Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores por assunto "BEM-ESTAR"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Contributo da formação contínua para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores no combate à indisciplina(2013) Nogueira, Sandra Maria da Silva; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.A massificação do ensino aumentou a heterogeneidade discente, as desigualdades sociais, bem como o número de alunos nas escolas, resultando daí situações problemáticas, outrora pouco recorrentes, como é o caso da indisciplina. Perante tais mudanças, espera-se cada vez mais dos professores uma maior diversidade de competências profissionais, para que possam responder apropriadamente às exigências que se lhes colocam. Entregues a si próprios, sem o devido acompanhamento e formação, aliada à deterioração do estatuto socioprofissional, os professores mergulham numa grave crise de identidade, conduzindo-os a sentimentos de resistência às mudanças, à desmotivação profissional e à impotência face às situações com que se deparam. Segundo a revisão da literatura, os professores que têm maior dificuldade em lidar com a indisciplina entram mais facilmente em stress, apresentando uma elevada percentagem de exaustão emocional, altos níveis de despersonalização, uma menor realização pessoal e, consequentemente, pouca satisfação profissional. Assim sendo, é premente repensar o potencial da formação contínua para o desenvolvimento pessoal e profissional na renovação do professor, rumo ao sucesso e ao seu bem-estar. Conscientes desta necessidade, apresenta-se aqui um projeto de Oficina de Formação, que tem como campo de ação a formação contínua de professores focalizada no desenvolvimento pessoal e profissional, visando não só a prevenção/combate da indisciplina, mas também o aumento do bem-estar docente.