, promote the professional growth of teachers, provide an improvement in the quality of education and enable career progression”. This study concluded that the performance evaluation, the functional progression and the payment of bonuses, as have been operated until now in the ES, do not contribute to the professional growth of teachers nor to the improvement of the quality of teachingItem Rigor, justiça e eficiência na avaliação de desempenho docente : um estudo de caso(2013) Correia, Eduardo Manuel Gonçalves; Gomes, Mário Henrique, orient.O presente trabalho debruça-se sobre a implementação da Avaliação de Desempenho Docente (ADD), no quadro da preconizada Supervisão Pedagógica. Intentámos aprofundar o estudo do modelo da ADD, publicado pelo Ministério da Educação, em ação, estudando a sua implementação num Agrupamento de Escolas. Considerando que as questões para as quais procurámos resposta são essencialmente do tipo "como?", a realização de um estudo de caso foi a opção metodológica recomendável. Aliás, para investigadores isolados, no âmbito das Ciências Sociais, como é o caso, também é a opção mais sugerida, senão mesmo a que se ajusta e se adapta à investigação qualitativa, ao campo de ação a investigar – a Educação. O estudo de caso, enquanto investigação qualitativa, implica a "imersão" na situação concreta. É a forma mais eficaz de perceber o funcionamento deste modelo de ADD no terreno concreto. Neste sentido, realizámos um estudo de caso num Agrupamento de Escolas, acompanhando a aplicação do modelo de avaliação mais exigente, consagrado no Decreto Regulamentar n.º 2/2008, de 10 de janeiro, que pretendeu identificar, promover e premiar o mérito, e valorizar a atividade letiva. Centrámo-nos nas opções tomadas pela Comissão Coordenadora de Avaliação de Desempenho Docente (CCADD), com a definição de instrumentos de recolha de dados em torno do processo de avaliação, e à volta do processo, desde a fixação dos objetivos individuais às matérias mais procedimentais.